Pular para o conteúdo principal

2 - Para que serve os vereadores? MP denuncia vereador de Taubaté por esquema 'fura fila' na saúde

Bilili de Angelis é acusado pelo MP de favorecer, por meio de 'fura fila', pacientes que o procuraram para obter consultas e exames na rede estadual de saúde — Foto: Divulgação
Bilili de Angelis é acusado pelo MP de favorecer, por meio de 'fura fila', pacientes que o procuraram para obter consultas e exames na rede estadual de saúde — Foto: Divulgação

A Justiça bloqueou até R$ 836,3 mil em bens do vereador de Taubaté, Bilili de Angelis (PSDB), em uma ação por improbidade administrativa - o valor equivale a 100 vezes o salário do político. A decisão é resultado de uma denúncia do Ministério Público (MP-SP) que apontou que o parlamentar encabeçou entre 2013 e 2016 um esquema para fraudar, por meio de 'fura fila', o agendamento de consultas e exames no núcleo de regulação de vagas 'Cross' - que gerencia o atendimento de pacientes pela rede SUS no estado. Ele negou as acusações. (leia abaixo)

De acordo com a denúncia, do promotor José Carlos Sampaio, o esquema contava na época com a participação de duas funcionárias do Hospital Regional e três assessoras do parlamentar. Ao todo foram sete pessoas denunciadas, entre elas também a atual secretária de Saúde de Pindamonhangaba, Valéria Santos, cuja filha é assessora de Bilili.

Valéria foi diretora da Diretoria Regional de Saúde (DRS) até 2016. A unidade é um braço administrativo da Secretaria Estadual da Saúde na região e gerencia o Cross. Ela deixou o cargo para assumir a secretaria de Saúde em Pinda. A senha dela no Cross foi usada na suposta fraude.

Na ação, a promotoria diz que o gabinete do vereador era usado para marcação de consultas e exames. No procedimento regular de acesso ao Cross, o paciente precisa passar por uma consulta na rede pública, receber do médico a indicação de um procedimento e, só então, é incluído no sistema que regula a oferta de serviços de saúde no estado.

ASSISTA:




Essa inclusão no Cross, feita por um serviço central, depende ainda da observação do médico, que é quem aponta se é um caso de emergência.

Segundo o MP, com base no depoimento de uma das acusadas e pelo rastreamento de provedores de internet, que mostraram acesso ao sistema Cross a partir de um computador na Câmara, foram inseridas, irregularmente no sistema a pedido do vereador, pessoas que não tinham a indicação médica.

A investigação apontou que há indícios de 252 atendimentos no esquema ‘fura fila’ no Hospital Regional. Para o MP, o objetivo do esquema era 'obter dividendos políticos ao parlamentar'. O vereador nunca ocultou sua atuação regional como agenciador de exames e consultas, mas defende não haver irregularidade na ação.

Entre os crimes cometidos pelos denunciados, segundo a MP, estão associação criminosa; falsificação de documento público; falsidade ideológica; uso de documento falso; inserção de dados falsos em sistema de informações; modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações e corrupção passiva.

A denúncia foi acolhida, mas não há prazo para julgamento do mérito pela Justiça.


Esquema



Para incluir os pacientes no Cross, Bilili precisava de uma senha de acesso ao sistema. De acordo com o promotor, o gabinete dele obteve o acesso por meio de uma troca de favor, empregando a filha da ex-diretora da Diretoria Regional de Saúde (DRS), Valéria dos Santos – hoje secretária de saúde em Pindamonhangaba. No processo, Bilili e Valéria negaram a existência de vínculo de amizade entre eles.

“Eu conheço o vereador Bilili, pois minha filha trabalha com ele. Eu nunca tive vínculo com o vereador, pois o conheci no DRS, onde ele compareceu umas três ou quatro vezes”, disse Valéria durante a investigação.

A filha de Valéria, assessora de Bilili, conforme consta na denúncia, usava o acesso da mãe para incluir os pacientes na lista sem que precisassem seguir o protocolo. Na ação, o MP colheu depoimentos de pacientes que iam ao gabinete e eram atendidos por ela. Eles contam que entregavam os pedidos e dados pessoais e depois eram avisados das datas para atendimento.

O MP rastreou os acessos ao Cross e descobriu pelo registro IP que eles eram feitos por computadores de dois endereços: do gabinete de Bilili na Câmara e da casa da filha da secretária.

Para possibilitar o 'fura fila', a promotoria acusou Bilili de contar com a conivência de duas funcionárias no Hospital Regional por meio de troca de favores. Ambas tinham acesso ao lançamento de informações no sistema Cross e teriam recebido, semanalmente, até 2016, lista de pacientes que deveriam ser inseridos no sistema Cross de forma fraudulenta.

O MP apontou, com base no depoimento de uma delas que a troca de favor pelo serviço foi a doação de postes padrão de energia elétrica. "O vereador Bilili me presenteou com a doação de um poste padrão, que foi instalado na residência do meu namorado", disse uma das denunciadas por integrar o esquema. Ela foi demitida em 2016.

Segundo o órgão, a ação fraudou o direito de acesso à saúde dos pacientes, beneficiando uns em detrimento de outros. O MP pediu o afastamento do parlamentar e da assessora dele, filha da secretária de Pinda. Apesar do bloqueio de bens do vereador, o pedido de afastamento foi negado na decisão do último dia 17.


Outro lado


Por meio do advogado, Daniel Brandão, Bilili informou que fazia pedidos de inclusão de pacientes no sistema, mas em vagas remanescentes e obedecendo ao protocolo legal. Sobre as alegações de que fazia marcações em seu gabinete, disse considerar que isso é parte de seu trabalho como agente fiscalizador de saúde.

“Se o setor público fosse eficiente, não necessitaria do vereador. Se há ineficiência no estado, o vereador é obrigado a intervir”, afirmou o defensor do parlamentar.

Procurada pelo G1, a secretária Valéria dos Santos, não retornou o e-mail da reportagem, mas informou, por meio de uma assessora na secretaria de Saúde de Pinda, que não tem conhecimento da ação e que por isso não comentaria, por enquanto, o caso.

A Secretaria Estadual de Saúde informou em nota que não foi notificada sobre a denúncia de fraudes e que está à disposição para esclarecimentos. “A pasta repudia todo e qualquer ato que prejudique a assistência à população. Uma apuração preliminar foi instaurada e, se confirmadas as irregularidades, o servidor envolvido será responsabilizado de acordo com a legislação”, completou.

Em nota, o Hospital Regional informou que "zela pela plena regularidade de sua operação e coloca-se totalmente à disposição da Justiça para a apuração dos apontamentos do Ministério Público, naquilo que eventualmente envolver condutas praticadas pelos empregados do Hospital", disse a unidade.

A direção do Regional afirmou ainda que vai abrir sindicâncias internas para apuração dos fatos contidos na denúncia e, sendo comprovadas, vai aplicar as sanções previstas na legislação.

Sobre a informação que consta na ação, que o hospital confirma 252 agendamentos de 'primeira consulta' por funcionária não autorizada, o hospital afirma que eventuais fraudes serão apuradas no curso do processo. A mulher, que foi denunciada pela promotoria, não tinha permissão para esses agendamentos e foi demitida em 2016.

A Prefeitura de Pindamonhangaba, onde hoje atua Valéria, não quis se pronunciar sobre o caso.


fonte: G1/Vale do Paraiba

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

DORIA NÃO MENTE

Rancho D´Ajuda

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40