Pular para o conteúdo principal

Vladimir Putin: Astuto, perigoso e imprevisível, o presidente da Rússia. "A Guerra Fria não acabou".

CHEFÃO Putin em Moscou, na semana passada. Suas ações mostram seu desejo de expandir o poder regional russo (Foto: Reuters)
Vladimir Putin, o presidente da Rússia, deve estar feliz por ter atingido pelo menos um de seus objetivos nas últimas semanas. Convenceu muita gente de que a queda do Muro de Berlim e a dissolvição da União Soviética não representaram o fim da Guerra Fria, mas apenas um hiato. Ele tem razão. Quando um não quer, dois não fazem as pazes. O embate entreMoscou e o Ocidente pelo futuro da Ucrânia segue todo o receituário do conflito que, durante quatro décadas, dividiu o mundo em dois. Constatado que Putin está determinado a ressuscitar as tensões típicas dos anos 1960 e 1970, falta descobrir aonde ele deseja chegar. Depois que tropas russas invadiram a Crimeia, península que abriga a maior frota marítima da Rússia no Mar Negro, os próximos passos de Putin se tornaram mais imprevisíveis – e potencialmente perigosos.
Na terça-feira (18), a Rússia formalizou a anexação da Crimeia, depois de um referendorealizado no dia 16 indicar que mais de 96% dos eleitores eram favoráveis à adesão da península à Rússia. “Nos corações e mentes das pessoas, a Crimeia sempre foi e permanece como uma parte inseparável da Rússia. Esse comprometimento, baseado na verdade e na justiça, é firme, foi passado de geração em geração”, afirmou Putin. Apesar do discurso nacionalista, Putin fez questão de ressaltar que não pretende  intervir ou anexar regiões ucranianas. “A Rússia não procura dividir a Ucrânia. Não temos necessidade disso”, afirmou.
O discurso de Putin é o retrato de seu governo. Sua grande obsessão, desde que assumiu pela primeira vez o comando da Rússia, em 2000, é recuperar o prestígio de superpotência de Moscou. Num discurso, em 2005, disse que “o colapso da União Soviética foi a maior catástrofe política do século XX”. Sua ideia fixa cresceu com seu poder. A Rússia tem eleições legítimas, um Parlamento, ministérios e um Conselho de Segurança. Quem manda em tudo isso, porém, é Vladimir Putin. Ele construiu seu aparato de governo nos últimos 14 anos e agora controla o destino da nação. Putin tornou-se uma espécie de Napoleão Bonaparte do século XXI. Se pudesse, flexionaria os músculos militares do país e criaria um império pan-eslavista, restituindo glórias passadas. Pena, para ele, que o mundo é hoje regido por leis internacionais e negociações multilaterais. Putin faz então o que pode para manter os antigos territórios do Império Russo e da ex-União Soviética debaixo de sua saia (entenda no mapa abaixo). “Ele faz ameaças econômicas e patrocina movimentos separatistas para garantir sua influência nos países da região”, afirma Fiona Hill, alta conselheira americana de inteligência durante a crise da Geórgia, em 2008, e diretora do Instituto Brookings, dos Estados Unidos. “Essa tática lhe garante apoio em países como Moldávia e Armênia, que querem negociar com a União Europeia.”
O Império que Putin sonha em recuperar (Foto: reprodução)

