Pular para o conteúdo principal

"Fazer sexo é natural, falar disso, não."Por que a masturbação feminina continua um tabu

Thinkstock
O termo "klittra" não aparece em nenhum dicionário, mas na Suécia seu significado já é amplamente conhecido.
Fusão das palavras "clitóris" e "glitter", o neologismo foi criado para designar a masturbação feminina.
O termo foi escolhido entre 200 sugestões recebidas pela Associação Sueca para a Educação Sexual (RFSU, na sigla em sueco) que, em junho, lançou uma campanha para inventar um novo nome para a autoestimulação genital feminina.
"Nos países do norte da Europa, a atitude quanto ao sexo é bastante liberal", explicou Hedvig Nathorst-Böös, membro da instituição, à BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC.
"Mas essa atitude é sempre mais liberal com homens do que com as mulheres", acrescentou em seguida.
"Por isso lançamos a campanha, para promover a igualdade entre os gêneros."

Tabu

Não é só no norte da Europa que os homens têm maior liberdade para falar sobre sexo.
Desde a adolescência eles falam com os amigos sobre quanto e como se masturbam. Enquanto isso, o assunto ainda permanece um tabu entre as mulheres, inclusive durante a vida adulta – e até mesmo em países mais liberais.
Na internet, os resultados de pesquisas sobre masturbação feminina são, em sua maioria, pornográficos. Enquanto isso, os relacionadas à prática masculina tendem a ser mais informativos.
Os poucos estudos científicos que existem sobre o assunto também refletem essa disparidade.
Apesar de nenhum deles ter abrangência global, há um consenso de que as mulheres não se masturbam tanto quanto os homens ─ ou admitem recorrer menos à prática sexual.
Segundo um relatório da educadora sexual americana Debby Herbenick, 44% dos homens se masturbavam duas ou três vezes por semana. Entre as mulheres, essa proporção era de apenas 13%.
Já um estudo espanhol, realizado em 2009, indicou que era muito maior a parcela dos homens que dizia ter se masturbado no mês anterior à pesquisa do que a de mulheres (46,9% deles contra 4% delas).
Esses resultados, no entanto, não são totalmente confiáveis, alertam especialistas entrevistados pela BBC.
"Quando o assunto é sexualidade, é sempre difícil calibrar as estatísticas, dados ou publicações que falam sobre comportamentos, modos ou usos", disse a sexóloga Loren Berdún.
"A sexualidade é uma coisa tão íntima que não somos 100% honestos ao falar sobre o que gostamos ou não, o que fazemos ou não", explicou.
Ainda assim, os especialistas reconhecem que a masturbação é encarada de forma diferente entre homens e mulheres, em qualquer sociedade.
"A nível mundial, nós, mulheres, sempre tivemos a masturbação como uma tarefa pendente", disse Luz Jaimes, sexóloga e secretária da Federação Latinoamericana de Sociedades de Sexologia e Educação Sexual.
Thinkstock
Na avaliação da sexóloga, normas culturais e religiosas "não permitem que as mulheres desfrutem de sua sexualidade na plenitude".
"Nascemos com o corpo organizado para sentir, há funções específicas que são ativadas no momento de receber um estímulo agradável (...), mas as normas culturais e religiosas não permitem que as mulheres desfrutem de sua sexualidade na plenitude."
Como resultado, "a educação sexual que as mulheres recebem é pobre ou limitada em comparação com a do homem", concluiu.
O papel da religião também foi lembrado pelos especialistas ouvidos pela BBC.
Ainda que a Bíblia não mencione a masturbação, durante séculos as autoridades de diversas igrejas cristãs trataram o tema como proibido.
Desde a Idade Média multiplicam-se textos religiosos e pseudomédicos que se referem a uma "doença pós-masturbatória", especialmente prejudicial às mulheres.
"Por terem o sistema nervoso mais fraco e com uma maior inclinação natural por espasmos, os problemas são mais violentos", escreveu o neurologista francês Samuel Tissot, em 1760.
Masturbação e proibição são dois termos que também estão associados no Islã.
"O Corão proíbe a masturbação para homens e mulheres", diz à BBC Mundo Rehan Aslam, do Sakoon Councelling, serviço de aconselhamento islâmico do Reino Unido.
Mas Heba Kotb, sexóloga muçulmana que apresenta um programa de TV no Egito, discorda.
"A masturbação não é totalmente haram (proibido) ou halal (permitido) no Corão, mas fica a critério do fiel", diz.

