Pular para o conteúdo principal

20 estilos e ritmos para a sua academia do Brasil e do mundo

 


Você conhece os principais tipos de danças pelo mundo? Mais que um exercício físico para movimentar o corpo, estamos falando de uma das manifestações artísticas mais populares a nível global. Afinal, em suas diferentes representações, pode transmitir os valores culturais de uma época, ou de um povo. 

Em razão da pluralidade da dança, ainda que você pratique ou trabalhe com alguma modalidade, pode ter dúvidas sobre quais são os tipos. 

Afinal, seja como uma ferramenta de diversão, de atividade física ou até profissional, contamos com diferentes ritmos e estilos de dança.

Inclusive, reforçando o aumento da visibilidade e do reconhecimento profissional da dança, algumas variações da prática vêm ganhando notoriedade no mundo do esporte. 

Um exemplo é o Breaking, que será uma das modalidades das Olimpíadas de Paris, em 2024, sendo a primeira dança esportiva a fazer parte do programa olímpico. 

Parece interessante? Então prepare-se, pois agora vamos falar sobre diferentes tipos de dança no Brasil e no mundo, inclusive, focando naquelas que você pode incluir na sua academia. 

Vamos lá? Boa leitura!

Quais os principais tipos de dança?

Os principais tipos de dança são:

  1. samba;
  2. frevo;
  3. forró;
  4. ballet clássico;
  5. dança clássica japonesa;
  6. flamenco;
  7. dança clássica indiana;
  8. bolero;
  9. merengue;
  10. salsa;
  11. valsa;
  12. foxtrote;
  13. street dance;
  14. breaking;
  15. house dance;
  16. voguing;
  17. contact improvisation;
  18. fusion contemporary;
  19. pilates e yoga dance;
  20. dança tecnológica;
  21. danças africanas;
  22. dança do ventre.

Agora, confira os principais detalhes sobre cada uma delas, separadas em diferentes categorias.

Tipos de danças brasileiras

Foto: Emanuel Tadeu/Pexels

Agora que falamos sobre os principais tipos de dança espalhados por todo o mundo, não podemos deixar de fora as modalidades que são clássicas em nosso país, não é mesmo? 

Sendo assim, confira mais sobre os principais tipos de danças brasileiras.

Samba

Quando falamos sobre danças brasileiras, não podemos deixar o samba de fora, exatamente por ser uma das manifestações culturais mais tradicionais do país. 

Assim como os outros tipos, a modalidade oferece diferentes vertentes, como o samba de roda, o samba carnavalesco, o samba rock e, é claro, o samba de gafieira.

Frevo

Outra forma popular de dança, o frevo também está relacionado ao carnaval e à dança de rua. Originária do nordeste, a modalidade é caracterizada, principalmente, por seu ritmo acelerado e pelo uso de diversos instrumentos musicais. 

Contudo, ao contrário de outros ritmos carnavalescos no país, as músicas não têm letras.

Forró

Também de origem nordestina, a dança normalmente é realizada em duplas, variando do estilo romântico a performances com movimentos rápidos, balanços e saltos. Há três principais estilos de forró: o eletrônico, o universitário e o tradicional.

Tipos de danças clássicas


Foto: Pexels/Reprodução

Existem várias formas de dança clássica, cada uma com suas próprias técnicas, estilos e tradições. Confira algumas das principais.

Ballet clássico

Um dos principais tipos de dança, certamente, é a dança clássica, com foco no ballet. Trata-se do conjunto de movimentos e passos criados em um sistema e ensinados por meio de coreografias, baseadas em movimentos definidos. 

Entretanto, não paramos por aí, certo? Confira mais alguns estilos de danças.

Dança clássica japonesa (Noh, Kabuki, Buyo)

O Japão tem várias formas de dança clássica, cada uma com suas próprias tradições. As principais são Noh e Kabuki, apresentações teatrais que incluem dança, e o Buyo, uma dança clássica mais tradicional.

