Pular para o conteúdo principal

COMPORTAMENTO: UM PROJETO CHAMADO "HOMEM"

"Violência," a rotina do bicho homem


 


Existe uma crescente onda de violência explícita e gratuita entre os seres humanos, sejam eles de qualquer classe social, que vivem no Brasil ou em qualquer parte do planeta. Esqueçamos o que muitos sociólogos e antropólogos do passado comparavam a pobreza, miséria e ignorância como sendo um produto das classes menos favorecidas. Estamos falando aqui, da violência que um indivíduo pode proporcionar ao outro e aí entramos na questão do individual e não de classes sociais. Isto é o que esse singelo artigo vai alertar.

Estamos nos acostumando cada vez mais com a violência que é praticada nos grandes centros urbanos. Tanto que assistimos a filmes e seriados de TV que retratam essa realidade e já não estamos mais nos assustando com isso. Pelo contrário, virou uma diversão com direito a poltrona e pipoca e bilheterias milionárias. Com exceção do dia em que fui ver o filme Cidade de Deus, onde uma mulher de classe média cochichou para a outra que “o filme é muito violento, a realidade não é desse jeito”. Quer dizer, ela achou o filme uma pura ficção, totalmente fora, da realidade em que ela vivia. Fora esse caso, creio que já estamos nos acostumando com essa realidade, retratada em filmes como Cidade de Deus, Carandiru e o seriados como Cidade dos Homens e Turma do Gueto.

Não estou aqui desmerecendo essas produções que, pelo contrário, são muito bem produzidas e tem até um caráter social de passar algum tipo de mensagem para a população. Porém a mídia está se aproveitando desse momento, dessa espetacularização da miséria e da violência, ganhando dinheiro a torto por aí. Como se já não bastasse os diversos programas de ridicularização da pobreza como Ratinho, Hora da Verdade, Brasil Urgente, Cidade Alerta e muitos outros que nem vale a pena comentar. 

O que está acontecendo é justamente a “normalização da violência”. 

É “normal” jovens e crianças assaltando em faróis da cidade. É “normal” cada vez mais jovens morrendo cada vez mais cedo por causa do tráfico de drogas. É “normal” assistirmos lutas de gangues em bailes funk. É “normal” vermos mendigos e miseráveis nas ruas de São Paulo. É “normal” o desemprego mundial porque faz parte do capitalismo. É “normal” existir ricos e pobres. 

Ao contrário do que muita gente imagina alguns casos de violência entre os jovens nem sempre são exclusivamente de classes pobres. Também percebemos que a cada dia surgem casos e mais casos de pessoas moradoras de bairros nobres e com uma vida privilegiada, porém também costumam aparecer nas manchetes de jornais. 

Podemos observar isso em certos grupos de jovens de classe média, que geralmente nunca andam sozinhos, são anabolizados e andam quase sempre com algum cachorro pitbull ou rotweiller ao seu lado para mostrar a sua virilidade. A única busca pelo prazer desses jovens é ir de encontro a outros grupos com o intuito de simplesmente entrar em alguma confusão, seja na porta de bares, danceterias, academias ou mesmo próximos às escolas. Apelidados geralmente de pitbulls ou bad boys, esses rapazes, em forma de gangues, buscam incessantemente uma boa briga para colocar seus dotes físicos e marciais à mostra para a sociedade. Da mesma maneira que existem gangues em periferias, também há formação de gangues em grupos que simplesmente levam uma vida financeira que não podem reclamar. É “normal” a formação desses grupos nos dias de hoje. 

Atualmente, não são apenas os jovens da periferia que são associados à violência social-urbana. A burguesia também participa dessa violência explícita, muitas vezes sem nenhum motivo aparente ou mesmo por motivos banais. Logicamente existem boas razões como dinheiro para drogas ou mesmo por problemas familiares que mexem com o psicológico desses jovens. Mas uma coisa é certa, seus crimes são tão hediondos quanto os dos menos favorecidos. Isso está ficando uma coisa “normal”.

