Pular para o conteúdo principal

Zumbi dos Palmares - conheça a biografia e as controvérsias do rei quilombola

 

Zumbi dos Palmares foi um líder militar que se tornou o último líder do maior quilombo da história do Brasil, o Quilombo de Palmares.

Em 2011, a presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Um dos objetivos da medida da presidente é exaltar Zumbi dos Palmares como símbolo da luta pelos direitos dos negros no Brasil, já que dia 20 de novembro é o dia da morte de Zumbi.

Diante da medida de Dilma, ainda em vigor, pesquisadores brasileiros criticaram a iniciativa, afirmando que não se pode homenagear um homem que escravizava outros negros e cometia outros crimes.

Conheça a biografia e as principais controvérsias que envolvem Zumbi dos Palmares.

  • Para conhecer o início da história do Brasil em detalhes e com fontes confiáveis, a Brasil Paralelo está concedendo gratuitamente e-book didático da História do BrasilConheça os principais heróis e feitos mais marcantes da história nacional.
  • A biografia registrada de Zumbi dos Palmares

    Os registros históricos só permitem conhecer uma pequena parte da vida de Zumbi, afirma Leandro Narloch no livro Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil. Os registros históricos coletados indicam que Zumbi era um jovem negro que nasceu livre no Quilombo de Palmares.

    Segundo Edison Carneiro, no livro O Quilombo de Palmares, Zumbi era sobrinho do rei dos quilombolas, Ganga Zumba.

    No final da sua adolescência, Zumbi assumiu uma tropa militar de Palmares, tornando-se líder de um dos núcleos habitacionais do quilombo. Ele se destacou em dezenas de vitórias dos quilombolas contra as expedições militares portuguesas.

    O acordo que fez Zumbi se tornar rei

    Após mais de 60 expedições militares dos portugueses contra o Quilombo de Palmares, Ganga Zumba cansou de perder vidas nas batalhas, convocando Portugal para fazer um acordo de paz.

    Os portugueses aceitaram o convite e ofereceram uma proposta: os quilombolas poderiam formar uma sociedade livre, mas precisariam mudar de localização e reconhecer as autoridades portuguesas, afirma Alfredo Brandão em Os Negros na História de Alagoas.

    Ganga aceitou a proposta integralmente, mas muitos de seus companheiros se revoltaram com a decisão. Zumbi foi um deles. Uma disputa interna tomou conta do Quilombo dos Palmares, até que Ganga foi assassinado por envenenamento e as autoridades favoráveis ao acordo foram presas, narrou Edison Carneiro.

    Diante da instabilidade interna e da necessidade de um líder forte para defender a posição contrária ao acordo, Zumbi ascendeu ao poder.

    Mesmo depondo o líder que era favorável ao acordo, coroa portuguesa continuou tentando elaborar uma solução pacífica. Em 1685, Dom Pedro II de Portugal mandou uma carta para os quilombolas. Um dos trechos dizia:

    "Eu, El-Rei, faço saber a vós Capitão Zumbi dos Palmares que hei por bem perdoar-vos de todos os excessos que haveis praticado, e que assim o faço por entender que vossa rebeldia teve razão nas maldades praticadas por alguns maus senhores em desobediência às minhas reais ordens. 

    Convido-vos a assistir em qualquer estância que vos convier, com vossa mulher e vossos filhos, e todos os vossos capitães, livres de qualquer cativeiro ou sujeição, como meus leais e fiéis súditos, sob minha real proteção", 
    carta ainda disponível na Biblioteca da Ajuda, de Portugal.

    Zumbi nunca aceitou um acordo, continuando a luta contra as autoridades locais e sendo um verdadeiro rei em Palmares.

    A realeza de Palmares

    O chefe do Quilombo dos Palmares era um verdadeiro rei. Em seu livro, Edison Carneiro reuniu documentos e outras fontes históricos que mostram que o Quilombo dos Palmares funcionava como um reino africano.

    Ganga Zumba e posteriormente Zumbi eram tratados como "majestade" pelos demais. Existia uma hierarquia que dava diversos poderes ao rei. Zumbi tinha a palavra final sobre as questões sociais que envolviam todo o Quilombo, como guerras e questões administrativas maiores.

