Pular para o conteúdo principal

Tudo sobre a operação Lava Jato, o maior caso de corrupção da história do brasil



Em 27 de agosto de 2013, conforme foi registrado num caderno de capa preta, com caneta esferográfica azul, dois agentes da Polícia Federal do Paraná estiveram na sede da instituição, em Brasília, para tratar das operações de combate a desvio de dinheiro público. No meio das anotações, feitas sem pretensões por um integrante da cúpula da PF, foi registrado o tópico “Operação Lava Jato”. Tratava-se, na origem, de um caso de lavagem de dinheiro. Acertou-se ali o envio de um agente com experiência nessa área para reforçar a equipe. Na mesma página, havia o registro de outra operação, numa refinaria da Petrobras no Paraná. Até aquele momento, eram investigações distintas – os caminhos dos doleiros e da Petrobras ainda não haviam se cruzado. O que juntou os dois tópicos na maior operação já feita no Brasil para o combate à corrupção teve de tudo: preparo, improvisos e, claro, um pouco de sorte.
O foco nos doleiros visava a desarticular o operador da lavagem de dinheiro para, então, descobrir os clientes. A investigação foi rápida. Ainda em novembro de 2013, tudo estava acertado para deflagrar a operação contra quatro doleiros. Um primeiro tropeço: não havia tempo de a Justiça aceitar tantos pedidos antes do recesso forense, em dezembro. Os investigadores esperaram o retorno do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, para entrar em ação em fevereiro. Mais um tropeço: uma divergência interna no Ministério Público Federal atrasou a operação para março de 2014.

A Lava Jato completa um ano nesta semana. O momento é decisivo para as investigações – e para o país. De um lado, há uma imensidão de provas contra empreiteiros, lobistas e políticos. O Planalto está acossado pela força do caso, pela gravidade das acusações contra as campanhas de Dilma e pela responsabilidade política pelo fisiologismo que permitiu os petrorroubos. De outro lado, há uma população disposta a ir às ruas, protestar e bater panelas para mostrar insatisfação. A sociedade anseia por ver as investigações resultar em corruptos na cadeia. O caso já revelou muito. Mas creia: ainda falta muito a revelar.

Em 17 de março de 2014, a operação não parecia tão inflamável. Havia apenas doleiros investigados. Na véspera, policiais vararam a noite esperando a aurora para deflagrar a operação. Havia 47 alvos monitorados, para o cumprimento de 81 mandados de busca e apreensão, além de prisões em 17 cidades.

Tudo avançava como planejado. Cada investigado estava em casa, situação ideal para uma grande operação. De última hora, entretanto, a equipe da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros teve de mudar os planos. O principal alvo, o doleiro Alberto Youssef, não estava mais em Londrina. Viajara para o Maranhão. Em poucas horas, uma equipe de policiais federais em São Luís foi destacada para prendê-lo. Hoje, sabe-se que Youssef era muito mais que um doleiro. Era um operador de propinas, a ponte entre políticos e empreiteiros. Na capital maranhense, o destino da mala de dinheiro era um assessor da então governadora Roseana Sarney, agora um alvo da investigação.

Naquele mesmo dia 17, um senhor grisalho foi levado a depor na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro. O objetivo era explicar por que Youssef havia comprado um Land Rover de R$ 250 mil e emitido a nota em nome dele. O senhor era Paulo Roberto Costa. No mundo das aparências, tratava-se de um consultor de empresas privadas, que se valia do status de ter sido diretor de Abastecimento da Petrobras até 2012.

Enquanto ele depunha, duas equipes de policiais tentavam cumprir, sem sucesso, mandados de busca e apreensão na casa e no escritório de Costa. Na casa, a mulher dele passava mal. Costa dificultava o acesso ao escritório, dizendo que apenas ele tinha a chave. Os policiais que haviam ido ao escritório deixaram o local (em busca de segredos de cofres). Quando voltaram, a sorte apareceu. Um vizinho percebera que, assim que os policiais deixaram o escritório, houve uma movimentação intensa de retirada de documentos. Os investigadores conseguiram as imagens do condomínio. 

