Pular para o conteúdo principal

Marina Silva, ela vai mudar o rumo da eleição e abocanhar o seu voto



Em agosto de 2009, ISTOÉ estampava na capa a então candidata à Presidência pelo PV, Marina Silva, sob o título: Brasil não é só PT e PSDB. Desabrochava ali a esperança por uma terceira via política capaz de quebrar a polarização entre os dois partidos hegemônicos da política nacional. Cinco anos e uma eleição depois, está nas mãos de Marina e de seu novo partido, o PSB, o destino da alternativa política a petistas e tucanos. Confirmada, a ascensão de Marina à cabeça da chapa consolida a terceira via e altera os rumos da eleição presidencial. A disputa até então tinha tudo para ganhar um caráter plebiscitário cujo desfecho poderia até se dar no primeiro turno das eleições, no dia 5 de outubro. Com a candidatura de Marina pelo PSB, com possibilidades de largar com pelo menos 16% das intenções de voto (o dobro dos índices de Eduardo), as chances de segundo turno se multiplicam, já que no cenário anterior a diferença entre a primeira colocada Dilma Rousseff (PT) e a soma de todos os outros candidatos era apertadíssima.
Ao longo da semana, de maneira compreensível, políticos do PSB evitavam publicamente entabular projeções sobre o futuro. Destinatária de 20 milhões de votos, a vice Marina, como era de se esperar, adotava a mesma postura. Visivelmente abalada, desautorizou qualquer articulação sobre uma provável candidatura. Em reservado, porém, membros do partido e da coligação “Unidos para o Brasil” não conseguiam escapar do tema sucessão. Embora a solução seja menos simples do que aparenta, já que ainda será preciso pacificar as notórias diferenças entre o PSB e os apoiadores de Marina oriundos da Rede , além de azeitar os palanques regionais, até a sexta-feira 15 os socialistas convergiam para a consolidação da ex-senadora como candidata ao Planalto. Pelo raciocínio dos integrantes do PSB, mesmo que haja algumas defecções, e elas são consideradas naturais, essa seria a única saída para evitar a implosão da aliança e consequentemente da candidatura. A despeito do constrangimento geral, coube ao único irmão de Eduardo Campos, o advogado Antonio Campos, escancarar o desejo pela candidatura da ex-ministra do Meio Ambiente. “Marina vai agregar valor à chapa presidencial e ao debate no Brasil”, afirmou ele. “Se meu irmão chamou Marina para ser sua vice, com essa atitude ele externou sua vontade”, acrescentou Antonio Campos, confiante de estar defendendo a posição que o ex-candidato aprovaria. “Acho que o mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar e de correr riscos para viver seus sonhos”, encerrou ele. Na quinta-feira 14, uma das alas do PSB passou a defender o nome de Antonio Campos para ocupar o posto de vice de Marina. No fim de semana, a opção seria submetida aos demais integrantes do partido. A preferência de Marina, porém, recai sobre outro nome: o da viúva Renata Campos. Para Marina, além de Renata ser familiarizada com administração pública, por ser auditora do Tribunal de Contas de Pernambuco, a inclusão dela na chapa seria uma bela jogada de marketing político.
01.jpg
A HERDEIRA
Abalada emocionalmente, Marina Silva evitava, na semana passada,
projeções sobre o futuro político, mas sua candidatura se impõe
Na sexta-feira 15, estrategistas do PSB, o marqueteiro Diego Brandy incluído, faziam os ajustes necessários para adaptar os programas do horário eleitoral gratuito do partido à nova realidade. A propaganda na tevê começará na terça-feira 19. Para o meio político, o horário eleitoral marca o início da campanha de fato. É quando os candidatos atingem o maior contingente de eleitores. Nesta eleição, os últimos meses que antecedem o escrutínio das urnas ganharam um novo ingrediente: na atual fase da campanha o número de indecisos supera em quase duas vezes a média das três últimas eleições (2002,2006 e 2010). De acordo com a pesquisa ISTOÉ/Sensus, hoje os que ainda não sabem em quem votar somam 46 milhões de eleitores, cerca de 33% do eleitorado – contra 18% dos últimos pleitos. No PSB, a expectativa é de que Marina atraia parte expressiva desse eleitor claudicante. Acreditam que, por dialogar com os setores sociais que ocuparam as ruas do País em junho e julho de 2013, ela será capaz de encarnar o “novo” e a “mudança”, trazendo de volta à ribalta a turma dos desiludidos com a política. Além, é claro, de ser depositária da esperança de fatia dos eleitores por “representar um herói morto”. Seria a junção, segundo palavras de um socialista, do “voto de protesto” com o “voto do luto”. Não por acaso, Eduardo Campos, morto tragicamente num acidente aéreo na quarta-feira 13, será a estrela do primeiro programa de tevê da coligação. A peça de propaganda política trará Campos ao lado de Marina Silva, com pequenas inserções em homenagem à memória do líder socialista. A partir do dia seguinte, a lógica muda e Marina passa a ocupar o primeiro plano.
