Pular para o conteúdo principal

Vladimir Putin: Astuto, perigoso e imprevisível, o presidente da Rússia. "A Guerra Fria não acabou".

CHEFÃO Putin em Moscou, na semana passada. Suas ações mostram seu desejo de expandir o poder regional russo (Foto: Reuters)
Vladimir Putin, o presidente da Rússia, deve estar feliz por ter atingido pelo menos um de seus objetivos nas últimas semanas. Convenceu muita gente de que a queda do Muro de Berlim e a dissolvição da União Soviética não representaram o fim da Guerra Fria, mas apenas um hiato. Ele tem razão. Quando um não quer, dois não fazem as pazes. O embate entreMoscou e o Ocidente pelo futuro da Ucrânia segue todo o receituário do conflito que, durante quatro décadas, dividiu o mundo em dois. Constatado que Putin está determinado a ressuscitar as tensões típicas dos anos 1960 e 1970, falta descobrir aonde ele deseja chegar. Depois que tropas russas invadiram a Crimeia, península que abriga a maior frota marítima da Rússia no Mar Negro, os próximos passos de Putin se tornaram mais imprevisíveis – e potencialmente perigosos.
Na terça-feira (18), a Rússia formalizou a anexação da Crimeia, depois de um referendorealizado no dia 16 indicar que mais de 96% dos eleitores eram favoráveis à adesão da península à Rússia. “Nos corações e mentes das pessoas, a Crimeia sempre foi e permanece como uma parte inseparável da Rússia. Esse comprometimento, baseado na verdade e na justiça, é firme, foi passado de geração em geração”, afirmou Putin. Apesar do discurso nacionalista, Putin fez questão de ressaltar que não pretende  intervir ou anexar regiões ucranianas. “A Rússia não procura dividir a Ucrânia. Não temos necessidade disso”, afirmou.
O discurso de Putin é o retrato de seu governo. Sua grande obsessão, desde que assumiu pela primeira vez o comando da Rússia, em 2000, é recuperar o prestígio de superpotência de Moscou. Num discurso, em 2005, disse que “o colapso da União Soviética foi a maior catástrofe política do século XX”. Sua ideia fixa cresceu com seu poder. A Rússia tem eleições legítimas, um Parlamento, ministérios e um Conselho de Segurança. Quem manda em tudo isso, porém, é Vladimir Putin. Ele construiu seu aparato de governo nos últimos 14 anos e agora controla o destino da nação. Putin tornou-se uma espécie de Napoleão Bonaparte do século XXI. Se pudesse, flexionaria os músculos militares do país e criaria um império pan-eslavista, restituindo glórias passadas. Pena, para ele, que o mundo é hoje regido por leis internacionais e negociações multilaterais. Putin faz então o que pode para manter os antigos territórios do Império Russo e da ex-União Soviética debaixo de sua saia (entenda no mapa abaixo). “Ele faz ameaças econômicas e patrocina movimentos separatistas para garantir sua influência nos países da região”, afirma Fiona Hill, alta conselheira americana de inteligência durante a crise da Geórgia, em 2008, e diretora do Instituto Brookings, dos Estados Unidos. “Essa tática lhe garante apoio em países como Moldávia e Armênia, que querem negociar com a União Europeia.”
O Império que Putin sonha em recuperar (Foto: reprodução)

