Pular para o conteúdo principal

20 estilos e ritmos para a sua academia do Brasil e do mundo

 


Você conhece os principais tipos de danças pelo mundo? Mais que um exercício físico para movimentar o corpo, estamos falando de uma das manifestações artísticas mais populares a nível global. Afinal, em suas diferentes representações, pode transmitir os valores culturais de uma época, ou de um povo. 

Em razão da pluralidade da dança, ainda que você pratique ou trabalhe com alguma modalidade, pode ter dúvidas sobre quais são os tipos. 

Afinal, seja como uma ferramenta de diversão, de atividade física ou até profissional, contamos com diferentes ritmos e estilos de dança.

Inclusive, reforçando o aumento da visibilidade e do reconhecimento profissional da dança, algumas variações da prática vêm ganhando notoriedade no mundo do esporte. 

Um exemplo é o Breaking, que será uma das modalidades das Olimpíadas de Paris, em 2024, sendo a primeira dança esportiva a fazer parte do programa olímpico. 

Parece interessante? Então prepare-se, pois agora vamos falar sobre diferentes tipos de dança no Brasil e no mundo, inclusive, focando naquelas que você pode incluir na sua academia. 

Vamos lá? Boa leitura!

Quais os principais tipos de dança?

Os principais tipos de dança são:

  1. samba;
  2. frevo;
  3. forró;
  4. ballet clássico;
  5. dança clássica japonesa;
  6. flamenco;
  7. dança clássica indiana;
  8. bolero;
  9. merengue;
  10. salsa;
  11. valsa;
  12. foxtrote;
  13. street dance;
  14. breaking;
  15. house dance;
  16. voguing;
  17. contact improvisation;
  18. fusion contemporary;
  19. pilates e yoga dance;
  20. dança tecnológica;
  21. danças africanas;
  22. dança do ventre.

Agora, confira os principais detalhes sobre cada uma delas, separadas em diferentes categorias.

Tipos de danças brasileiras

Foto: Emanuel Tadeu/Pexels

Agora que falamos sobre os principais tipos de dança espalhados por todo o mundo, não podemos deixar de fora as modalidades que são clássicas em nosso país, não é mesmo? 

Sendo assim, confira mais sobre os principais tipos de danças brasileiras.

Samba

Quando falamos sobre danças brasileiras, não podemos deixar o samba de fora, exatamente por ser uma das manifestações culturais mais tradicionais do país. 

Assim como os outros tipos, a modalidade oferece diferentes vertentes, como o samba de roda, o samba carnavalesco, o samba rock e, é claro, o samba de gafieira.

Frevo

Outra forma popular de dança, o frevo também está relacionado ao carnaval e à dança de rua. Originária do nordeste, a modalidade é caracterizada, principalmente, por seu ritmo acelerado e pelo uso de diversos instrumentos musicais. 

Contudo, ao contrário de outros ritmos carnavalescos no país, as músicas não têm letras.

Forró

Também de origem nordestina, a dança normalmente é realizada em duplas, variando do estilo romântico a performances com movimentos rápidos, balanços e saltos. Há três principais estilos de forró: o eletrônico, o universitário e o tradicional.

Tipos de danças clássicas


Foto: Pexels/Reprodução

Existem várias formas de dança clássica, cada uma com suas próprias técnicas, estilos e tradições. Confira algumas das principais.

Ballet clássico

Um dos principais tipos de dança, certamente, é a dança clássica, com foco no ballet. Trata-se do conjunto de movimentos e passos criados em um sistema e ensinados por meio de coreografias, baseadas em movimentos definidos. 

Entretanto, não paramos por aí, certo? Confira mais alguns estilos de danças.

Dança clássica japonesa (Noh, Kabuki, Buyo)

O Japão tem várias formas de dança clássica, cada uma com suas próprias tradições. As principais são Noh e Kabuki, apresentações teatrais que incluem dança, e o Buyo, uma dança clássica mais tradicional.

Flamenco

Desenvolvida na Espanha, o flamenco é uma forma de dança clássica que incorpora música, canto e dança. Os dançarinos usam movimentos vigorosos, batidas de sapateado e expressões faciais intensas.