03.jpg
Quem aparentemente mais perde com a substituição de Eduardo por Marina, o PT já refaz as contas para tentar liquidar a eleição no primeiro turno – o principal objetivo do partido desde o início da campanha. Se antes reinava o otimismo, agora os petistas são quase unânimes em afirmar que o cenário aponta para a realização da eleição em duas etapas. Para evitar a sangria de votos nesse momento de luto, os petistas decidiram entrar no clima de comoção nacional. Por isso, o marqueteiro João Santana se moveu às pressas no fim da semana para inserir nos primeiros programas de Dilma na tevê um depoimento dela e do ex-presidente Lula lamentando a morte de Eduardo Campos. Na quarta-feira 13, logo que soube da notícia, Dilma seguiu o script. Decretou luto oficial, suspendeu os eventos de campanha, se revelou “tristíssima” com o trágico acidente que tirou a vida do ex-adversário e se referiu a ele como “grande companheiro e grande brasileiro” por quem nutria muito “respeito”.
04.jpg
Tal como o PT, o PSDB também avalia destacar na propaganda eleitoral a relação de amizade e comunhão de ideais entre Aécio Neves e Campos. No início da noite da quarta-feira 13, o tucano fez um pronunciamento no qual elogiou o ex-governador de Pernambuco, qualificando-o como “valoroso, um homem público especial e um grande amigo”. Para Aécio, Campos era um dos maiores representantes da boa política. De fato, apesar de estarem em trincheiras distintas, Aécio e Campos mantinham uma ótima convivência. Desde o início da campanha, não ficaram uma semana sequer sem se falar ou trocar mensagens pelo celular. No próprio PSB, já havia quem considerasse o caminho de Campos rumo à oposição sem volta. Atravessado o rubicão, seria natural o apoio a Aécio num segundo turno. Agora, entre os tucanos, o raciocínio é que, se a presença de Marina na corrida eleitoral praticamente sela o segundo turno, ao mesmo tempo corre-se o risco de a ex-senadora se consolidar em segundo lugar, deslocando Aécio para terceiro e eliminando-o da disputa. Por isso, o partido se reunirá no início desta semana para rediscutir as estratégias de campanha. Diante da perplexidade com a morte trágica de Eduardo Campos, os políticos ainda parecem tatear no escuro. No PSDB e no PT, sobram dúvidas em relação a um cenário ainda nebuloso. Em comum, entre tucanos e petistas está a convicção de que as eleições de 2014 não serão mais as mesmas.
O ÚLTIMO RETRATO ELEITORAL
Nas campanhas eleitorais, as pesquisas são retratos da imagem dos candidatos junto aos eleitores em um determinado momento. Para Eduardo Campos, um último retrato foi revelado nos quatro dias que antecederam sua morte, na quarta-feira 13, em um acidente aéreo na cidade de Santos (SP). No período de 9 a 12 de agosto, brasileiros de 136 cidades em 14 Estados demonstraram, nas respostas dadas aos entrevistadores da pesquisa ISTOÉ/Sensus (registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR – 00336/2014) que o apoio à candidatura de Campos havia aumentado em um ritmo um pouco mais rápido que os dos adversários Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), desde o levantamento feito há um mês. Na votação estimulada, Campos foi o escolhido por 9,2% dos entrevistados, dois pontos percentuais a mais que na enquete anterior. Oscilou dentro da margem de erro (de 2,2%), assim como os demais candidatos, mas de forma mais significativa. Dilma subiu de 31,6% para 32,7%. Aécio saiu de 21,1% para 21,4%. O resultado – que em virtude da fatalidade deixa de ter interesse eleitoral para se tornar apenas um registro histórico – revelou o efeito de um maior conhecimento do candidato e suas propostas às vésperas também do início da propaganda gratuita na tevê.
Com reportagem de Claudio Dantas Sequeira, Josie Jeronimo e Ludmilla Amaral 

fonte:http://www.istoe.com.br/reportagens/377863_MARINA+SILVA+E+A+SUCESSAO?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

