Pular para o conteúdo principal

Seu futuro: Fuvest divulga manual do vestibular 2014; inscrições começam em 23/8

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, divulgou nesta quinta-feira (1º) o manual do candidato do vestibular 2014. As inscrições para o processo serão realizadas entre os dias 23 de agosto a 9 de setembro. 
Serão oferecidas 11.057 vagas para os cursos da USP e 100 vagas para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
No ano passado a USP ofereceu 10.982 vagas. Segundo a assessoria de imprensa, neste ano, mais 75 vagas foram acrescidas com a criação do bacharelado em ciências biomédicas - ênfases em ciências básicas da saúde e em biotecnologia em saúde, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com 25 vagas, e engenharia de computação com  ênfase em sistemas corporativos , oferecido pela Escola Politécnica no campus USP Leste, com 50 vagas. O vestibular 2014 será realizado em 32 cidades paulistas. Seis novas cidades foram escolhidas para a aplicação das provas, são elas: Barueri (com Santana do Parnaíba), Carapicuíba, Taboão da Serra, Fernandópolis, Jaú e Limeira. 

Isenção

A instituição estendeu o prazo para as inscrições para isenção ou redução de taxa do vestibular 2014. O cadastro deve ser feito pelo site até as 23h30 do dia 10 de agosto. 
Para ter direito à redução de 50% do valor da taxa de inscrição, o requerente deve ter renda individual de, no máximo,  R$ 1.356.
A SAS/USP (Superintendência de Assistência Social da Universidade de São Paulo) fará a análise dos documentos comprobatórios da situação dos requerentes e o controle executivo das isenções e reduções solicitadas.
O interessado deverá anexar o formulário impresso ao final da inscrição eletrônica e cópia simples dos seguintes documentos:
  • Documento de identificação;
  • CPF;
  • Documento que comprove a realização de todo o ensino médio em escola do sistema público de ensino (municipal, estadual ou federal) ou documento que comprove a conclusão dos dois primeiros anos do ensino médio em escola do sistema público de ensino e, ainda, que registre estar matriculado no 3º ano do ensino médio em escola do sistema público de ensino, ou documento que comprove a conclusão do 1º ano do ensino médio em escola do sistema público do Brasil e, ainda, que registre estar matriculado no 2º ano do ensino médio em escola do sistema público de ensino do Brasil;
  • Comprovante da renda declarada;
  • Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone ou IPTU)
As cópias de documentos que comprovem a situação declarada pelo candidato, mais a ficha SAS/USP, emitida ao término da inscrição pelo site, deverão ser encaminhadas para a Fuvest, por meio de correspondência registrada, ao endereço abaixo, com data máxima de postagem nos correios até 12 de agosto, devendo constar no envelope:
Código 01
FUVEST - Fundação Universitária para o Vestibular
Rua Alvarenga 1945/1951 - Butantã
05509-004 - São Paulo - SP
A partir do dia 21 de agosto, a instituição disponibilizará a lista de beneficiados no seu site, para consulta individual. 

Pasusp e Inclusp 

Todos os estudantes que cursaram ou estejam cursando integralmente o ensino médio em escolas da rede pública do Brasil poderão optar pelo Inclusp (Sistema de Pontuação Acrescida) que dá bônus nas notas da 1ª e  2ª fases do vestibular. A participação no programa deve ser indicada no momento da inscrição.
Já o Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da USP) está com inscrições abertas até o dia 18 de agosto. Este programa é  voltado para alunos que ainda estão matriculados no ensino médio público e que cursaram o ensino fundamental integralmente em escolas públicas. 
De acordo com a USP, um aluno Pasusp é também Inclusp, mas um aluno Inclusp não é necessariamente um aluno Pasusp. O teto do bônus concedido aos candidatos Pasusp é de 20%, enquanto o teto dos inscritos pelo Inclusp é de 15%.