Dança clássica indiana (Bharatanatyam, Kathak, Odissi)

A dança clássica indiana é influenciada por diversos aspectos regionais, cada um com suas próprias tradições e estilos. Bharatanatyam é uma dança clássica do sul da Índia, Kathak, do norte, e Odissi, do leste, por exemplo.

Essas danças incorporam gestos, expressões faciais, movimentos de mãos e posturas específicas.

Tipos de dança de salão


Foto: Yelena Odintsova/Pexels

Há diferentes tipos de dança de salão, prática que representa os ritmos e estilos realizados em casais, bastante populares na atualidade. 

A prática é conhecida, também, por ter sido desenvolvida ao longo dos anos em diferentes regiões do mundo, guardando uma forte característica cultural. Confira os detalhes de cada um.

Bolero

É uma dança de salão lenta que se originou na Espanha, sendo influenciada por estilos musicais cubanos e africanos. Caracteriza-se por movimentos suaves, com ênfase na expressividade emocional. 

Os dançarinos mantêm uma conexão próxima e íntima, com destaque para a comunicação não verbal. Os passos envolvem movimentos cadenciados e lentos, proporcionando uma atmosfera romântica.

Merengue

É um ritmo de dança alegre e animado, originário da República Dominicana. É conhecido por seus passos simples e rápidos, muitas vezes acompanhados por movimentos de quadril característicos. 

Os pares de dançarinos mantêm uma conexão próxima, com o líder guiando os passos e os giros de maneira enérgica. Além disso, é frequentemente associado a festividades e celebrações.

Salsa

É um estilo vibrante que combina elementos de vários estilos latinos, como o Mambo, a Rumba e o Cha-Cha-Chá. 

Os movimentos são rápidos e complexos, envolvendo uma série de giros, voltas e movimentos sensuais. A dança é caracterizada por uma conexão forte entre os parceiros, com muita improvisação e expressão individual.

Valsa

É uma dança clássica originada na Europa e popularizada em salões de baile no século XIX. Existem várias variações deste estilo, sendo a Valsa Inglesa e a Valsa Vienense as mais conhecidas. 

Os movimentos são caracterizados por passos suaves, rodopios graciosos e uma fluidez contínua. É frequentemente dançada em eventos formais e considerada uma dança romântica e elegante.

Foxtrote

O Foxtrote é um estilo de dança de salão que se originou nos Estados Unidos no início do século XX. É conhecido por sua versatilidade, podendo ser dançado em ritmos lentos ou rápidos. 

Os passos envolvem deslizamentos suaves, movimentos de balanço e mudanças de peso. Pode ser adaptado a uma variedade de estilos musicais, tornando-o uma escolha popular em diferentes ambientes sociais.

Vale lembrar que cada um desses estilos tem sua própria história, técnica e expressão artística, proporcionando uma rica variedade de opções para os amantes da dança de salão. 

Tipos de danças urbanas


Foto: Ilja Tulit/Unsplash

A dança urbana é um gênero que se desenvolveu nas cidades, refletindo a cultura de rua e a expressão pessoal. Existem vários estilos de danças urbanas, cada um com características e elementos distintos. Conheça algumas delas.

Street dance

Também conhecido como dança de rua, este é um estilo que teve origem nos EUA na década de 1930, ou seja, durante uma das maiores crises econômicas do país. 

Trata-se de uma prática que mistura estilo e realidade gestual, com movimentos coordenados e harmoniosos, fazendo do corpo uma forma de comunicação.

Breaking 

Este estilo se originou nas festas de rua do Bronx, em Nova York, durante os anos 1970. É frequentemente associado aos “b-boys” (dançarinos masculinos) e “b-girls” (dançarinas femininas).

Envolve movimentos acrobáticos no chão, como toprock (movimentos em pé), footwork (movimentos rápidos de pés no chão) e freezes (posições estáticas). Também é conhecido por incluir movimentos explosivos e expressão individual.