Bingo! As filhas e genros de Costa foram flagrados retirando provas. A PF tinha elementos para prender Costa e colocar sua família como suspeita. De consultor e ex-diretor da Petrobras, ele passou a principal suspeito. “É bom investigar um engenheiro organizado. Estava tudo lá, registrado em planilhas”, disse uma pessoa que acompanhou de perto a operação – planilhas que foram reveladas por ÉPOCA, logo depois. A Lava Jato deixava de ser uma operação contra doleiros para se tornar uma investigação sobre a Petrobras. Youssef também era organizado e deixara rastros. Rastros que colocavam grandes empresários como suspeitos de pagar propina na Petrobras. O doleiro se valia de uma empresa de fachada para receber dinheiro de empreiteiras. Faltava a ponte que ligasse os pontos.
>> As revelações do arquivo secreto de Paulo Roberto Costa

Em agosto, Costa, já preso e réu por corrupção na estatal, passou a ser um delator. Em troca, livrou a família dos problemas com a Justiça. É bem provável que a PF chegasse à Petrobras após devassar a vida de Youssef. Mas seria impossível fazer isso em apenas cinco meses, sem as trapalhadas de Costa e a delação premiada dele.

Youssef seguiu o mesmo caminho e passou a colaborar logo depois, em setembro. O desenrolar do caso, para os mais perspicazes, estava evidente. Naquele momento, a investigação já passara por crises. Em abril, Youssef acusara a PF de grampeá-lo ilegalmente na carceragem da Superintendência do Paraná. Em maio, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, chegou a mandar soltar todos que estavam presos naquele momento. Num episódio raro, o juiz da primeira instância, Sergio Moro, fez um ministro da Suprema Corte voltar atrás em menos de 24 horas.

Nada se compara ao estresse de 14 de novembro de 2014, o dia apelidado de Juízo Final. Naquela sexta-feira, a equipe da Lava Jato passou a madrugada na Superintendência, alternando turnos de cochilo até desbaratar a operação. Foram 17 prisões, representando uma parcela considerável do PIB do país. Entre os presos estava Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras. Costa, como delator, havia apontado Duque como o maior responsável pelo esquema dentro da companhia. Era o homem do PT no esquema. Além dele, 16 executivos de oito empreiteiras foram presos pela PF.
 
JUÍZO FINAL Renato Duque ao sair do prédio da PF, em Curitiba.  Ele foi acusado por Costa, ex-colega de Petrobras (Foto:  Zanone Fraissat/FOLHAPRESS, PODER)
Com os executivos no xilindró, começou uma segunda fase da Juízo Final. Por volta das 15 horas, um avião Legacy da PF deixava o aeroporto de Brasília. O destino final era Curitiba. Antes, passou em São Paulo e Rio de Janeiro para recolher presos. Para entrar no avião, os empreiteiros passaram por uma revista completamente nus. O protocolo de segurança foi o mais rígido possível, a fim de garantir a segurança dos agentes da PF que estavam no voo. Já eram 4h30 da madrugada quando o avião se preparava para pousar em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O aeroporto Afonso Pena, contudo, estava fechado para obras desde meia-noite e só abriria às 6 horas. As obras tiveram de ser interrompidas para a aeronave pousar.
Atrás dos grandes executivos vieram os grandes advogados, e um fantasma passou a rondar a Lava Jato. Não era a primeira vez que a polícia se aproximava de empreiteiros. Mas, em 2010, a Operação Castelo de Areia não sobreviveu ao Superior Tribunal de Justiça, que trancou a investigação. Foi um trauma para os investigadores. “A gente apanhou muito lá atrás. Hoje, pisa em ovos”, diz um investigador. As mais bem pagas bancas de advogados do país passaram a exercer o legítimo direito de defesa, mirando em falhas da investigação para anular a Lava Jato.
O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, já havia anunciado sua expectativa de anular, de novo no STJ, a operação. A Justiça, contudo, tem sido unânime. O principal recado veio do desembargador convocado Newton Trisotto, relator no STJ de vários habeas corpus. Quando os advogados esperavam uma vitória à Castelo de Areia, Trisotto deu a dimensão da Lava Jato. “Poucos momentos na história brasileira exigiram tanta coragem do juiz como esse que vivemos nos últimos anos. Coragem para punir os políticos e os economicamente fortes, coragem para absolvê-los quando não houver nos autos elementos para sustentar um decreto condenatório”, disse o relator.
A investigação e seus resultados  (Foto: época )
Há muito por vir. Há 130 inquéritos derivados da investigação dos quatro doleiros e quase 660 equipamentos com dados a ser analisados pela perícia da PF, entre computadores, tablets e pen drives. Apenas a Toyo Setal, uma das menores empreiteiras investigadas, tem um total de 300 terabytes de material apreendido (um computador médio armazena 1 terabyte). Dedicam-se à operação 30 policiais. A Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros da Superintendência de Curitiba teve de mudar de lugar, para dar conta da vastidão do material apreendido. Para entrar, é preciso uma senha e o registro das digitais no leitor biométrico. Tudo é filmado por um circuito de TV. Os dados são armazenados com criptografia, numa rede própria, sem contato com a internet. (O caso oferece aos agentes da PF momentos inesquecíveis. Em janeiro, a ex-amante de Youssef, Taiana Camargo, saiu numa revista nua, num ensaio fotográfico. A esposa do doleiro, Joana Darc, foi à PF, fez um escândalo e distribuiu exemplares da revista.)
A rotina dos investigadores e advogados mudou. Hoje, não é raro advogados esbarrarem em investigadores em restaurantes de Curitiba. Certa vez, um advogado do caso confidenciou que estranhava a frequência com que encontrava o mesmo investigado nos voos entre Curitiba e São Paulo. Depois, descobriu-se: não era mais um investigado, e sim um delator indo prestar depoimentos.

