Pular para o conteúdo principal

“Pai da Computação”: Alan Turing é o cara!

Alan Turing (Foto: Wikimedia)

 
 


Imagine um mundo diferente do qual conhecemos. Nesse mundo, a Segunda Guerra Mundial foi ainda pior e se estendeu entre os anos de 1939 e 1947; o desembarque na Normandia, o famoso “Dia D”, foi um verdadeiro desastre para os Países Aliados e, o pior de tudo, 14 milhões de pessoas a mais perderam suas vidas durante o conflito mais letal da humanidade. Para deixar tudo ainda mais intenso, esqueça os computadores e seus derivados, como laptops, smartphones e afins.
Achou isso uma grande viagem e que estamos falando de um universo paralelo? Pois acredite: provavelmente essa seria a nossa realidade se não fossem os trabalhos do matemático, lógico e criptoanalista Alan Turing.
Se você nunca ouviu falar nesse moço que completaria 104 anos em 23 de junho, por favor, continue lendo essa matéria. Alerta de spoiler: alguns trechos serão familiares para quem já assistiu ao filme “O Jogo da Imitação”. “É interessante o fato de Einstein ter se tornado muito famoso com a publicação de teorias tão complexas e o Turing ainda ser pouquíssimo conhecido, mesmo tendo elaborado algo tão presente (os computadores) em nossas vidas”, observa Luis Menasché Schechter, professor do departamento de ciência da computação da UFRJ.
Essa falta de reconhecimento do grande público elucida muitas discussões no ramo acadêmico, que em sua maioria a relaciona com dois fatos principais:
01: um importante legado de Turing está ligado a trabalhos realizados no Projeto Ultra, um dos segredos ingleses mais bem guardados, durante a Segunda Guerra Mundial.
02: ele era homossexual, algo considerado ilegal no Reino Unido dos anos 50. Condenado a receber injeções de hormônio para uma castração química e em estado depressivo, suicidou-se aos 41 anos por envenenamento com cianeto, mas muitos questionam essa versão.
A Máquina de Turing
A máquina de Turing (Foto: Thinkstock)
Na década de 30, "computadores" eram pessoas que faziam contas. Gênio, Alan queria revolucionar isso e automatizar a solução de problemas. Aos 24 anos, criou um modelo matemático do que seria um computador: uma máquina capaz de trabalhar com algoritmos, baseada em um passo a passo de procedimentos necessários para alcançar um resultado. Ou seja, qualquer semelhança com o tão falado sistema que rege o universo digital não é mera coincidência!
“Um algoritmo é uma sequência de instruções. O Google, por exemplo, usa o sistema para agilizar o processo de busca e gerar resultados relevantes. Uma receita de bolo também, pois você precisa seguir o passo a passo para chegar no resultado esperado”, explica o professor da UFRJ. Resumindo: não existe óbvio para os computadores. Se ninguém explicar, detalhar o que ele deve fazer, nada acontece.
Cerca de 80 anos depois da publicação do artigo e 65 anos após a invenção do primeiro computador vendido comercialmente – o modelo Mark 1, também desenvolvido por Turing, na Universidade de Manchester – , todas as versões atuais de processadores continuam se adequando ao modelo proposto pelo britânico.
Enigma x Bombe: a batalha do século
Mesmo ainda distantes da era dos comunicadores instantâneos que temos hoje, usados por milícias e alguns grupos terroristas, os nazistas já sabiam que informação segura era a informação criptografada. Por isso, criaram a Enigma, algo similar a uma máquina de datilografar, acoplada a um painel luminoso com as 26 letras do alfabeto.
De maneira simplificada, cada vez que se apertava a tecla de uma letra, o painel luminoso mostrava uma diferente correspondente. O problema é que os nazistas trabalhavam com possibilidades diversificadas (mas limitadas) de configurações, e a trocavam a cada manhã. De acordo com o filme lançando em 2014, eram 159.000.000.000.000.000.000 de possibilidades de combinações. Um cenário BEM complexo.
