Pular para o conteúdo principal

20 estilos e ritmos para a sua academia do Brasil e do mundo

 


Você conhece os principais tipos de danças pelo mundo? Mais que um exercício físico para movimentar o corpo, estamos falando de uma das manifestações artísticas mais populares a nível global. Afinal, em suas diferentes representações, pode transmitir os valores culturais de uma época, ou de um povo. 

Em razão da pluralidade da dança, ainda que você pratique ou trabalhe com alguma modalidade, pode ter dúvidas sobre quais são os tipos. 

Afinal, seja como uma ferramenta de diversão, de atividade física ou até profissional, contamos com diferentes ritmos e estilos de dança.

Inclusive, reforçando o aumento da visibilidade e do reconhecimento profissional da dança, algumas variações da prática vêm ganhando notoriedade no mundo do esporte. 

Um exemplo é o Breaking, que será uma das modalidades das Olimpíadas de Paris, em 2024, sendo a primeira dança esportiva a fazer parte do programa olímpico. 

Parece interessante? Então prepare-se, pois agora vamos falar sobre diferentes tipos de dança no Brasil e no mundo, inclusive, focando naquelas que você pode incluir na sua academia. 

Vamos lá? Boa leitura!

Quais os principais tipos de dança?

Os principais tipos de dança são:

  1. samba;
  2. frevo;
  3. forró;
  4. ballet clássico;
  5. dança clássica japonesa;
  6. flamenco;
  7. dança clássica indiana;
  8. bolero;
  9. merengue;
  10. salsa;
  11. valsa;
  12. foxtrote;
  13. street dance;
  14. breaking;
  15. house dance;
  16. voguing;
  17. contact improvisation;
  18. fusion contemporary;
  19. pilates e yoga dance;
  20. dança tecnológica;
  21. danças africanas;
  22. dança do ventre.

Agora, confira os principais detalhes sobre cada uma delas, separadas em diferentes categorias.

Tipos de danças brasileiras

Foto: Emanuel Tadeu/Pexels

Agora que falamos sobre os principais tipos de dança espalhados por todo o mundo, não podemos deixar de fora as modalidades que são clássicas em nosso país, não é mesmo? 

Sendo assim, confira mais sobre os principais tipos de danças brasileiras.

Samba

Quando falamos sobre danças brasileiras, não podemos deixar o samba de fora, exatamente por ser uma das manifestações culturais mais tradicionais do país. 

Assim como os outros tipos, a modalidade oferece diferentes vertentes, como o samba de roda, o samba carnavalesco, o samba rock e, é claro, o samba de gafieira.

Frevo

Outra forma popular de dança, o frevo também está relacionado ao carnaval e à dança de rua. Originária do nordeste, a modalidade é caracterizada, principalmente, por seu ritmo acelerado e pelo uso de diversos instrumentos musicais. 

Contudo, ao contrário de outros ritmos carnavalescos no país, as músicas não têm letras.

Forró

Também de origem nordestina, a dança normalmente é realizada em duplas, variando do estilo romântico a performances com movimentos rápidos, balanços e saltos. Há três principais estilos de forró: o eletrônico, o universitário e o tradicional.

Tipos de danças clássicas


Foto: Pexels/Reprodução

Existem várias formas de dança clássica, cada uma com suas próprias técnicas, estilos e tradições. Confira algumas das principais.

Ballet clássico

Um dos principais tipos de dança, certamente, é a dança clássica, com foco no ballet. Trata-se do conjunto de movimentos e passos criados em um sistema e ensinados por meio de coreografias, baseadas em movimentos definidos. 

Entretanto, não paramos por aí, certo? Confira mais alguns estilos de danças.

Dança clássica japonesa (Noh, Kabuki, Buyo)

O Japão tem várias formas de dança clássica, cada uma com suas próprias tradições. As principais são Noh e Kabuki, apresentações teatrais que incluem dança, e o Buyo, uma dança clássica mais tradicional.

Flamenco

Desenvolvida na Espanha, o flamenco é uma forma de dança clássica que incorpora música, canto e dança. Os dançarinos usam movimentos vigorosos, batidas de sapateado e expressões faciais intensas.