Veja os casos como os rapazes de Brasília que atearam fogo em um índio. Também já foi notificado em outros estados casos parecidos, porém ateando fogo em mendigos. Jovens que matam familiares por causa de drogas. Jovens que matam por um amor doentio não correspondido. Jovens que matam ou se suicidam, pasmem, porque não passarem no vestibular. Jovens que espancam seus pais e avós por motivos insignificantes. Jovens que entram em um cinema, em uma escola e saem atirando pra todo lado como se fosse um jogo de Counter Strike ou Doom. 

E, como podemos acompanhar em diversos artigos e noticiários, esse não é um problema exclusivamente nacional e sim mundial. Porém o que geralmente é divulgado na mídia, é o assassinato de jovens de classe média alta em nossa sociedade. A mídia faz estardalhaço quando esses jovens morrem brutalmente, mas se esquecem que, diariamente, jovens da periferia são mortos também. O que dá mais Ibope e maior repercussão nacional? O que choca mais a população, rendendo semanas seguidas de noticiários? A morte de jovens de classe mais favorecida muitas vezes rende várias passeatas e manifestações a favor da paz, e, contraditoriamente, por outro lado, também rende mais e mais adeptos do não-desarmamento da população. Alegam que armas são para se defenderem desses criminosos. Ou seja, é a violência gerando cada vez mais violência. 

E estou falando de jovens em qualquer parte do mundo independente de sua classe social. Há toda uma cultura da violência em escala mundial que simplesmente não está relacionada somente à pobreza, ao preconceito racial, a problemas familiares, ao desemprego. Eu, como um cientista social, é difícil afirmar, mas os problemas sociais apesar de tudo estão se tornando problemas individuais. O social está dando lugar ao individual. 

Estamos assistindo a uma verdadeira individualização do ser humano em escala mundial. A humanidade está ficando mais individualista, mais grosseira, menos civilizada. Cada qual procurando cuidar do seu umbigo. Esse é o legado do capitalismo, cuidar de si próprio pra depois tentar se preocupar com os outros. Enriqueçam primeiro e depois, talvez, sobre algum dinheirinho para ajudar os pobres, seja na forma de doações em campanhas milionárias televisivas, seja em caridades para Ongs e entidades filantrópicas. 

Apesar dessa propensão do ser humano a fazer caridades eventualmente, as pessoas estão cada vez mais com medo. Medo de perder o emprego, medo de serem assaltadas. Medo de perder a mulher ou marido. Medo da vida, medo da morte. Esse medo gera insegurança, essa insegurança gera uma maior individualidade. Essa individualidade gera a competição. 

Assim, o nosso colega de trabalho é nosso inimigo, o nosso vizinho é nosso inimigo. Todos lutam contra todos e quem for o melhor vence. Só os mais fortes sobrevivem nesse darwinismo social. 

Essa competição é também comumente travada em grandes e pequenas empresas onde impera a individualização exarcebada. Não existe espaço para todos prosperarem como é vendida a imagem de um sistema democrático (para todos) no sistema capitalista. Portanto somente alguns sobrevivem, restando aos demais o emprego informal, o desemprego e mais tarde a miséria propriamente dita. Esse é o tipo de violência mais visto hoje em dia, porém tratado de uma maneira adocicada e mascarada pela mídia e grandes corporações. É “normal” alguém ficar sem emprego no sistema capitalista. Se você não consegue algum tipo de trabalho é sinal que você é um incompetente e não está preparado para o mercado de trabalho. Você é um perdedor. 

Assim, a violência pode ser expressa de várias maneiras. Seja ela física, urbana, doméstica, psicológica, política ou social. Mas uma coisa é certa, a violência está crescendo de tal maneira em todas suas denominações tornando-se um fator comum, virando um caso de normalidade em nosso cotidiano. A violência tornou-se comum, banal. 

Nós, seres humanos, tornando-nos mais e mais individualistas perdemos nossa noção de sensibilidade quando deparamos com a violência veiculada nos jornais e tevês. A tragédia já não nos choca tanto. Um crime se torna banalidade do dia a dia. A guerra vira apenas uma mera contagem estatística de mortos e feridos. Uma simples cena de amor numa novela nos faz chorar muito mais que centenas de mortos todos os dias nos noticiários. 

Esse individualismo exagerado gera medo entre as pessoas. Esse medo faz com que elas se tranquem em seus condomínios, em seus bairros, em suas casas. 