Como todo megalomaníaco, Putin tem suas paranoias. Para ele, o Ocidente em geral e a União Europeia e os Estados Unidos em particular são ameaças aos costumes eslavos e à cultura russa. Putin pensa ser enganado pelo Ocidente o tempo todo. Em 2010, disse que a Otan, a aliança militar ocidental, prometeu a líderes da antiga União Soviética que não expandiria suas alianças para além de suas fronteiras. “Eles nos enganaram”, afirmou Putin. Ele culpa o Ocidente pela Revolução Rosa na Geórgia, em 2003, e pela Revolução Laranja na Ucrânia, em 2004. Sua paranoia aumentou depois de 2011. Na ocasião, a diplomacia ocidental persuadiu Putin a não usar o veto russo no Conselho de Segurança da ONU para impedir um bloqueio aéreo na Líbia, então governada pelo ditador Muammar Khadafi. As ações militares da Otan levaram à queda de Khadafi e a uma troca de regime em Trípoli. O Kremlin acusa o Ocidente de financiar e fomentar protestos antigoverno em Moscou. Há meses acusa Estados Unidos e União Europeia de meter-se na Ucrânia em busca de vantagens geopolíticas.
Para um presidente que quer assegurar a primazia de poder e influência sobre seus vizinhos, as contínuas benesses oferecidas pelo livre mercado ocidental são uma ameaça. Putin teme que as vantagens do capitalismo atraiam os países que ele considera satélites da Rússia. A Ucrânia é estratégica para os russos. O país é visto como o berço do eslavismo e do cristianismo eslávico. Com mais de 1.000 anos de história, chegou a ser o maior país da Europa no século X. Nos séculos seguintes, sofreu invasões mongóis e foi dominado pela Polônia-Lituânia. No século XVII, um Estado formado por cossacos, o povo nativo das estepes das regiões do sudeste da Europa, emergiu na região – e durou 100 anos. Aos poucos, o território ucraniano foi incorporado primeiro ao Império Russo, depois à União Soviética. Para Putin, a Ucrânia não é apenas um país-satélite, mas o berço da cultura russa – onde está a Crimeia.
A Crimeia é uma península no Mar Negro, cujo território se equivale à metade da Suíça e cujo clima é comparável ao da mediterrânea Côte d’Azur. Ela tem um passado turbulento. Os povos nômades citas, gregos, tártaros e turcos dominaram a Crimeia durante séculos até a chegada dos russos, que a anexaram em 1783. A península já foi palco de inúmeros conflitos internacionais. O mais famoso leva seu nome, a Guerra da Crimeia. De 1853 a 1856, ela opôs uma Rússia expansionista a uma aliança entre Império Otomano, Reino Unido, França e Sardenha. Os russos alegavam defender os cristãos ortodoxos contra os muçulmanos; a França reivindicava o direito de proteger os católicos. Assim como os otomanos, ambos queriam uma saída estratégica nas águas quentes do Mar Negro. A Rússia perdeu aquela guerra, mas com o tempo incorporou a Crimeia. Até que o líder soviético Nikita Kruschev, que tinha ligações com a região, passou o controle da península para a Ucrânia em 1954.
A independência ucraniana de Moscou, no colapso da União Soviética, provocou a primeira crise moderna na região. Na maior cidade da Crimeia, Sebastopol, está uma base naval russa, com um efetivo de 25 mil homens. Em 1992, o Parlamento russo considerou inválida a decisão de Kruschev, e a Crimeia se declarou independente do governo ucraniano. Em 1994, Yuri Mechkov foi eleito presidente da Crimeia e voltou a alinhar a região com a Rússia. A disputa entre Moscou e Kiev pela divisão das frotas do Mar Negro durou até 1997, quando os dois lados assinaram um acordo. Ficou acertado que Moscou retiraria suas tropas da Crimeia até 2017. Sob a Presidência de Victor Yanukovich, o líder destituído há duas semanas pelo Parlamento em Kiev, o acerto foi prorrogado para 2042.
Cerca de 60% da população da Crimeia se identifica como etnicamente russa e fala, literalmente, a mesma língua de Putin. Por ser uma região autônoma, com Constituição e Parlamento próprios, a Crimeia pode fazer quase tudo o que quiser. Por ser uma região autônoma, a Crimeia pode fazer quase tudo o que quiser. Como fez. Na quinta-feira, dia 6 de março, seu Parlamento aprovou a incorporação da península à Rússia. A incorporação foi aprovada por um referendo realizado no último domingo, dia 16. Segundo os dados oficiais, o referendo teve 96,77% de apoio à integração, com 81% de participação dos eleitores. O Ocidente, com razão, esperneia. O Memorando de Budapeste, de 1994, assinado por Estados Unidos, Rússia, Ucrânia e Reino Unido, define que nenhum país pode ameaçar ou usar força contra a integridade territorial ou independência política da Ucrânia. Difícil é fazer algo a respeito.
Putin conseguiu pôr na parede a Ucrânia e o Ocidente. Uma ação militar americana ou europeia na região é impensável. A Rússia tem o segundo maior Exército do mundo – além de armas nucleares. Sanções econômicas ainda são rechaçadas pelos europeus por um simples motivo: prejudicariam os dois lados. A Europa importa da Rússia 30% de todo o gás que consome, e seu comércio com a Rússia movimenta US$ 340 bilhões. “Não há chances de uma guerra na Europa neste momento, e sanções econômicas eficazes contra a Rússia são inviáveis”, diz Avinoam Idan, pesquisador do Central Asia-Caucasus Institute da Universidade Johns Hopkins, nos EUA. “Só a diplomacia solucionará a questão, que não é sobre etnias, mas geopolítica. É parte do confronto entre Rússia e o Ocidente.” A bola segue no lado russo do campo, e Putin é o único que sabe o que fará com ela.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...