Pular para o conteúdo principal

O que saber antes de colocar um Renegade usado na garagem



Conhecida pela valentia de seus utilitários, a Jeep entendeu que uma parcela de seu público buscava um modelo compacto e mais adequado ao ambiente urbano. Nasceu assim o Renegade, que figura desde 2015 entre os líderes dos SUVs.
A versão de sucesso é a Longitude 1.8 Flex, com o E.torQ de 132/130 cv – dado de potência máxima mantido até a linha 2016 – aliado ao câmbio automático sequencial de seis marchas.
É boa para quem não tem pressa, pois sofre para embalar seus 1.440 kg – o 0 a 100 km/h leva 15,3 s e o consumo decepciona: 10,2 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada.
Porta-malas varia de 260e 320 litros e é um de seus pontos baixos (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Mas é na qualidade de construção que ele se destaca. O acabamento conta com materiais agradáveis ao toque e peças bem encaixadas, muito superior a rivais como EcoSport e Duster. De série temos borboletas para troca de marcha no volante, ar digital bizona, ESP, volante multifuncional de couro com ajustes de altura e profundidade, faróis de neblina, freio de estacionamento elétrico, piloto automático, multimídia com tela sensível e rodas de liga aro 17.
Entre os opcionais há couro, som Beats, monitor de pressão de pneus, banco do motorista com ajustes elétricos, teto solar panorâmico, airbags laterais, airbags de cortina, airbags para os joelhos e rodas aro 18. 
Para muitos, a melhor versão é a Sport 1.8 Flex com câmbio manual de cinco marchas, que tem menor consumo e maior agilidade. Traz ar-condicionado, banco traseiro bipartido, chave canivete com telecomando, volante multifuncional, computador de bordo, ESP, trio elétrico, freio de estacionamento elétrico, freios a disco nas quatro rodas, sensor de ré, aro 16 de liga e som de seis alto-falantes.
Se você preza desempenho e conforto, leve a Longitude 2.0 turbodiesel, com 170 cv e 35,7 mkgf (quase o dobro de torque do Flex), câmbio automático de nove marchas e tração 4×4. Esse conjunto mecânico também está disponível na configuração Sport.
O mais Jeep dos Renegade é o Trailhawk, sempre diesel, com suspensão 2,07 cm mais alta, chapas de proteção no assoalho, pneus de uso misto e tração SelecTerrain com cinco seleções de terreno (só há quatro ajustes na Sport e Longitude).

Onde o bicho pega

O 1.8 E.torQ é célebre pelo vazamento de óleo (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Evite o Renegade 1.8, versão de entrada que abre mão do alarme, volante multifuncional, faróis de neblina e sensor de estacionamento. É facilmente identificada pelo aspecto pobre das rodas em aço estampado.
E considere também que a partir do modelo 2017 o Renegade Flex ficou mais esperto, com coletor de admissão variável que elevou a potência para 139/135 cv.
CHAVE DE IGNIÇÃO: recorrente nas primeiras unidades, a chave pode ficar presa no miolo de ignição por falha da válvula solenoide que opera a trava de segurança. A válvula tem sido trocada em garantia ou simplesmente eliminada da coluna de direção.
Câmbio automático: a caixa ZF 9HP das versões diesel apresentou irregularidades no funcionamento, já abordadas na seção Autodefesa. O problema costuma ser resolvido com atualização do software.
Suspensão: o alto peso do trem de força compromete a durabilidade da suspensão dianteira. O desgaste permite variação excessiva da geometria em arrancadas, identificada pelas reações no volante.
Motor: o 1.8 E.torQ é célebre pelo vazamento de óleo, principalmente na junta triangular localizada entre o suporte do filtro e o bloco. Outros pontos de vazamento crônico são a junta do cárter e o retentor da polia.
Teto solar: o mofo indica falha na vedação. Veja se o teto opera sem estalos e de modo progressivo. Os defeitos são causados por detritos nos trilhos ou lubrificação incorreta.
Recalls: foram seis chamados ao todo, de vários anos, afetando componentes como piloto automático, airbag do passageiro, chave de seta, freio de estacionamento e relês dos sistemas de ignição e injeção.
Agosto de 2016: “Em acabamento, ninguém bate o Renegade, que recebeu da Jeep o mesmo cuidado dos jipões da marca. Mesmo bonito, requintado, bem equipado e com bom acabamento, o Renegade estacionou no terceiro lugar do comparativo. Poderia ir além, não fosse o desempenho sofrível e o elevado consumo de combustível.