House dance

Tem suas raízes na cena da música house, que se originou em Chicago e Nova York nos anos 1980. A dança reflete a energia e a vibe da música house.

Os dançarinos se destacam por movimentos fluídos, rápidos e constantes. O estilo incorpora footwork complexo, movimentos de braços expressivos e ênfase na conexão com a música, capturando a essência festiva da cultura house.

Voguing

O voguing se originou nas comunidades LGBTQ+ de Nova York, particularmente nos bailes ballroom, durante os anos 1980. É fortemente influenciado pela cultura do ballroom e imita poses de modelos de passarela.

Os dançarinos executam poses geométricas, movimentos de braços graciosos e passos coreografados. O estilo é conhecido por suas “vogues,” em que os participantes apresentam poses elaboradas e expressões faciais dramáticas.

Tipos de dança contemporânea


Foto: Samantha Weisburg/Unsplash

A dança contemporânea surgiu como um desdobramento da dança moderna, com início por volta da década de 1960 nos EUA.

Seu objetivo era valorizar os movimentos do dia a dia, libertando-se dos padrões estéticos clássicos e focando em um estilo mais abstrato e em constante transformação. Conheça os principais tipos de dança contemporânea.

Contact improvisation

Na Contact Improvisation, os dançarinos exploram o movimento em contato físico uns com os outros. Eles compartilham o peso, exploram equilíbrio e reagem de maneira espontânea às mudanças na dinâmica do movimento, resultando em colaborações dinâmicas e interações únicas.

Fusion contemporary

A fusão contemporânea envolve a combinação de elementos de diferentes estilos de dança, como ballet, jazz, hip-hop e étnicas. A junção cria uma abordagem eclética que pode incorporar uma variedade de técnicas e estilos de movimento.

Pilates e yoga dance

Alguns dançarinos contemporâneos incorporam princípios do método Pilates e do yoga em suas práticas para promover força, flexibilidade e consciência corporal. A combinação pode ajudar a melhorar o desempenho e prevenir lesões.

Dança tecnológica

A dança contemporânea pode integrar tecnologia, como projeções, sensores e elementos interativos. Dessa forma, adiciona camadas visuais e sensoriais à performance, criando experiências mais imersivas e inovadoras.

Outros estilos e ritmos de dança

Certamente, é muito difícil falar sobre todos os tipos de dança no Brasil e no mundo. Portanto, separamos mais algumas para exemplificar quão diversa é essa atividade física e forma de expressão, seja em origens ou estilos.

Dança africana

Com origem em diferentes países do continente africano, normalmente a modalidade é associada ao som de tambores e de outros instrumentos. 

Alguns dos principais estilos das décadas de 1980 e 1990 popularizaram-se por todo o mundo, por serem danças com ritmos rápidos e vibrantes. Algumas delas são a Kizomba, o Zouk e o Kuduro.

Dança do ventre

A dança do ventre é uma dança milenar do Oriente Médio e do Norte da África. Mais conhecida pelos movimentos dos quadris, a prática é excelente para trabalhar abdômen, peito, braços, costas e ombros. 

Além disso, é comum que as dançarinas usem acessórios como véus, espadas e bengalas. Atualmente, outras vertentes surgiram, como o Tribal Fusion e o ATS (American Tribal Style).

+3 tipos de aula de dança para academia

Os estilos mostrados até aqui são apenas alguns dos principais tipos de dança que existem, mas a lista é muito mais longa. Por isso mesmo, há opções que funcionam como modalidades ofertadas em estúdios especializados, e outras, nas academias. Conheça os estilos mais comuns para as aulas:

  • fitdance: modalidade que usa os principais hits do momento para criar coreografias inesquecíveis. Com o pop, o funk e o hip hop, é uma excelente maneira de movimentar o corpo;
  • zumbaum dos principais tipos de aula de dança, caracteriza-se pela mistura de movimentos aeróbicos e coreografias latinas, promovendo o condicionamento físico de forma geral;
  • pole dance fit: este estilo está se popularizando no Brasil, principalmente por trabalhar a consciência corporal, a flexibilidade e a força sem deixar a sensualidade de lado.