A tecnologia nesse caso, auxilia essas pessoas a se trancarem em seus domicílios, através da internet, celular, TV a cabo, videogames e computadores. O indivíduo, ao invés de gerar as relações sociais pessoalmente, como vem sendo feito há séculos, ele dispõe de tecnologias no qual ele possa fazer essa sociabilização a partir de sua própria residência. Ele se distancia e ao mesmo tempo quer interagir com os outros, porém, o medo e a insegurança que são geradas pela violência, o impedem de viver em sociedade nos moldes antigos. 

Assim, esses indivíduos que geram violência, colaboram explicitamente para a própria reclusão do ser humano, tornando uma sociedade individualista e receosa de sua própria humanidade. TEXTO FONTE MARCELO RICARTE



O Último Julgamento

Milionário e José Rico




Senta aqui neste banco, pertinho de Mim, vamos conversar.
Será que você tem coragem de olhar nos meus olhos, e Me encarar?
Agora chegou sua hora, chegou sua vez, você vai pagar.
Eu sou a própria verdade, chegou o momento, Eu vou te julgar.
Pedi pra você não matar nem para roubar, roubou e matou.
Pedi pra você agasalhar a quem tem frio, você não agasalhou.
Pedi para não levantar falso testemunho, você levantou.
A vida de muitos coitados você destruiu, você arrasou.
Meu Pai te deu inteligência para salvar vidas, você não salvou.
Em vez de curar os enfermos, armas nucleares você fabricou.
Usando sua capacidade, você destruiu, você se condenou.
A sua ganância foi tanta que a você mesmo você exterminou.
O avião que você inventou foi para levar a paz e a esperança.
Não pra matar seu irmão nem para jogar bombas nas minhas crianças.
Foi você quem causou essa guerra, destruiu a terra de seus ancestrais.
Você é chamado de homem mas é o pior dos animais.
Agora que está acabado pra sempre vou ver se você é culpado ou inocente.
Você é um monstro covarde e profano, é um grão de areia frente ao oceano.
Seu ouro falou alto, você tudo comprou. Pisou nos Mandamentos que a Lei Santa ensinou.
A Mim você não compra com o dinheiro seu. Eu sou Jesus Cristo, o filho de Deus.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Em uma década, teto da Previdência cai de dez para seis salários mínimos

Ao longo de uma década, despencou a desigualdade entre os aposentados que recebem o maior valor autorizado pela legislação e os beneficiários do piso previdenciário, equivalente ao salário mínimo. No próximo mês, o mínimo subirá para R$ 723 ou R$ 724, dependendo da inflação calculada. O teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será fixado em algo próximo a R$ 4.392, equivalentes a seis vezes o piso. Em janeiro de 2004, as aposentadorias mais altas -excluídas, é claro, às pagas no regime dos servidores públicos- equivaliam a dez salários mínimos. Não é que as aposentadorias mais altas tenham perdido poder de compra: o salário mínimo é que foi reajustado muito acima da inflação. Pela política adotada hoje, o mínimo tem um ganho anual correspondente ao crescimento da economia de dois anos antes, enquanto as demais aposentadorias são apenas corrigidas pela inflação. Se adotada por tempo indeterminado, essa regra acabará, mais cedo ou mais tarde, igualando todas as aposenta...

Crise econômica faz desemprego chegar a Geração Y

Acostumados a trocar de emprego em busca de desafios e desenvolvimento profissional constantes, a chamada geração Y – jovens nascidos entre as décadas de 80 e 90 – começa a se deparar com o fantasma do desemprego, que começou a bater à porta dos brasileiros com mais intensidade este ano. Esses jovens cresceram em um período de prosperidade econômica. Pelo fato de mudarem constantemente de emprego, levaram até as empresas a pensar em estratégias para segurar talentos. Mas agora eles enfrentam a alta na taxa de desemprego no país, que aumenta principalmente entre os jovens. Renato Della Colleta já mudou de emprego 11 vezes (Foto: Arquivo pessoal) .                    Entre maio do ano passado e maio deste ano,   o desemprego subiu de 4,9% para 6,7% , segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E a intensidade desse crescimento foi mais forte entre os jovens de 18 a 24 anos. Nesta faixa de idade, a ...

