Pular para o conteúdo principal

Gigantes chineses de tecnologia e internet estão chegando

Teclado com a bandeira da China


Companhias intensificam ação em países emergentes de olho em novos consumidores


No futuro próximo, é possível que os brasileiros usem o buscador Baidu para dirimir dúvidas sobre um assunto qualquer e, em seguida, migrem para o Alibaba, maior varejista on-line do mundo, para uma comprinha. Podem ainda convidar os amigos, via WeChat, para uma disputa de games na plataforma NetEase. Tudo isso, a partir de um smartphone da Xiaomi. Quem torna possível esse cenário é um grupo de gigantes de tecnologia e internet chineses que agora dá passos igualmente grandes fora do mercado doméstico. Usuários de todo o mundo — especialmente de nações emergentes — vão se acostumar a novos rivais de marcas tradicionais como Google, Amazon e WhatsApp.O Alibaba está entre os gigantes chineses que flerta com o mundo fora da muralha doméstica. Envolvida no processo que vai levá-la à abertura de capital na bolsa de valores de Nova York, o que deve ocorrer no segundo semestre, a companhia diz que Brasil e Rússia, entre os emergentes, e também os Estados Unidos são prioridades para o grupo. "O Brasil é um dos principais mercados para nós", diz Silvia Muller, gerente de marketing para o país. Por aqui, a companhia atua com o selo AliExpress. Em março, segundo dados da comScore, mais de 11 milhões de brasileiros visitaram a "lojinha" eletrônica chinesa, quase metade de seu maior concorrente em solo nacional, o Mercado Livre.
O Baidu, buscador que controla mais de 60% do mercado chinês, deve lançar a versão brasileira de sua ferramenta no segundo semestre deste ano. O objetivo não é, por ora, brigar pelo usuário do Google ou do Bing (relativamente poucos nesse último caso, diga-se). A ideia é oferecer uma solução didática para os novos e os futuros usuários da rede. Afinal. só entre as pessoas que ainda não chegaram à internet, há um grupo de 4,4 bilhões de potenciais consumidores, segundo relatório da ONU.
"Os gigantes chineses sabem bem que as nações emergentes como Brasil têm muito a oferecer", diz Alberto Luiz Albertin, coordenador do Centro de Tecnologia e Informação Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV). "Essas companhias podem ganhar credibilidade junto ao público que está chegando à rede, especialmente se puderem oferecer preços competitivos." Bom preços, eis uma tradição chinesa.
Antes de desembarcar no Brasil, o Baidu mapeou oportunidades, mas também os desafios. "Temos que compreender como tornar nossos produtos relevantes, adaptá-los e personalizá-los para os novos consumidores", diz Yan Di, diretor-geral do Baidu no Brasil. O ponto de partida é uma análise do comportamento e das preferências dos usuários. "Os serviços de e-commerce chineses precisam se adequar à realidade da infraestrutura das nações onde pretendem operar e também aos padrões de exigência dos consumidores locais", diz Will Tao, analista da iResearch, consultoria especializada no mercado chinês. "Todos dizem que na internet não há fronteiras, mas para as pessoas responsáveis pela gestão dos serviços on-line essas fronteiras existem."
O paladar local não é a única diferença imposta aos chineses. Há também questões regulatórias. A primeira é a censura. Pequim vigia e controla ostensivamente os conteúdos que circulam pela rede em seu território. O Baidu, entre outros, é obrigado a operar de acordo com as diretrizes oficiais filtrando resultados de busca. Pesquisas a consultas sobre a Praça da Paz Celestial, por exemplo, jamais trariam informações sobre o massacre promovido em 1989 pelo governo em resposta a um protesto pacífico. Impossível operar da mesma maneira fora da China e agradar a freguesia.
Os gigantes precisam ainda se adequar à regulação de mercado. Quando operavam exclusivamente em uma economia controlada pelo Estado, pouco se sabia sobre as empresas. Ao darem passos para além do controle de Pequim, as companhias têm de aumentar a transparência. Isso vem gradualmente sendo feito, à medida, por exemplo, que as gigantes chegam às bolsas de valores. O Baidu em 2000, ao estreiar na Nasdaq, a bolsa da valores de tecnologia. O Alibaba, em breve, na bolsa de Nova York. Resta, por fim, a questão da qualidade. Conseguirão as companhias oferecer produtos e serviços à altura dos desejos dos novos consumidores? "A maioria das empresas na China oferece produtos com padrão de qualidade internacional. O WeChat, por exemplo, pode competir com qualquer outro concorrente global", diz Will Tao.
Os dragões chineses da tecnologia
O grupo atua em segmentos como entretenimento, internet, mobilidade e publicidade on-line e já figura entre os maiores do mundo do setor de tecnologia. Em 2004, abriu capital na bolsa de Hong Kong. Sob seu guarda-chuva, estão os principais serviços sociais do país, como QQ, QZone e WeChat. O QQ é seu produto mais popular na China, com 848 milhões de usuários mensais, o que equivale a quase 70% da base mundial de usuários do Facebook (1,28 bilhão).
O Tencent também é dono do Qzone, lançado em 2005, que permite aos usuários ouvir músicas, gerenciar blogs e compartilhar fotos. A plataforma conta com mais de 625 milhões de usuários mensais e desde 2012 funciona no exterior a partir do QQ International.
O aplicativo de mensagens instantâneas WeChat é outro sucesso do grupo. Inspirado no WhatsApp, ele chegou ao Brasil em 2013 e já é um dos serviços chineses de maior sucesso fora do país asiático: 30% dos usuários não são chineses. O app conta com cerca de 400 milhões de usuários mensais, ante 450 milhões do WhatsApp, que hoje pertence ao Facebook.
Pony Ma, o fundador: copiando o ICQ
Conhecido como Pony Ma, Ma Huateng, de 42 anos (em destaque na foto acima) se formou em ciências da computação na Universidade de Shenzhen e, antes de fundar a Tencent, em 1998, trabalhou na China Motion Telecom Development Limited. Ele costuma dizer que a ideia de empreender surgiu depois de assistir a uma apresentação dos criadores do ICQ, precursos dos atuais programas de mensagens instantâneas. Como não havia nada similar na China, ele se inspirou na solução americana e lançou no país o OICQ (Open ICQ). Após uma disputa legal pelo nome, a Tencent rebatizou o serviço de QQ.
Valor de mercado
135,4 bilhões de dólares
Concorrentes
Skype, Facebook, WhatsApp