Agora que você já conhece os principais tipos de dança, que tal aprender sobre como abrir uma academia na área? Veja, então, algumas dicas neste conteúdo: Legislação para abrir uma escola de dança: tudo o que você precisa saber.

Nele, você descobre:

  • como é a legislação para abrir uma escola de dança;
  • quais os equipamentos básicos para uma aula de dança;
  • o que o aluno espera;
  • como montar uma sala de dança e muito mais.

Qual é a importância da dança na academia?

O primeiro fator de importância da dança na academia que vem à mente de gestores e sócios é o financeiro, correto? O pensamento é natural, afinal, para garantir a saúde de um negócio, é preciso ter retorno sobre os investimentos.

Nesse sentido, oferecer aulas extras de dança, lutas, spinning, natação ou outras modalidades é um caminho para gerar mais valor para a empresa.

Sendo assim, com a estrutura adequada e os profissionais corretos, você pode oferecer um serviço complementar à musculação — o que será considerado na decisão do cliente ao escolher qual a melhor academia, afinal, ele terá mais uma opção, além das básicas oferecidas pela maioria. 

Desta forma, você investirá em uma nova fonte de renda, aumentando suas taxas de conversão e de fidelização.

Porém, as vantagens da aula de dança não param por aí! Como exercício, esta é uma ótima ferramenta para auxiliar no condicionamento físico e na postura dos alunos, melhorando, por exemplo, a performance em outras atividades, como a musculação.

Além disso, a prática pode diminuir o índice de acidentes e lesões durante o exercício, além de melhorar os resultados em longo prazo. Sabemos o quanto tais fatores são fundamentais para manter o aluno ativo. 

Também entendemos que evidenciar sua evolução  é uma ótima forma de divulgação para a academia, não é mesmo?

Contudo, não é só você, gestor, que ganha ao investir em um bom plano de aula de dança em academia!

A seguir, mostramos alguns dos benefícios para o aluno que busca, entre os variados tipos de dança, aquele que mais se adequa às suas necessidades.

Impactos positivos da dança para o aluno

Como adiantamos, existem inúmeras pesquisas que comprovam os benefícios da dança para a saúde física e mental. Inclusive, segundo um estudo publicado no jornal Frontiers in Human Neuroscience, a atividade física funciona como um antídoto para o envelhecimento do cérebro.

Afinal, além de ser uma atividade extremamente agradável, a prática melhora o sistema cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo, estimula a liberação de neurotransmissores e auxilia no controle respiratório.

O conjunto de estímulos pode afetar o bem-estar dos alunos, auxiliar no combate à  depressão, tonificar os músculos, estimular o cérebro e melhorar as defesas do organismo. 

E o melhor, como você pode observar: existem tipos de dança para todos os gostos, do clássico ao contemporâneo. Vale a pena oferecer algumas aulas em seu negócio fitness, não é mesmo?

Não deixe a gestão de lado!

Se você quer fazer a sua academia bombar com diferentes tipos de aulas de dança, saiba que o segredo está na boa administração. 

Estar atualizado em relação às tendências do mercado, criar bons planos de aula e, sobretudo, oferecer a melhor experiência para os alunos, é o caminho para o sucesso.

Nesse contexto, adotar um sistema de gestão automatizado, simples e rápido, pode te ajudar a ganhar destaque no mercado e aumentar o seu faturamento em até 43%.

O sistema Next Fit é o único focado nos pequenos e médios negócios do segmento fitness, oferecendo a melhor experiência e, ainda, o menor preço. 

