Pular para o conteúdo principal

Fique por dentro: Doença rara faz mulher expelir membrana pelos olhos

Um caso raro, um verdadeiro desafio para a medicina. Moradora em Lins, no interior de São Paulo, Laura Casari Ponce, 34 anos, sofre de uma doença que a faz expelir uma espécie de membrana pelos olhos. O fato se repete há 19 anos. Sempre que a professora contrai uma conjuntivite, o fenômeno acontece. As lágrimas se cristalizam e em poucos minutos surge uma membrana branca resistente e elástica da cavidade interna do olho.
Laura passou por mais de 30 médicos oftalmologistas, mas nenhum foi capaz de descobrir o motivo da jovem expelir esse tipo de membrana do olho direito. Afastada das salas de aulas e com o psicológico bastante abatido, Laura confia no tratamento que começou há cerca de 40 dias em Bauru, a 104 km de Lins,  para ficar livre da doença.
De acordo com o médico Raul Gonçalves de Paula, que soube do caso de Laura depois de assistir a uma reportagem pela TV, o fato é único no mundo. "Até agora não se tem nenhum relato na medicina de um caso assim. Temos apenas uma experiência alemã in vitro, mas não existe relato algum de registro da doença em seres humanos", afirma o oftalmologista.
Nos dois olhos
Na última semana, Laura ligou em desespero para o médico, informando que o fenômeno que até então afetava apenas o olho direito havia começado também no esquerdo. "Esse fato elucidou várias perguntas que nós, que estamos cuidando do caso, não tínhamos respostas", afirma o médico.
Raul acredita que a formação das placas acontece devido a uma infecção causada pela bactéria Staphylococcus aureus que faz com que as  lágrimas de Laura se cristalizem e as membranas se formem. "Esse tipo de bactéria é comum na pele dos seres humanos", explica o médico. De acordo com ele, a própria lagrima possui uma defesa natural contra a ação dessa bactéria, mas no caso de Laura essa defesa não existe.
O oftalmologista explica que o uso de um colírio especial isolou a bactéria no olho direito e isso fez com que o olho esquerdo começasse a formar as membranas. Apesar de deixar Laura ainda mais preocupada, para o médico o fato de ela passar a expelir a membrana pelo olho esquerdo também, torna mais fácila busca por uma explicação para  o fato analisando o lado químico.
Laura passou a última semana inteira no hospital sendo observada pelo oftalmologista. Com um quadro agudo de conjuntivite, a jovem chegou a expelir 30 membranas em um só dia. "Ela ficou do meu lado e teve vezes que as membranas se formavam num espaço pequeno de tempo, num intervalo de quatro a sete minutos", conta o médico.
  • Divulgação
    O oftalmologista Raul Gonçalves de Paula mostra uma das membranas dos olhos de Laura Casari Ponce colocada em um pote para exame
Tratamento
A professora segue o tratamento com colírios especiais e nitrato de prata, o último, um medicamento que geralmente é usado pela oftalmologia em recém-nascidos para prevenir a conjuntivite. O médico afirma que aguarda alguns testes que estão sendo feitos com a membrana expelida por Laura para desvendar o quebra-cabeça. Enquanto isso, a educadora aguarda em casa o quadro atual de conjuntivite regredir para retomar o tratamento.
De acordo com a mãe da jovem, Marisa Ponce, a filha está muito abatida. Apesar de o médico tentar tranquiliza-la a todo o momento, o fato do olho esquerdo também começar a expelir a membrana mexeu muito com o psicológico de Laura.
A professora sofre muito por não poder dar aulas e também pelo preconceito. "Minha filha está muito abalada psicologicamente, o assédio por parte da imprensa e a curiosidade por parte das pessoas tem mexido muito com ela", afirma a mãe que pretende levar Laura para passar por uma avaliação com um psicólogo nos próximos dias.
Resistente e elástica
  • Divulgação
    Em detalhe, uma das membranas retiradas dos olhos da professora Laura Casari Ponce
O oftalmologista explica que apesar de todo o mistério que envolve o caso, os riscos para a visão de Laura são pequenos. Apesar da quantidade de membranas expelidas, elas se formam numa espécie de bolsa que existe abaixo do olho e a saída causa apenas uma irritação, mas não chega a agredir o globo ocular.
Ao mesmo tempo em que realiza o tratamento, o oftalmologista Raul de Paula segue com diversos testes com as membranas expelidas até o momento. Ele conserva uma membrana em água de injeção e percebeu que, aos poucos, ela foi se decompondo.
Em outro teste a membrana conservada no álcool 46 graus se tornou resistente, elástica e praticamente inquebrável. "É cedo para qualquer conclusão. Nossa expectativa é encontrar uma cura para o caso da Laura e contribuir em muito para a medicina ao desvendar esse caso raro", afirma.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Globo - Desfile das Escola de Samba - Rio de Janeiro - 12/02/2018

fonte: youtube

Confira a fabricação dos motores do Onix e do Prisma na GM de Joinville

Todas as fases produtivas são monitoradas em tempo real e à distância Depois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) pois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) Os trabalhos começam com a usinagem do cabeçote de alumínio, que chega de um fornecedor de Minas Gerais já fundido. Os tempos do  Chevette  e do  Monza , carros de grande sucesso da  General Motors nas décadas de 1980 e 1990, ficaram definitivamente para trás. O processo de fabricação de  automóveis  mudou muito desde então. Fábrica de Joinville, às margens da BR-101, destaca-se pelo ambiente bem iluminado, silencioso e de temperatura agradável A fábrica onde são feitos os motores das linhas Prisma e Onix, em Joinville, chama a atenção pela tecnologia inserida em todas as fases do processo de usinagem do cabeçote e da montagem do motor.  A primeira etapa de usinagem cuidará d...

Fiat Mobi e Chevrolet Onix duelam em requisito segurança em novo teste Latin NCAP,

O  Fiat Mobi  foi mal no teste de segurança do Latin NCAP divulgado nesta terça-feira (01) e conquistou só uma estrela na proteção a adultos. A segurança de crianças ficou com duas estrelas.  Segundo o órgão, o desempenho do modelo na simulação de teste dianteiro foi razoável, mas a estrutura do carro se mostrou "inapropriada para suportar impacto lateral". O Mobi ofereceu proteção "pobre" para o peito do motorista em acidentes laterais e "débil" e "marginal em outras regiões do corpo. Apenas a cabeça e partes das pernas tiveram proteção considerada "boa" nos testes. Para classificar a segurança a adultos, o órgão atribui pontos que podem chegar ao máximo de 34, porém o  Mobi  conquistou apenas 19,20 pontos.  Já a segurança de crianças pode chegar a 49 pontos, mas no caso do compacto foram apenas 26,98 pontos. " O impacto lateral é o grande problema do carro porque há alta penetração do pilar B. Como mostram as imagens, a estrut...

AO VIVO - Ferroviária X Santos - Campeonato Paulista - Narração - 10/02/2018

fonte: youtube