Pular para o conteúdo principal

O que levou Dunga à seleção?

Crédito: Stefano Martini
A surra de 7 a 1 que a Alemanha deu no Brasil, na semifinal da Copa do Mundo de 2014, poderia ter sido o motivo para mudanças radicais no futebol brasileiro, mas ela não foi suficiente para mexer em coisa alguma. Catorze dias depois da vergonha, José Maria Marin e Marco Polo del Dero, os homens-fortes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), anunciaram que o técnico Dunga substituiria o demitido Luiz Felipe Scolari no comando da seleção. Foi uma escolha estranha. Se Felipão encarnava tudo o que o Brasil não precisava naquele momento (ideias velhas, falta de inspiração), Dunga era o retrato do fracasso – tanto quanto o seu antecessor. Ele próprio já havia liderado o time nacional, e a experiência arruinou um pedaço de sua reputação conquistada como jogador. Na Olimpíada de Pequim, em 2008, o Brasil que Dunga dirigia foi atropelado pela Argentina na semifinal. Na Copa de 2010, ele não resistiu à Holanda e a seleção saiu do torneio nas quartas-de-final. Resultado: o gaúcho de Ijuí acabou dispensado e todos nós, pelos menos aquela metade do Brasil que ama futebol, ficamos esperançosos de que seria a última vez que o veríamos no banco de reservas praguejando contra o mundo. Mas eis que, por insondáveis razões, o Internacional de Porto Alegre decidiu contratar o homem que, como técnico, empobreceu a seleção. Mais uma vez, Dunga negou fogo, e o futebol não perdoa. Depois de quatro derrotas consecutivas, foi colocado para fora do clube.
A seleção brasileira é um patrimônio nacional. A escolha do técnico deveria ser feita por eleição direta, e só poderiam concorrer aqueles com currículo farto e vitorioso. Por mais que Dunga tenha sido o capitão do tetra (obrigado, digníssimo líder), por mais que tenha sido um meio-campista vigoroso na marcação e, acredite se você não o viu jogar, dotado de certa habilidade com a bola nos pés, por mais que tenha espírito patriótico, a verdade nua e crua é que, como técnico, Dunga não passa de um canastrão. Ele não é um estudioso de táticas e estratégias, não tem sensibilidade para lidar com pessoas (jogadores e toda a entourage que os cerca), não demonstra flexibilidade para mudar de direção quando um imprevisto aparece, não improvisa, não faz diferente quando o óbvio já não serve mais. Enfim, como treinador, Dunga não acrescenta nada. E isso todo mundo, ou pelo menos aquela metade do Brasil que gosta de futebol, já sabia desde o fiasco dele com a seleção na Copa de 2010.
Se o homem é tão ruim como técnico, por que Marin e Del Nero o convocaram para o momento mais soturno da história da seleção? O Brasil havia sido violentado pela Alemanha na Copa, o País clamava por gente como Pep Guardiola, o gênio que fez do Barcelona uma máquina de jogar futebol com beleza e eficiência, estávamos feridos demais para suportar algo que não fosse absolutamente extraordinário, machucados demais para aceitar a mesmice de sempre, e mesmo assim a dupla da CBF aparece com o nome de Dunga para ressuscitar o defunto atropelado pelos alemães? Qual é o sentido disso? Estavam Del Nero e Marin encetando algum plano demoníaco quando decidiram por Dunga? Qual foi a intenção por trás da escolha que nós, aquela metade do Brasil que ama futebol, não captamos?
Não é fácil perscrutar as mentes de gente que, segundo investigações conduzidas pela FBI, teria surrupiado milhões de dólares em transações ilegais realizadas no âmbito do futebol (Marin vive com tornozeleira eletrônica em Nova York e Del Nero não sai do Brasil porque tem medo de ser preso), mas dá para suspeitar das razões que levaram a dupla a escolher Dunga. Eles devem ter imaginado que, ao entregar a seleção para alguém com antigas conexões com o time nacional, estariam tirando dos ombros o peso de um possível fiasco. Podem também ter calculado que Dunga, tido com um sujeito durão, colocaria na linha os relapsos jogadores que, no julgamento dos cartolas e daquela metade do Brasil que gosta de futebol, afundaram o Brasil na Copa.
Está aí um erro grosseiro. No futebol, o técnico não precisa bancar o irascível, ou proibir atletas de usar brincos e outros badulaques (Dunga havia feito isso pouco tempo atrás), ou desmoralizar os que ele julga nocivos para o ambiente (o gaúcho afastou do time nacional gente de talento, como o lateral Marcelo e o zagueiro Thiago Silva). Dunga, no fundo, é aquele sujeito que acha que sabe liderar apenas porque fala grosso, mas no futebol moderno de hoje em dia – e provavelmente em todas as outras profissões –, ninguém mais se sustenta apenas porque faz cara feia, ou porque é colérico com os subordinados. É preciso ter talento para a coisa. Nesse aspecto, Dunga não se enquadra.
Bastar dar uma espiada nos resultados dele com a seleção para perceber como Dunga é um técnico de resultados anêmicos. Na Copa América centenária, o Brasil não superou o goleiro de rivais frágeis como Equador e Peru e foi a única seleção a tomar gol do Haiti, cujo time é formado por atletas amadores, entre os quais constam pedreiros e cozinheiros. Com um empate, uma derrota e apenas uma vitória, o Brasil foi eliminado do torneio com um aproveitamento de 44,4%, o pior desde 1923, quando a competição era chamada de Campeonato Sul-Americano. Nas Eliminatórias para a Copa da Rússia de 2018, o desempenho do time de Dunga tem sido igualmente ridículo. O Brasil ocupa a sexta colocação entre dez países, sendo que apenas os quatro primeiros vão diretamente para o Mundial.
Com um retrospecto desses, não havia outra saída para a CBF a não ser mandar embora Dunga e seus aliados. Caiu também o coordenador técnico da seleção, Gilmar Rinaldi, que notabilizou-se por empresariar jogadores, e até então ninguém parecia incomodado com esse conflito ético evidente. Para o lugar de Dunga, foi chamado o técnico Tite, do Corinthians, talvez o mais original e competente dos treinadores brasileiros. Tite é ótimo, mas a seleção deveria ter ambições maiores. O ideal seria Guardiola, que já declarou o interesse de ajudar na recuperação de uma camisa que inspirou o estilo de jogo que ele introduziu no Barcelona. Já que Guardiola não vem, Tite era mesmo o melhor entre as opções internas. O futebol brasileiro, ainda nas mãos de uma gente para lá de suspeita, deu um passo importante ao se livrar de Dunga. Faltam agora os cartolas.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

