Pular para o conteúdo principal

Na região do ABC, Sindicato estima até 24 mil adesões metalúrgicos ao PPE

André Henriques/DGABC  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
Sindicalistas estimam que, nas sete cidades da região, até 24 mil metalúrgicos podem ser incluídos no PPE (Programa de Proteção ao Emprego), mecanismo lançado pelo governo federal no início do mês e que teve as regras publicadas ontem no Diário Oficial da União. A estimativa foi feita pelos três sindicatos que representam a categoria no Grande ABC, com base no excedente de mão de obra nas fábricas e na queda de produção na indústria – principalmente a automotiva – nos últimos meses.
A maior parte dos operários que pode ter redução na jornada de trabalho e no salário é dos que atuam nas autopeças de Santo André e Mauá. Entre as cerca de 22 mil pessoas que trabalham nas empresas desse segmento nas duas cidades, até 15 mil podem ser atingidas pela medida, segundo José Braz da Silva, o Fofão, presidente interino do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá. “Imagino que todas as autopeças vão aderir ao PPE, pois a produção está caindo. Como essas indústrias demitiram, mas não em massa, ao contrário das montadoras, acredito que tenham interesse em preservar o emprego”, comenta Fofão. Apesar da redução temporária no salário, ele elogia o programa. “É melhor pingar do que secar. Pior é o desemprego”, sentencia.Já o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, estima que 3.000 trabalhadores de São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra devem ter os empregos preservados pelo mecanismo federal, principalmente os empregados das montadoras. Entretanto, para que essas empresas possam aderir ao programa, têm de zerar os bancos de horas e as férias coletivas, além de não possuir lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho) vigente.
Em São Caetano, o vice-presidente do sindicato dos metalúrgicos da cidade, Francisco Nunes, avalia que o número de empregados que pode ser afetado no município chega a 6.000. Entre eles estão 5.000 funcionários de 300 autopeças, mais 1.000 da General Motors, grupo que está em lay-off até outubro. “A medida é boa, mas é tardia. O governo deveria ter oferecido o PPE em janeiro. Agora, muitos pais de família já perderam o emprego.” Nunes afirma que, para cada posto de trabalho preservado na montadora, três funcionários de fábricas fornecedoras deixam de ser demitidos, o que os beneficia indiretamente.
Ford, Mercedes, Scania, Volkswagen e Toyota, que possuem unidades na região, disseram que estão estudando o PPE e, portanto, ainda não têm definição sobre o tema. A GM não se manifestou.
OUTROS SETORES - Na indústria química, os empregadores devem lançar mão da ferramenta para proteger os empregos. Entretanto, segundo o presidente do sindicato da categoria na região, Raimundo Suzart, ainda não é possível estimar números. “Precisamos ver se as empresas atendem aos critérios do governo. O setor tem muitas fábricas de pequeno porte, algumas com dívidas de FGTS e INSS e que, portanto, não podem participar.” Apesar disso, ele elogia a medida.
O presidente do Sindicato dos Borracheiros de São Paulo, Marcio Ferreira, por outro lado, diz que o mecanismo não deve ser adotado pelas indústrias do segmento. “Nas empresas pequenas, não houve alto número de cortes. Para participar do programa, é preciso demitir. Isso é um contrassenso”, critica. No caso de empresas grandes, como Pirelli e Bridgestone, ele considera que a melhor saída são os acordos feitos diretamente com os patrões, sem necessidade de intermediação do governo.
Entre os bancários, também não deve haver redução da jornada, segundo Belmiro Moreira, presidente do sindicato na região. “Para aderir, o setor tem que estar em crise. Não é o caso dos bancos, que têm lucros exorbitantes.” Mesmo assim, ele também elogia o PPE, por considerar que o mecanismo mantém o aquecimento da atividade econômica.
Também não deverão ser afetados funcionários de empresas de telecomunicações, considera o diretor regional do Sintetel (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de São Paulo), Mauro Cava de Britto. Segundo ele, no caso do call center, os teleoperadores têm ganho médio de R$ 800. Se houvesse redução, a remuneração seria inferior ao salário-mínimo (R$ 788). No caso dos que atuam em manutenção de redes, Britto salienta que as empresas mantêm boa parte dos empregados na ativa pois estão sujeitas a sazonalidades. Por exemplo, no verão, período de fortes chuvas, há mais demanda por consertos em fiações.
(Colaborou Soraia Abreu Pedrozo)

Programa reduz jornada em até 30%
O PPE (Programa de Proteção ao Emprego) possibilita às empresas afetadas pela crise econômica a redução de até 30% na jornada de trabalho dos funcionários. O salário pago será diminuído em igual percentual. Entretanto, o governo federal, por meio do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), irá cobrir metade do valor suprimido – limitado a 65% do maior valor pago pelo seguro-desemprego – o que, na prática, reduzirá os ganhos do trabalhador em 15%.
As adesões têm de ser aprovadas em acordos coletivos com os sindicatos e podem ser feitas até o dia 31 de dezembro. O PPE poderá ser adotado por até seis meses, prazo que pode ser prorrogado por mais meio ano. Durante a vigência da ferramenta e após um terço de todo o período, o trabalhador afetado terá estabilidade. Ou seja, se a redução de jornada durou um ano, o empregado só poderá ser demitido depois de quatro meses do retorno à rotina padrão.
Para poder participar, a empresa interessada tem de possuir ILE (Índice Líquido de Emprego) igual ou inferior a 1%. Essa operação é feita com base no saldo de vagas em 12 meses em comparação com o estoque de postos registrado no mês anterior a esse período.
Além de preservar empregos, o governo estima que a medida reduz despesas se comparada ao que seria gasto com o seguro-desemprego.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...