    Aqueles que se apresentavam diante de Zumbi deviam colocar os joelhos no chão e bater as palmas das mãos em sinal de vassalagem ao rei.

    Diante de tanto poder, como Zumbi guiava o Quilombo dos Palmares? A resposta pode surpreender a muitos.

    Zumbi tinha escravos e impunha leis severas no quilombo

    Ao assumir o poder máximo, Zumbi dos Palmares continuou e fortaleceu as leis mais rígidas do quilombo. Algumas das ações documentadas mais controversas de Zumbi e seu quilombo são:

    • acentuar os assaltos nas fazendas ao redor do quilombo e roubar escravos negros para servirem a sociedade de Palmares. Segundo Edison Carneiro:
    "Os escravos que, por sua própria indústria e valor, conseguiam chegar aos Palmares, eram considerados livres, mas os escravos raptados ou trazidos à força das vilas vizinhas continuavam escravos. Entretanto, tinham uma oportunidade de alcançar a alforria: bastava-lhes levar, para os mocambos dos Palmares, algum negro cativo".

    Segundo o historiador Flávio Gomes, no livro Palmares:

    "Consta mesmo que os palmaristas cobravam tributos - em mantimentos, dinheiro e armas - dos moradores das vilas e povoados. Quem não colaborasse poderia ver suas propriedades saqueadas, seus canaviais e plantações incendiados e seus escravos sequestrados”.
    • sequestrar de mulheres brancas para obrigá-las a se casarem com quilombolas, afirma o jurista Marcelo Andrade;
    • punir com a morte e espancamentos os crimes cometidos dentro do quilombo. Segundo Edison Carneiro:
    "Se algum escravo fugia dos Palmares, eram enviados negros no seu encalço e, se capturado, era executado pela "severa justiça" do quilombo. Os holandeses diziam (segundo relato do capitão João Blaer, de 1645) que 'entre êles reinava o temor, principalmente nos negros de Angola ... '"
    • proibir atividades de feitiçaria no quilombo.

    Segundo Marcelo Andrade, jurista, historiador e professor do Núcleo de Formação da Brasil Paralelo:

    "Muitos negros vizinhos do Quilombo dos Palmares os odiavam, já que eles também eram assaltados e tiveram parentes escravizados pelos quilombolas".

     Diversos negros lutaram contra o Quilombo dos Palmares, um deles foi Henrique Dias, homem negro e oficial superior do exército português. Uma de suas campanhas militares teve como alvo o quilombo de Zumbi.

    Henrique Dias foi considerado herói pela coroa portuguesa após sua atuação na Insurreição Pernambucana, recebendo os títulos de fidalgo e membro da Ordem de Cristo.

    A derrota e morte de Zumbi

    Após 20 anos de domínio de Zumbi sobre Palmares, o quilombo sucumbiu no dia 6 de fevereiro de 1694, após quase 100 anos de existência. O ataque fatal foi liderado pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, narra Edison Carneiro em seu livro.

    O bandeirante Domingos Jorge Velho era um experiente explorador de florestas e matas fechadas, especialmente por suas origens indígenas. 

    Domingos era mameluco, ou seja, descendente de indígenas e de europeus. Sua língua principal era o tupi-guarani, falando português com dificuldade, aponta o jurista Marcelo Andrade.

    • Para conhecer o início da história do Brasil em detalhes e com fontes confiáveis, a Brasil Paralelo está concedendo gratuitamente e-book didático da História do BrasilConheça os principais heróis e feitos mais marcantes da história nacional.

    Sua experiência foi essencial para o sucesso da invasão. A expedição do bandeirante destruiu o Quilombo, mas Zumbi conseguiu fugir com alguns companheiros. Dois anos depois, Zumbi foi traído, tendo sua localização entregue por um de seus companheiros.

    Quando a expedição do capitão André Furtado de Mendonça chegou em seu esconderijo, Zumbi e seus homens lutaram até o fim. Apenas 1 quilombola sobreviveu, sendo aprisionado. Zumbi foi assassinado.

    A cabeça do último chefe dos Palmares foi decapitada e enviada para o governador. O rosto de Zumbi foi pendurado em um poste público de Recife para mostrar que o chefe do quilombo não era imortal, escreveu Edison Carneiro.

