Pular para o conteúdo principal

Volkswagen Up TSI, pequeno, mas é bom de briga, confira!

Você achou que esse momento nunca ia chegar. Muito menos fazer parte da sua vida e povoar a sua casa. Mas não adianta negar ou maquiar a realidade: é preciso entender, respeitar. E aceitar. Não, não estamos falando da mobilização que a legalização do casamento homossexual nos Estados Unidos causou – e coloriu as redes sociais. Aqui, estamos falando de uma tendência que vai afetar diretamente a sua vida – e o seu bolso.
O lançamento do Volkswagen Up TSI escancara uma coisa: o turbo e o downsizingjá estão entre nós, na base da pirâmide social dos carros. E não chegaram só para fazer você ir mais rápido. A feitiçaria tecnológica também faz você ir mais longe. Você, machão que acha que nada substitui a força bruta – e o tamanho – deve ler esta reportagem. E rever seus conceitos.
Up

QUESTÃO DE CONCEITO
Nosso papel aqui é fazer você deixar o preconceito e ter a mente aberta para entender o outro lado. Começamos com o coração: a pequena joia que é o motor do Up TSI (confira mais detalhes virando a página). Apesar de fazer parte da mesma família EA211 do 1.0 aspirado, que está no próprio Up e no Fox, é um conjunto quase inteiramente novo. “Não é só um motor com turbo acoplado. É um conceito totalmente diferente”, diz Roger Guilherme, gerente de Powertrain da VW.
Se as suas referências de motor sobrealimentado de pequena cilindrada são os 1.0 turbo do Gol e da Parati e o 1.0 Supercharged de Ford EcoSport e Fiesta, ambos do início dos anos 2000, pode esquecer. Enquanto esses dois eram mais uma adaptação para se valer de uma redução de imposto, o TSI foi feito desde o princípio com a sobrealimentação em foco. Mas o pulo do gato aqui não é só o compressor. E sim a injeção direta, inexistente nos VW e Ford de 15 anos atrás.
Com ela, o combustível é introduzido diretamente no cilindro, de forma mais precisa e pressurizada. Assim, sobra mais espaço para o ar (que também está sob compressão) e, por consequência, a explosão é mais eficiente e o carro tem mais força. O problema é que, para isso tudo funcionar sem sofrer com a pancada extra, foi preciso reforçar os periféricos do motor.
Up TSi

MOSCA NA TURBINA
O projeto do 1.0 TSI é complexo: bielas, pistões, velas, virabrequim, mancais, volante do motor, cabeçote, válvulas de admissão e escape, filtro de ar e até os pontos de fixação do bloco são novos em relação ao 1.0 aspirado. Há ainda comando variável duplo (contra só na admissão) e triplo circuito de arrefecimento (duplo, no aspirado), além de discos de freio e embreagem maiores e amortecedores mais rígidos.
Mas quem ganha todas as manchetes é o diminuto turbo BorgWarner. Com carcaça de alumínio e componentes internos forjados com superliga de níquel/cromo ele é feito para durar 800 mil km. O rotor da turbina tem apenas 33 mm e o de compressão, 37 mm. E gira até 289 mil rpm! Para ilustrar: se uma mosca pousasse na ponta de uma das pás em giro máximo, estaria voando a 2 mil km/h. A pressão é de 0,9 bar. 
Para reduzir o turbo lag, o intercooler é integrado ao coletor de admissão, diminuindo o percurso do ar antes da admissão – mesma solução usada pelo 1.4 TSI do Golf. A válvula de alívio, por sua vez, tem acionamento elétrico, que pode variar a abertura independentemente da pressão do turbo, também minimizando o turbo lag. Não há aquele o espirro característico pela presença de ressonadores instalados junto ao filtro de ar. No final, o sopro de alegria dá fôlego para o 1.0 atingir 105 cv e 16,8 mkgf de torque.
Up TSi

