Pular para o conteúdo principal

Especial dia dos Professores: Michelle tinha que interromper aulas por causa de tiroteios na Maré, me fizeram desistir

A pegagoga Michelle Henriques Ramos no Conjunto de Favelas da Maré (Foto: Alexandre Durão/G1)

A pedagoga Michelle Henriques Ramos no Conjunto de Favelas da Maré (Foto: Alexandre Durão/G1)

As calçadas estão tomadas de mercadorias, que vão de peixes a réplicas de roupas de marca. Todos caminham no meio da rua. Um morador brinca: "Não se preocupe com os carros, o problema aqui são as motos". Uma garota de não mais que 10 anos pilota uma delas, vestida com a camisa do colégio. Em um skate, também no meio da rua, um deficiente físico improvisa uma cadeira de rodas e usa uma luva de gari para impulsioná-lo protegendo as mãos. Era neste ambiente, no Conjunto de Favelas da Maré, Zona Norte do Rio, onde a pedagoga Michelle Henriques Ramos, de 32 anos, dava aulas. Por causa dos tiroteios que interrompiam as aulas e das frustrações do dia a dia, deixou a função.Mas não eram só os confrontos entre policiais e traficantes que interferiam no trabalho — provocando a situação delicada de ter que explicar para crianças pequenas o que é o enfrentamento armado, e o porquê dele ocorrer. O sistema de progressão automática de educação do município colocava alunos de diferentes níveis de aprendizado na mesma sala. Na prática, havia "turmas dentro das turmas". Meninos que nem sequer eram alfabetizados tentando elaborar uma frase complexa. Foi quando Michelle, que sempre atuou na rede pública, percebeu que queria trabalhar na outra ponta da educação. Cansada de colocar a vida em risco e de ser vítima da formulação de políticas públicas, decidiu ela própria elaborá-las.
Confira a seguir a trajetória de Michelle, uma das entrevistadas para o especial do G1 sobre o Dia dos Professores.
G1 - Por que decidiu lecionar?
Michelle Henriques Ramos - Sempre quis dar aulas, ser professora. Fiz faculdade e depois concurso para a Prefeitura do Rio. Como já tinha feito um projeto na Maré, por causa do trabalho com o Jaílson de Souza [do Observatório de Favelas, que faz pesquisa sobre ações públicas em favelas e fenômenos urbanos], acabei escolhendo uma escola aqui. Dava aula da educação infantil até o quarto ano, de todas as matérias. No ensino básico, a turma tem uma professora em todas as disciplinas, exceto arte e educação física.