Liberdade


ThinkstockImage copyrightGETTY
Image captionInterpretação religiosa sobre masturbação ajuda a criar aura de "tabu"

"Desde quando comecei a trabalhar como sexóloga, percebi que dezenas de mulheres de todas as idades e de muitos países vêm demonstrando interesse sobre o tema", assegura Heba.
Apesar disso, ela reconhece que há menos espaço para debater abertamente o assunto nos países do Golfo Pérsico, onde as mulheres enfrentam limitações sociais, assim como no norte da África.
A opinião é partilhada pelo escritor e ativista jordaniano Fadi Zaghmout.
"Fazer sexo antes de casar não é aceitável aqui (Jordânia). E masturbar-se é vergonhoso aos olhos da sociedade", escreveu ele.
"Para os homens não é um problema (...). Mas para as mulheres é uma vergonha", destacou.
E há partes do mundo onde a situação ainda é mais extrema.
Em algumas regiões da África, a mutilação genital é uma prática ampla, disse Uwemedimo Esiet, da Federação Africana para a Saúde e os Direitos Sexuais (AFSHR, na sigla em inglês).
Estima-se que no continente 30% das mulheres abaixo de 15 anos serão submetidas ao procedimento na próxima década.
A proporção pode chegar a 98% em algumas comunidades da Somália.

Empoderamento

Para os especialistas, no entanto, a abordagem do assunto vem mudando ao longo do tempo e tende a deixar de ser tabu, especialmente com o empoderamento da mulher.
Segundo eles, as mulheres vêm falando sobre a sexualidade mais abertamente – e os brinquedos eróticos são um bom exemplo disso.
Mark Regnerus, do Instituto Estudo da Família e Cultura, da Universidade de Austin, no Texas, discorda.
"No geral, a gente não gosta de falar sobre masturbação", disse ele à BBC.
"Isso acontece apesar das constatações de que a frequência com a qual homens e mulheres se masturbam vêm aumentando", acrescentou.
Richard Michod, do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade do Arizona, afirmou que o problema é "evolutivo".

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

IPVA 2025; veja calendário de pagamento e descontos

  Proprietários que quitarem o débito em cota única terão desconto de 3% Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  anualmente no Brasil. No  Estado de São Paulo, o   calendário de pagamento 2025 e todas as informações sobre o  imposto  foram divulgadas nesta sexta-feira (13). Neste ano, os contribuintes podem  quitar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3% . Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda  parcelar o tributo em até cinco vezes   nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço. Confira abaixo o calendário: Calendário do IPVA 2025 de São Paulo (SP) Final da placa Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1ª parcela ou cota única com 3% de desconto 2ª parcel...

Projeto que cria Escola Cívico-Militar proposto pelo Governo de SP é aprovado na Alesp

  O   Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas , foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta foi enviada para o parlamento paulista no início de março. Aprovado, agora segue para sanção do governador. “Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas. A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias esta...

Dino desdenha e ofende o parlamento!

Informações: Jacaré de Tanga/https://www.youtube.com/watch?v=BOZzLHsJhHw

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

BPC Loas, com novas regras em 2025, milhares de pessoas podem perder o beneficio

 

Trabalhadores relatam maus-tratos e agressões em obra da fábrica da BYD na Bahia

  Uma mulher franzina equilibra uma tábua de madeira atrás do pescoço para carregar, sem perder tempo, dois baldes pesados. Um grupo de seis trabalhadores é transportado até o canteiro de obras em um carro de passeio, com um deles sendo levado dentro do porta-malas. Em um cooler pequeno, daqueles usados para manter a temperatura de cervejas e refrigerantes, é servida uma sopa para centenas de trabalhadores famintos, após uma longa jornada de trabalho. Agressões físicas, com chutes e pontapés. Alojamentos sujos, aglomerados, mal iluminados e sem divisão entre homens e mulheres. Banheiros imundos, sem limpeza diária das pias e dos vasos sanitários. Operários atuando sem equipamentos de proteção individual, submetidos a rotinas de 12 horas por dia, de domingo a domingo. Todas essas situações, de acordo com denúncias que a  Agência Pública  recebeu, estariam acontecendo dentro do canteiro de obras da empresa chinesa BYD, que está instalando uma fábrica de automóveis elétricos...

Trump Inauguration LIVE Coverage | Donald Trump Delivers Stunning Speech In Washington DC LIVE

  Informações: https://www.youtube.com/watch?v=IP6SSaJGo-c