Pular para o conteúdo principal

INDUSTRIA AUTOMOBILÍSTICA : Salão de Pequim 2012


Guilber Hidaka Do lado de fora do enorme pavilhão de exposições localizado na periferia de Pequim, o trânsito caótico mostra que motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres ainda não conseguem se entender nas ruas. Há pouco espaço para muitos veículos, e o engarrafamento foi enorme na porta do primeiro dia do Auto China 2012, o Salão do Automóvel chinês, que este ano está sendo realizado na capital do país (Pequim alterna com Shangai a mostra anual).
Mas, com o crescimento do país, as bicicletas estão cada vez mais perdendo espaço, especialmente em cidades grandes como Pequim. Você não precisa ficar plantado muito tempo na calçada para ver passar um Porsche911 ou um Panamera - que aliás foi lançado em Shangai. Não é só a Porsche que está de olho nesse mercado. O carrão da vez foi o Lamborghini Urus, um protótipo com características de esportivo utilitário, com motor de 600 cavalos. Ainda não há definição se o modelo irá ser fabricado, mas a expectativa é boa. Além de ter obtido boa recepção no salão, modelos desse segmento têm obtido muito sucesso comercial, a exemplo do Porsche Cayenne (com quem divide a plataforma) e BMW X6.
Lamborghini Urus
As marcas chinesas não têm muito glamour para mostrar. A propósito, uma das características do Salão de Shangai é a simplicidade das instalações. E mesmo a apresentação dos modelos não tem as superproduções que se vêem nos salões europeus ou norte-americanos. Mas é possível notar uma rápida evolução nos automóveis. AJAC, por exemplo, mostrou o J6 reestilizado. A minivan mudou por dentro e por fora, ganhou aspecto bem moderno e deve chegar ao Brasil em março. O J3 também recebeu um facelift, embora mais leve. A marca anunciou também que está desenvolvendo motor e câmbio com tecnologia de ponta. O motor é um 1.5 com comando duplo, 16 válvulas, turbo e injeção direta, que deve ficar pronto no ano que vem (e que pode chegar ao Brasil em 2014). A segunda novidade em termos de mecânica é o câmbio de seis marchas com dupla embreagem. O conjunto motor-câmbio deve equipar os carros mais caros da marca, caso do J5 e do J6.
Para mostrar que também pode ser ousada, a marca apresentou ainda um superesportivo conceitual, com lateral que lembra bastante o Mustang e traseira de Ferrari. A JAC, porém, não divulgou maiores detalhes sobre o carro. A falta de informações, aliás, é outra marca da exposição chinesa. Normalmente, as apresentações são feitas em chinês, sem tradução para o inglês. E ainda não é fácil encontrar nos estandes quem fale outro idioma que não seja o mandarim.
Guilber Hidaka
JAC J6
Chery também mostrou novidades, caso do QQ. O modelo mais barato da marca no Brasil passou por um face lift. A plataforma é a mesma e o acabamento continua deixando a desejar, mas a dianteira ganhou faróis maiores, que transmitem a sensação de atualização de estilo. A marca também apresentou um conceito, o TX, um esportivo de linhas arrojadas.
Guilber Hidaka
Chery TX
A principal atração no estande da Ford foi o brasileiro EcoSport, instalado em um palanque giratório bem no meio do espaço da marca. A versão final do carro foi mostrada simultaneamente em Pequim e Camaçari, na Bahia. Ao contrário da recepção calorosa, porém, no salão chinês ele estava quase como um carro a mais no estande. Havia mais gente olhando o novo Focus e o New Fiesta do que o utilitário desenvolvido no Brasil. Talvez a razão esteja no fato de que a Ford é uma marca de baixas vendas na China.
Outra marca que não vende muito no país mas que levou um lançamento importante para lá foi a Fiat, que apresentou o Viaggio, versão italiana do Dodge Dart. O modelo não tem a agressividade visual que caracteriza os carros italianos, mas o sedã é elegante, embora comportado. O motor é o 1.4 T-Jet. Há quem diga que ele poderá ser vendido no Brasil num futuro próximo, mas ainda não há nada decidido.
Guilber Hidaka
Hyundai Santa Fe 2013
No estande da Hyundai, uma das maiores atrações é o novo SantaFe, que recebeu linhas mais retas e está mais encorpado. A marca coreana também está mostrando um conceito, o BHCD-1, esportivo de design futurista.
Algumas marcas chinesas ainda continuam a trilhar o caminho das cópias. A Geely, por exemplo, está expondo vários modelos que são réplicas reduzidas de modelos da Rolls-Royce. E a Lifan foi além com o 320. O compacto, claramente inspirado no Mini, agora ganhou um derivado com faróis que lembram bastante o Mini Clubman.
Guilber Hidaka
Lifan 320
No estande da Baic, outra marca chinesa, é possível ver modelos off-road inspirados no Jeep Cherokee e também em veículos com grade que lembram muito os carros da Mercedes. É o caso do protótipo C90L, que tem dianteira bastante inspirada no Mercedes Classe E (principalmente por causa dos faróis) e traseira parecida com a do Bentley Continental GT.
Outro conceito que chama a atenção pelo arrojo é o Citroën 9, um cupê esportivo híbrido, equipado com motor 1.6 THP de 225 cv e um elétrico. Juntos, eles geram 295 cv.
Para reafirmar a força do mercado chinês, a Mercedes-Benz escolheu Pequim para fazer o lançamento mundial do novo Classe G, o off-road da marca. Embora mantenha o aspecto de robustez, de veículo que está pronto para qualquer desafio, o novo Classe G traz mais refinamento e motores mais potentes. O G 63 AMG tem motor V8 biturbo de 544 cv, enquanto o topo de linha, G 65 AMG, tem motor V12 biturbo de 612 cv.
O Salão de Pequim ficará aberto ao público do dia 27 de abril a 2 de maio.
Guilber Hidaka
Mercedes-Benz Concept Style Coupé

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...