Informações: Next Fit/https://blog.nextfit.com.br/tipos-de-danca/

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

GM, dia do voluntário, funcionário anônimo que faz a diferença em ajudar quem precisa

A General Motors em São José dos Campos, SP promove este mês o dia do voluntário, uma iniciativa de extrema importância, onde o individualismo impera na maioria das pessoas. Mas existem excessões, dentro de seu quadro de funcionários tem pessoas anônimas que fazem a diferença,  procuram ajudar quem precisa e compartilhr seus conhecimentos com o próximo. Vamos conhecer Danilo augusto, um desses colaboradores anônimo. Danilo Augusto trabalha na General Motors há 12 anos em São José dos Campos (SP), depois de uma jornada de  trabalho divide seu tempo de descanso com trabalho voluntário numa associação Beneficente em Caçapava (SP) Em um bate papo, Danilo conta um pouquinho de sua história "O dia do voluntário GM só vem nos incentivar a participar cada vez mais e ajudar aqueles que precisam, seja em hospitais, orfanatos, escolas etc. Acho a atitude da empresa um incentivo e motivação para seus funcionários. Sou Voluntário desde Julho de 2013, ajudo no Projet...

Descubra a cidade de interior que foi eleita a melhor do Brasil para viver

Localizada em São Paulo, Gavião Peixoto tem chamado a atenção por seu desempenho notável em   qualidade de vida . Embora seja um dos municípios mais jovens do Brasil, criado há menos de 30 anos, já conquistou uma posição de destaque no cenário nacional. Isso se reflete em sua classificação pelo   Índice de Progresso Social (IPS)   Brasil, onde é reconhecida como a cidade com a melhor qualidade de vida. Esta designação é resultado de um cuidadoso equilíbrio entre diversos fatores sociais e econômicos. Anuncios Com apenas 4.702 habitantes, conforme registrado pelo último levantamento do IBGE, a cidade tem se destacado por criar um ambiente seguro e acolhedor, respaldado por políticas públicas eficazes. Desde que se emancipou de Araraquara em 1995, Gavião Peixoto adotou um modelo de desenvolvimento que prioriza o bem-estar dos seus moradores. Como Gavião Peixoto se Destaca? Gavião Peixoto/Foto: Governo do Estado de São Paulo/Wikimedia Commons O  Índice de Progresso Soci...

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

Fisiculturista de 23 anos morre por suspeita de excesso de anabolizante em Taubaté, SP

A Polícia Civil informou na manhã desta quarta (28) que investiga se  a morte de um fisiculturista de 23 anos foi provocada pelo uso excessivo de anabolizantes  em Taubaté (SP). O corpo do jovem Mateus Ferraz está sendo velado e será cremado nesta quarta-feira. A Polícia Civil informou que a morte foi registrada como suspeita e está sendo investigada. Segundo o Instituto Médico Legal, o hospital atestou apenas que a morte foi causada por insuficiência respiratória. “Pedimos exames toxicológicos para saber quais substâncias e qual a quantidade no sangue. Queremos entender se ele usou alguma droga ilegal para aumento do rendimento físico e se isso aconteceu, saber quem recomentou a dosagem e quem fazia a venda do produto”, disse José Antonio Paiva, delegado seccional de Taubaté. Segundo a polícia, o laudo dos exames toxicológicos deve ficar pronto em até 30 dias e só depois disso será possível atestar a causa da morte do jovem. Mateus Ferraz deu entrada no hospital às ...

Jair Bolsonaro, homem de pulso firme

Entrei no carro e, como habitual, o taxista começou a reclamar do Brasil até soltar a máxima: “o que o Brasil precisa é importar um ditador japonês para colocar a casa em ordem”. Ele não foi o primeiro, nem o segundo, taxista a me falar que o Brasil precisa é de um  homem  de pulso firme  no poder. O propósito da minha coluna não é, do alto de minha suprema sabedoria e soberba, chamar taxista de coxinha, autoritário ou ignorante. O que eu gostaria de problematizar aqui é que a visão do taxista, talvez justamente por pertencer a um dos segmentos mais vulneráveis da classe trabalhadora, é apenas uma versão extrema de algo naturalizado em sociedade – a crença que a solução dos problemas virá da mão de um líder. Esse tipo de pensamento se manifesta, com diferentes nuanças, em diversos setores da sociedade, que vão do senso comum às mais sofisticadas análises políticas.De um lado, há aqueles que depositam suas esperanças numa  volta triunfante de Lula para consert...