AO VIVO - Tv Junina - São João de Campina Grande - 24/06/2018

fonte: youtube

Atraso de 4h para show do Capital Inicial, homem é agredido por seguranças por solicitar o reembolso do valor pago

André Panico gravou vídeo após agressão em show neste sábado (10) Reprodução/ André Panico/  Facebook   Após mais de quatro horas de atraso para o início do show do Capital Inicial, neste sábado (10), no Luso Brasileiro, em São José dos Campos, um homem foi agredido, segundo ele, por seguranças após solicitar o reembolso do valor pago para assistir ao espetáculo. Ele postou um vídeo no Facebook falando sobre a agressão. Além da vítima, muitos fãs da banda postaram na página oficial do evento no Facebook muitas reclamações sobre o tempo de espera para o início do show. Segundo as postagens, a banda estava prevista para subir ao palco por volta das 22h, mas só foi se apresentar após quatro horas de espera do público. Um internauta disse que deixou o local  do show às 1h40 da madrugada. "Um show cuja abertura dos portões se deu às 22h e era previsto pra meia noite, e sperar por 4h, em pé, depois de ter levantado às 7h30 e trabalhado o dia inteiro e ir pra casa s...

Defeitos: Perda de potência nos motores da Hilux e SW4

Alaor: perda de potência e troca de turbina duas vezes (Marcelo Curia) Hilux e SW4 fabricadas de 2006 a 2013 apresentam carbonização no motor. Toyota já emitiu à sua rede dois boletins para tentar sanar o problema A picape Toyota Hilux e sua versão SUV, a SW4, são reconhecidas pelo público pela fama de serem quase indestrutíveis. Mas nem isso impediu que os dois modelos apresentassem um problema de carbonização nos seus motores a diesel produzidos entre 2006 e 2013. E o fato já é bem conhecido pela Toyota, que chegou a distribuir para sua rede de concessionárias dois boletins de serviço. O primeiro, intitulado BS019/09 e emitido em 14 de abril de 2009, para Hilux e SW4, fala sobre a excessiva “emissão de fumaça preta devido ao mau funcionamento da Válvula EGR”, que pode ficar travada. O segundo boletim chama-se BS060/09, de 28 de outubro de 2009, por conta da “cavitação do acento dos injetores”. Segundo esse do­cumento, a falha provoca perda de potência, marcha lenta ir...

Latino pode ser preso a qualquer momento por não pagar pensão

O cantor Latino pode ser preso a qualquer momento. A informação é do jornal Extra deste sábado (20).   A Justiça de Minas Gerais já expediu um mandado de prisão contra o cantor devido ao atraso de pensão feita pela cabeleireira Neusimar Cosendei, mãe de Ana Júlia, de 6 anos.    Na última quinta-feira (18), também  venceu o prazo para o cantor pagar três parcelas atrasadas  da pensão do seu filho Matheus, de 2 anos.     De acordo com o jornal, a Justiça deu autorização para a polícia buscar e prender o cantor até que o mesmo efetue o pagamento estipulado. Latino não é considerado foragido pois o ofício ainda não foi entregue a nenhuma delegacia.   No começo desta semana, Latino retirou sua agenda de shows de seu site oficial para que ele não seja encontrado facilmente. "Até agora, não entrou nada. Mas ninguém conseguiu encontrá-lo. Ele está fugindo", acusou Jaqueline Blandy, mãe do caçula, em entrevista ao jornal...

Mundo rural: Ferimentos em cavalos, como evitar que eles piorem os machucados

Há algum produto, ou tratamento, que impeça as mordidas constantes do meu cavalo em um ferimento na parte da frente da canela traseira dele, devido a um acidente com arame liso? O machucado já até aumentou de tamanho, por isso faço curativos para ele pastar e beber água e, à noite, deixo-o amarrado com cabo curto. Marcos Sextito, por email Ao manter a área da ferida limpa com o animal em bom estado de saúde, a cicatrização deve ocorrer normalmente, pois não houve complicação com contaminantes (bactérias e fungos). Contudo, a coceira, que faz com que o cavalo morda o ferimento, ocorre sobretudo quando há alguma contaminação. É importante ter muito cuidado com tétano, principalmente se o animal nunca foi vacinado. Por isso, a dica é lavar a região do machucado com sabão neutro e passar uma solução de clorexidine, ou algum produto que contenha antibióticos. Enfaixe o local e repita o procedimento uma ou duas vezes ao dia. O uso de corticoide também pode diminuir a coceira, mas tem ...

