Pular para o conteúdo principal

"Lula orienta PT a criar núcleos evangélicos e partido quer construir “interpretação” da Bíblia


Lula, Gleisi Hoffmann e Dilma Rousseff em reunião do diretório nacional do PT em novembro de 2019.

 Lula, Gleisi Hoffmann e Dilma Rousseff em reunião do diretório nacional do PT em novembro de 
O crescimento da população evangélica no país e sua participação decisiva nas eleições de 2018

 (estimativa do Datafolha aponta que Jair Bolsonaro teria recebido até 69% dos votos do eleitor que se declarou evangélico) fez a direção do PT incentivar a criação de núcleos evangélicos nos diretórios estaduais para tentar buscar uma reaproximação com esse público. A ação foi decidida no 1º Encontro Nacional do Núcleo de Evangélicos do PT, realizado em abril do ano passado e reforçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas conversas que tem feito com as lideranças regionais desde que passou a viajar pelo país após deixar a prisão. O partido já conta com núcleos evangélicos em 18 estados brasileiros.

Relembre: Carta de Haddad aos evangélicos esconde apoio do PT ao aborto, ao “kit gay” e à ideologia de gênero

Segundo carta divulgada no site do partido no último dia 8 de janeiro, os núcleos terão por objetivo “fortalecer espaços de atuação e formação de evangélicas e evangélicos, filiadas, filiados e simpatizantes ao PT; apoiar, participar e dialogar com movimentos sociais; criar espaços de acolhimento, inclusão e afeto para todas as pessoas, especialmente aquelas em sofrimento; e contribuir na construção de modos de leitura e de interpretação da Bíblia, a Palavra de Deus, que nos capacitem para atuarmos, conforme a sabedoria do Espírito e os ensinamentos de Cristo, desenvolvendo práticas libertárias, inclusivas e plurais em nossas comunidades de fé e no mundo”.

Apesar de o PT, nos seus 13 anos de governo, ter incentivado pautas como a do aborto, a famosa cartilha “Escola Sem Homofobia” – parte do que ficou conhecido como o “kit gay” –, e a difusão do que o partido chama de “identidade de gênero”, tendo Fernando Haddad assinado a “Plataforma LGBTI+ Eleições 2018”, que previa “implementar a Política Estadual LGBTI+, em consonância com as deliberações das 1ª, 2ª e 3ª Conferências Estaduais e Nacional LGBT, com as devidas atualizações”, a presidente do partido, a deputada Gleisi Hoffmann chama de “fake news” as notícias que tentam veicular o partido a esses temas e garante que não há conflito entre a pauta do PT e os costumes mais conservadores vivenciados pela população evangélica. Nem temas como aborto, legalização de drogas e união homoafetiva afastam, na visão da petista, o partido dos valores evangélicos.

“A pauta de costumes nunca foi a pauta central do partido. Existimos para defender o povo brasileiro, os trabalhadores e as trabalhadoras. Dentro da defesa dos trabalhadores, defendemos os direitos das mulheres, a igualdade, lutamos contra a violência. Mas nunca tivemos, programaticamente, a defesa do aborto dentro do PT, por exemplo. A questão racial é importante para nós, porque, entre os trabalhadores, são os negros que sofrem mais. E a questão homossexual é questão de respeito às pessoas. Nossas ações não são de incentivo, não há cotas, nossas ações são de respeito. Não admitimos que uma pessoa sofra violência ou preconceito por conta da orientação sexual. E isso os cristãos também têm que combater”, diz. “Os evangélicos criticam que há uma exacerbação deste lado, um incentivo. Nunca fizemos isso, apenas defendemos o direito das pessoas, a diversidade, isso é fundamental”, acrescenta.

Sobre o aborto, Gleisi insistiu que o tema não faz parte da pauta do PT. "Nunca tivemos programaticamente a defesa do aborto no PT. Não tem no nosso programa, não tem em decisão do nosso congresso partidário. Tem pessoas dentro do partido que defendem. Assim como tem outras que não defendem. Eu não defendo. Aborto é uma questão de saúde pública e tem que ser tratada nesse limite. O que quero dizer é que não há essa linha democrática. Isso não é fundante para nós, não é linha, mas respeitamos quem defende, como na sociedade brasileira".

Lembrando que o partido tem duas deputadas federais evangélicas (Benedita da Silva – RJ – e Rejane Dias – PI), Gleisi disse que o partido sempre trabalhou com núcleos temáticos e que sempre teve uma base evangélica forte.