CONCURSOVESTIBULAR FUVEST 2014 
ISENÇÃO / REDUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO
Informe nº 03/2014 – 23/05/2013 
Deliberação sobre isenção / redução de taxa de inscrição para o 
Concurso Vestibular FUVEST 2014 
O Vice-Reitor, na qualidade de Presidente do Conselho Curador da FUVEST, de acordo com as normas 
estatutárias, e com fundamento no artigo 3º do Estatuto da FUVEST, autoriza a concessão de isenção 
total e, também, redução do valor da taxa de inscrição do vestibular FUVEST 2014, conforme determina 
a Lei Estadual nº 12.782, de 20/12/2007. O processo será conduzido pela Superintendência de 
Assistência Social da Universidade de São Paulo (SAS/USP), conforme segue: 
Artigo 1º – Os candidatos ao Vestibular FUVEST 2014 poderão solicitar isenção/redução de taxa de 
inscrição para o exame, desde que comprovem insuficiência de recursos financeiros para pagamento da 
referida taxa, conforme as disposições e requisitos que se seguem. 
O candidato deverá apresentar comprovação relativa à: 
 I. Escolaridade: 
a. candidato com ensino médio completo: documento que comprove a realização de todo o ensino 
médio em escola pública do Brasil; 
b. candidato cursando terceiro ano do ensino médio: documento que comprove a conclusão dos 
dois primeiros anos do ensino médio em escola pública do Brasil e, ainda, que registre estar 
matriculado no 3º ano do ensino médio em escola pública do Brasil em 2013; ou 
c. candidato cursando segundo ano do ensino médio: documento que comprove a conclusão do 
primeiro ano do ensino médio em escola pública do Brasil e, ainda, que registre estar matriculado no 
2º ano do ensino médio em escola pública do Brasil em 2013. 
II. Renda familiar: 
não deverá ultrapassar os padrões estabelecidos pelos critérios socioeconômicos definidos pela 
SAS/USP, referente ao mês corrente ou de, no máximo, 3 meses anteriores. 
III. Residência no Brasil.
Artigo 2º – À Superintendência de Assistência Social da Universidade de São Paulo (SAS/USP) caberá, 
em concordância com a FUVEST, o estabelecimento dos critérios socioeconômicos, a aplicação e o 
controle executivo das isenções/reduções solicitadas, conforme disposto no artigo 1º da presente 
Deliberação. 
Parágrafo único – As atribuições da SAS/USP, previstas neste artigo, referem-se especificamente às 
atividades de avaliação socioeconômica e indicação nominal dos beneficiados. 
Artigo 3º – O período para inscrição ao processo será definido pela SAS/USP, em conformidade com a 
FUVEST. 
Artigo 4º – O montante financeiro, bem como os modos de pagamento decorrentes da presente 
Deliberação, serão propostos e dimensionados pela FUVEST, que por eles responderá. 
Artigo 5º – Esta Deliberação entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em 
contrário. 
Regulamento para concessão de isenção total ou parcial de taxa de inscrição para o 
Concurso Vestibular FUVEST 2014 
O Superintendente da Superintendência de Assistência Social da Universidade de São Paulo, no uso de 
suas atribuições, comunica as normas para a solicitação de isenção total ou parcial do pagamento de taxa 
de inscrição para o Vestibular FUVEST 2014. 
I. DAS INSCRIÇÕES
1 – Os interessados em participar do programa de isenção total/redução do pagamento de taxa de 
inscrição para o Vestibular FUVEST 2014, bem como beneficiar-se da Lei Estadual 12.782, de 2
23/5/2013 13:08
20/12/2007, devem inscrever-se por meio eletrônico (Internet) no site www.fuvest.br, do dia 10 de junho 
de 2013 ao dia 02 de agosto de 2013, seguindo as orientações do programa. 
2 – A SAS/USP disponibilizará o endereço de e-mail isento2014@usp.br durante o período de 10 de 
junho de 2013 até as 23h30min do dia 02 de agosto de 2013, para receber e esclarecer dúvidas de 
candidatos interessados em inscrever-se para o processo de isenção/redução descrito no presente 
regulamento. 
3 – As cópias de documentos que comprovem a situação declarada pelo candidato, mais a ficha 
SAS/USP, emitida ao término da inscrição pelo site, deverão ser encaminhadas para a FUVEST, por meio 
de correspondência registrada, ao endereço abaixo, com data máxima de postagem nos correios até 05 
de agosto de 2013, devendo constar no envelope: 
Código 01
FUVEST – Fundação Universitária para o Vestibular 
Rua Alvarenga 1945/1951 – Butantã 
05509-004 - São Paulo – SP 
4 – Para a solicitação de isenção total ou de 50%, de que trata a Deliberação do Conselho Curador da 
FUVEST, o interessado deverá anexar o formulário impresso ao final da inscrição eletrônica e cópia 
simples dos seguintes documentos: 
a. Documento de identificação (Cédula de Identidade) do candidato. 
b. Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do candidato. 
c. Documento que comprove a realização de todo o ensino médio em escola do sistema público de 
ensino (municipal, estadual ou federal) ou documento que comprove a conclusão dos dois primeiros 
anos do ensino médio em escola do sistema público de ensino e, ainda, que registre estar matriculado 
no 3º ano do ensino médio em escola do sistema público de ensino, ou documento que comprove a 
conclusão do 1º ano do ensino médio em escola do sistema público do Brasil e, ainda, que registre 
estar matriculado no 2º ano do ensino médio em escola do sistema público de ensino do Brasil. 
d. Como comprovantes da renda declarada, será aceito um dos documentos relacionados abaixo, 
referentes ao mês corrente ou, no máximo, de três meses anteriores: 
• Contracheque ou recibo de pagamento por serviços prestados ou envelope de pagamento ou 
declaração do empregador. 
• Declaração original, assinada pelo próprio interessado, para os autônomos e trabalhadores em 
atividades informais, contendo as seguintes informações: nome, atividade que desenvolve, local 
onde a executa, telefone, há quanto tempo a exerce e renda bruta mensal em reais. 
• Extrato de rendimentos fornecido pelo INSS ou outras fontes, referente à aposentadoria, auxíliodoença, pensão, pecúlio, auxílio-reclusão e previdência privada. Na falta destes, extrato bancário 
identificado, com o valor do crédito do benefício. 
• Recibo de comissões, aluguéis, pró-labores e outros. 
• Recibo de seguro-desemprego e do FGTS. 
• Rescisão do último contrato de trabalho. 
• Comprovante do valor da pensão alimentícia. Na falta deste, extrato ou declaração de quem a 
concede, especificando o valor. 
• Comprovantes de benefícios concedidos por Programas Sociais, como bolsa-escola e chequecidadão. 
• Declaração original da pessoa que lhe concede ajuda financeira, pagamento de despesas com 
escola e outras, contendo as seguintes informações: nome, endereço, telefone, valor concedido e 
finalidade. 
e. Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone ou IPTU). 
5 – Para a concessão da redução de 50% do valor da taxa de inscrição de que trata a Lei Estadual 
12.782, de 20/12/2007, o interessado deverá anexar formulário impresso ao final da inscrição eletrônica 
e cópia simples dos seguintes documentos: 
a. Documentos de identificação (Cédula de Identidade) do candidato. 
b. Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do candidato. 

