Pular para o conteúdo principal

Veja os favoritos ao Globo de Ouro, que será entregue neste domingo

'Pantera Negra', 'Bohemian Rhapsody', 'Sharp Objects', 'Nasce uma estrela' e 'The Good Place' — Foto: Divulgação
Começa o ano novo e, com ele, o período das cerimônias de premiações da televisão e do cinema. Como de costume, o Globo de Ouro dá o pontapé, com cerimônia hoje, para essa etapa em que os melhores do audiovisual em seus diferentes formatos (televisivo e cinematográfico) são celebrados. Mas o mês ainda guarda as celebrações do Critics’ Choice Awards, concedido pela organização de críticos de cinema dos EUA, em 13 de janeiro; o Screen Actors Guild Awards, principal termômetro do Oscar por ter o voto do sindicato formado por atores, jornalistas e profissionais da mídia, em 27 de janeiro; além da divulgação dos indicados ao Oscar, em 22 de janeiro (a premiação será apenas em 24 de fevereiro).

Marcada para hoje, a partir das 22h, com transmissão simultânea no Brasil pelo canal TNT, a 76ª edição do Globo de Ouro promete grande expectativa, já que filmes cotados para o Oscar estão entre os indicados e, na televisão, o prêmio surpreendeu em algumas categorias, como melhor série dramática.

Mostrando a força da televisão no Globo de Ouro, a premiação será comandada por dois nomes de destaque do formato: os atores Andy Samberg, protagonista da comédia (quase cancelada) Brooklyn nine-nine, e Sandra Oh, que fez parte do elenco de Grey’s anatomy e esteve à frente da série Killing Eve, uma das indicadas do Globo de Ouro.

TelevisãoConcedida pelos profissionais da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, a premiação ousou, de certa forma, nas categorias televisivas e listou como melhor série dramática quatro tramas novatas — Bodyguard, Homecoming (protagonizada por Julia Roberts), Killing Eve e Pose (de Ryan Murphy) — e apenas uma antiga — a série The americans, que exibiu a última temporada em 2018.

Por ter uma lista diferente do Emmy, o resultado pode surpreender. The americans, sobre um casal de espiões no subúrbio de Washington, aparece como favorita, já que é a última chance de levar o Globo de Ouro. Porém, Killing Eve, que retrata a perseguição a uma assassina psicopata, e Pose, produção sobre a comunidade LGBT nos anos 1980 em Nova York, foram bastante celebradas pela crítica, têm chance.

Na categoria melhor série cômica ou musical, o prêmio deve ficar na obviedade e ir para The marvelous Mrs. Maisel, produção com um humor inteligente da mesma criadora de Gilmore girls, Amy Sherman-Palladino, que acompanha uma mulher no fim dos anos 1950 largando a vida de dona de casa para virar comediante de stand-up. Caso o prêmio não vá para a série da Amazon, a briga deve ficar entre Barry, da HBO, sobre um assassino de aluguel que cansa da profissão e começa a encontrar felicidade na vida de ator, e O método Kominsky, da Netflix, trama sobre um ator que vira um respeitado professor de Hollywood com Michael Douglas no elenco.

Quando se fala em premiações individuais, os favoritos vão se desenhando. Em melhor atriz de série dramática, há a expectativa de Elisabeth Moss ser premiada mais uma vez por The handmaid’s tale, mas ela tem a concorrência da apresentadora Sandra Oh (Killing Eve), além de Keri Russel (The americans). Entre os atores, o caminho deve ser mais fácil e natural para Matthew Rhys (The americans). Nas categorias de comédia, o prêmio deve ir para Rachel Brosnahan (The marvelous Mrs. Maisel) e Bill Hader (Barry).

O caminho deve ficar tortuoso na categoria de melhor atriz em minissérie e telefilme. A briga deve ser grande entre Laura Dern (The tale), Amy Adams (Objetos cortantes), Regina King (Seven seconds) — que foi premiada no Emmy —, Connie Britton (Dirty John) e Patricia Arquette (Escape at Dannemora). O prêmio deve ficar com entre Amy Adams e Laura Dern. Entre os homens, apesar de grande nomes na disputa, Darren Criss deve se sagrar vitorioso após dar vida ao homicida de O assassinato de Gianni Versace: American crime story.

