Pular para o conteúdo principal

Negligência, estudante morre ao fazer tomografia devido alergia

Petra Heleno morreu após receber contraste com iodo em exame de tomografia em Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)
A família da estudante de 18 anos Petra dos Santos Heleno acusa o Hospital Vera Cruz, de Campinas (SP), de negligência, após a jovem ter morrido ao receber contraste de iodo em um exame de tomografia. Nesta quarta-feira (18), o pai, Paulo Roberto Gomes Heleno, confirmou que relatou ao hospital sobre as alergias da filha e que, inclusive, ela entrou com uma pulseira identificando a restrição. A unidade de saúde chegou a informar que a família não tinha conhecimento sobre a alergia da menina ao iodo. Após os questionamentos do pai, disse que ainda não foi procurada novamente pela família e que não vai se posicionar.


Fita no braço indicava o problema
"É uma negligência que trouxe a morte de uma família. Não é só a paciente que morreu. Nós estamos todos meio mortos com isso (...) Eu espero que a morte da minha filha não seja em vão", afirma o pai.
A gente colocou [na ficha] que ela tinha alergia a ácaros, poeira e pelo de cachorro. E que nós havíamos feito um exame e ela tinha apresentado um alto grau de alergias"
Paulo Roberto Gomes Heleno, pai da jovem
Pai de Petra, jovem que morreu após fazer tomografia com contraste de iodo em Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)Pai de Petra, jovem que morreu após tomografia
com contraste de iodo (Foto: Reprodução / EPTV)
Petra havia sido internada para fazer o exame após caroços aparecerem no pescoço e ter febre. Ela chegou a ser medicada por outros médicos com antibióticos antes de procurar o hospital, segundo o pai. Ao se consultar com um otorrinolaringologista do Vera Cruz, o especialista receitou a tomografia. Na sexta (13) ela foi internada para o exame, que só aconteceria no sábado (14).
"A gente colocou [na ficha] que ela tinha alergia a ácaros, poeira e pelo de cachorro. E que nós havíamos feito um exame e ela tinha apresentado um alto grau de alergias. Só que não aparecia alergia ao iodo, mas nós colocamos que ela tinha alergia, tanto que, quando ela entrou para o centro radiológico, ela entrou com uma pulseira no braço em vermelho escrito 'alérgica'", conta o pai.
Petra sofreu um choque anafilático após receber o contraste de iodo e chegou a ser encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas teve a morte cerebral confirmada na última segunda-feira (16).
O Hospital Vera Cruz informou, na segunda, que a jovem e a família não tinham o conhecimento de que ela era alérgica ao contraste iodado que seria usado no procedimento. Disse, ainda, que ao notar as primeiras reações de um possível choque anafilático, imediatamente a paciente foi socorrida por um especialista e transferida para uma unidade de tratamento intensivo (UTI) e submetida a todos os cuidados possíveis.
Pulseira indicava alergia
Apesar da indicação de alergia na ficha preenchida pela família, mesmo sem constar iodo, e da pulseira vermelha no braço direito, o pai questiona que o hospital não adotou nenhum procedimento diferente do habitual, como uma medida alternativa ou preventiva.


"Acho que a negligência do hospital está no momento em que, não se sabendo que era alérgica e apresentando um quadro de alergias, deveria ter sido adotado, por precaução, o mesmo procedimento de quem apresenta a declaração de ser alérgico. Existe essa possibilidade. Existe o contraste sem o iodo. Existem outras possibilidades que não foram levantadas", revolta-se o pai.Outras mortes suspeitas no hospital
Em janeiro de 2013, três pacientes morreram após exames de ressonância magnética no Hospital Vera Cruz. A investigação policial concluiu que as vítimas receberem por engano uma aplicação na veia da substância perfluorocarbono, que estava armazenada sem a devida identificação em frascos de soro fisiológico na clínica que funcionava dentro do hospital.
Entre os réus estão os médicos Adilson Prando, José Luiz Cury Marins, Marcos Marins e Patrícia Prando Cardia, sócios da clínica Ressonância Magnética Campinas (RMC) à época das mortes.Os outros acusados são os auxiliares de enfermagem Carlos Augusto Moises e Laurinda Rosa Venâncio, além da  enfermeira Elaine Rosa Macedo dos Reis. Todos foram denunciados pelo crime de homicídio culposo, quando não há intenção de matar. O indiciamento da Polícia Civil foi por homicídio com dolo eventual - quando o risco é assumido -, mas a promotoria alterou a tipificação.
A auxiliar que preparou a solução com o produto errado não está entre os denunciados pelo Ministério Público à Justiça. De acordo com a promotoria, ela foi induzida ao erro.
O processo corre pela 1ª Vara Criminal e não há atualizações desde agosto. Desde março de 2014, a juíza Patrícia Suárez Pae Kim já interrogou os réus e ouviu pelo menos 27 testemunhas de defesa e acusação.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Jornal da BandNews FM - Com Ricardo Boechat11/08/2017