fonte:http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/01/fuvest-divulga-manual-do-vestibular-2014-inscricoes-comecam-em-238.htm

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

URGENTE: Morre humorista Batoré em SP

  Nesta segunda-feira, 10, a luta do humorista Batoré contra o câncer chegou ao fim. Ivanildo Gomes Nogueira, o histórico comediante da "A Praça é Nossa" Batoré, infelizmente faleceu. O humorista nasceu em Pernambuco e se mudou para São Paulo ainda criança. Antes de se tornar ator, jogou futebol nas categorias de base em times paulistas. Fez história e marcou época na TV Brasileira. Na web, internautas estão lamentando a morte do artista e desejando conforto aos familiares. fonte: Jornal da Cidade online

Prepare o seu bolso, gasolina sobe no próximo domingo 1º de fevereiro

A tributação sobre os combustíveis será elevada a partir deste domingo (1º), conforme o decreto presidencial publicado no "Diário Oficial da União". Segundo o Fisco, o impacto do aumento será de R$ 0,22 por litro para a gasolina e de R$ 0,15 para o diesel. O governo espera arrecadar R$ 12,18 bilhões com a medida em 2015. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sindipetro), José Alberto Paiva Gouveia, afirma que a expectativa é que as distribuidoras repassem o valor total da cobrança aos postos já a partir de domingo. "Se elas repassarem, vamos elevar os preços integralmente já no domingo, porque senão já não teremos margem para comprar mais combustíveis na segunda-feira", explica o executivo. O Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes) informou que a decisão de repassar ou não o aumento é de cada distribuidora, não havendo posicionamento oficial do...

Homenagem a Chapecoense direto da Colômbia na íntegra, assista

fonte: https://www.youtube.com/watch?v=0cT2w8K6UF4

AO VIVO - TV Senado - Assista à nossa programação - 24/07/2017

fonte: youtube

Novo Cruze x Sentra x Focus Fastback x Corolla, supercomparativo sedãs médios

Se o ano passado foi dos SUVs compactos, 2016 ficará marcado pela estreia de novos sedãs médios no mercado brasileiro. E isso acontece justamente numa época em que o Corolla nada de braçada no mercado, chegando a vender mais que os concorrentes somados. Pois a GM já trouxe o novo Cruze para a briga, e ele chega mais forte do que nunca – literalmente, por conta do motor turbo. Por sua vez, a Nissan deu uma repaginada no Sentra e aproveitou para rechear seu sedã com equipamentos. Em breve vem mais: no fim de julho chega o novo Honda Civic e, um pouco depois, a nova geração do Hyundai Elantra. Mesmo ainda aguardando o Civic, a estreia do Cruze merecia uma recepção de gala. Por isso, nós do CARPLACE  escalamos nada menos que o líder Corolla, o renovado Sentra e a referência em dinâmica Focus Fastback para um encontro com a novidade da Chevrolet. Todos na versão topo de linha, com preços variando entre R$ 96 mil e R$ 107 mil. Qual deles é o sedã médio ...