Preço médio dos usados (Tabela Fipe)

Modelo2015201620172018
1.8 Flex 4×2 automático61.74563.62265.623
1.8 Flex 4×2 manual62.45466.148
Sport 1.8 Flex 4×2 manual62.09164.32069.58273.230
Sport 1.8 Flex 4×2 automático68.34174.08079.663
Longitude 1.8 Flex 4×2 automático71.90074.20681.96884.569
Sport 2.0 diesel 4×4 automático88.13498.526
Longitude 2.0 diesel 4×4 automático94.928103.190108.852
Trailhawk 2.0 diesel 4×4 automático98.652101.874114.201118.300

Preço das peças

 
PeçasOriginalParalelo
Para-choque dianteiro1.421671
Farol completo (cada um)839804
Discos de freio (par dianteiro)879445
Pastilhas de freio (par dianteiro)910775
Amortecedores (jogo)1.6521.590
Kit de embreagem1.433687

A voz do dono

Nome: Alexandre Bage
Idade: 35 anos
profissão: empresário
Cidade: Santana do Parnaíba (SP)
O que eu adoro: “Um utilitário esportivo com muito espaço para os ocupantes e uma ergonomia perfeita. O motor turbodiesel agrada pelo torque e economia, e a suspensão firme garante uma dirigibilidade agradável.”
O que eu odeio: “O atraso na resposta do acelerador é absurdo, ele hesita para acelerar. O acabamento das portas é incompatível com o padrão Jeep e o painel exibe mensagens intermitentes de falhas em vários sistemas.”


fonte: Quatro Rodas

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

IPVA 2025; veja calendário de pagamento e descontos

  Proprietários que quitarem o débito em cota única terão desconto de 3% Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  anualmente no Brasil. No  Estado de São Paulo, o   calendário de pagamento 2025 e todas as informações sobre o  imposto  foram divulgadas nesta sexta-feira (13). Neste ano, os contribuintes podem  quitar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3% . Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda  parcelar o tributo em até cinco vezes   nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço. Confira abaixo o calendário: Calendário do IPVA 2025 de São Paulo (SP) Final da placa Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1ª parcela ou cota única com 3% de desconto 2ª parcel...

Projeto que cria Escola Cívico-Militar proposto pelo Governo de SP é aprovado na Alesp

  O   Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas , foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta foi enviada para o parlamento paulista no início de março. Aprovado, agora segue para sanção do governador. “Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas. A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias esta...

Dino desdenha e ofende o parlamento!

Informações: Jacaré de Tanga/https://www.youtube.com/watch?v=BOZzLHsJhHw

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

BPC Loas, com novas regras em 2025, milhares de pessoas podem perder o beneficio

 

Trabalhadores relatam maus-tratos e agressões em obra da fábrica da BYD na Bahia

  Uma mulher franzina equilibra uma tábua de madeira atrás do pescoço para carregar, sem perder tempo, dois baldes pesados. Um grupo de seis trabalhadores é transportado até o canteiro de obras em um carro de passeio, com um deles sendo levado dentro do porta-malas. Em um cooler pequeno, daqueles usados para manter a temperatura de cervejas e refrigerantes, é servida uma sopa para centenas de trabalhadores famintos, após uma longa jornada de trabalho. Agressões físicas, com chutes e pontapés. Alojamentos sujos, aglomerados, mal iluminados e sem divisão entre homens e mulheres. Banheiros imundos, sem limpeza diária das pias e dos vasos sanitários. Operários atuando sem equipamentos de proteção individual, submetidos a rotinas de 12 horas por dia, de domingo a domingo. Todas essas situações, de acordo com denúncias que a  Agência Pública  recebeu, estariam acontecendo dentro do canteiro de obras da empresa chinesa BYD, que está instalando uma fábrica de automóveis elétricos...

Trump Inauguration LIVE Coverage | Donald Trump Delivers Stunning Speech In Washington DC LIVE

  Informações: https://www.youtube.com/watch?v=IP6SSaJGo-c