Na carceragem da PF há 13 presos ligados ao caso, entre lobistas, empreiteiros e o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Após a Juízo Final, alguns passaram por episódios de depressão e ataques de fúria. Hoje, estão mais calmos. Eles dividem os chuveiros e tomam banhos de três em três. Um dos empreiteiros aprendeu, afinal, a fazer a própria barba. Outro convenceu os colegas de carceragem a fazer ginástica durante as duas horas de banho de sol. Sem cigarro e bebidas, alguns emagreceram.
>> Como é a vida na prisão dos executivos da Lava Jato

Em breve, novos personagens devem se tornar colegas de cela dos empreiteiros. Nesta semana, 24 inquéritos foram enviados à PF pelo Supremo Tribunal Federal, para investigar 50 pessoas, a maior parte parlamentares. Enquanto isso, a Petrobras bamboleia. Apenas uma diretoria, a de Paulo Roberto Costa, foi investigada a ponto de se tornar ação penal. Ao que tudo indica, a Lava Jato se alongará por anos. Os próximos meses serão eletrizantes. No caderno de capa preta, a esferográfica azul não para de anotar novidades.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40

Buscando ter ‘maior bumbum do mundo’, mulher revela não conseguir achar poltrona em que caiba; VEJA FOTOS

Natasha Crown, uma modelo sueca famosa por buscar ter o “maior bumbum do mundo”, compartilhou um vídeo recentemente que revela a dificuldade que ela enfrenta para encontrar uma poltrona em que possa se acomodar. Natasha já gastou mais de R$ 700 mil em procedimentos estéticos para aumentar suas nádegas. Sua última medição registrou um bumbum de 2,2 metros. Um dos 2,3 milhões de seguidores dela no Instagram perguntou: “Como você faz para viajar? Como é a experiência nos assentos?”. Outro seguidor criticou: “Nunca vou entender por que você fez isso. Isso é tão ruim.” No entanto, Natasha não pretende parar. Ela continua com os procedimentos de Brazilian lift, nos quais a gordura é retirada de outras partes do corpo e injetada nas nádegas. A modelo também adotou uma dieta que inclui dezenas de pizzas e 12 quilos de Nutella em dois meses, com o objetivo de ganhar peso. A meta de Natasha tem um nome: Mikel Ruffinelli. Essa americana, mais conhecida como Diva, detém o recorde mundial com uma c