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Executivo da Chevrolet confirma, Novo Cruze Hatch estréia no Salão de Automóvel

Confirmada a estreia da nova geração do Cruze no Brasil para junho (a apresentação na Argentina já aconteceu), as atenções se voltam agora para o lançamento da versão hatchback. Em entrevista concedida ao site  Auto Blog Argentina , Ignacio Pierrez, executivo da Chevrolet no país vizinho, adiantou que a chegada do modelo ao mercado acontecerá poucos meses depois da carroceria sedã. De acordo com Pierrez, a apresentação pública da novidade será durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Apresentado na edição deste ano do Salão de Detroit, o Cruze Hatch chama atenção nesta segunda geração pela pegada esportiva e jovial do visual. Internamente terá o espaço interno como grande atrativo, mantendo os 2,70 metros de entre-eixos do sedã e tendo capacidade para acomodar 524 litros (padrão norte-americano). O modelo também herdará do sedã a lista de equipamentos bem recheada, que deve incluir MyLink II, sistema de estacionamento automático, Start/Stop e o...

Confusão em baile funk termina com nove mortos em Paraisópolis

Um baile funk em Paraisópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo, terminou ao menos com nove pessoas mortas, após um tumulto na madrugada deste domingo (1º), com a chegada de policiais militares que perseguiam suspeitos na região. Entre as vítimas, uma mulher e oitos homens - dois deles de 16 anos. A polícia diz que não houve disparo de arma de fogo pelos policiais.  De acordo com a corporação, policiais do 16º Batalhão Metropolitano que faziam patrulhamento na Operação Pancadão no bairro reagiram após dois homens em uma moto efetuarem disparos de arma de fogo.  Houve perseguição e os agentes, que também estavam de moto, seguiram os homens até o baile funk que acontecia na comunidade e reunia, por volta das 4h, cerca de 5.000 pessoas. A PM afirma que os criminosos continuaram atirando enquanto fugiam.  Ainda de acordo com a PM, frequentadores do baile funk atiraram objetos, como pedras e garrafas nos policiais, que solicitaram reforço à Força T...

Quanto é o salário de engenheiros, técnicos, mecânicos e outros funcionários da F1, confira

Quando se fala em salários da Fórmula 1, você logo pensa nas cifras milionárias recebidas pelos pilotos. Caras como Hamilton, Vettel e Alonso chegam a ganhar mais de 15 milhões de euros por temporada, mas pouco se sabia sobre os salários pagos aos funcionários mais mundanos da categoria, como mecânicos e engenheiros de pista. Ao menos até agora. Cada equipe de Fórmula 1 emprega, em média, 90 pessoas, divididos em funções técnicas e administrativas. Da secretária aos motoristas de caminhão, passando por mecânicos, gerentes de marketing e engenheiros de pista, os salários são pagos de acordo com o nível de responsabilidade da função, como em qualquer empresa “comum”. O  site esportivo Marca , da Espanha, conseguiu reunir o  salário anual  médio das equipes intermediárias da Fórmula 1 como Lotus e Force India. Segundo a lista dos espanhóis, os salários das funções administrativas são: Gerentes de Contas Publicitárias — 70.000 euros Assistente de Conta — 50.000 euros...

Cansou do Facebook? 50 outras redes sociais que estão bombando

  "Ninguém mais vai àquele lugar. É muito lotado.” A frase célebre, dita pelo jogador de beisebol Yogi Berra sobre um restaurante badalado de Saint Louis, nos Estados Unidos, sintetiza um comportamento típico do ser humano. Gostamos de estar na moda e de frequentar ambientes descolados. Quando todos descobrem a novidade, o prazer de estar lá perde a graça e sentimos que precisamos descobrir novos lugares. Chegar antes da multidão é muito mais divertido do que fazer parte dela. A regra de Yogi Berra vale também para o mundo virtual. Nos anos que se seguiram à fundação do Facebook em Harvard, em 2004, não havia lugar mais legal na internet. Todos queriam descobrir o que fazia a cabeça dos universitários americanos. Hoje, é difícil pensar num site mais banal. Os jovens de Harvard foram seguidos por crianças e adolescentes de todas as partes do mundo, que volta e meia esbarram em seus pais e avós na mesma rede. Ter um cadastro no Facebook não diz absolutamente nada sobre a pe...