    Desinformações e romantização de Zumbi dos Palmares

    No site Toda Matéria, Juliana Bezerra faz duas afirmações sobre Zumbi que são comumente difundidas, mas carecem de provas históricas:

    "Zumbi era sobrinho do líder Ganga Zumba, o qual, por sua vez, era filho da princesa Aqualtune dos Jagas (ou imbangalas), um povo de tradições militares com ótimos guerreiros".

    Existem poucos registros históricos sobre as origens de Ganga Zumba, Zumbi dos Palmares.

    Sobre a ascendência de Ganga Zumba e Zumbi com Aqualtune, não existe nenhuma comprovação sobre o parentesco deles com a suposta princesa angolana. Os indícios apenas comprovam o parentesco de Ganga com Zumbi.

    Zumbi criado por um Padre - fake news?

    Outra desinformação histórica no artigo é:

    "Zumbi foi aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso e entregue aos cuidados do Padre Antônio Melo, em Porto Calvo, quando ainda tinha cerca de seis anos. Foi então batizado com o nome “Francisco” e recebeu uma educação esmerada. 

    Aprendeu português e latim, além do catecismo para ser batizado na fé católica. Aos 10 anos de idade, já era fluente em português e latim. Aos 15, fugiu e voltou para o Quilombo de Palmares".

    Não existe nenhuma comprovação dessas informações. Essa lenda surgiu em um livro de Décio Freitas e foi difundida sem nenhuma apuração. No livro Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, Leandro Narloch narra:

    "A imaginação sobre Zumbi foi mais criativa na obra do jornalista gaúcho Décio Freitas, amigo de Leonel Brizola e do ex-presidente João Goulart. 

    No livro Palmares: A Guerra dos Escravos, Décio afirma ter encontrado cartas mostrando que o herói cresceu num convento de Alagoas, onde recebeu o nome de Francisco e aprendeu a falar latim e português. 

    Aos 15 anos, atendendo ao chamado do seu povo, teria partido para o quilombo. As cartas sobre a infância de Zumbi teriam sido enviadas pelo padre Antônio Melo, da vila alagoana de Porto Calvo, para um padre de Portugal, onde Décio as teria encontrado. 

    Ele nunca mostrou as mensagens para os historiadores que insistiram em ver o material. A mesma suspeita recai sobre outro livro seu, O Maior Crime da Terra. O historiador Cláudio Pereira Elmir procurou por cinco anos algum vestígio dos registros policiais que Décio cita. Não encontrou nenhum. 

    'Tenho razões para acreditar que ele inventou as fontes e que pode ter feito o mesmo em outras obras', disse-me Cláudio no fim de 2008. O nome de Francisco, pura cascata de Décio Freitas, consta até hoje no Livro dos Heróis da Pátria da Presidência da República".

    Zumbi era um herói marxista?

    No livro Três Vezes Zumbi, os historiadores Jean Marcel Carvalho França e Ricardo Alexandre Ferreira mostraram que a figura de Zumbi foi interpretada de 3 maneiras diferentes ao longo da história do Brasil:

    1 - como líder de negros fugidos que cometiam crimes e lutava contra a autoridade legítima do Brasil;

    2 - o chefe de um foco de barbárie que foi bravamente combatido pelos bandeirantes paulistas;

    3 - um herói da luta de classes: um guerreiro que não aceitou a opressão das classes dominantes e protegeu diversas minorias.

    Ainda hoje, a 3ª posição ainda é tida como verdadeira em muitas escolas e universidades. O artigo do site Toda Matéria diz:

    "[Zumbi] lutou pela liberdade de culto e religião, bem como pelo fim da escravidão colonial no Brasil. Apesar disso, este líder também ficou conhecido pela severidade despótica com que conduzia Palmares, onde, inclusive, havia um tipo mais brando de escravidão.

    De todas as maneiras, não admitia a dominação dos brancos sobre os negros e, portanto, tornou-se o maior símbolo pela liberdade dos negros da história brasileira".

    Em 2003, a lei federal 10.639 instituiu o Dia da Consciência Negra no calendário escolar, tornando obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas. 

    Em 2011, a presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

    Um dos objetivos da medida da presidente foi exaltar Zumbi dos Palmares como símbolo da luta pelos direitos dos negros no Brasil, já que dia 20 de novembro é o dia da morte de Zumbi.