fonte: youtube

Governo anuncia quatro medidas elevando tributos, gasolina esta entre elas

O governo anunciou quatro medidas envolvendo a cobrança de tributos em operações de crédito, combustível e importação. Entre elas está o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre as operações de crédito ao consumidor de até 365 dias. O imposto passa de 1,5% para 3% ao ano, alíquota que estava  em vigor em 2011 . Além disso, fica mantida a cobrança de 0,38% para cada operação, em vigor desde o fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira). A intenção do governo é conter o consumo e, consequentemente, tentar segurar a alta da inflação. Outro objetivo é melhorar a receita pública: o governo estima que essas alterações gerem R$ 20 bilhões adicionais em arrecadação. O anúncio foi feita pelo novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em entrevista coletiva convocada às pressas no começo da noite desta segunda-feira (19). O aviso sobre a entrevista foi divulgado à imprensa com cerca de 15  minutos de antecedência. As mudanças faz...

Policial Civil é encontrado morto em galpão em São José dos Campos, SP

O corpo de um policial civil de 46 anos foi encontrado em São José dos Campos (SP) nesta quinta-feira (18). Segundo a polícia, o corpo, com sinais de tortura, foi abandonado em um galpão na Parque Industrial. Duas mulheres foram presas suspeitas de envolvimento no crime. O autor seria amigo da vítima e teria uma dívida de R$ 18 mil com o policial. Ele está foragido. O homem estava desaparecido deste a última terça-feira (16) à noite e a polícia fazia buscas. Na tarde desta quarta-feira (17) o carro dele foi encontrado abandonadona alça de acesso ao viaduto de Eugênio de Melo. Depois disso, a polícia foi até a casa do policial, no Jardim Aquarius, onde ele teria sido visto pela última vez com duas mulheres. Ele mantinha um relacionamento com uma delas, conforme apurou a polícia. As duas foram detidas e em depoimento contaram que foram contratadas por um homem para atrair o policial até um motel na cidade, onde ele seria vítima de uma emboscada. Segundo as mulheres, el...

Rio 2016: Austrália fica indignada com 'Vila' e atletas se recusam a entrar no local

A chefe de missão da delegação australiana, Kitty Chiller, afirmou em nota neste domingo (24) que nenhum atleta australiano vai entrar na Vila dos Atletas por enquanto, o que era previsto. Segundo ela, o complexo localizado próximo ao Parque Olímpico da Barra contém inúmeros problemas de gás, encanamento e eletricidade. Os australianos estavam designados para ficar no edifício 23, mas devem se instalar em hotéis nos arredores do Parque Olímpico. "Por mais de uma semana nosso estafe trabalhou, durante muitas horas, para deixar nosso setor pronto para os atletas na vila", disse a nota. Porém, não houve solução. Chiller lista os seguintes problemas: banheiros bloqueados, vazamentos, fiação exposta, falta de iluminação e uma "enorme sujeira". A chefe de missão disse que os oficiais australianos, que já vinham trabalhando na vila há alguns dias, relataram os inúmeros problemas ao comitê organizador dos Jogos do Rio e ao COI (Comitê Olímpico Internacional)...

Fique por dentro: Quanto dinheiro recebo ao ser demitido?

São Paulo - Os brasileiros nunca tiveram tanto medo de ser  demitidos , segundo  pesquisa da Confederação Nacional da Indústia (CNI) . Não é por menos:  11 milhões de pessoas estão desempregadas no país , o tamanho da população da  Grécia . Mais do que lamentar, é preciso conhecer seus  direitos  para não ser passado para trás e se planejar . Ao perder o emprego sem justa causa, você, trabalhador, é protegido pela lei e recebe uma longa lista de  indenizações , da empresa e do governo. Pode parecer muito em um primeiro momento, mas é esse  dinheiro  que vai te sustentar até que você encontre um novo emprego, se não tiver reservas financeiras. “É hora de encarar a realidade, cortar gastos e fazer um planejamento para conseguir sobreviver por, no mínimo, seis meses sem emprego”, sugere a educadora financeira Dora Ramos, fundadora da Fharos Contabilidade & Gestão Empresarial.  Veja como montar um orçamento financeiro . ...

Miss Brasil 2014, Melissa Gurgel sofre mensagens racistas nas redes sociais

O presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Ricardo Bacelar, assinou nesta segunda-feira (29) representação e notícia-crime no Ministério Público Federal para responsabilizar os autores de mensagens racistas nas redes sociais contra Melissa Gurgel, a cearense eleita Miss Brasil no sábado (27). “São colocados comentários preconceituosos e depreciativos ao povo cearense. Os comentários dizem que o sotaque cearense é sofrível, que o povo cearense é feio. É racismo em razão da localidade do Ceará, e nós não vamos aceitar isso. O sotaque cearense nos orgulha e faz parte da nossa cultura e da nossa identidade”, diz o presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar. Após a vitória da cearense no concurso de miss, ela foi alvo de comentários preconceituosos. "Miss Ceará bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível", diz uma das mensagens. "Lembrem de deixar a TV no mudo quando a miss Ceará for dar a palestra dela no miss Brasil do ano que...

Rio 2016: Vila dos Atletas já tem mais de 2 mil hóspedes de 120 países

As delegações de 14 novos países se instalaram nesta terça-feira (26) na Vila dos Atletas. Já são 120 nações representadas no espaço, das 206 que participam dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ao longo do dia, chegaram quase 800 novos hóspedes, elevando a população para 2.400 pessoas. A expectativa é de que o número aumente substancialmente na quarta-feira (27). Os australianos, que adiaram a entrada à espera da conclusão das obras, elogiaram o trabalho e aos poucos começam a ocupar seus quartos. Um grupo de 26 atletas do país da Oceania seguiu direto do aeroporto do Galeão para a Vila. Ajustes finais nos prédios da Vila Atletas prosseguem até quinta-feira (Foto: Getty Images/Michael Heiman) Atleta da canoagem slalom, o australiano Lucien Delfour ressaltou o tamanho da Vila e elogiou também o Estádio de Canoagem Slalom, na Vila Militar, onde realizou seu primeiro treinamento. "Chegamos muito cedo, mas já deu para ver que a Vila é grande e muito bonita. Eu não imaginava que ...

Mega Sena 1764 pagou acumulada 205 milhões, veja quem é o sócio administrador da casa lotérica

A Mega Sena sempre gerou desconfiança de parte da população. Isso ficou ainda mais evidente depois dos sucessivos acúmulos e, finalmente, um prêmio de R$ 205 milhões saindo para uma única aposta de 6 números feita em uma lotérica de Brasília. Detalhe, a tal lotérica teria em seu quadro societário um suposto membro da família Youssef. Pra quem não se lembra, um Youssef, o Alberto, é o doleiro delator da Operação Lava Jato, que está desmascarando os esquemas na Petrobras promovidos pelo PT. Veja um vídeo com denúncia que circula nas redes sociais.  Assista o vídeo abaixo fonte: http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/nasser-youssef-nasr-dono-da-lot%C3%A9rica-em-brasilia.439262/

436 veículos serão leiloados hoje pelo Detran de Taubaté SP, confira

O Detran irá leiloar 436 veículos e motocicletas apreendidos por infrações de trânsito nesta sexta-feira (26) em Taubaté (SP). Desse número, 75 poderão voltar a circular pelas ruas do município. Os demais 361 veículos serão destinados a desmonte para revenda das autopeças e reciclagem para reaproveitamento do metal. O leilão acontecerá tanto de maneira online, pelo  site do leilão,  onde já é possível dar lances iniciais, quanto presencial, no Via Vale Garden Shopping, a partir das 10h. Os interessados podem dar uma olhada nos veículos nesta sexta-feira, a partir das 7h nos pátios SOS Taubaté localizado na avenida Manoel dos Santos, nº 209, no bairro Belém e Betinho, na avenida Antonio Garcia da Cunha, nº 225, Jardim das Bandeiras. fonte: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2016/08/detran-realiza-leilao-de-436-veiculos-nesta-sexta-feira-em-taubate-sp.html