O Antagonista: A morte de Teori é o fim da Lava Jato?

Claudio Dantas comenta a articulação política para a substituição de Teori Zavascki e as causas - ainda inexplicáveis - do acidente. fonte: youtube

Restaurante Leite na Pista tem teto arrancado por vendaval que atingiu Tremembé SP

Um restaurante que fica às margens da rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, em  Tremembé , foi destelhado pela força da chuva e dos ventos que atingiram a região, na tarde desta segunda-feira (2). No Vale do Paraíba, os ventos chegaram a 77 km/h. O restaurante atingido é o 'Leite na Pista',   que fica no km 10 da rodovia, no lado sentido Campos do Jordão. Segundo os responsáveis pelo local, o estrago foi grande.   Em cerca de 10 minutos de temporal com ventos fortes, o local ficou destelhado, todo revirado e com vários danos na estrutura. Leia mais: G1 Vanguarda/ Vídeo Cale 360 News

Você está demitido - Globo não renova com Zeca Camargo como parte de plano para reduzir gastos

Na política de cortes de gastos que inclui a necessidade de administrar um elenco cada vez menor, a Rede Globo não renovou nesta quarta, 27, o contrato com o jornalista e apresentador  Zeca Camargo.  Com passagens pelo  Fantástico,   Vídeo Show  e  No Limite,  Zeca era um dos apresentadores do  É de Casa,  exibido nas manhãs de sábados. Em 2019, circularam boatos de que a emissora teria tentado reduzir o salário de Camargo, que por sua vez não teria aceito. Estima-se que o apresentador tinha um salário de 300 000 reais por mês, valor que a Globo não confirma. A emissora deve fazer outros cortes nos próximos dias. O departamento de teledramaturgia, que fica sob responsabilidade de Silvio de Abreu, será o mais afetado. O Globo emitiu o seguinte comunicado: Após 24 anos de uma trajetória conjunta, marcada por uma parceria de muito respeito e sucesso, o apresentador Zeca Camargo se despede da Globo.  Profissional multitalent...

Paulo Betti é acusado de intolerância religiosa após comparar Weverton, do Palmeiras, a goleiro Bruno

  O ator  Paulo Betti  recebeu  várias críticas  nas  redes sociais  quando comparou o goleiro  Weverton , do  Palmeiras , com  Bruno , ex-goleiro do  Flamengo  e condenado pela morte de  Eliza Samudio . Durante uma fala considerada preconceituosa, o ator reclamou da  “falação sobre  Deus ”  no discurso do atleta depois que seu time foi campeão da  Libertadores  no último dia 27. Paulo escreveu no  Twitter  que, ao ver a cena do homem rezando antes do jogo começar, se lembrou de Bruno, que costumava rezar no  Maracanã  e depois “ ia matar a moça e jogar para os cães”. Na sua declaração, o goleiro que foi tricampeão da Libertadores agradeceu a Deus pela sua vitória com o Palmeiras. Na ocasião, ele disse: “ Hoje, diante de tanta adversidade, Deus nos agraciou para que não fique dúvida de quanto ele é bom e nos colocou na história de um gigante.  Não é fácil  vencer duas ...

Organização projeta Agrishow 2022 mais tecnológica em Ribeirão Preto, SP

  O presidente da Agrishow, Francisco Maturro, disse neste sábado (9) que a organização da feira de agronegócios projeta mais tecnologia para a edição de 2022 em  Ribeirão Preto  (SP). O evento, que ocorre entre 25 e 29 de abril, é retomado três anos depois da última edição, em 2019. As feiras previstas para 2020 e 2021  foram canceladas por conta da pandemia do coronavírus. “Nesse período longo de três anos, as indústrias não pararam de desenvolver, porque o agro não parou nesse período. Consequentemente, as novidades estão todas acumuladas, nós teremos uma chuva de novas tecnologias apresentadas na Agrishow”, explicou. Na manhã deste sábado, os organizadores da feira participaram de uma coletiva de imprensa em um hotel de Ribeirão. Presente no evento, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Carlos Marchesan, também aposta que a tecnologia vai se destacar entre os expositores. “Nós vivemos hoje já entrando na cone...