Flamenco

Desenvolvida na Espanha, o flamenco é uma forma de dança clássica que incorpora música, canto e dança. Os dançarinos usam movimentos vigorosos, batidas de sapateado e expressões faciais intensas.

Dança clássica indiana (Bharatanatyam, Kathak, Odissi)

A dança clássica indiana é influenciada por diversos aspectos regionais, cada um com suas próprias tradições e estilos. Bharatanatyam é uma dança clássica do sul da Índia, Kathak, do norte, e Odissi, do leste, por exemplo.

Essas danças incorporam gestos, expressões faciais, movimentos de mãos e posturas específicas.

Tipos de dança de salão


Foto: Yelena Odintsova/Pexels

Há diferentes tipos de dança de salão, prática que representa os ritmos e estilos realizados em casais, bastante populares na atualidade. 

A prática é conhecida, também, por ter sido desenvolvida ao longo dos anos em diferentes regiões do mundo, guardando uma forte característica cultural. Confira os detalhes de cada um.

Bolero

É uma dança de salão lenta que se originou na Espanha, sendo influenciada por estilos musicais cubanos e africanos. Caracteriza-se por movimentos suaves, com ênfase na expressividade emocional. 

Os dançarinos mantêm uma conexão próxima e íntima, com destaque para a comunicação não verbal. Os passos envolvem movimentos cadenciados e lentos, proporcionando uma atmosfera romântica.

Merengue

É um ritmo de dança alegre e animado, originário da República Dominicana. É conhecido por seus passos simples e rápidos, muitas vezes acompanhados por movimentos de quadril característicos. 

Os pares de dançarinos mantêm uma conexão próxima, com o líder guiando os passos e os giros de maneira enérgica. Além disso, é frequentemente associado a festividades e celebrações.

Salsa

É um estilo vibrante que combina elementos de vários estilos latinos, como o Mambo, a Rumba e o Cha-Cha-Chá. 

Os movimentos são rápidos e complexos, envolvendo uma série de giros, voltas e movimentos sensuais. A dança é caracterizada por uma conexão forte entre os parceiros, com muita improvisação e expressão individual.

Valsa

É uma dança clássica originada na Europa e popularizada em salões de baile no século XIX. Existem várias variações deste estilo, sendo a Valsa Inglesa e a Valsa Vienense as mais conhecidas. 

Os movimentos são caracterizados por passos suaves, rodopios graciosos e uma fluidez contínua. É frequentemente dançada em eventos formais e considerada uma dança romântica e elegante.

Foxtrote

O Foxtrote é um estilo de dança de salão que se originou nos Estados Unidos no início do século XX. É conhecido por sua versatilidade, podendo ser dançado em ritmos lentos ou rápidos. 

Os passos envolvem deslizamentos suaves, movimentos de balanço e mudanças de peso. Pode ser adaptado a uma variedade de estilos musicais, tornando-o uma escolha popular em diferentes ambientes sociais.

Vale lembrar que cada um desses estilos tem sua própria história, técnica e expressão artística, proporcionando uma rica variedade de opções para os amantes da dança de salão. 

Tipos de danças urbanas


Foto: Ilja Tulit/Unsplash

A dança urbana é um gênero que se desenvolveu nas cidades, refletindo a cultura de rua e a expressão pessoal. Existem vários estilos de danças urbanas, cada um com características e elementos distintos. Conheça algumas delas.

Street dance

Também conhecido como dança de rua, este é um estilo que teve origem nos EUA na década de 1930, ou seja, durante uma das maiores crises econômicas do país. 

Trata-se de uma prática que mistura estilo e realidade gestual, com movimentos coordenados e harmoniosos, fazendo do corpo uma forma de comunicação.

Breaking 

Este estilo se originou nas festas de rua do Bronx, em Nova York, durante os anos 1970. É frequentemente associado aos “b-boys” (dançarinos masculinos) e “b-girls” (dançarinas femininas).