O Alibaba nasceu em 1999 e funciona como uma plataforma de serviços digitais, com e-commerce, classificados e sistema de pagamento. O grupo domina 80% do comércio eletrônico na China e movimentou, em 2013, o equivalente a 248 bilhões de dólares. O Taobao, Tmall e o Alibaba.com são os três principais sites do grupo.
O Taobao é a maior divisão da empresa e seu catálogo de produtos chega a 760 milhões de unidades, oferecidas por 7 milhões de vendedores. Os comerciantes, normalmente pequenos empreendedores, não pagam para utilizar as prateleiras digitais. A receita vem de publicidade e de recursos que melhoram a exposição das ofertas. O Tmall, por sua vez, é voltado a grandes empresas e seu catálogo é de 70.000 produtos. Já o Alibaba.com é um misto dos dois serviços.
A preparação para a abertura de capital na bolsa de Nova York, que deve acontecer no segundo semestre, é a face mais visível da internacionalização da companhia. No Brasil, o grupo atua sob o selo AliExpress. Segundo dados da comScore, o serviço atrai 11 milhões de consumidores por mês — metade do líder Mercado Livre.
Jack Ma, o fundador: de professor a megaempresário
Ma Yun, mais conhecido como Jack Ma (em destaque na foto acima), de 49 anos, fundou o Alibaba em 1999. É, antes de megaempresário, um apaixonado pela língua e a cultura inglesas. Ele faz circular a anedota que, durante a infância, vivia diante de um hotel para topar com turistas e praticar o idioma com eles. Depois de graduar-se em letras, virou professor do idioma. É aficionado também por artes cênicas e, por isso, promove anualmente na sede do Alibaba um concurso de talentos do qual ele próprio não fica de fora.
Jack Ma conta que o nome do negócio, Alibaba, lhe ocorreu durante uma viagem a São Francisco. A inspiração foi mesmo o conto árabe Ali Babá e os Quarenta Ladrões. Para validar a ideia, ele foi às ruas perguntar a quem passava se o personagem era tão popular quanto imaginava. Com a resposta positiva, batizou a companhia.
Valor de mercado
150 bilhões de dólares
Concorrentes
Amazon, eBay e PayPal 