Sétima arte, para além da telona?Já chegando à 76ª realização, o Globo de Ouro, ainda que desacreditado por margem de cinéfilos, segue sendo o bom e velho termômetro para boa parte das futuras indicações do Oscar. Surpresa mesmo seria, para além da porta aberta na coroação de produtos genuinamente criados para a rede de streaming (caso do provável vitorioso Roma, da Netflix), a premiação de uma aventura exitosa na bilheteria como Pantera Negra ou o efeito bombástico em agraciar o tom ferrenho contra racismo ecoado pelo excelente Infiltrado na Klan assinado por Spike Lee. Menos de 100 membros da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood decidiram os votos dos prêmios a serem entregues.

Com corpo de jurados multicultural, a representatividade dos premiados tende a ser alargada. Daí, o diretor e ativista Spike Lee, injustiçado pelo Globo de Ouro (com apenas duas indicações por Faça a coisa certa, ainda no começo dos anos de 1990), ter lá sua chance. A acirrada concorrência será com os diretores Alfonso Cuarón (vitorioso por Gravidade, em 2014), à frente de Roma, e Bradley Cooper (de Nasce uma estrela, o virtual vitorioso da categoria de melhor drama), mais cotado para vencer como ator, na terceira indicação à categoria. Contra o ator Cooper, só mesmo Rami Malek, magnético, na performance de Bohemian Rapsody.

Ainda no âmbito da música (categoria que aponta para a vitória de Shallow), Nasce uma estrela deve dar a oportunidade para Lady Gaga, latente melhor atriz. Há três anos, ela ganhou (pela minissérie American Horror Story: Hotel) e crava a quarta indicação no Globo de Ouro. No páreo de atriz, estão Glenn Close (de A esposa), com potencial, na 15ª indicação, e Melissa McCarthy, agora dramática em Poderia me perdoar?, filme que recupera a imagem da nada confiável Lee Israel,escritora alcoólatra, imobilizada pela falta de traquejo social.

Poderia me perdoar? promete ainda fazer justiça à carreira do coadjuvante Richard E. Grant (ator de filmes de Jane Campion, Martin Scorsese e Robert Altman), na primeira indicação ao Globo de Ouro, na pele de um magnético falsário.

Francos destaques

Num caso similar ao do brilho das animações Os Incríveis 2 e Homem-Aranha no Aranhaverso, cotadíssimos para prêmio, três longas entram na competição para chamar a atenção: Se a rua Beale falasse (de Barry Jenkins, o mesmo por trás do fenômeno Moonlight), e a dupla que disputará, cabeça a cabeça as categorias de roteiro e de melhor comédia — Green Book: O guia e A favorita.

Uma prisão injusta motivada por racismo dá o mote de Se a rua Beale falasse, no qual a coadjuvante Regina King (franca favorita) se vê desesperada diante da condição da filha grávida e do genro encarcerado. Filha de uma professora e de um eletricista, na vida real, King (vista em Jerry Maguire e Ray), que venceu por três vezes o Emmy, concorre ainda pela minissérie Seven seconds.

Green Book — filme em que o diretor Peter Farrelly galga novo patamar, passada a investida em comédias como Debi & Lóide e Quem vai ficar com Mary? — trata de um caso real de amizade entre o pianista negro Don Shirley (o coadjuvante de peso Mahershala Ali) e o motorista ítalo-americano Tony Lip (Viggo Mortensen), num ambiente ainda segregacionista. Mortensen, na categoria de melhor ator de comédia ou musical, é o único com reais chances de desbancar o favoritismo de Christian Bale (na quarta indicação ao Globo de Ouro), o maior destaque de Vice, fita em que encarna o ex-vice-presidente americano Dick Cheney.

Igualmente atrelado ao poder está o mote da comédia A favorita (do grego Yorgos Lánthimos), filme capaz de render multiplicação de indicações para as atrizes Olivia Colman (a rainha Elizabeth II da série The crown), que já venceu o Globo de Ouro, há dois anos, por O gerente da noite, e para as coadjuvantes Emma Stone (na quinta indicação) e Rachel Weisz, que chega à terceira possibilidade de prêmio.

Vencedora da Taça Volpi de atriz (em Veneza), pelo papel da rainha Anne, a inglesa Colman é dada como a barbada para o Globo de Ouro em que compete pelo retrato de uma mulher mantida, por cinco anos no poder, mas nada estudada nos bancos escolares. Contra Colman, só mesmo Emily Blunt tem chances, depois de, ao longo de 12 anos, acumular seis indicações e um prêmio no Globo de Ouro.

Hoje à noite, ela compete pelo protagonismo no musical O retorno de Mary Poppins. Mesmo perdendo, Blunt tem o mérito, na telona, da terceira parceria com a diva Meryl Streep, contabilizados O diabo veste Prada e Caminhos da floresta.


Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...