    Diante da medida de Dilma, ainda em vigor, pesquisadores brasileiros criticaram a iniciativa, afirmando que não se pode homenagear um homem que escravizava outros negros e cometia outros crimes.

    De acordo com o professor Marcelo Andrade:

    "É uma falácia delirante afirmar que o Quilombo dos Palmares era socialista ou democrático. Os africanos tinham mentalidade escravista, como era comum na época. Não tem como afirmar que eles eram anti-escravistas".

    Segundo o professor Marcelo e a bibliografia já apresentada, Zumbi:

    • fazia e comprava escravos, assim como os portugueses e as tribos da África;
    • praticava assaltos e violência nas fazendas da região;
    • era um líder monárquico, tomando decisões autocratas, conforme o hábito de muitas tribos africanas;
    • tinha várias esposas que não tinham espaço político no quilombo;
    • possivelmente sequestrava mulheres da região de fora do quilombo e as obrigava a casar com os quilombolas;
    • punia  com rigor os quilombolas que tentavam deixar seus domínios, praticando pena de morte e de espancamento.

    As desinformações sobre a história do Brasil não se limitam à figura de Zumbi dos Palmares. 

    Em 2005, 30% da verba de livros escolares do Ministério da Educação foi destinada para comprar a obra “A Nova História Crítica”, de Mario Furley. Na obra, ele afirma que a história do Brasil foi feita por capitalistas egoístas, que prejudicaram o país.

    Em trechos que abordam a história do Brasil, o livro afirma:

    “Diziam que a princesa Isabel era feia como a peste e estúpida como uma leguminosa. Quem acredita que a escravidão negra acabou por causa da bondade de uma princesa branquinha, não vai achar também que a situação dos oprimidos de hoje só vai melhorar quando aparecer algum principezinho salvador?” 

    Em outro trecho, diz:

    “Ninguém sério acreditava num Terceiro Reinado. A estupidez da princesa Isabel, e a péssima fama de seu esposo, o Conde d’Eu (corrupto, assassino da Guerra do Paraguai, picareta mesmo) contribuíam para isso”.

    O livro também elogia a Revolução Comunista Chinesa, evento que deixou ao menos 30 a 50 milhões de mortos, dizendo:

    “Foi uma experiência socialista muito original. As novas propostas eram discutidas animadamente. Grandes cartazes murais, os dazibaos, abriam espaço para o povo manifestar seus pensamentos e suas críticas. 

    Velhos administradores foram substituídos por rapazes cheios de idéias novas. Em todos os cantos, se falava da luta contra os quatro velhos: velhos hábitos, velhas culturas, velhas idéias, velhos costumes". 
    • Leitura recomendada: não existem provas da existência do autor desse livro escolar, embora “ele” tenha ganhado milhões de reais do governo. Entenda o caso.

    Aproximadamente trinta milhões de estudantes receberam o livro. Esses alunos das escolas públicas brasileiras aprenderam que a história de seu país é ruim, que seus antepassados eram maus. 

    Ler mais/ Brasil Paralelo/https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/quem-foi-zumbi-dos-palmares?utm_medium=home

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40

Buscando ter ‘maior bumbum do mundo’, mulher revela não conseguir achar poltrona em que caiba; VEJA FOTOS

Natasha Crown, uma modelo sueca famosa por buscar ter o “maior bumbum do mundo”, compartilhou um vídeo recentemente que revela a dificuldade que ela enfrenta para encontrar uma poltrona em que possa se acomodar. Natasha já gastou mais de R$ 700 mil em procedimentos estéticos para aumentar suas nádegas. Sua última medição registrou um bumbum de 2,2 metros. Um dos 2,3 milhões de seguidores dela no Instagram perguntou: “Como você faz para viajar? Como é a experiência nos assentos?”. Outro seguidor criticou: “Nunca vou entender por que você fez isso. Isso é tão ruim.” No entanto, Natasha não pretende parar. Ela continua com os procedimentos de Brazilian lift, nos quais a gordura é retirada de outras partes do corpo e injetada nas nádegas. A modelo também adotou uma dieta que inclui dezenas de pizzas e 12 quilos de Nutella em dois meses, com o objetivo de ganhar peso. A meta de Natasha tem um nome: Mikel Ruffinelli. Essa americana, mais conhecida como Diva, detém o recorde mundial com uma c