Envolve movimentos acrobáticos no chão, como toprock (movimentos em pé), footwork (movimentos rápidos de pés no chão) e freezes (posições estáticas). Também é conhecido por incluir movimentos explosivos e expressão individual.

House dance

Tem suas raízes na cena da música house, que se originou em Chicago e Nova York nos anos 1980. A dança reflete a energia e a vibe da música house.

Os dançarinos se destacam por movimentos fluídos, rápidos e constantes. O estilo incorpora footwork complexo, movimentos de braços expressivos e ênfase na conexão com a música, capturando a essência festiva da cultura house.

Voguing

O voguing se originou nas comunidades LGBTQ+ de Nova York, particularmente nos bailes ballroom, durante os anos 1980. É fortemente influenciado pela cultura do ballroom e imita poses de modelos de passarela.

Os dançarinos executam poses geométricas, movimentos de braços graciosos e passos coreografados. O estilo é conhecido por suas “vogues,” em que os participantes apresentam poses elaboradas e expressões faciais dramáticas.

Tipos de dança contemporânea


Foto: Samantha Weisburg/Unsplash

A dança contemporânea surgiu como um desdobramento da dança moderna, com início por volta da década de 1960 nos EUA.

Seu objetivo era valorizar os movimentos do dia a dia, libertando-se dos padrões estéticos clássicos e focando em um estilo mais abstrato e em constante transformação. Conheça os principais tipos de dança contemporânea.

Contact improvisation

Na Contact Improvisation, os dançarinos exploram o movimento em contato físico uns com os outros. Eles compartilham o peso, exploram equilíbrio e reagem de maneira espontânea às mudanças na dinâmica do movimento, resultando em colaborações dinâmicas e interações únicas.

Fusion contemporary

A fusão contemporânea envolve a combinação de elementos de diferentes estilos de dança, como ballet, jazz, hip-hop e étnicas. A junção cria uma abordagem eclética que pode incorporar uma variedade de técnicas e estilos de movimento.

Pilates e yoga dance

Alguns dançarinos contemporâneos incorporam princípios do método Pilates e do yoga em suas práticas para promover força, flexibilidade e consciência corporal. A combinação pode ajudar a melhorar o desempenho e prevenir lesões.

Dança tecnológica

A dança contemporânea pode integrar tecnologia, como projeções, sensores e elementos interativos. Dessa forma, adiciona camadas visuais e sensoriais à performance, criando experiências mais imersivas e inovadoras.

Outros estilos e ritmos de dança

Certamente, é muito difícil falar sobre todos os tipos de dança no Brasil e no mundo. Portanto, separamos mais algumas para exemplificar quão diversa é essa atividade física e forma de expressão, seja em origens ou estilos.

Dança africana

Com origem em diferentes países do continente africano, normalmente a modalidade é associada ao som de tambores e de outros instrumentos. 

Alguns dos principais estilos das décadas de 1980 e 1990 popularizaram-se por todo o mundo, por serem danças com ritmos rápidos e vibrantes. Algumas delas são a Kizomba, o Zouk e o Kuduro.

Dança do ventre

A dança do ventre é uma dança milenar do Oriente Médio e do Norte da África. Mais conhecida pelos movimentos dos quadris, a prática é excelente para trabalhar abdômen, peito, braços, costas e ombros. 

Além disso, é comum que as dançarinas usem acessórios como véus, espadas e bengalas. Atualmente, outras vertentes surgiram, como o Tribal Fusion e o ATS (American Tribal Style).

+3 tipos de aula de dança para academia

Os estilos mostrados até aqui são apenas alguns dos principais tipos de dança que existem, mas a lista é muito mais longa. Por isso mesmo, há opções que funcionam como modalidades ofertadas em estúdios especializados, e outras, nas academias. Conheça os estilos mais comuns para as aulas:

  • fitdance: modalidade que usa os principais hits do momento para criar coreografias inesquecíveis. Com o pop, o funk e o hip hop, é uma excelente maneira de movimentar o corpo;
  • zumbaum dos principais tipos de aula de dança, caracteriza-se pela mistura de movimentos aeróbicos e coreografias latinas, promovendo o condicionamento físico de forma geral;
  • pole dance fit: este estilo está se popularizando no Brasil, principalmente por trabalhar a consciência corporal, a flexibilidade e a força sem deixar a sensualidade de lado.