“Devido à frequência das trocas, Turing desenvolveu uma máquina, a Bomber, capaz de testar várias configurações ao mesmo tempo. Para diminuir as possibilidades, o matemático analisou palavras repetidas que apareciam nos relatórios matinais, como aquelas relacionadas ao clima e a própria saudação nazista”, esclarece Luís. De certa forma, “Heil Hitler” foi essencial para os britânicos decifrarem a Enigma e acessarem informações valiosíssimas, como o posicionamento das tropas alemãs no desembarque na Normandia.
Um homem ou uma máquina?
Alan também contribuiu com estudos relacionados à área de inteligência artificial ao desenvolver o seu chamado “Jogo da Imitação”. A ideia básica é fazer com que especialistas acreditem que, em uma espécie de teste cego, uma máquina é um ser humano.
Em 2014, um computador passou no teste pela primeira vez. Entretanto, muitos acadêmicos refutam o resultado, alegando que, em vez de elevar as habilidades do computador, o software reduziu as competências do “humano imitado”: o programa se fazia passar por uma criança do leste europeu, cujo inglês não era fluente.
O futuro já começou
Polêmicas à parte, nossa vida está totalmente conectada a dispositivos digitais, sistemas computacionais, algoritmos e inteligência artificial. Confira algumas ideias frequentemente discutidas e que, se um “novo” Alan Turing der um ajudinha, podem até se tornar realidade nos próximos anos.
Assistentes pessoais
Siri, Cortana, Tina. Elas já são uma realidade nos principais smartphones e substituem os sábios conselhos de mãe sobre levar ou não um casaquinho, e até podem ser um ombro amigo para os momentos de solidão. Sucesso mais pelo lado cômico do que funcional, esses ajudantes virtuais vão se desenvolver ainda mais. Será que HAL, o computador de avançada inteligência artificial e um tanto maquiavélico de “2001: Uma Odisseia no Espaço”, pode se tornar uma realidade? Ou vamos acabar nos apaixonando por Samantha, do fime “Ela”?
“Estamos em uma era pacífica, mas é difícil prever o futuro. O próprio Stephen Hawking já deu cenários um tanto sombrios sobre o assunto, e é difícil ignorar qualquer análise que venha dele”, alerta o professor Schechter.
Dados, dados e mais dados
Se a internet é um grande universo de dados, a inteligência artificial vai trabalhar pesado para realizar leituras muito mais eficientes e inteligentes de suas preferências.
Se hoje você já se surpreende com a competência do Netflix ou do Spotify, que sabem muito bem do que você gosta para sugerir um conteúdo, não se assuste se, daqui alguns anos, alguém (bem adequado às suas preferências) bater à sua porta trazendo aquele doce maravilhoso que você apenas acabou de pensar.
Mordomia, por favor!
Essa é uma das tendências que também já virou realidade com o conceito de Smarthome e a conectividade dos gadgets. Afinal, quem não adoraria chegar em casa depois de um longo dia de trabalho, encontrar o jantar pronto, a cama com os lençóis trocados, a roupa lavada?
“O maior desejo das pessoas é mordomia. Fazer tudo verbalmente, sem precisar encostar em mais nada. O futuro é computadorizado e interligado”, aposta Schechter.
Forever young!
Ah, o eterno desejo humano de se tornar eterno. Enquanto a medicina trabalha para prolongar ainda mais a nossa expectativa de vida e até mesmo burlar a morte, a ciência dos computadores pensa se é possível transferir a mente de um humano para um robô.
“Particularmente, não acredito nisso. O cérebro humano processa as informações completamente diferente e de forma muito mais complexa do que um cérebro eletrônico”, diz o professor da UFRJ. Mas, se você curtiu essa ideia de se eternizar na carcaça de um robô, vale a pena assistir ao futurístico – e também engraçadinho – Chappie. Será que um dia chegaremos lá (e será que é isso mesmo que queremos)?

