Pular para o conteúdo principal

Brasil pode ser alvo de atentado terrorista na copa




Os ministérios da Justiça e da Defesa, responsáveis pelo planejamento da segurança da Copa das Confederações, que começa em 15 de junho, em Brasília, veem com “preocupação” aos ataque terrorista durante a maratona de Boston, nos EUA.

Segundo os ministérios brasileiros, por enquanto, não haverá mudança no planejamento feito para os grandes eventos esportivos que serão realizados no país, pois, na avaliação do governo, o que está previsto “segue no caminho certo”. Mas haverá reforço na preparação, na inteligência e na prevenção de incidentes com explosivos ou envolvendo grupos extremistas.




“Será mais um motivo para nos preocuparmos, ficarmos em alerta”, diz o general José Carlos de Nardi, chefe do Estado-Maior conjunto do Ministério da Defesa e que comanda Marinha, Aeronáutica e Exército. Na avaliação dos militares, porém, “o risco de algo ocorrer no Brasil é menor”, devido às relações de amizade que o Brasil possui com os mais diversos países.

Exército terá 600 militares contra terrorismo nas Confederações

O Exército terá 600 militares especializados em combate ao terrorismo atuando nas seis cidades-sede da Copa das Confederações, que começa em 15 de junho com a partida entre Brasil e Japão, em Brasília.

Outros 250 homens, treinados para identificar, conter e prevenir ataques com armas químicas, bacteriológicas, nucleares e radiológicas, serão usados em varreduras e descontaminações buscando prevenir qualquer incidente durante os jogos.

Segundo o coronel Richard Fernandez Nunes, que integra o Centro de Coordenação de Prevenção e Combate ao Terrorismo, criado pelo Exército para centralizar as atividades ligadas ao tema durante o evento, o planejamento sobre como as tropas serão empregadas em Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e Brasília, será finalizado em maio.

Em cada uma das sedes da Copa das Confederações haverá tanto um grupo específico para terrorismo e quanto um para defesa química, bacteriológica e nuclear (DQBN, como o termo é como conhecido no meio militar).

“Nesta semana (de 15 a 19 de abril), grupos de 10 homens que atuam nestas áreas visitaram as seis cidades-sede da Copa das Confederações para um reconhecimento inicial, conversar com os órgãos de segurança e de defesa civil para identificar vulnerabilidades, locais que devem ter atenção ou requerem inspeções específicas para prevenir qualquer incidente. Eles farão relatórios que nos trarão dados importantes sobre como iremos dividir as ações com as polícias nestes locais”, disse Nunes ao G1.

O G1 divulgou no último dia 17 que o atentado na maratona de Boston, nos EUA, que deixou 3 mortos e 176 feridos, preocupou o governo em relação ao tema. Por um acordo entre os Ministérios da Justiça e da Defesa, a coordenação das atividades de terrorismo na Copa das Confederações, na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas, de 2016, está nas mãos do Exército.

Os militares serão responsáveis ainda pelas ações de contra-terrorismo (pronta-resposta a possíveis ataques), enquanto que a Polícia Federal fará o monitoramento de suspeitos e o levantamento de inteligência para prevenção. Apesar das polícias Civil e Militar de alguns Estados realizarem treinamentos simulando ações contra o terror, elas só irão ajudar quando forem convocadas.

“Em cada cidade-sede haverá um centro de coordenação em que será decidido como iremos dividir as tarefas. Para as polícias dos estados, a atuação em alguns locais é mais rotineira, eles conhecem melhor a região, estão acostumados com o ambiente. O que faremos é atuar de forma conjunta e distribuir capacidades”, explica o oficial.

“Nenhuma agência ou órgão do país é capaz de dar conta sozinho da questão de terrorismo. É uma operação interagências, todos trabalharão integrados”, define.

Armas químicas e nucleares
O Brasil possui a única unidade da América Latina certificada pela Organização Internacional para Proibição de Armas Químicas com capacitação para atuar em casos de ataque com agentes químicos, bacteriológicos, nucleares e radiológicos.

O batalhão DQBN do Exército, localizado no Rio de Janeiro, distribuirá ao menos 120 soldados em três cidade-sede dos jogos: Rio, Belo Horizonte e Recife. Cada uma terá 40 homens do ramo. Na capital fluminense ficará ainda um contingente de reserva.

Uma companhia deste batalhão, sediada em Goiânia (GO), empregará outros 50 homens em Brasília. Os mesmos soldados, após o evento de abertura da Copa das Confederações, seguem para Fortaleza. Já uma tropa da Marinha empregará 60 soldados especializados em Salvador.