Agora que você já conhece os principais tipos de dança, que tal aprender sobre como abrir uma academia na área? Veja, então, algumas dicas neste conteúdo: Legislação para abrir uma escola de dança: tudo o que você precisa saber.

Nele, você descobre:

  • como é a legislação para abrir uma escola de dança;
  • quais os equipamentos básicos para uma aula de dança;
  • o que o aluno espera;
  • como montar uma sala de dança e muito mais.

Qual é a importância da dança na academia?

O primeiro fator de importância da dança na academia que vem à mente de gestores e sócios é o financeiro, correto? O pensamento é natural, afinal, para garantir a saúde de um negócio, é preciso ter retorno sobre os investimentos.

Nesse sentido, oferecer aulas extras de dança, lutas, spinning, natação ou outras modalidades é um caminho para gerar mais valor para a empresa.

Sendo assim, com a estrutura adequada e os profissionais corretos, você pode oferecer um serviço complementar à musculação — o que será considerado na decisão do cliente ao escolher qual a melhor academia, afinal, ele terá mais uma opção, além das básicas oferecidas pela maioria. 

Desta forma, você investirá em uma nova fonte de renda, aumentando suas taxas de conversão e de fidelização.

Porém, as vantagens da aula de dança não param por aí! Como exercício, esta é uma ótima ferramenta para auxiliar no condicionamento físico e na postura dos alunos, melhorando, por exemplo, a performance em outras atividades, como a musculação.

Além disso, a prática pode diminuir o índice de acidentes e lesões durante o exercício, além de melhorar os resultados em longo prazo. Sabemos o quanto tais fatores são fundamentais para manter o aluno ativo. 

Também entendemos que evidenciar sua evolução  é uma ótima forma de divulgação para a academia, não é mesmo?

Contudo, não é só você, gestor, que ganha ao investir em um bom plano de aula de dança em academia!

A seguir, mostramos alguns dos benefícios para o aluno que busca, entre os variados tipos de dança, aquele que mais se adequa às suas necessidades.

Impactos positivos da dança para o aluno

Como adiantamos, existem inúmeras pesquisas que comprovam os benefícios da dança para a saúde física e mental. Inclusive, segundo um estudo publicado no jornal Frontiers in Human Neuroscience, a atividade física funciona como um antídoto para o envelhecimento do cérebro.

Afinal, além de ser uma atividade extremamente agradável, a prática melhora o sistema cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo, estimula a liberação de neurotransmissores e auxilia no controle respiratório.

O conjunto de estímulos pode afetar o bem-estar dos alunos, auxiliar no combate à  depressão, tonificar os músculos, estimular o cérebro e melhorar as defesas do organismo. 

E o melhor, como você pode observar: existem tipos de dança para todos os gostos, do clássico ao contemporâneo. Vale a pena oferecer algumas aulas em seu negócio fitness, não é mesmo?

Não deixe a gestão de lado!

Se você quer fazer a sua academia bombar com diferentes tipos de aulas de dança, saiba que o segredo está na boa administração. 

Estar atualizado em relação às tendências do mercado, criar bons planos de aula e, sobretudo, oferecer a melhor experiência para os alunos, é o caminho para o sucesso.

Nesse contexto, adotar um sistema de gestão automatizado, simples e rápido, pode te ajudar a ganhar destaque no mercado e aumentar o seu faturamento em até 43%.

O sistema Next Fit é o único focado nos pequenos e médios negócios do segmento fitness, oferecendo a melhor experiência e, ainda, o menor preço. 

Informações: Next Fit/https://blog.nextfit.com.br/tipos-de-danca/

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...