“O que mudou é que uma parte dos evangélicos, que foi ficando cada vez maior à medida que ia se consolidando essa estratégia de fakenews e de confronto, se afastou por conta de um discurso mais à direita e da cooptação de lideranças evangélicas. Determinados pastores e bispos, que, na realidade, têm pretensão política, têm interesse financeiro, que começaram a fazer uma campanha de demonização do PT, principalmente na questão de valores, espalhando que o PT defende aborto, casamento gay. Espalharam aquelas fakenews de kit gay nas escolas, a ‘mamadeira de piroca’, e foram afastando o povo evangélico do PT”.


Segundo Gleisi, a orientação é para que se incentive os diretórios estaduais a atrair evangélicos, fazer debates temáticos e mostrar as semelhanças entre o programa do PT e o evangelho. “Afinal de contas, a base evangélica é, sobretudo, composta pelo povo mais pobre do Brasil, uma base social que sempre votou no PT e para quem o programa do PT sempre foi voltado. Nós temos muito mais a ver com o público evangélico do que a direita, em termos de programa”.

O movimento evangélico do PT não conta, no entanto, com aproximação com nenhuma das principais igrejas do país. A presidente do partido diz que a estratégia é voltada para “evangélicos progressistas” e para a base da população evangélica, mas deixou aberta a possibilidade de o partido voltar a se aproximar das grandes lideranças religiosas. “Podemos sim conversar com lideranças de igrejas, mas não com essas lideranças que fazem esse jogo de cooptação política, de misturar política e religião, pregar do púlpito, incentivar o preconceito. Muitos desses pastores, inclusive, já tiveram interlocução conosco, quando estávamos no governo. Mas começaram, no segundo governo da Dilma, a se distanciar muito e buscar uma nova narrativa política para justificar esse afastamento, com essa questão dos valores morais, para fazer política com a base da igreja. Então, começaram a lançar candidatos, começaram a se aproximar de outras correntes. Acho que viram, ali, uma oportunidade de crescer, explorando o preconceito”.

Gleisi vê muito mais semelhanças que diferenças entre a pauta evangélica e a do partido. “O evangelho é tratar os pobres, ter solidariedade, não ter preconceito. Cristo andava com as prostituas, com os pecadores. ‘Repartir o pão’ – os pobres em primeiro lugar. Se pegar o evangelho, qualquer um vê que é muito mais próximo com o programa do PT do que com o que a direita prega. Cristo nunca estimulou o preconceito ou a violência”, disse.

Movimento também no PCdoB
Antes mesmo da intensificação da procura do PT por interlocução com a população evangélica, outro partido de esquerda já havia iniciado a formação de núcleos visando tal público. A partir do Maranhão, único estado que governa, o PC do B vem trabalhando para destacar os evangélicos de seus quadros.

“É fato que o segmento evangélico amplo, principalmente o movimento ligado ao neopentecostalismo, está mais ligado ao governo Bolsonaro. Não estamos colocando esse fato em uma conta política. Não é uma estratégia política. É um processo de amadurecimento natural dos próprios evangélicos que estão nesses partidos de esquerda de terem sua identidade. De não serem taxados de bolsonaristas simplesmente por serem evangélicos. Não vejo como uma estratégia de ocupação de espaço, mas um movimento de quem já é progressista e está se sentindo incomodado com essa tentativa de se colocar um sinal de igualdade entre evangélicos e bolsonaristas”, comenta o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) que vem liderando esse processo no partido. “Existem evangélicos de visão conservadora, mas existem evangélicos de visão progressista. Não é posição de ser evangélico que faz a pessoa partidária de uma ou outra doutrina econômica ou ideológica. Em vários municípios do Brasil há o Movimento Evangélico Progressista”, conta.


Jerry também afirma que não existe um quadro comparativo de posições antagônicas entre a condição de evangélico e a condição de progressista na política. “Não existe um evangélico esculpido de uma forma apenas. Existem vários perfis e a gente nota, claramente, posições diferentes, inclusive nas pautas de costumes. Não existe contradição em ser evangélico e ser do PCdoB. Mesmo porque a grande maioria dos itens dessa pauta de costumes, o partido deixa livre, porque respeita as posições individuais”, afirma.

Jerry critica o que chama de apropriação da fé pelo governo federal. “O governo e uma parte de porta-vozes que se autoproclamam evangélicos processam conceitos que nada tem a ver com o evangelho. Estão pautando conteúdos ideológicos e políticos, buscando se ancorar na fé, na bíblia, sem a menor relação com os preceitos cristãos. Uma manipulação muito forte desses autoproclamados evangélicos, que defendem uma agenda de barbáries, caindo em contradição com os fundamentos cristãos”, diz. “O maior ensinamento de Jesus Cristo é o de amar ao próximo como a si mesmo. Cristo sempre lutou pela igualdade, pela generosidade e pela fraternidade, uma pauta muito mais próxima da esquerda do que da direita. Comunismo é a doutrina econômica e filosófica baseada nos princípios do cristianismo primitivo: comunhão, comunidade, partilha e amor”, conclui.