Dança clássica indiana (Bharatanatyam, Kathak, Odissi)

A dança clássica indiana é influenciada por diversos aspectos regionais, cada um com suas próprias tradições e estilos. Bharatanatyam é uma dança clássica do sul da Índia, Kathak, do norte, e Odissi, do leste, por exemplo.

Essas danças incorporam gestos, expressões faciais, movimentos de mãos e posturas específicas.

Tipos de dança de salão


Foto: Yelena Odintsova/Pexels

Há diferentes tipos de dança de salão, prática que representa os ritmos e estilos realizados em casais, bastante populares na atualidade. 

A prática é conhecida, também, por ter sido desenvolvida ao longo dos anos em diferentes regiões do mundo, guardando uma forte característica cultural. Confira os detalhes de cada um.

Bolero

É uma dança de salão lenta que se originou na Espanha, sendo influenciada por estilos musicais cubanos e africanos. Caracteriza-se por movimentos suaves, com ênfase na expressividade emocional. 

Os dançarinos mantêm uma conexão próxima e íntima, com destaque para a comunicação não verbal. Os passos envolvem movimentos cadenciados e lentos, proporcionando uma atmosfera romântica.

Merengue

É um ritmo de dança alegre e animado, originário da República Dominicana. É conhecido por seus passos simples e rápidos, muitas vezes acompanhados por movimentos de quadril característicos. 

Os pares de dançarinos mantêm uma conexão próxima, com o líder guiando os passos e os giros de maneira enérgica. Além disso, é frequentemente associado a festividades e celebrações.

Salsa

É um estilo vibrante que combina elementos de vários estilos latinos, como o Mambo, a Rumba e o Cha-Cha-Chá. 

Os movimentos são rápidos e complexos, envolvendo uma série de giros, voltas e movimentos sensuais. A dança é caracterizada por uma conexão forte entre os parceiros, com muita improvisação e expressão individual.

Valsa

É uma dança clássica originada na Europa e popularizada em salões de baile no século XIX. Existem várias variações deste estilo, sendo a Valsa Inglesa e a Valsa Vienense as mais conhecidas. 

Os movimentos são caracterizados por passos suaves, rodopios graciosos e uma fluidez contínua. É frequentemente dançada em eventos formais e considerada uma dança romântica e elegante.

Foxtrote

O Foxtrote é um estilo de dança de salão que se originou nos Estados Unidos no início do século XX. É conhecido por sua versatilidade, podendo ser dançado em ritmos lentos ou rápidos. 

Os passos envolvem deslizamentos suaves, movimentos de balanço e mudanças de peso. Pode ser adaptado a uma variedade de estilos musicais, tornando-o uma escolha popular em diferentes ambientes sociais.

Vale lembrar que cada um desses estilos tem sua própria história, técnica e expressão artística, proporcionando uma rica variedade de opções para os amantes da dança de salão. 

Tipos de danças urbanas


Foto: Ilja Tulit/Unsplash

A dança urbana é um gênero que se desenvolveu nas cidades, refletindo a cultura de rua e a expressão pessoal. Existem vários estilos de danças urbanas, cada um com características e elementos distintos. Conheça algumas delas.

Street dance

Também conhecido como dança de rua, este é um estilo que teve origem nos EUA na década de 1930, ou seja, durante uma das maiores crises econômicas do país. 

Trata-se de uma prática que mistura estilo e realidade gestual, com movimentos coordenados e harmoniosos, fazendo do corpo uma forma de comunicação.

Breaking 

Este estilo se originou nas festas de rua do Bronx, em Nova York, durante os anos 1970. É frequentemente associado aos “b-boys” (dançarinos masculinos) e “b-girls” (dançarinas femininas).

Envolve movimentos acrobáticos no chão, como toprock (movimentos em pé), footwork (movimentos rápidos de pés no chão) e freezes (posições estáticas). Também é conhecido por incluir movimentos explosivos e expressão individual.

House dance

Tem suas raízes na cena da música house, que se originou em Chicago e Nova York nos anos 1980. A dança reflete a energia e a vibe da música house.

Os dançarinos se destacam por movimentos fluídos, rápidos e constantes. O estilo incorpora footwork complexo, movimentos de braços expressivos e ênfase na conexão com a música, capturando a essência festiva da cultura house.