IPVA 2025; veja calendário de pagamento e descontos

  Proprietários que quitarem o débito em cota única terão desconto de 3% Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  anualmente no Brasil. No  Estado de São Paulo, o   calendário de pagamento 2025 e todas as informações sobre o  imposto  foram divulgadas nesta sexta-feira (13). Neste ano, os contribuintes podem  quitar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3% . Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda  parcelar o tributo em até cinco vezes   nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço. Confira abaixo o calendário: Calendário do IPVA 2025 de São Paulo (SP) Final da placa Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1ª parcela ou cota única com 3% de desconto 2ª parcel...

Projeto que cria Escola Cívico-Militar proposto pelo Governo de SP é aprovado na Alesp

  O   Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas , foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta foi enviada para o parlamento paulista no início de março. Aprovado, agora segue para sanção do governador. “Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas. A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias esta...

Dino desdenha e ofende o parlamento!

Informações: Jacaré de Tanga/https://www.youtube.com/watch?v=BOZzLHsJhHw

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

BPC Loas, com novas regras em 2025, milhares de pessoas podem perder o beneficio

 

Trabalhadores relatam maus-tratos e agressões em obra da fábrica da BYD na Bahia

  Uma mulher franzina equilibra uma tábua de madeira atrás do pescoço para carregar, sem perder tempo, dois baldes pesados. Um grupo de seis trabalhadores é transportado até o canteiro de obras em um carro de passeio, com um deles sendo levado dentro do porta-malas. Em um cooler pequeno, daqueles usados para manter a temperatura de cervejas e refrigerantes, é servida uma sopa para centenas de trabalhadores famintos, após uma longa jornada de trabalho. Agressões físicas, com chutes e pontapés. Alojamentos sujos, aglomerados, mal iluminados e sem divisão entre homens e mulheres. Banheiros imundos, sem limpeza diária das pias e dos vasos sanitários. Operários atuando sem equipamentos de proteção individual, submetidos a rotinas de 12 horas por dia, de domingo a domingo. Todas essas situações, de acordo com denúncias que a  Agência Pública  recebeu, estariam acontecendo dentro do canteiro de obras da empresa chinesa BYD, que está instalando uma fábrica de automóveis elétricos...

Trump Inauguration LIVE Coverage | Donald Trump Delivers Stunning Speech In Washington DC LIVE

  Informações: https://www.youtube.com/watch?v=IP6SSaJGo-c