Tensão mundial, Estados Unidos, Reino Unido e França acusam Rússia de 'barbárie' na Síria

Sírios inspecionam edifícios destruídos após ataques aéreos em Aleppo (Foto: Syrian Civil Defense White Helmets via AP) No Conselho de Segurança da ONU, diplomatas dos EUA, da França e do Reino Unido criticam participação de Moscou no conflito sírio. "Em vez de buscar a paz, Rússia e Assad fazem guerra", diz embaixadora americana. Os  Estados Unidos , a  França  e o Reino Unido acusaram a  Rússia  neste domingo (25) de piorar a carnificina na  Síria , enquanto aviões russos e do regime bombardeiam Aleppo. Uma solução diplomática pareceu bastante improvável na reunião do Conselho de Segurança da  ONU  convocada para discutir a violência, que se intensificou desde o colapso de um cessar-fogo na semana passada. "O que a Rússia está patrocinando e fazendo não é contraterrorismo, é barbárie", disse Samantha Power, embaixadora dos EUA na ONU. "Em vez de buscar a paz, Rússia e Assad fazem guerra. Em vez de fazer com que ajuda essencial chegue a...

Veja os 10 carros mais gastões com etanol, em cada segmento, conforme o Inmetro

A eficiência energética está assumindo status de importância entre as equipes de engenharia das fabricantes. Não é à toa que têm aparecido nas lojas modelos equipados com motores de três cilindros, injeção direta de combustível, sobrealimentação, pneus de baixo atrito, entre outros componentes em busca de menor consumo sem prejudicar o desempenho. Mas ainda existem alguns carros vendidos no Brasil que ainda gastam mais combustível que o considerado ideal para os padrões atuais. Analisando os números divulgados pelo Inmetro, listamos dez carros mais gastões de todos os segmentos populares que não fazem bonito quando estão com etanol no tanque. Veja a lista. 1 - Hatch compacto: Volkswagen Fox 1.6 -  6,5 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada Divulgação Volkswagen Fox Lembra do motor que equipava a primeira geração do Volkswagen Golf produzida no Brasil, em meados de 1999? Pois bem, o Fox continua utilizando o mesmo conjunto até os dias de hoje. E como fica evidente, um...

No Vale do Paraiba, CUT e Conlutas perdem força

Com as novas medidas adotada pelo governo Bolsonaro, entidades sindicais que atuam no Vale do Paraíba, vem perdendo força junto o segmento que atuam, principalmente a classe metalúrgicas. Conlutas - São José dos Campos - Em anos anteriores a entidade tinha forte aceitação entre os metalúrgicos da sua base, principalmente na General Motors, hoje com o nova política do governo federal minando a fonte de receita e informações pelas mídias sociais o grau de confiança na entidade vem diminuindo a cada ano, o trabalhador analisa cada proposta antes de aceita-la. CUT - Taubaté - Braço do PT teve maior atuação no passado com finanças de dar inveja, com o novo governo a entida viu sua receita diminuir, ajustes no quadro de funcionários bem como na venda de imóveis, hoje a realidade é outra, o trabalhador é politizado e sua atuação junto a classe diminuiu devido a falta de recursos. fonte: Canadauence.com

Em evento lotado, Bolsonaro é oficializado candidato do PSL à presidência da República

Jair Bolsonaro foi oficializado candidato a presidente da República na convenção nacional do PSL neste domingo (22). Em um centro de eventos lotado no Rio de Janeiro, as vuvuzelas e os gritos de "mito" não paravam para saudar o deputado federal e seus aliados. "Não sou salvador da Pátria; quem vai salvar a Pátria somos nós", disse, fazendo um trocadilho com seu sobrenome Messias. "O Brasil não precisa de populismo." A cerimônia começou com a execução do Hino Nacional. O jingle da campanha, com tema de forró, tem também solo do hino. "Muda Brasil de Verdade", sinalizava o banner atrás da mesa da convenção. Entre nomes do PSL, destacavam-se 2 aliados que foram cotados a vice de Bolsonaro, mas que teriam declinado do convite: o senador  Magno Malta  (PR-ES) e o general  Augusto Heleno  (PRP). Ambos fizeram questão de defender de modo enfático o nome de Bolsonaro para a Presidência e criticaram a imprensa pelos "rumores" public...