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Jornal da BandNews FM - Com Ricardo Boechat11/08/2017

fonte: youtube

Aos 75 anos, Betty Faria admite fumar maconha, diz que adora a erva

Apenas dois dias depois de assumir que foi usuária de maconha e defender a liberação da erva no país, a atriz Betty Faria se disse admirada com o comportamento das pessoas. A declaração foi dada durante entrevista a Pedro Bial e repercutiu. Betty, que tem 75 anos, diz que embora tenha recebido elogios, ela não entende o reboliço em cima do assunto, segundo informações do Extra. "Mas gente, os EUA comercializando a maconha de uma maneira fantástica, e as pessoas aqui se assustando com o que eu falei... Isso é muito antigo! Por isso é que continua a hipocrisia neste país", rebate. A atriz se orgulha ainda de ter sido verdadeira no bate-papo e se diz satisfeita com a participação no "Programa do Bial", do GNT. "Não foi coragem, a verdade precisa ser dita. Alguém tem que quebrar o estado de vida fingidinho das pessoas. Não cabe mais esse fingimento, estamos vivendo muitas coisas sérias. Temos uma falta nos hospitais públicos, nas escolas, na segurança.....

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

GM revisa investimento de US$ 1 bi e anuncia nova plataforma global

A General Motors está reavaliando o plano de investimento de US$ 1 bilhão para a Índia e colocou na conta o desenvolvimento de uma nova plataforma global para mercados emergentes. O grupo repensou sua estratégia após as vendas caírem quase 40% em relação ao ano passado, derrubando o market share no segmento de carros de passeio para menos de 1% no país. Queda nos emplacamentos e maior rigor nas regras de emissões de carros a diesel também pesaram na mudança de planos. O fabricante norte-americano já tinha firmado o compromisso de investir US$ 1,0 bi no país, o que incluía, entre outras coisas, o lançamento de uma minivan (abandonada em favor de um SUV compacto) e agora uma nova plataforma modular, projetada para produzir carros compactos destinados a mercados emergentes. “Estamos realizando uma revisão completa de nosso programa para futuros produtos na Índia”, Swati Bhattacharya, porta-voz da GM Índia, disse em comunicado. “Como resultado, estamos também colocando em ...

8º dia de greve: caminhoneiros protestam mesmo após anúncio de Temer

Há protestos em AL, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SE, SP e TO Caminhoneiros ainda bloqueiam rodovias do RJ, mas não estão mais na entrada da Reduc 8 aeroportos estão sem combustível, diz Infraero fonte; G1

Por meio de Medida Provisória, Temer muda tudo no ensino médio

O  ensino médio  vai mudar. Radical e rapidamente. O presidente Michel Temer  sancionou a  Medida Provisória  que mexe no currículo, na organização e na carga horária dos últimos anos da educação básica.  Flexibilização de grade curricular ,  aumento do número de horas de aula  e  ensino integral  em metade da rede estão entre as principais mudanças que começam a ser postas em prática já a partir de 2017/2018 – dependendo somente de quando a Base Nacional Curricular Comum entrar em vigor.  A mudança mais sentida será na grade de disciplinas dos alunos. Hoje, o estudante encara 13 matérias fixas  (língua portuguesa, matemática, biologia, física, química, filosofia, inglês, geografia, história, sociologia, educação física, educação artística, literatura)  em 25 horas de aula semanal.  A partir do próximo ano, as escolas se organizarão para o aluno escolher entre  itinerários formativos  – o nome dado pe...

Tiago Iorc em clipe "Amei Te Ver" com Bruna Marquezine seminua, assista

Bruna Marquezine vai tirar alguns dias de folga depois do fim de  I Love Paraisópolis , novela que deixou a faixa das sete da Globo na última semana. Mas a sua imagem não vai descansar completamente. O cantor e compositor Tiago Iorc está divulgando nesta segunda-feira o clipe de  Amei te Ver , em que canta, ao longo de quatro minutos e vinte e dois segundos, abraçado a uma Bruna seminua. Um detalhe: Iorc é namorado de outra global, a atriz Isabelle Drummond. No clipe, Bruna aparece apenas de calça, sem qualquer peça acima da cintura. Mas não mostra nada demais: como está o tempo todo abraçada a Iorc, só se veem as suas costas. fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/seminua-bruna-marquezine-abraca-e-nao-larga-tiago-iorc-em-clipe

Como o valor do meu ingresso do cinema é dividido entre quem produz, distribui e exibe o filme?

Como o valor do meu ingresso do cinema é dividido entre quem produz, distribui e exibe o filme? William Brito, Jundiaí, SP fontes: Livro  O Economista de Hollywood , de Edward Epstein, e Marcos Petrucelli, crítico de cinema. Superinteressante

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/