Como todo megalomaníaco, Putin tem suas paranoias. Para ele, o Ocidente em geral e a União Europeia e os Estados Unidos em particular são ameaças aos costumes eslavos e à cultura russa. Putin pensa ser enganado pelo Ocidente o tempo todo. Em 2010, disse que a Otan, a aliança militar ocidental, prometeu a líderes da antiga União Soviética que não expandiria suas alianças para além de suas fronteiras. “Eles nos enganaram”, afirmou Putin. Ele culpa o Ocidente pela Revolução Rosa na Geórgia, em 2003, e pela Revolução Laranja na Ucrânia, em 2004. Sua paranoia aumentou depois de 2011. Na ocasião, a diplomacia ocidental persuadiu Putin a não usar o veto russo no Conselho de Segurança da ONU para impedir um bloqueio aéreo na Líbia, então governada pelo ditador Muammar Khadafi. As ações militares da Otan levaram à queda de Khadafi e a uma troca de regime em Trípoli. O Kremlin acusa o Ocidente de financiar e fomentar protestos antigoverno em Moscou. Há meses acusa Estados Unidos e União Europeia de meter-se na Ucrânia em busca de vantagens geopolíticas.
Para um presidente que quer assegurar a primazia de poder e influência sobre seus vizinhos, as contínuas benesses oferecidas pelo livre mercado ocidental são uma ameaça. Putin teme que as vantagens do capitalismo atraiam os países que ele considera satélites da Rússia. A Ucrânia é estratégica para os russos. O país é visto como o berço do eslavismo e do cristianismo eslávico. Com mais de 1.000 anos de história, chegou a ser o maior país da Europa no século X. Nos séculos seguintes, sofreu invasões mongóis e foi dominado pela Polônia-Lituânia. No século XVII, um Estado formado por cossacos, o povo nativo das estepes das regiões do sudeste da Europa, emergiu na região – e durou 100 anos. Aos poucos, o território ucraniano foi incorporado primeiro ao Império Russo, depois à União Soviética. Para Putin, a Ucrânia não é apenas um país-satélite, mas o berço da cultura russa – onde está a Crimeia.
A Crimeia é uma península no Mar Negro, cujo território se equivale à metade da Suíça e cujo clima é comparável ao da mediterrânea Côte d’Azur. Ela tem um passado turbulento. Os povos nômades citas, gregos, tártaros e turcos dominaram a Crimeia durante séculos até a chegada dos russos, que a anexaram em 1783. A península já foi palco de inúmeros conflitos internacionais. O mais famoso leva seu nome, a Guerra da Crimeia. De 1853 a 1856, ela opôs uma Rússia expansionista a uma aliança entre Império Otomano, Reino Unido, França e Sardenha. Os russos alegavam defender os cristãos ortodoxos contra os muçulmanos; a França reivindicava o direito de proteger os católicos. Assim como os otomanos, ambos queriam uma saída estratégica nas águas quentes do Mar Negro. A Rússia perdeu aquela guerra, mas com o tempo incorporou a Crimeia. Até que o líder soviético Nikita Kruschev, que tinha ligações com a região, passou o controle da península para a Ucrânia em 1954.
A independência ucraniana de Moscou, no colapso da União Soviética, provocou a primeira crise moderna na região. Na maior cidade da Crimeia, Sebastopol, está uma base naval russa, com um efetivo de 25 mil homens. Em 1992, o Parlamento russo considerou inválida a decisão de Kruschev, e a Crimeia se declarou independente do governo ucraniano. Em 1994, Yuri Mechkov foi eleito presidente da Crimeia e voltou a alinhar a região com a Rússia. A disputa entre Moscou e Kiev pela divisão das frotas do Mar Negro durou até 1997, quando os dois lados assinaram um acordo. Ficou acertado que Moscou retiraria suas tropas da Crimeia até 2017. Sob a Presidência de Victor Yanukovich, o líder destituído há duas semanas pelo Parlamento em Kiev, o acerto foi prorrogado para 2042.
Cerca de 60% da população da Crimeia se identifica como etnicamente russa e fala, literalmente, a mesma língua de Putin. Por ser uma região autônoma, com Constituição e Parlamento próprios, a Crimeia pode fazer quase tudo o que quiser. Por ser uma região autônoma, a Crimeia pode fazer quase tudo o que quiser. Como fez. Na quinta-feira, dia 6 de março, seu Parlamento aprovou a incorporação da península à Rússia. A incorporação foi aprovada por um referendo realizado no último domingo, dia 16. Segundo os dados oficiais, o referendo teve 96,77% de apoio à integração, com 81% de participação dos eleitores. O Ocidente, com razão, esperneia. O Memorando de Budapeste, de 1994, assinado por Estados Unidos, Rússia, Ucrânia e Reino Unido, define que nenhum país pode ameaçar ou usar força contra a integridade territorial ou independência política da Ucrânia. Difícil é fazer algo a respeito.
Putin conseguiu pôr na parede a Ucrânia e o Ocidente. Uma ação militar americana ou europeia na região é impensável. A Rússia tem o segundo maior Exército do mundo – além de armas nucleares. Sanções econômicas ainda são rechaçadas pelos europeus por um simples motivo: prejudicariam os dois lados. A Europa importa da Rússia 30% de todo o gás que consome, e seu comércio com a Rússia movimenta US$ 340 bilhões. “Não há chances de uma guerra na Europa neste momento, e sanções econômicas eficazes contra a Rússia são inviáveis”, diz Avinoam Idan, pesquisador do Central Asia-Caucasus Institute da Universidade Johns Hopkins, nos EUA. “Só a diplomacia solucionará a questão, que não é sobre etnias, mas geopolítica. É parte do confronto entre Rússia e o Ocidente.” A bola segue no lado russo do campo, e Putin é o único que sabe o que fará com ela.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

AO VIVO - Globo News - 26/02/2019

fonte: youtube/ Globo News

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Veja essa história, morre mulher com câncer uma semana após se casar em quarto de hospital

Eliane antes da doença com o noivo Junior — Foto: Arquivo Pessoa Eliane Gasparini fazia tratamento paliativo na Santa Casa de Rio Preto (SP); funcionários prepararam casamento surpresa na unidade, na sexta-feira (22), após descobrirem sonho dela se casar. Morreu nesta sexta-feira (29) a  mulher que estava com câncer e se casou em um quarto da Santa Casa de São José do Rio Preto  (SP). Eliane Gasparini, de 42 anos, fazia tratamento paliativo na unidade de saúde e teve uma cerimônia surpresa na sexta-feira (22). O casamento foi organizado por funcionários do hospital assim que descobriram o sonho da paciente. Em menos de 24 horas eles foram atrás de todos os detalhes. Em entrevista ao  G1 , antes dela morrer, o  marido Luís Carlos Spínola Júnior chegou a dizer que não se via sem ela e que ainda tinha esperanças dela se recuperar. Luís Carlos e Eliane estavam juntos há mais de 10 anos e já tinham o sonho de se casar, mas a doença, descoberta em j...

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

IPVA 2025; veja calendário de pagamento e descontos

  Proprietários que quitarem o débito em cota única terão desconto de 3% Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  anualmente no Brasil. No  Estado de São Paulo, o   calendário de pagamento 2025 e todas as informações sobre o  imposto  foram divulgadas nesta sexta-feira (13). Neste ano, os contribuintes podem  quitar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3% . Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda  parcelar o tributo em até cinco vezes   nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço. Confira abaixo o calendário: Calendário do IPVA 2025 de São Paulo (SP) Final da placa Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1ª parcela ou cota única com 3% de desconto 2ª parcel...

Projeto que cria Escola Cívico-Militar proposto pelo Governo de SP é aprovado na Alesp

  O   Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas , foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta foi enviada para o parlamento paulista no início de março. Aprovado, agora segue para sanção do governador. “Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas. A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias esta...

Dino desdenha e ofende o parlamento!

Informações: Jacaré de Tanga/https://www.youtube.com/watch?v=BOZzLHsJhHw