Já os militares de combate ao terrorismo, treinados no Comando de Operações Especiais, em Goiás, serão agrupados em destacamentos de 80 a 100 cada um nas seis cidades-sede. Um contingente de reserva ficará em Brasília.

“Como os grandes eventos realizados até então no Brasil eram em uma só cidade, a Copa das Federações, com seis cidades atuando de forma simultânea, será um teste de coordenação para a Copa do Mundo, em que teremos jogos em 12 capitais”, explica o coronel.

Desde 2012, o Exército aumentou o ritmo de treinamento dos soldados especializados. O curso de DQBN, que era realizado a cada dois anos para oficiais e para praças, passou a ser realizado anualmente, e o número de profissionais formados passou de 12 para 24 por vez.

“Até as Olimpíadas de 2016 vamos aceleramos o ritmo dos cursos para duplicar o número de homens que sabem manusear os equipamentos, que são extremamente complexos e capazes de localizar áreas infectadas com material químico ou nuclear e também identificar qual é o agente”, diz o oficial.

Mais de R$ 60 milhões foram gastos também para a aquisição de laboratórios e equipamentos com sensores que permitem localizar e descobrir agentes químicos e bacteriológicos dos mais diversos tipos, como a ricina, substância tóxica que pode matar entre 24 e 72 horas e que foi encontrada em cartas endereçadas ao presidente dos EUA, Barack Obama, após os ataques de Boston.


“Já tínhamos estas tecnologias. O que estamos fazendo é adquirindo mais, para termos disponíveis em todas as sedes da Copa das Confederações, e também obtendo materiais novos para descontaminação. Substâncias como a ricina, que são em pó, são mais fáceis de se localizar, porque há um indício da presença. O mais complicado é com o nuclear, é que algo invisível aos olhos. Mas nossos equipamentos são de precisão”, garante Richard.

O pior cenário de um ataque terrorista, segundo o oficial, seria um caso com o uso de qualquer arma química, bacteriológica ou nuclear. “O risco existe quando há um nível de ameaça e também há vulnerabilidade. Vamos evitar as ameaças e sanar as vulnerabilidades. Ninguém quer que ocorra. Mas se algo ocorrer, estamos preparados para isso”, diz.

MS preprara policiais para combater o terrorismo

Mesmo fora da Copa, Mato Grosso do Sul já está visando o reforço da segurança contra terroristas durante a Copa do Mundo de 2014. Pensando em receber parte do público durante a Copa de 2014, Campo Grande sediou uma simulação de situações reais neste sábado (20), no aeroporto Santa Maria, na saída para Três Lagoas.

A simulaçãoi reunu policiais civis, rodoviários federais, guardas municipais, além de homens do Exército, vigilantes da área privada e da Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra). Eles se qualificam para estar um passo a frente em caso de possíveis ataques que possam ocorrer no Estado.

"As pessoas sempre dizem que não corremos o risco, mas também não podem afirmar que aqui isso não irá acontecer. Na verdade, o correto é ter um grupo formado no Brasil para atuar contra possíveis ataques. E aqui na Capital, após o Rio de Janeiro, o segundo local a receber o COAT (Curso de Operações Anti-terroristas)", afirma ao Midiamax o perito criminal e instrutor Geremias de Jesus Júnior.

"Por diversas vezes já tentamos apresentar projetos e explicar que este é um tema prioritário, mas como já disse, a nossa cultura de que não existe a presença terrorista", comenta o instrutor.

Com uma carga horária de 40h, as aulas ensinam a movimentação correta, abordagem em aeronaves, conduta tático humana, identificação de artefatos explosivos, varredura de prédios e de ambientes confinados, além da identificação de possíveis terroristas e uma videoconferência na Itália, por meio da empresa Stam Solution, considerada expert no assunto quando se trata de terroristas. E lá que o instrutor se formou e 21 anos depois mantém a parceria para transmitir o conhecimento no Brasil.  Com informações do Midiamax.


fonte:http://olhonajihad.blogspot.com.br/2013/04/brasil-pode-ser-alvo-de-atentado.html