O último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 2010, e apontava que 22% da população brasileira se declarava evangélica. Pesquisa Datafolha divulgada no dia 13 de janeiro indica que esse percentual já estaria em 31%."


fonte: Gazeta do Povo

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Jornal da BandNews FM - Com Ricardo Boechat11/08/2017

fonte: youtube

Ameaça: 'Netflix não está sabendo onde se meteu', diz Dilma sobre 'O Mecanismo'

A polêmica envolvendo a nova série da  Netflix , ‘ O Mecanismo ‘, está longe de acabar! Desta vez, quem se pronunciou sobre a produção foi a própria ex-presidente  Dilma Rousseff . Segundo ela, o serviço de streaming estaria fazendo uma “propaganda” política, e o seu posicionamento estaria prejudicando o PT com informações falsas. . “A  Netflix  não pode fazer campanha política. […] Acho importante que a gestão da  Netflix  perceba o que está fazendo. Não sei se sabe. O cineasta talvez saiba, mas a direção da  Netflix  não está sabendo onde se meteu. Eu acho isso muito grave. Não vejo porque uma estrutura como aquela dar margem para isso.” Rousseff continua, ressaltando os impactos que a série poderá trazer,  “O que conseguiram com esse processo foi a expansão do ódio, de reprodução desse ódio em escala nacional, um nível de intolerância muito grande e a grande difusão de pequenos grupos de extrema direita pelo país.” A série é ...

Afinal, o que é ser dona de casa?

Depois de ler em diversos portais sobre o novo ofício de  Gisele Bundchen – dona de casa e rainha do lar  –, fiquei com a pulga atrás da orelha: Afinal, o que é ser dona de casa? Há uns 40, 50 anos, poderia afirmar com todas as letras que do lar é aquela que se dedica exclusivamente aos cuidados da casa e da família, englobando atividades como, limpar e organizar a casa , cozinhar, fazer compras, cuidar e educar os filhos, cuidar das roupas da família, se dedicar ao esposo. Entretanto, o papel da mulher na sociedade mudou muito nas últimas décadas. Ela pode usufruir sua liberdade, trabalhar, construir carreira, delegar as responsabilidades da casa a um empregado, contar com o auxílio de creches e escolas para poder trabalhar, contar com a tecnologia para poder dar conta das atividades domésticas. Segundo o último Censo do IBGE, 44% das mulheres têm emprego. Hoje, não só a mulher ajuda na renda familiar, como é responsável pelas finanças da família e já assume papel de ch...

BOPE realiza treinamento anti- terrorismo no Rio, veja imagens

A SuperVia recebeu nesta quinta-feira (2) o terceiro treinamento de segurança para a Olimpiada. O exercício reuniu militares franceses e brasileiros, e teve como objetivo a prevenção de atos de terrorismo e o aperfeiçoamento técnico dos policiais, visando a Rio 2016. A ação, que aconteceu na estação Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio, durou três  horas. Cerca de 30 policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero) e da força de elite da Polícia Francesa, a RAID (Unité de Recherche, Assistance, Intervention et Dissuasion) participaram da atividade. Para a capacitação, foram realizados treinamento de técnicas de retomada dos trens em situação de sequestro, resgate de reféns e neutralização da ameaça com uso de cães de ataque. Segundo André Lavandeira, gerente de segurança da empresa, além do treinamento tático das forças policiais, a ação tamb...

Fique por dentro: Quanto dinheiro recebo ao ser demitido?

São Paulo - Os brasileiros nunca tiveram tanto medo de ser  demitidos , segundo  pesquisa da Confederação Nacional da Indústia (CNI) . Não é por menos:  11 milhões de pessoas estão desempregadas no país , o tamanho da população da  Grécia . Mais do que lamentar, é preciso conhecer seus  direitos  para não ser passado para trás e se planejar . Ao perder o emprego sem justa causa, você, trabalhador, é protegido pela lei e recebe uma longa lista de  indenizações , da empresa e do governo. Pode parecer muito em um primeiro momento, mas é esse  dinheiro  que vai te sustentar até que você encontre um novo emprego, se não tiver reservas financeiras. “É hora de encarar a realidade, cortar gastos e fazer um planejamento para conseguir sobreviver por, no mínimo, seis meses sem emprego”, sugere a educadora financeira Dora Ramos, fundadora da Fharos Contabilidade & Gestão Empresarial.  Veja como montar um orçamento financeiro . ...