(Em meios as fraudes) - ‘Eleição está longe de terminar’, afirma Trump em nota oficial; leia a íntegra

  Após a imprensa americana declarar Joe Biden como o novo presidente dos Estados Unidos, na tarde deste sábado (7), o atual mandatário Donald Trump divulgou nota oficial nas redes sociais. “Todos nós sabemos por que Joe Biden está se apressando em fingir que é o vencedor e por que seus aliados da mídia estão se esforçando tanto para ajudá-lo: eles não querem que a verdade seja exposta. O simples fato é que esta eleição está longe de terminar”, diz Trump. “Joe Biden não foi confirmado como vencedor de nenhum estado, muito menos dos estados altamente questionáveis, que terão recontagem obrigatória”, ressalta. “Todos nós sabemos por que Joe Biden está se apressando em fingir que é o vencedor e por que seus aliados da mídia estão se esforçando tanto para ajudá-lo: eles não querem que a verdade seja exposta. O simples fato é que esta eleição está longe de terminar”, diz Trump. “Joe Biden não foi confirmado como vencedor de nenhum estado, muito menos dos estados altamente questionáveis,...

Em ação com Brahma, Gol vende passagem a preço de cerveja

Por apenas R$3,90+taxa de embarque, os bilhetes promocionais estarão à disposição no site da companhia em 18 de junho, durante o jogo Brasil x Venezuela.  A  GOL Linhas Aéreas Inteligentes , em parceria com a   Brahma , fará uma  ação promocional  durante a partida entre Brasil x Venezuela, nessa terça-feira (18/06), pela   Conmebol Copa América 2019 . Nesta data, quem acessar o site da GOL, poderá adquirir uma passagem aérea internacional ao preço de uma lata de cerveja, ou R$ 3,90 mais a taxa de embarque. Durante a partida entre Brasil x Venezuela, que acontecerá na Arena Fonte Nova, em Salvador, dia 18, serão colocadas à venda no site da GOL mais de 100 passagens distribuída pelos destinos a R$ 3,90, sem taxa de embarque inclusa. O período da venda será entre 21h30 e 23h30. As passagens serão divididas entre ida e volta de Guarulhos (GRU) para Buenos Aires, Argentina, (EZE); Mon...

Restaurante Leite na Pista tem teto arrancado por vendaval que atingiu Tremembé SP

Um restaurante que fica às margens da rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, em  Tremembé , foi destelhado pela força da chuva e dos ventos que atingiram a região, na tarde desta segunda-feira (2). No Vale do Paraíba, os ventos chegaram a 77 km/h. O restaurante atingido é o 'Leite na Pista',   que fica no km 10 da rodovia, no lado sentido Campos do Jordão. Segundo os responsáveis pelo local, o estrago foi grande.   Em cerca de 10 minutos de temporal com ventos fortes, o local ficou destelhado, todo revirado e com vários danos na estrutura. Leia mais: G1 Vanguarda/ Vídeo Cale 360 News

INTERNACIONAL: A DISCRIMINAÇÃO SEM LIMITES

Maneiras inteligentes em torno da proibição de viagens em Gaza   DESTAQUES DA HISTÓRIA Escola de Música de Gaza foi destruído na invasão israelense logo após a abertura há três anos Foi reconstruída e está sendo tomado por conservatório de música nacional palestino Escola deve encontrar formas inovadoras cerca de restrições de viagens de Gaza (CNN)  - Elena Lidawi está preparando seus alunos de piano para participar de uma competição nacional.  Lidawi estudantes não vão actuar na frente dos juízes em pessoa, mas através de videoconferência. Lidawi leciona na Escola de Música de Gaza e da competição nacional palestino que entrará em março e abril é apenas a 50 milhas de distância em Jerusalém. Mas as crianças são incapazes de sair de Gaza por causa das restrições de viagem impostas por Israel.  Israel impôs um bloqueio econômico a Gaza quando o Hamas ganhou o controle de Gaza em 2007, para parar o que ele diz é o trânsito de armamento a s...