Pular para o conteúdo principal

INDUSTRIA AUTOMOBILÍSTICA : Salão de Pequim 2012


Guilber Hidaka Do lado de fora do enorme pavilhão de exposições localizado na periferia de Pequim, o trânsito caótico mostra que motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres ainda não conseguem se entender nas ruas. Há pouco espaço para muitos veículos, e o engarrafamento foi enorme na porta do primeiro dia do Auto China 2012, o Salão do Automóvel chinês, que este ano está sendo realizado na capital do país (Pequim alterna com Shangai a mostra anual).
Mas, com o crescimento do país, as bicicletas estão cada vez mais perdendo espaço, especialmente em cidades grandes como Pequim. Você não precisa ficar plantado muito tempo na calçada para ver passar um Porsche911 ou um Panamera - que aliás foi lançado em Shangai. Não é só a Porsche que está de olho nesse mercado. O carrão da vez foi o Lamborghini Urus, um protótipo com características de esportivo utilitário, com motor de 600 cavalos. Ainda não há definição se o modelo irá ser fabricado, mas a expectativa é boa. Além de ter obtido boa recepção no salão, modelos desse segmento têm obtido muito sucesso comercial, a exemplo do Porsche Cayenne (com quem divide a plataforma) e BMW X6.
Lamborghini Urus
As marcas chinesas não têm muito glamour para mostrar. A propósito, uma das características do Salão de Shangai é a simplicidade das instalações. E mesmo a apresentação dos modelos não tem as superproduções que se vêem nos salões europeus ou norte-americanos. Mas é possível notar uma rápida evolução nos automóveis. AJAC, por exemplo, mostrou o J6 reestilizado. A minivan mudou por dentro e por fora, ganhou aspecto bem moderno e deve chegar ao Brasil em março. O J3 também recebeu um facelift, embora mais leve. A marca anunciou também que está desenvolvendo motor e câmbio com tecnologia de ponta. O motor é um 1.5 com comando duplo, 16 válvulas, turbo e injeção direta, que deve ficar pronto no ano que vem (e que pode chegar ao Brasil em 2014). A segunda novidade em termos de mecânica é o câmbio de seis marchas com dupla embreagem. O conjunto motor-câmbio deve equipar os carros mais caros da marca, caso do J5 e do J6.
Para mostrar que também pode ser ousada, a marca apresentou ainda um superesportivo conceitual, com lateral que lembra bastante o Mustang e traseira de Ferrari. A JAC, porém, não divulgou maiores detalhes sobre o carro. A falta de informações, aliás, é outra marca da exposição chinesa. Normalmente, as apresentações são feitas em chinês, sem tradução para o inglês. E ainda não é fácil encontrar nos estandes quem fale outro idioma que não seja o mandarim.
Guilber Hidaka
JAC J6
Chery também mostrou novidades, caso do QQ. O modelo mais barato da marca no Brasil passou por um face lift. A plataforma é a mesma e o acabamento continua deixando a desejar, mas a dianteira ganhou faróis maiores, que transmitem a sensação de atualização de estilo. A marca também apresentou um conceito, o TX, um esportivo de linhas arrojadas.
Guilber Hidaka
Chery TX
A principal atração no estande da Ford foi o brasileiro EcoSport, instalado em um palanque giratório bem no meio do espaço da marca. A versão final do carro foi mostrada simultaneamente em Pequim e Camaçari, na Bahia. Ao contrário da recepção calorosa, porém, no salão chinês ele estava quase como um carro a mais no estande. Havia mais gente olhando o novo Focus e o New Fiesta do que o utilitário desenvolvido no Brasil. Talvez a razão esteja no fato de que a Ford é uma marca de baixas vendas na China.
Outra marca que não vende muito no país mas que levou um lançamento importante para lá foi a Fiat, que apresentou o Viaggio, versão italiana do Dodge Dart. O modelo não tem a agressividade visual que caracteriza os carros italianos, mas o sedã é elegante, embora comportado. O motor é o 1.4 T-Jet. Há quem diga que ele poderá ser vendido no Brasil num futuro próximo, mas ainda não há nada decidido.
Guilber Hidaka
Hyundai Santa Fe 2013
No estande da Hyundai, uma das maiores atrações é o novo SantaFe, que recebeu linhas mais retas e está mais encorpado. A marca coreana também está mostrando um conceito, o BHCD-1, esportivo de design futurista.
Algumas marcas chinesas ainda continuam a trilhar o caminho das cópias. A Geely, por exemplo, está expondo vários modelos que são réplicas reduzidas de modelos da Rolls-Royce. E a Lifan foi além com o 320. O compacto, claramente inspirado no Mini, agora ganhou um derivado com faróis que lembram bastante o Mini Clubman.
Guilber Hidaka
Lifan 320
No estande da Baic, outra marca chinesa, é possível ver modelos off-road inspirados no Jeep Cherokee e também em veículos com grade que lembram muito os carros da Mercedes. É o caso do protótipo C90L, que tem dianteira bastante inspirada no Mercedes Classe E (principalmente por causa dos faróis) e traseira parecida com a do Bentley Continental GT.
Outro conceito que chama a atenção pelo arrojo é o Citroën 9, um cupê esportivo híbrido, equipado com motor 1.6 THP de 225 cv e um elétrico. Juntos, eles geram 295 cv.
Para reafirmar a força do mercado chinês, a Mercedes-Benz escolheu Pequim para fazer o lançamento mundial do novo Classe G, o off-road da marca. Embora mantenha o aspecto de robustez, de veículo que está pronto para qualquer desafio, o novo Classe G traz mais refinamento e motores mais potentes. O G 63 AMG tem motor V8 biturbo de 544 cv, enquanto o topo de linha, G 65 AMG, tem motor V12 biturbo de 612 cv.
O Salão de Pequim ficará aberto ao público do dia 27 de abril a 2 de maio.
Guilber Hidaka
Mercedes-Benz Concept Style Coupé