Aos 75 anos, Betty Faria admite fumar maconha, diz que adora a erva

Apenas dois dias depois de assumir que foi usuária de maconha e defender a liberação da erva no país, a atriz Betty Faria se disse admirada com o comportamento das pessoas. A declaração foi dada durante entrevista a Pedro Bial e repercutiu. Betty, que tem 75 anos, diz que embora tenha recebido elogios, ela não entende o reboliço em cima do assunto, segundo informações do Extra. "Mas gente, os EUA comercializando a maconha de uma maneira fantástica, e as pessoas aqui se assustando com o que eu falei... Isso é muito antigo! Por isso é que continua a hipocrisia neste país", rebate. A atriz se orgulha ainda de ter sido verdadeira no bate-papo e se diz satisfeita com a participação no "Programa do Bial", do GNT. "Não foi coragem, a verdade precisa ser dita. Alguém tem que quebrar o estado de vida fingidinho das pessoas. Não cabe mais esse fingimento, estamos vivendo muitas coisas sérias. Temos uma falta nos hospitais públicos, nas escolas, na segurança.....

Por meio de Medida Provisória, Temer muda tudo no ensino médio

O  ensino médio  vai mudar. Radical e rapidamente. O presidente Michel Temer  sancionou a  Medida Provisória  que mexe no currículo, na organização e na carga horária dos últimos anos da educação básica.  Flexibilização de grade curricular ,  aumento do número de horas de aula  e  ensino integral  em metade da rede estão entre as principais mudanças que começam a ser postas em prática já a partir de 2017/2018 – dependendo somente de quando a Base Nacional Curricular Comum entrar em vigor.  A mudança mais sentida será na grade de disciplinas dos alunos. Hoje, o estudante encara 13 matérias fixas  (língua portuguesa, matemática, biologia, física, química, filosofia, inglês, geografia, história, sociologia, educação física, educação artística, literatura)  em 25 horas de aula semanal.  A partir do próximo ano, as escolas se organizarão para o aluno escolher entre  itinerários formativos  – o nome dado pe...

Enterrada a estudante morta por PM em festa S. José dos Campos, SP

O caso foi registrado como homicídio, suicídio consumado e lesão corporal. Foi realizada perícia no local e exames necroscópicos e toxicológico no policial envolvido. A pistola utilizada na ação foi apreendida. A Polícia Civil ainda está investigando as causas do crime. O advogado Jamil José Saab da empresa Atlas Imagem & Cia, uma das organizadoras da festa, disse que os seguranças pediram para o policial, que seria convidado da estudante, não entrar armado no local. O homem, porém, teria se recusado a deixar o revólver no carro, alegando que por ser policial, poderia permanecer armado no evento. Amigos O crime aconteceu durante uma festa pré-formatura com universitários de várias instituições. Eles contam que a cena chocou o grupo. A jornalista Jéssica Magalhães, de 24 anos, presenciou a cena do crime. "Não parecia real, não teve grito, nem nada. Todos ficaram congelados, foi um momento de muito choque e só depois que a ficha caiu", contou. Segundo ela, após a...

Trump Inauguration LIVE Coverage | Donald Trump Delivers Stunning Speech In Washington DC LIVE

  Informações: https://www.youtube.com/watch?v=IP6SSaJGo-c

Tiago Iorc em clipe "Amei Te Ver" com Bruna Marquezine seminua, assista

Bruna Marquezine vai tirar alguns dias de folga depois do fim de  I Love Paraisópolis , novela que deixou a faixa das sete da Globo na última semana. Mas a sua imagem não vai descansar completamente. O cantor e compositor Tiago Iorc está divulgando nesta segunda-feira o clipe de  Amei te Ver , em que canta, ao longo de quatro minutos e vinte e dois segundos, abraçado a uma Bruna seminua. Um detalhe: Iorc é namorado de outra global, a atriz Isabelle Drummond. No clipe, Bruna aparece apenas de calça, sem qualquer peça acima da cintura. Mas não mostra nada demais: como está o tempo todo abraçada a Iorc, só se veem as suas costas. fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/seminua-bruna-marquezine-abraca-e-nao-larga-tiago-iorc-em-clipe