Voguing

O voguing se originou nas comunidades LGBTQ+ de Nova York, particularmente nos bailes ballroom, durante os anos 1980. É fortemente influenciado pela cultura do ballroom e imita poses de modelos de passarela.

Os dançarinos executam poses geométricas, movimentos de braços graciosos e passos coreografados. O estilo é conhecido por suas “vogues,” em que os participantes apresentam poses elaboradas e expressões faciais dramáticas.

Tipos de dança contemporânea


Foto: Samantha Weisburg/Unsplash

A dança contemporânea surgiu como um desdobramento da dança moderna, com início por volta da década de 1960 nos EUA.

Seu objetivo era valorizar os movimentos do dia a dia, libertando-se dos padrões estéticos clássicos e focando em um estilo mais abstrato e em constante transformação. Conheça os principais tipos de dança contemporânea.

Contact improvisation

Na Contact Improvisation, os dançarinos exploram o movimento em contato físico uns com os outros. Eles compartilham o peso, exploram equilíbrio e reagem de maneira espontânea às mudanças na dinâmica do movimento, resultando em colaborações dinâmicas e interações únicas.

Fusion contemporary

A fusão contemporânea envolve a combinação de elementos de diferentes estilos de dança, como ballet, jazz, hip-hop e étnicas. A junção cria uma abordagem eclética que pode incorporar uma variedade de técnicas e estilos de movimento.

Pilates e yoga dance

Alguns dançarinos contemporâneos incorporam princípios do método Pilates e do yoga em suas práticas para promover força, flexibilidade e consciência corporal. A combinação pode ajudar a melhorar o desempenho e prevenir lesões.

Dança tecnológica

A dança contemporânea pode integrar tecnologia, como projeções, sensores e elementos interativos. Dessa forma, adiciona camadas visuais e sensoriais à performance, criando experiências mais imersivas e inovadoras.

Outros estilos e ritmos de dança

Certamente, é muito difícil falar sobre todos os tipos de dança no Brasil e no mundo. Portanto, separamos mais algumas para exemplificar quão diversa é essa atividade física e forma de expressão, seja em origens ou estilos.

Dança africana

Com origem em diferentes países do continente africano, normalmente a modalidade é associada ao som de tambores e de outros instrumentos. 

Alguns dos principais estilos das décadas de 1980 e 1990 popularizaram-se por todo o mundo, por serem danças com ritmos rápidos e vibrantes. Algumas delas são a Kizomba, o Zouk e o Kuduro.

Dança do ventre

A dança do ventre é uma dança milenar do Oriente Médio e do Norte da África. Mais conhecida pelos movimentos dos quadris, a prática é excelente para trabalhar abdômen, peito, braços, costas e ombros. 

Além disso, é comum que as dançarinas usem acessórios como véus, espadas e bengalas. Atualmente, outras vertentes surgiram, como o Tribal Fusion e o ATS (American Tribal Style).

+3 tipos de aula de dança para academia

Os estilos mostrados até aqui são apenas alguns dos principais tipos de dança que existem, mas a lista é muito mais longa. Por isso mesmo, há opções que funcionam como modalidades ofertadas em estúdios especializados, e outras, nas academias. Conheça os estilos mais comuns para as aulas:

  • fitdance: modalidade que usa os principais hits do momento para criar coreografias inesquecíveis. Com o pop, o funk e o hip hop, é uma excelente maneira de movimentar o corpo;
  • zumbaum dos principais tipos de aula de dança, caracteriza-se pela mistura de movimentos aeróbicos e coreografias latinas, promovendo o condicionamento físico de forma geral;
  • pole dance fit: este estilo está se popularizando no Brasil, principalmente por trabalhar a consciência corporal, a flexibilidade e a força sem deixar a sensualidade de lado.

Agora que você já conhece os principais tipos de dança, que tal aprender sobre como abrir uma academia na área? Veja, então, algumas dicas neste conteúdo: Legislação para abrir uma escola de dança: tudo o que você precisa saber.

Nele, você descobre:

  • como é a legislação para abrir uma escola de dança;
  • quais os equipamentos básicos para uma aula de dança;
  • o que o aluno espera;
  • como montar uma sala de dança e muito mais.

Qual é a importância da dança na academia?