Você sabe qual é a idade máxima que cada animal vive? Descubra aqui

A maioria de nós humanos não vai ter a chance de soprar 90 velinhas no bolo de aniversário. E, no entanto, a francesa Jeanne Calment, que nasceu antes da invenção do telefone e quase chegou ao século 21, comprovadamente viveu 122 anos e 164 dias. Lutou esgrima até os 85, andou de bicicleta até os 100, bebeu vinho do porto até o fim. O  site  Science News  publicou ontem uma lista de casos extremos como o de Jeanne: os indivíduos mais idosos já registrados em cada espécie. São velhinhos como o cão pastor australiano Bluey, que quase fez 30 anos (mais que o dobro da  longevidade  média canina) ou a gata Creme Puff, que morreu três dias depois do 38° aniversário (a maior parte dos gatos não passa dos 15 anos). Tem também a tartaruga-gigante Adwaita, a grande recordista, que viveu pelo menos 152 anos na Índia - alguns relatos falam em mais de 250. fonte: http://super.abril.com.br/cotidiano/qual-e-a-idade-maxima-que-cada-animal-viv...

Centrais elaboram mobilizações contra reforma trabalhista de Michel Temer

As declarações proferidas nesta quarta-feira (20/07) pelo ministro do Trabalho e Previdência Social, Ronaldo Nogueira, alegando que encaminhará ao Congresso Nacional uma proposta de "reforma trabalhista" que regulamente a terceirização até o final deste ano agitou ainda mais as centrais sindicais sobre a necessidade de mobilizar os trabalhadores e a sociedade contra medidas impostas pelo governo interino de Michel Temer (PMDB). Na próxima terça-feira (26/07) será realizado em São Paulo um encontro entre sindicalistas para elaborar o plano de mobilização em defesa dos direitos dos trabalhadores e do patrimônio nacional. De acordo com o atual ministro, a intenção é "atualizar" a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), regulamentar a terceirização e tornar permanente o PPE (Programa de Proteção ao Emprego), mas detalhes não foram mencionados. “Ela [CLT] virou uma colcha de retalhos que permite interpretações subjetivas”, opinou Nogueira. FALTA LEGITIMIDADE N...

Relação de candidato por vaga na GM, compara a vestibular de medicina na UNITAU em Taubaté SP

A procura por emprego no complexo industrial da General Motors em São José provocou filas ontem na portaria da empresa, que irá contratar 550 pessoas. Pela manhã, segundo relato de trabalhadores, mais de 300 pessoas chegaram a formar uma fila na portaria 4 da montadora, na zona leste da cidade, para deixar seus currículos, que estão sendo entregues na guarita. O movimento continuou grande durante a tarde. A expectativa do Sindicato dos Metalúrgicos é que cerca de 15 mil pessoas entreguem currículo na empresa, uma média de 27 por vaga. Medicina na Unitau em Taubaté,  r elação candidato por vaga, de 27/30 em 2015. A graduação de medicina  na  Universidade de Taubaté  (Unitau), interior de São Paulo tinha em 2015 de 27 a 30 candidato por  vaga disponíveis , isso mostra que a disputa pela vaga de emprego na GM vai ser apertada.  Os interessados em concorrer a vaga de emprego na montadora podem enviar o currículo pelo site da GM ou entre...

Conheça os carros de Cristiano Ronaldo, avaliados em mais de R$ 17 milhoes de reais

Aston Martin DB9 V12 - Custa aproximadamente 160 mil euros Audi Q7 TDI - Custa aproximadamente 136 mil euros Bentley Amage - Custa aproximadamente 200 mil euros Bentley Continental GTC - Custa aproximadamente 180 mil euros BMW X5 4.8 - Aproximadamente 90 mil euros Bugatti Veyron - Custa aproximadamente 1 milhão de euros Ferrari F430 - Custa aproximadamente 270 mil euros Lamborghini Aventador LP 700-4 - Custa aproximadamente 350 mil euros Maserati Grancabrio - Custa aproximadamente 184 mil euros McLaren MP4-12 C - Custa aproximadamente 208 mil euros Mercedes SLS AMG2 - Custa aproximadamente 230 mil euros Porsche 911 Turbo - Aproximadamente 190 mil euros Porsche Cayenne Turbo - Aproximadamente 170 mil euros Porsche Panamera - Custa aproximadamente 113 mil euros Rolls-Royce Phanton - Custa aproximadamente 430 mil euros RR Fornasari - Custa aproximadamente 280 mil euros fonte:  http://www.cmjornal.xl.pt/multimedia/fotogaleria...