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Globo - Desfile das Escola de Samba - Rio de Janeiro - 12/02/2018

fonte: youtube

Confira a fabricação dos motores do Onix e do Prisma na GM de Joinville

Todas as fases produtivas são monitoradas em tempo real e à distância Depois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) pois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) Os trabalhos começam com a usinagem do cabeçote de alumínio, que chega de um fornecedor de Minas Gerais já fundido. Os tempos do  Chevette  e do  Monza , carros de grande sucesso da  General Motors nas décadas de 1980 e 1990, ficaram definitivamente para trás. O processo de fabricação de  automóveis  mudou muito desde então. Fábrica de Joinville, às margens da BR-101, destaca-se pelo ambiente bem iluminado, silencioso e de temperatura agradável A fábrica onde são feitos os motores das linhas Prisma e Onix, em Joinville, chama a atenção pela tecnologia inserida em todas as fases do processo de usinagem do cabeçote e da montagem do motor.  A primeira etapa de usinagem cuidará d...

Fiat Mobi e Chevrolet Onix duelam em requisito segurança em novo teste Latin NCAP,

O  Fiat Mobi  foi mal no teste de segurança do Latin NCAP divulgado nesta terça-feira (01) e conquistou só uma estrela na proteção a adultos. A segurança de crianças ficou com duas estrelas.  Segundo o órgão, o desempenho do modelo na simulação de teste dianteiro foi razoável, mas a estrutura do carro se mostrou "inapropriada para suportar impacto lateral". O Mobi ofereceu proteção "pobre" para o peito do motorista em acidentes laterais e "débil" e "marginal em outras regiões do corpo. Apenas a cabeça e partes das pernas tiveram proteção considerada "boa" nos testes. Para classificar a segurança a adultos, o órgão atribui pontos que podem chegar ao máximo de 34, porém o  Mobi  conquistou apenas 19,20 pontos.  Já a segurança de crianças pode chegar a 49 pontos, mas no caso do compacto foram apenas 26,98 pontos. " O impacto lateral é o grande problema do carro porque há alta penetração do pilar B. Como mostram as imagens, a estrut...

AO VIVO - Ferroviária X Santos - Campeonato Paulista - Narração - 10/02/2018

fonte: youtube