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Jornal da BandNews FM - Com Ricardo Boechat11/08/2017

fonte: youtube

Ex-presidente da Vale, Roger Agnelli, morre em acidente de avião em SP

  O ex-presidente da Vale, Roger Agnelli, morreu aos 56 anos em acidente de um avião monomotor, que caiu em uma casa na Casa Verde, zona norte de São Paulo, na tarde deste sábado, 19. A área fica perto do Campo de Marte. As sete pessoas estavam a bordo da aeronave morreram e um morador da casa atingida ficou ferido, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Entre as vítimas estão ainda mulher de Agnelli, Andréia, seus dois filhos, João e Ana Carolina, além de seu genro e sua nora. Os seis iam a um casamento no Rio de Janeiro. O acidente ocorreu na rua Frei Machado, número 110, por volta das 15h20. Pelo menos 15 viaturas dos bombeiros e 45 homens estão no local para fazer o rescaldo do acidente.   Biografia Roger Agnelli nasceu em 3 de maio de 1959 em São Paulo e foi presidente da Vale de 2001 a 2011. Durante os 10 anos em que Roger presidiu a Vale, a companhia se consolidou como a maior produtora global de minério de ferro e a segunda maior mineradora do mundo. ...

GM revisa investimento de US$ 1 bi e anuncia nova plataforma global

A General Motors está reavaliando o plano de investimento de US$ 1 bilhão para a Índia e colocou na conta o desenvolvimento de uma nova plataforma global para mercados emergentes. O grupo repensou sua estratégia após as vendas caírem quase 40% em relação ao ano passado, derrubando o market share no segmento de carros de passeio para menos de 1% no país. Queda nos emplacamentos e maior rigor nas regras de emissões de carros a diesel também pesaram na mudança de planos. O fabricante norte-americano já tinha firmado o compromisso de investir US$ 1,0 bi no país, o que incluía, entre outras coisas, o lançamento de uma minivan (abandonada em favor de um SUV compacto) e agora uma nova plataforma modular, projetada para produzir carros compactos destinados a mercados emergentes. “Estamos realizando uma revisão completa de nosso programa para futuros produtos na Índia”, Swati Bhattacharya, porta-voz da GM Índia, disse em comunicado. “Como resultado, estamos também colocando em ...

8º dia de greve: caminhoneiros protestam mesmo após anúncio de Temer

Há protestos em AL, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SE, SP e TO Caminhoneiros ainda bloqueiam rodovias do RJ, mas não estão mais na entrada da Reduc 8 aeroportos estão sem combustível, diz Infraero fonte; G1

Ameaça: 'Netflix não está sabendo onde se meteu', diz Dilma sobre 'O Mecanismo'

A polêmica envolvendo a nova série da  Netflix , ‘ O Mecanismo ‘, está longe de acabar! Desta vez, quem se pronunciou sobre a produção foi a própria ex-presidente  Dilma Rousseff . Segundo ela, o serviço de streaming estaria fazendo uma “propaganda” política, e o seu posicionamento estaria prejudicando o PT com informações falsas. . “A  Netflix  não pode fazer campanha política. […] Acho importante que a gestão da  Netflix  perceba o que está fazendo. Não sei se sabe. O cineasta talvez saiba, mas a direção da  Netflix  não está sabendo onde se meteu. Eu acho isso muito grave. Não vejo porque uma estrutura como aquela dar margem para isso.” Rousseff continua, ressaltando os impactos que a série poderá trazer,  “O que conseguiram com esse processo foi a expansão do ódio, de reprodução desse ódio em escala nacional, um nível de intolerância muito grande e a grande difusão de pequenos grupos de extrema direita pelo país.” A série é ...

Como o valor do meu ingresso do cinema é dividido entre quem produz, distribui e exibe o filme?

Como o valor do meu ingresso do cinema é dividido entre quem produz, distribui e exibe o filme? William Brito, Jundiaí, SP fontes: Livro  O Economista de Hollywood , de Edward Epstein, e Marcos Petrucelli, crítico de cinema. Superinteressante

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

Já fez essa conta? Você sabe quanto custa ter um filho?

A cada ano, o número de filhos das famílias brasileiras vem diminuindo. Famílias com três ou quatro filhos ficaram, definitivamente, no passado. No cenário atual, ter um filho já é sinal de coragem, ter dois então, nem se fala! Se pararmos para analisar, essa modificação demográfica tem uma série de causas e uma delas é financeira. Ter um filho implica muitas responsabilidades: educar, brincar, acompanhar, alimentar e por aí vai. Para a maioria dessas necessidades, de uma maneira ou de outra, são necessários recursos financeiros. Tudo custa dinheiro. Babá, escola, fralda, leite, plano de saúde, brinquedos… para onde se olha, existe um gasto embutido. Some-se a isso os gastos com enxoval, pré-natal e, muitas vezes, a necessidade da troca do carro ou da casa por uma maior, que comporte o novo integrante da família. Ter filho não é brincadeira. Custa caro… muito caro. Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Vendas e Trade Marketing (INVENT), pesquisando mais de trezenta...