G1 - Tinha de conciliar mais de um emprego?
Michelle Henriques Ramos - Enquanto dava aulas, eu trabalhava no Observatório de Favelas. Eu era técnica em um projeto e agora sou coordenadora de um projeto com crianças e adolescentes. Em um deles, os alunos aprendem a tirar fotos. Mas precisamos pedir autorização para o Exército para fotografar. Não de uma maneira formal, mas precisamos pedir autorização para tirar foto na rua.
G1 - Sabemos que os professores da rede pública têm salário baixo, infraestrutura deficitária etc. O que te motivava?
Michelle Henriques Ramos - A motivação eram os alunos, gostava muito do carinho e do afeto deles. Da relação que construí. Sair não foi um momento fácil.
G1 - Qual foi o momento em que você falou: "Não dá mais"?
Michelle Henriques Ramos - Vinha de um processo de desgaste meu em relação a todas estas questões. Veio o período eleitoral, e eu continuava não vendo mudanças, as propostas continuavam sendo as mesmas. Aí teve o falecimento da minha mãe, uma questão pessoal, e concluí que estava me desgastando demais. A questão salarial realmente não compensa.
Atuava em uma escola que era considerada área de risco. Esta escola tinha bastante problema em questões de violência e tinha toda a questão política, que a prefeitura implantava dentro da escola. A quantidade de alunos por aula era muito grande, por exemplo. Era difícil. Havia turmas com 40 pessoas. Alguns, por causa da progressão automática, não eram nem alfabetizados. Era uma turma mesclada. Um grupo que não era alfabetizado estudando com outro grupo que já era. Havia também o problema da meritocracia: por estar em uma área de constante confronto com a polícia, a escola nunca era beneficiada com a gratificação porque o índice [resultado em provas públicas de avaliação] era baixo. A gente trabalha com vidas antes de trabalhar com educação.
A pedagoga Michelle Henriques Ramos no Conjunto de Favelas da Maré (Foto: Alexandre Durão/G1)
G1 - Como a meritocracia se torna um problema?
Michelle Henriques Ramos - Comparando essa escola com uma da Zona Sul é lógico que a da Zona Sul tem mais condições de trabalho e ganha benefício, bônus. Esta escola não tem toda esta infra-estrutura. Isso desanima bastante, porque não tem muito o que fazer. Isso [a violência] atrapalha a concentração e o desempenho dos alunos. É um jogo em que você fica imobilizado.
G1 - Como é o trabalho hoje no Observatório de Favelas?
Michelle Henriques Ramos - O Observatório de Favelas é uma instituição que trabalha com a formulação de políticas. Hoje, é muito mais positiva do que na outra ponta. Percebi que, para mim, o melhor caminho seria a formulação de políticas. Percebi que seria uma contribuição maior.
G1 - Já foi vítima de agressão, de violência ou de ofensas na sala de aula?
Michelle Henriques Ramos - Não. O que existia eram situações em que a gente ficava com os alunos no corredor, evitando algum tipo de risco nos momentos de confronto [troca de tiros na Maré]. Minha relação com os alunos era muito boa, só havia problemas normais de adolescente e criança, que são facilmente resolvidos. Mas os problemas sérios de violência [fora da escola] tiravam a concentração dos alunos. Já aconteceu de não conseguir sair da escola, ficar presa durante algumas horas. Ou a escola nem abria. Em nenhum momento deixei de dar aula por causa dos alunos ou porque não gostava. Parei tanto pela política que era colocada quanto pela questão da violência.
G1 - Você pensa em um dia voltar?
Michelle Henriques Ramos - Não descarto voltar a dar aula, gosto muito da profissão. Não consigo me ver fora dessa área.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

Sai a lista anual de bilionários da Forbes 2024; veja os 10 mais ricos do mundo

  1. Bernard Arnault (França) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 233 bilhões (R$ 1,18 trilhão) Pelo segundo ano consecutivo, Arnault é a pessoa mais rica do mundo. Sua fortuna cresceu 10% em 2023 graças a mais um ano de faturamento recorde para seu conglomerado de luxo, o LVMH, dono de Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora. 2. Elon Musk (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 195 bilhões (R$ 987 bilhões) Como o ranking muda constantemente, Musk ganhou e perdeu diversas vezes o título de "mais rico do mundo", à medida que mudou a valorização das suas empresas, a SpaceX, a Tesla e a rede social X (antigo Twitter). 3. Jeff Bezos (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 194 bilhões (R$ 982 bilhões) Bezos ficou mais rico este ano graças ao excelente desempenho da Amazon no mercado de ações. 4. Mark Zuckerberg (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 177 bilhões (R$ 895 bilhões) O presidente da Meta enfrenta altos e baixos. Depois

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Setores citam prejuízo e repudiam judicialização da desoneração

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu monocraticamente pontos da lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. Na avaliação do magistrado, a norma não observou o que dispõe a Constituição quanto ao impacto orçamentário e financeiro. O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu pontos da lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. Na avaliação do magistrado, a norma não observou o que dispõe a Constituição quanto ao impacto orçamentário e financeiro.  O governo está forçando a barra sobre um tema que já foi decidido pelo Congresso. O governo não aceita a decisão do Poder Legislativo. O governo não mostrou disponibilidade no ano passado para debater esse tema. Retirou a urgência nesse ano. Uma semana depois de retirar a urgência, entra no STF. O diálogo sempre vai existir, o governo é que não mostra disposição

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol