Pular para o conteúdo principal

Paris tenta resistir ao medo

Os terroristas não escolheram o Bataclan por acaso. No infame comunicado de reivindicação dos atentados, o autointitulado Estado Islâmico informou: "Oito irmãos, com cinturões explosivos e fuzis, atacaram lugares minuciosamente escolhidos, no coração da capital francesa". O Bataclan foi atingido "porque reunia centenas de idólatras em uma festa perversa". É desnecessário buscar causas profundas para a barbárie da sexta-feira 13 de novembro, porque só há superficialidade e cegueira nas motivações criminosas para massacrar 129 pessoas e deixar mais de 350 feridas. Basta saber o que os fanáticos mais odeiam - e o que eles mais odeiam, em poucas palavras, é um modo de vida que Paris praticamente inventou e até hoje simboliza, oferecido com fartura a todos os que flanam por suas ruas.
Eles odeiam a liberdade, o direito de ir e vir, a música, a literatura, o vinho. Odeiam o profano e o impuro. Odeiam a humanidade e suas imperfeições. Odeiam um indesculpável vício iluminista do Bataclan, casa de espetáculos inaugurada no fim do século XIX: estar instalado no Boulevard Voltaire. Odeiam, por fim, algo que só poderia mesmo acontecer em Paris, e não por coincidência: na quarta-feira 18, cinco dias depois do massacre, uma vendedora ambulante do metrô entrou na Estação République, Linha 9, Pont de Sèvres/Marie de Montreuil, para oferecer uma edição de bolso do Tratado sobre a Tolerância, de Voltaire, aquele cujo nome batiza a avenida que corre acima dos trens. O Tratado, um ensaio filosófico sobre o fanatismo religioso, foi escrito logo depois da morte de Jean Calas, comerciante de tecidos de família protestante huguenote, acusado de matar seu filho para impedi-lo de converter-se ao catolicismo. Escreveu Voltaire: "Para que um governo não tenha o direito de punir os erros dos homens, é necessário que esses erros não sejam crimes; os erros somente são crimes quando perturbam a sociedade; eles perturbam a sociedade desde que inspirem fanatismos: é preciso, portanto, que os homens comecem a deixar de ser fanáticos a fim de merecer a tolerância". O texto, de 1763, é vendido hoje a 2 euros no metrô.
À intolerância feita de terror do fanatismo islâmico os parisienses responderam, nos primeiros dias depois da matança, com armas de destruição em massa. No Le Petit Cambodge - restaurante no qual morreram pelo menos doze pessoas e onde estavam dois brasileiros feridos -, um pequeno cartaz foi colado próximo às centenas de velas e flores com uma declaração de guerra irrecorrível: "Se tomar uns goles, ir a um concerto ou a um jogo de futebol vier a se tornar um combate, então tremei, terroristas! Porque estamos superbem treinados!". A capa do jornal satírico Charlie Hebdo, cujos jornalistas sobreviventes dos ataques de janeiro andam escoltados, foi na mesma linha. Sobre um fundo vermelho e o desenho de um homem perfurado por balas, de cujos orifícios saem espumante e não sangue, lê-se a manchete: "Eles têm armas. Que se danem, nós temos champanhe". A palavra "danem", aqui, na tradução para o português, foi usada à guisa de outra expressão mais forte, iniciada pela letra F. Entre coroas e pavios, alguns apagados pelo vento de outono que varre as folhas secas eternizadas por Yves Montand, há garrafas de vinho e cerveja. São santuários possíveis apenas em Paris, a odiada e hedonista Paris dos terroristas.
O incontornável "Je suis Charlie" de janeiro foi substituído pelo "#JeSuisEnTerrasse" e pelo "TousAuBistrot", para deixar claro: se o objetivo dos fundamentalistas era tirar as pessoas das mesas externas dos cafés, dos bistrôs, não passarão (apesar do susto da quarta-feira, com a invasão de dois apartamentos em Saint-­Denis, na periferia, à caça de terroristas, que deixou Paris amuada, preocupada e mais vazia do que na véspera). A seu modo insosso porém firme, o presidente François Hollande resumiu o espírito do Brumário francês de 2015: "A França que os assassinos queriam matar era a da juventude, com toda a sua diversidade e seu único crime, o de estar viva".
Paris, revelam-nos seus monumentos, seus museus (excepcionalmente fechados no primeiro fim de semana depois do massacre), suas ruas, as canções, as placas em homenagem aos heróis tombados na II Guerra, tem histórica resiliência. De cada derrota encontrou saídas. Não há cidade no mundo mais identificada com a justiça e a civilização, conceitos lapidados com combates e política, muitas vezes com sangue. O substantivo "intelectual", no sentido de sábio engajado em alguma causa nobre, foi usado pela primeira vez no fim do século XIX, quando o capitão de artilharia Alfred Dreyfus, de origem judaica, foi erroneamente acusado de traição. Na onda de preconceito que defendia a condenação do oficial, poetas, escritores e cientistas, os "intelectuais" liderados por Émile Zola, saíram em defesa de Dreyfus.
Diz o intelectual Pascal Bruckner, filósofo e escritor, a respeito do 13 de novembro: "Não devemos mudar em nada nossos hábitos, e sim viver como se o terrorismo não existisse. Devemos nos opor aos assassinos com nosso desprezo de civilizados". De preferência, com uma boa taça de vinho, falando de Voltaire, do Charlie Hebdo, de François Hollande e do Estado Islâmico (ou Daesh, nas iniciais em árabe, como se acostumaram a dizer os franceses) no Le Carillon, no Le Petit Cambodge, no À la Bonne Bière, no La Belle Équipe, no Le Comptoir Voltaire, no Cosa Nostra e no Bataclan. Aux armes, citoyens!, entoam, com ênfase, grupos pequenos, outros maiores, todos evidentemente comovidos. Desafiam o veto às aglomerações, na cidade em estado de emergência, gritando "Não temos medo!", "On n'a pas peur". E encerram com a Marselhesa, o hit da temporada. Taças na mão, aux armes, citoyens.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Jornal da BandNews FM - Com Ricardo Boechat11/08/2017

fonte: youtube

Governo anuncia quatro medidas elevando tributos, gasolina esta entre elas

O governo anunciou quatro medidas envolvendo a cobrança de tributos em operações de crédito, combustível e importação. Entre elas está o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre as operações de crédito ao consumidor de até 365 dias. O imposto passa de 1,5% para 3% ao ano, alíquota que estava  em vigor em 2011 . Além disso, fica mantida a cobrança de 0,38% para cada operação, em vigor desde o fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira). A intenção do governo é conter o consumo e, consequentemente, tentar segurar a alta da inflação. Outro objetivo é melhorar a receita pública: o governo estima que essas alterações gerem R$ 20 bilhões adicionais em arrecadação. O anúncio foi feita pelo novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em entrevista coletiva convocada às pressas no começo da noite desta segunda-feira (19). O aviso sobre a entrevista foi divulgado à imprensa com cerca de 15  minutos de antecedência. As mudanças faz...

Policial Civil é encontrado morto em galpão em São José dos Campos, SP

O corpo de um policial civil de 46 anos foi encontrado em São José dos Campos (SP) nesta quinta-feira (18). Segundo a polícia, o corpo, com sinais de tortura, foi abandonado em um galpão na Parque Industrial. Duas mulheres foram presas suspeitas de envolvimento no crime. O autor seria amigo da vítima e teria uma dívida de R$ 18 mil com o policial. Ele está foragido. O homem estava desaparecido deste a última terça-feira (16) à noite e a polícia fazia buscas. Na tarde desta quarta-feira (17) o carro dele foi encontrado abandonadona alça de acesso ao viaduto de Eugênio de Melo. Depois disso, a polícia foi até a casa do policial, no Jardim Aquarius, onde ele teria sido visto pela última vez com duas mulheres. Ele mantinha um relacionamento com uma delas, conforme apurou a polícia. As duas foram detidas e em depoimento contaram que foram contratadas por um homem para atrair o policial até um motel na cidade, onde ele seria vítima de uma emboscada. Segundo as mulheres, el...

Rio 2016: Austrália fica indignada com 'Vila' e atletas se recusam a entrar no local

A chefe de missão da delegação australiana, Kitty Chiller, afirmou em nota neste domingo (24) que nenhum atleta australiano vai entrar na Vila dos Atletas por enquanto, o que era previsto. Segundo ela, o complexo localizado próximo ao Parque Olímpico da Barra contém inúmeros problemas de gás, encanamento e eletricidade. Os australianos estavam designados para ficar no edifício 23, mas devem se instalar em hotéis nos arredores do Parque Olímpico. "Por mais de uma semana nosso estafe trabalhou, durante muitas horas, para deixar nosso setor pronto para os atletas na vila", disse a nota. Porém, não houve solução. Chiller lista os seguintes problemas: banheiros bloqueados, vazamentos, fiação exposta, falta de iluminação e uma "enorme sujeira". A chefe de missão disse que os oficiais australianos, que já vinham trabalhando na vila há alguns dias, relataram os inúmeros problemas ao comitê organizador dos Jogos do Rio e ao COI (Comitê Olímpico Internacional)...

Fique por dentro: Quanto dinheiro recebo ao ser demitido?

São Paulo - Os brasileiros nunca tiveram tanto medo de ser  demitidos , segundo  pesquisa da Confederação Nacional da Indústia (CNI) . Não é por menos:  11 milhões de pessoas estão desempregadas no país , o tamanho da população da  Grécia . Mais do que lamentar, é preciso conhecer seus  direitos  para não ser passado para trás e se planejar . Ao perder o emprego sem justa causa, você, trabalhador, é protegido pela lei e recebe uma longa lista de  indenizações , da empresa e do governo. Pode parecer muito em um primeiro momento, mas é esse  dinheiro  que vai te sustentar até que você encontre um novo emprego, se não tiver reservas financeiras. “É hora de encarar a realidade, cortar gastos e fazer um planejamento para conseguir sobreviver por, no mínimo, seis meses sem emprego”, sugere a educadora financeira Dora Ramos, fundadora da Fharos Contabilidade & Gestão Empresarial.  Veja como montar um orçamento financeiro . ...

Miss Brasil 2014, Melissa Gurgel sofre mensagens racistas nas redes sociais

O presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Ricardo Bacelar, assinou nesta segunda-feira (29) representação e notícia-crime no Ministério Público Federal para responsabilizar os autores de mensagens racistas nas redes sociais contra Melissa Gurgel, a cearense eleita Miss Brasil no sábado (27). “São colocados comentários preconceituosos e depreciativos ao povo cearense. Os comentários dizem que o sotaque cearense é sofrível, que o povo cearense é feio. É racismo em razão da localidade do Ceará, e nós não vamos aceitar isso. O sotaque cearense nos orgulha e faz parte da nossa cultura e da nossa identidade”, diz o presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar. Após a vitória da cearense no concurso de miss, ela foi alvo de comentários preconceituosos. "Miss Ceará bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível", diz uma das mensagens. "Lembrem de deixar a TV no mudo quando a miss Ceará for dar a palestra dela no miss Brasil do ano que...

Rio 2016: Vila dos Atletas já tem mais de 2 mil hóspedes de 120 países

As delegações de 14 novos países se instalaram nesta terça-feira (26) na Vila dos Atletas. Já são 120 nações representadas no espaço, das 206 que participam dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ao longo do dia, chegaram quase 800 novos hóspedes, elevando a população para 2.400 pessoas. A expectativa é de que o número aumente substancialmente na quarta-feira (27). Os australianos, que adiaram a entrada à espera da conclusão das obras, elogiaram o trabalho e aos poucos começam a ocupar seus quartos. Um grupo de 26 atletas do país da Oceania seguiu direto do aeroporto do Galeão para a Vila. Ajustes finais nos prédios da Vila Atletas prosseguem até quinta-feira (Foto: Getty Images/Michael Heiman) Atleta da canoagem slalom, o australiano Lucien Delfour ressaltou o tamanho da Vila e elogiou também o Estádio de Canoagem Slalom, na Vila Militar, onde realizou seu primeiro treinamento. "Chegamos muito cedo, mas já deu para ver que a Vila é grande e muito bonita. Eu não imaginava que ...

Mega Sena 1764 pagou acumulada 205 milhões, veja quem é o sócio administrador da casa lotérica

A Mega Sena sempre gerou desconfiança de parte da população. Isso ficou ainda mais evidente depois dos sucessivos acúmulos e, finalmente, um prêmio de R$ 205 milhões saindo para uma única aposta de 6 números feita em uma lotérica de Brasília. Detalhe, a tal lotérica teria em seu quadro societário um suposto membro da família Youssef. Pra quem não se lembra, um Youssef, o Alberto, é o doleiro delator da Operação Lava Jato, que está desmascarando os esquemas na Petrobras promovidos pelo PT. Veja um vídeo com denúncia que circula nas redes sociais.  Assista o vídeo abaixo fonte: http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/nasser-youssef-nasr-dono-da-lot%C3%A9rica-em-brasilia.439262/

436 veículos serão leiloados hoje pelo Detran de Taubaté SP, confira

O Detran irá leiloar 436 veículos e motocicletas apreendidos por infrações de trânsito nesta sexta-feira (26) em Taubaté (SP). Desse número, 75 poderão voltar a circular pelas ruas do município. Os demais 361 veículos serão destinados a desmonte para revenda das autopeças e reciclagem para reaproveitamento do metal. O leilão acontecerá tanto de maneira online, pelo  site do leilão,  onde já é possível dar lances iniciais, quanto presencial, no Via Vale Garden Shopping, a partir das 10h. Os interessados podem dar uma olhada nos veículos nesta sexta-feira, a partir das 7h nos pátios SOS Taubaté localizado na avenida Manoel dos Santos, nº 209, no bairro Belém e Betinho, na avenida Antonio Garcia da Cunha, nº 225, Jardim das Bandeiras. fonte: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2016/08/detran-realiza-leilao-de-436-veiculos-nesta-sexta-feira-em-taubate-sp.html