FILHOTE DE CACHORRO
O Up tem pouco e, ao mesmo tempo, muito a ver com a sua referência anterior de carro turbo. Se você se aproximar pela frente e não reparar nos 40 mm extras que o para-choque ganhou para abrigar o radiador auxiliar, nem vai se ligar que esse é não é um Up comum. E se for um cara desligado, não vai perceber nem quando girar a chave. O 1.0 roda limpo e suave. Nada de batida de pino ou a impressão de que aquele negócio vai quebrar em 500 metros.
O que o Up TSI faz diferente, no entanto, é nos excitar como há muito tempo não víamos em um carrinho deste tamanho. Engate a primeira no já conhecido – e muito elogiado – câmbio de cinco marchas e acelere até 2.000 rpm. Continue de pé embaixo e perceba um sorriso de cafajeste aparecer no canto de sua boca. O TSI arranca com disposição e, principalmente, conectado a você. É como um filhote de cachorro que quer transar com qualquer coisa que se mova.
Up TSi

OLHE O CONSUMO. E CHORE!
Nós gostamos de carros refinados, como os Golf e os Focus. Mas há muita alegria em guiar um hatch pequeno no qual você se sente parte da experiência. O Up te faz feliz. E o TSI te leva adiante. O 0 a 100 km/h acontece em 9,7 s, mesmo tempo do Mercedes-Benz CLA 200 e 4,9 s (um terço!) a menos que no Up aspirado. As retomadas são outra surpresa. A de 100 a 120 km/h em 5ª (situação de ultrapassagem em que carros 1.0 sofrem) ocorreu em 6,7 s – um Fox 1.6, de 120 cv, demora 9,1 s para fazer a mesma coisa.
Sim, você pode ir mais rápido sem gastar tanto mais (um Punto T-Jet parte de R$ 60 mil). Mas pouca coisa nessa faixa de preço faz você se sentir tão dentro da experiência. E se isso não for o suficiente, observe os dados de consumo e chore. Com etanol, conseguimos 16,1 km/l na estrada e 12,9 km/l na cidade. Olhando pelo lado da esportividade, do consumo ou da confiabilidade, a conclusão é a mesma: o futuro chegou para todos. E não há porque temer isso.  
Tabela Up

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Globo - Desfile das Escola de Samba - Rio de Janeiro - 12/02/2018

fonte: youtube

Confira a fabricação dos motores do Onix e do Prisma na GM de Joinville

Todas as fases produtivas são monitoradas em tempo real e à distância Depois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) pois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) Os trabalhos começam com a usinagem do cabeçote de alumínio, que chega de um fornecedor de Minas Gerais já fundido. Os tempos do  Chevette  e do  Monza , carros de grande sucesso da  General Motors nas décadas de 1980 e 1990, ficaram definitivamente para trás. O processo de fabricação de  automóveis  mudou muito desde então. Fábrica de Joinville, às margens da BR-101, destaca-se pelo ambiente bem iluminado, silencioso e de temperatura agradável A fábrica onde são feitos os motores das linhas Prisma e Onix, em Joinville, chama a atenção pela tecnologia inserida em todas as fases do processo de usinagem do cabeçote e da montagem do motor.  A primeira etapa de usinagem cuidará d...

Fiat Mobi e Chevrolet Onix duelam em requisito segurança em novo teste Latin NCAP,

O  Fiat Mobi  foi mal no teste de segurança do Latin NCAP divulgado nesta terça-feira (01) e conquistou só uma estrela na proteção a adultos. A segurança de crianças ficou com duas estrelas.  Segundo o órgão, o desempenho do modelo na simulação de teste dianteiro foi razoável, mas a estrutura do carro se mostrou "inapropriada para suportar impacto lateral". O Mobi ofereceu proteção "pobre" para o peito do motorista em acidentes laterais e "débil" e "marginal em outras regiões do corpo. Apenas a cabeça e partes das pernas tiveram proteção considerada "boa" nos testes. Para classificar a segurança a adultos, o órgão atribui pontos que podem chegar ao máximo de 34, porém o  Mobi  conquistou apenas 19,20 pontos.  Já a segurança de crianças pode chegar a 49 pontos, mas no caso do compacto foram apenas 26,98 pontos. " O impacto lateral é o grande problema do carro porque há alta penetração do pilar B. Como mostram as imagens, a estrut...

AO VIVO - Ferroviária X Santos - Campeonato Paulista - Narração - 10/02/2018

fonte: youtube