O Baidu domina com folga o mercado de buscas da China, com mais de 60% de participação de mercado. Lançado em 2000, iniciou seu processo de internacionalização em 2005, ao abrir capital na Nasdaq, a bolsa de valores que reúne empresas de tecnologia. O principal objetivo agora é ganhar relevância em mercados emergentes. A operação internacional é tão importante que os funcionários que cuidam do assunto estão concentrados em uma unidade em Shenzhen, no sul da China: são 10.000 chineses olhando para o resto do mundo.
Robin Li, o fundador: "Larry Brin" chinês
Li Yanhong, ou Robin Li, de 45 anos, se graduou na China, mas partiu para os Estados Unidos para fazer um mestrado em ciências da computação. Antes de criar o Baidu, trabalhou em empresas de consultoria de mercado. Em 1996, durante a temporada na América, elaborou um algoritmo de busca chamado RankDex, uma espécie de primo mais velho do PageRank, do Google, cuja função é similar à solução encontrada por Larry Page e Sergey Brin: criar um ranking de páginas da internet. O fundador do Baidu é um dos três homens mais ricos da China: sua fortuna é estimada em 11,8 bilhões de dólares, segundo a Forbes
Valor de mercado
55,8 bilhões de dólares
Concorrentes
Google, Bing e Yahoo! 


Fundada em 1997, a NetEase está entre as maiores empresas de tecnologia na China. Seus principais produtos são os games — ela distribui os títulos da americana Blizzard — e o site www.163.com. A companhia abriu capital nos Estados Unidos e aparece listada na Nasdaq. No primeiro trimestre de 2014, a NetEase registrou uma receita de 405 milhões de dólares. A empresa também é conhecida por seus serviços de e-mail gratuito, sites de relacionamento, fórum e publicidade on-line.
William Ding, o fundador: game boy
Ding Lei, ou William Ding, de 42 anos, é engenheiro de telecomunicações e possui uma fortuna estimada em 4,2 bilhões de dólares. Depois de se consolidar como o "game boy" da China, começou a expandir o negócio para o setor móvel com o desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets. Criador de porcos, já chegou a promover uma campanha de marketing em que distribuía carne suína aos jogadores dos games do NetEase.
Valor de mercado: 9,3 bilhões de dólares
Concorrentes: Riot e Blizzard


Considerada a Apple da China, a Xiaomi é uma das maiores fabricantes de smartphones e tablets do país asiático (em casa, a empresa vende mais smartphones do que a rival americana). Em seu esforço para merecer a fama, tem atraído talentos de grandes companhias de tecnologia ocidentais. Um dos talentos "capturados" é o brasileiro Hugo Barra, ex-vice-presidente da plataforma Android, do Google. A missão de Barra é exportar a marca chinesa até 2016. Índia, Brasil, Rússia, Indonésia, Malásia, México, Filipinas, Tailândia, Turquia e Vietnã estão na mira da companhia, que já comercializa seus produtos em Hong Kong, Taiwan e Cingapura. A empresa também investe na produção de TVs. Neste mês, apresentou a Mi TV, um aparelho de ultra-alta definição (4K) que roda com sistema operacional Android.
Lei Jun, o fundador: Jobs do Oriente
Ao contrário dos colegas que tocam as gigantes chinesas, Lei Jun, de 44 anos, não colocou em seu cartão de visitas um nome americano. Se pudesse, seria Jobs Jun. Formado em ciências da computação, o executivo não deixa dúvidas de que é admirador de Steve Jobs, fundador da Apple. Em apresentações, veste-se como o americano: jeans e camiseta com gola alta. Ele fundou a companhia em 2011 e, desde então, figura no seleto grupo de bilionários chineses. Sua fortuna é estimada em 3,7 bilhões de dólares. Com o slogam "Só para Fãs", Jun ganhou relevância no mercado local e agora busca expandir o império para os países emergentes.
Valor de mercado: 10 bilhões de dólares


Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...