Pular para o conteúdo principal

Síria armas químicas: Massacre, ataque matou pelo menos 1.300 pessoas, segundo a oposição síria

 
O governo dos Estados Unidos disse estar "profundamente preocupado" pelas denúncias de um novo ataque com armas químicas naSíria nesta quarta-feira (21) e pediu à ONUuma "investigação urgente". O porta-voz adjunto da Casa Branca, Josh Earnest, afirmou que o país não tem confirmação independente do ataque, que, segundo denúncias, matou pelo menos 1.300 pessoas
Earnest disse ainda que aliados americanos na região estão sendo consultados para mais informações. "Hoje, pedimos formalmente que as Nações Unidas façam uma averiguação urgente sobre o ocorrido", afirmou o porta-voz. A tarefa deve ser realizada pela equipe da ONU liderada pelo professor sueco Ake Sellström, que chegou à Síria no sábado com um mandato inicial de 14 dias e "está preparado para fazê-lo". O fato de o ataque ocorrer justamente no momento em que há inspetores da ONU no país causou estranhamento a especialistas. 
O Conselho de Segurança das Nações Unidas convocou para esta quarta-feira uma reunião urgente para tratar da situação na Síria.
Ainda não é possível determinar os autores do massacre. A opositora Coalizão Nacional Síria (CNFROS) denunciou o ataque e culpou o regime de Assad, o que foi negado pelas autoridades sírias de maneira imediata.
Fotos e vídeos divulgadas nesta quarta pelos rebeldes mostram fileiras de corpos enrolados em panos brancos e outros em valas comuns. Diferente de imagens divulgadas anteriormente, em que apareciam sangue de ferimentos, no caso dos vídeos e fotos de hoje, as vítimas estão limpas e parecem ter sido sufocadas. 
Gwyn Winfield, editor de uma revista que trata de armas não convencionais, disse que as imagens sugeriram a ele que foi usada uma grande quantidade de agente de controle de multidões, como gás o lacrimogêneo, em um espaço confinado ou ainda uma forma enfraquecida de um agente químico mais poderoso, segundo reportagem do jornal The New York Times. Isso significa que podem não ter sido usadas armas químicas tradicionais, como o gás sarin, uma substância tóxica que atua sobre o sistema nervoso. 
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, que acompanha o conflito da Grã-Bretanha por meio de uma rede de contatos dentro da Síria, disse que os ataques ocorreram em subúrbios a leste de Damasco, que tem uma forte presença rebelde.  
Reação
"O uso de armas químicas terá consequências", disse o porta-voz americano, sem dar mais detalhes, ao ser questionado em sua entrevista coletiva diária sobre qual seria a reação dos EUA se as denúncias forem confirmadas.
Em junho, os Estados Unidos asseguraram ter confirmado que o regime de Assad usou armas químicas contra a oposição, por isso que anunciou que proporcionaria ajuda militar aos rebeldes.
Os Estados Unidos pedirão que essa missão seja convocada na reunião urgente de hoje no Conselho de Segurança da ONU, e que haja um chamado ao governo sírio a "proporcionar acesso imediato à equipe da ONU". 
Por sua vez, o Departamento de Estado ressaltou que "todos os países devem apoiar" a possibilidade da ONU averiguar o fato, em aparente referência à Rússia. "Não deve ter nenhum país que se mantenha do lado do regime se houver relatórios críveis do uso de armas químicas", disse em sua entrevista coletiva diária a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki. 
"Nós apoiaríamos qualquer investigação de armas químicas por parte de quem for", disse. "Se verdadeiramente o regime sírio não tem nada que ocultar, deve permitir um acesso sem restrições, e todos os países devem apoiá-lo", afirmou.  
Conflitos
Desde o início dos confrontos na Síria, em março de 2011, morreram mais de 100 mil pessoas e aproximadamente 7 milhões precisam de ajuda humanitária de emergência, de acordo com o balanço da ONU. Os confrontos foram deflagrados por disputa política entre a oposição e o governo do presidente Bashar Al Assad. Assad é pressionado a deixar o poder, mas resiste.  

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Globo - Desfile das Escola de Samba - Rio de Janeiro - 12/02/2018

fonte: youtube

Confira a fabricação dos motores do Onix e do Prisma na GM de Joinville

Todas as fases produtivas são monitoradas em tempo real e à distância Depois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) pois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) Os trabalhos começam com a usinagem do cabeçote de alumínio, que chega de um fornecedor de Minas Gerais já fundido. Os tempos do  Chevette  e do  Monza , carros de grande sucesso da  General Motors nas décadas de 1980 e 1990, ficaram definitivamente para trás. O processo de fabricação de  automóveis  mudou muito desde então. Fábrica de Joinville, às margens da BR-101, destaca-se pelo ambiente bem iluminado, silencioso e de temperatura agradável A fábrica onde são feitos os motores das linhas Prisma e Onix, em Joinville, chama a atenção pela tecnologia inserida em todas as fases do processo de usinagem do cabeçote e da montagem do motor.  A primeira etapa de usinagem cuidará d...

Fiat Mobi e Chevrolet Onix duelam em requisito segurança em novo teste Latin NCAP,

O  Fiat Mobi  foi mal no teste de segurança do Latin NCAP divulgado nesta terça-feira (01) e conquistou só uma estrela na proteção a adultos. A segurança de crianças ficou com duas estrelas.  Segundo o órgão, o desempenho do modelo na simulação de teste dianteiro foi razoável, mas a estrutura do carro se mostrou "inapropriada para suportar impacto lateral". O Mobi ofereceu proteção "pobre" para o peito do motorista em acidentes laterais e "débil" e "marginal em outras regiões do corpo. Apenas a cabeça e partes das pernas tiveram proteção considerada "boa" nos testes. Para classificar a segurança a adultos, o órgão atribui pontos que podem chegar ao máximo de 34, porém o  Mobi  conquistou apenas 19,20 pontos.  Já a segurança de crianças pode chegar a 49 pontos, mas no caso do compacto foram apenas 26,98 pontos. " O impacto lateral é o grande problema do carro porque há alta penetração do pilar B. Como mostram as imagens, a estrut...

AO VIVO - Ferroviária X Santos - Campeonato Paulista - Narração - 10/02/2018

fonte: youtube