Pular para o conteúdo principal

Jovem que perdeu couro cabeludo em acidente de kart ganha peruca que reproduz visual original

Débora Dantas ganhou peruca que reproduz visual anterior ao acidente com kart — Foto: Reprodução/TV Globo

Emocionada, Débora Dantas se surpreendeu com semelhança do acessório com o cabelo que tinha antes do escalpelamento.


Depois de cinco meses do acidente de kart em que perdeu o couro cabeludo, a jovem Débora Dantas saiu de casa em direção a um salão de beleza em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Ela sabia que iria ganhar um presente, mas não fazia ideia de que seria presenteada com a peruca que reproduz o que era seu cabelo antes da fatalidade.

“Lá no hospital eu disse assim: “eu nunca fui num salão de beleza, e agora eu não posso mais”. E agora a gente está aqui”, disse a jovem de 19 anos, ao ganhar um "dia de princesa".

Débora Dantas abraça Luiz Crispim, que confeccionou peruca — Foto: Reprodução/TV Globo
Débora Dantas abraça Luiz Crispim, que confeccionou peruca — Foto: Reprodução/TV Globo

Em segredo, 17 pessoas trabalharam numa peruca feita especialmente para Débora. “Eu usei todas as técnicas atuais, com as referências internacionais, como a Beyoncé”, afirmou o peruqueiro Luiz Crispim.

Em outros casos, uma peruca fica pronta em 20 dias. Para Débora, a peça foi confeccionada em três meses. “Eu quis nesse momento trazer a réplica de como era o cabelo da Débora antes da queda”, disse Crispim, que teve a consultoria de um cirurgião plástico.

"Quando acontece um escalpelamento, o mais importante é saber que aquele tecido que é colocado ali tem que ser um tecido que possa transpirar", informou o cirurgião plástico Nívio Moreira.


Reencontro com si mesma


Depois de contar os minutos à espera da surpresa, o encontro aflorou o sentimento de gratidão nos dois: em Débora, pelo presente, e em Luiz, pela inspiração a partir da história da jovem.

“Essa força de continuar a vida e querer motivar outras pessoas... Eu fiquei sabendo que ela deu palestras em escolas públicas. Uma das pessoas que ela mais motivou fui eu”, afirmou Crispim.

Após 'dia de princesa', Débora Dantas curtiu seus gatos em casa — Foto: Reprodução/TV Globo
Após 'dia de princesa', Débora Dantas curtiu seus gatos em casa — Foto: Reprodução/TV Globo

Depois de ajustes na peruca, que reproduz o ondulado e a cor dos cabelos que Débora tinha antes do acidente, a jovem se reencontrou com si mesma.

“Estou me lembrando de muitas coisas, de quem eu era. Eu me lembro de quem eu era, sabe?”, disse.

Com a “amputação” do couro cabeludo, a identidade de Débora também se perdeu. Mas o vazio foi ocupado pelo namorado, Eduardo Tumajan, que prestou socorro logo após o acidente. O amor dos dois liga o antes e o depois do acidente no kart.

Débora Dantas e Eduardo Tumajan fortaleceram relacionamento após acidente de kart — Foto: Reprodução/TV Globo
Débora Dantas e Eduardo Tumajan fortaleceram relacionamento após acidente de kart — Foto: Reprodução/TV Globo

“Eu espero primeiramente que ela recupere a saúde, que tenha oportunidade de estudar, de trabalhar, de ter uma vida normal”, afirmou Eduardo.

Impasses no tratamento


A pista de kart funcionava num hipermercado no Recife, que pagou o tratamento até o fim de 2019. Além da dor física, na cabeça, a jovem também sente algo que vem de dentro. “Muda tudo. A minha visão de sociedade. A minha inserção na sociedade em si”, disse.

Durante o acidente, a pele foi arrancada desde a altura dos olhos até a nuca da jovem. Para enfrentar a perda da imagem que tinha, a jovem tenta se inserir de novo na sociedade se expondo, sem medo, nas redes sociais. Ela também se dedica a um tratamento que não é fácil.

Desde o acidente, foram 20 cirurgias em hospitais do Recife e de Ribeirão Preto (SP), mas o tratamento está longe de terminar. Ainda falta uma série de cirurgias plásticas ao longo de cerca de seis anos. Em 2020, a caminhada ganhou um novo obstáculo a ser enfrentado. Para a surpresa de Débora, a continuidade do tratamento é incerta.

Esse auxílio [da rede de supermercados] foi encerrado abruptamente por questões do interesse deles, ignorando a necessidade. Não é nem uma questão de opção, é uma necessidade que Débora possui em prosseguir esse tratamento, que, aliás, é longo", afirmou o advogado da jovem, Eduardo Barbosa

“No dia 6 [de janeiro] eu tinha que estar no hospital fazendo uma cirurgia e retirando pontos que estão saindo da minha cabeça. Esses pontos têm grande risco de infeccionar”, disse Débora.

Após acidente de kart em agosto de 2019, a jovem Débora Dantas espera continuar tratamento — Foto: Reprodução/TV Globo
Após acidente de kart em agosto de 2019, a jovem Débora Dantas espera continuar tratamento — Foto: Reprodução/TV Globo

Desta vez, a jovem não saiu do Recife. Segundo o advogado de Débora, Eduardo Barbosa, o hipermercado passou a condicionar o pagamento à solução de um acordo sobre indenização. “Foi informado que ela não mais prosseguiria no tratamento, a não ser que renunciasse a direitos concretos que ela possui de indenização”, afirmou Barbosa.

“Eu espero que se resolva isso porque é muito triste. É muito desumano, é cruel passar por isso. Eu desejo que ninguém nunca mais passe por isso. Porque é um misto de sentimentos ruins e frustrações. É uma falta de respeito”, disse Débora.

O que diz a empresa


O hipermercado, porém, apresenta outra versão. A empresa lembra que custeou todo o tratamento até agora e explica que o procedimento de janeiro foi reagendado, e diz que o novo cronograma também será cumprido independentemente de acordos sobre qualquer outra questão.

ós planejamos mais dez procedimentos para ela fazer ao longo do ano. Um deles é o transplante capilar para reconstruir e refazer a sobrancelha dela”, disse o médico Alex Fioraventi.


fonte: G1/Fantástico

tv jpsp

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), o  Projeto de Lei  3.214/2023, que  defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil . Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin. O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalizaç

DORIA NÃO MENTE

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co