O primeiro fator de importância da dança na academia que vem à mente de gestores e sócios é o financeiro, correto? O pensamento é natural, afinal, para garantir a saúde de um negócio, é preciso ter retorno sobre os investimentos.

Nesse sentido, oferecer aulas extras de dança, lutas, spinning, natação ou outras modalidades é um caminho para gerar mais valor para a empresa.

Sendo assim, com a estrutura adequada e os profissionais corretos, você pode oferecer um serviço complementar à musculação — o que será considerado na decisão do cliente ao escolher qual a melhor academia, afinal, ele terá mais uma opção, além das básicas oferecidas pela maioria. 

Desta forma, você investirá em uma nova fonte de renda, aumentando suas taxas de conversão e de fidelização.

Porém, as vantagens da aula de dança não param por aí! Como exercício, esta é uma ótima ferramenta para auxiliar no condicionamento físico e na postura dos alunos, melhorando, por exemplo, a performance em outras atividades, como a musculação.

Além disso, a prática pode diminuir o índice de acidentes e lesões durante o exercício, além de melhorar os resultados em longo prazo. Sabemos o quanto tais fatores são fundamentais para manter o aluno ativo. 

Também entendemos que evidenciar sua evolução  é uma ótima forma de divulgação para a academia, não é mesmo?

Contudo, não é só você, gestor, que ganha ao investir em um bom plano de aula de dança em academia!

A seguir, mostramos alguns dos benefícios para o aluno que busca, entre os variados tipos de dança, aquele que mais se adequa às suas necessidades.

Impactos positivos da dança para o aluno

Como adiantamos, existem inúmeras pesquisas que comprovam os benefícios da dança para a saúde física e mental. Inclusive, segundo um estudo publicado no jornal Frontiers in Human Neuroscience, a atividade física funciona como um antídoto para o envelhecimento do cérebro.

Afinal, além de ser uma atividade extremamente agradável, a prática melhora o sistema cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo, estimula a liberação de neurotransmissores e auxilia no controle respiratório.

O conjunto de estímulos pode afetar o bem-estar dos alunos, auxiliar no combate à  depressão, tonificar os músculos, estimular o cérebro e melhorar as defesas do organismo. 

E o melhor, como você pode observar: existem tipos de dança para todos os gostos, do clássico ao contemporâneo. Vale a pena oferecer algumas aulas em seu negócio fitness, não é mesmo?

Não deixe a gestão de lado!

Se você quer fazer a sua academia bombar com diferentes tipos de aulas de dança, saiba que o segredo está na boa administração. 

Estar atualizado em relação às tendências do mercado, criar bons planos de aula e, sobretudo, oferecer a melhor experiência para os alunos, é o caminho para o sucesso.

Nesse contexto, adotar um sistema de gestão automatizado, simples e rápido, pode te ajudar a ganhar destaque no mercado e aumentar o seu faturamento em até 43%.

O sistema Next Fit é o único focado nos pequenos e médios negócios do segmento fitness, oferecendo a melhor experiência e, ainda, o menor preço. 

Informações: Next Fit/https://blog.nextfit.com.br/tipos-de-danca/

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40

Buscando ter ‘maior bumbum do mundo’, mulher revela não conseguir achar poltrona em que caiba; VEJA FOTOS

Natasha Crown, uma modelo sueca famosa por buscar ter o “maior bumbum do mundo”, compartilhou um vídeo recentemente que revela a dificuldade que ela enfrenta para encontrar uma poltrona em que possa se acomodar. Natasha já gastou mais de R$ 700 mil em procedimentos estéticos para aumentar suas nádegas. Sua última medição registrou um bumbum de 2,2 metros. Um dos 2,3 milhões de seguidores dela no Instagram perguntou: “Como você faz para viajar? Como é a experiência nos assentos?”. Outro seguidor criticou: “Nunca vou entender por que você fez isso. Isso é tão ruim.” No entanto, Natasha não pretende parar. Ela continua com os procedimentos de Brazilian lift, nos quais a gordura é retirada de outras partes do corpo e injetada nas nádegas. A modelo também adotou uma dieta que inclui dezenas de pizzas e 12 quilos de Nutella em dois meses, com o objetivo de ganhar peso. A meta de Natasha tem um nome: Mikel Ruffinelli. Essa americana, mais conhecida como Diva, detém o recorde mundial com uma c