Pular para o conteúdo principal

Jovens inovadores brasileiros, 20 deles que querem fazer a diferença

 
O avanço tecnológico requer talento, criatividade e visão de negócios. O Brasil tem apresentado um número cada vez maior de profissionais com esse perfil, e vários deles apresentam criações de destaque antes mesmo de completar 35 anos.
O prestigiado Massachusetts Institute of Technology (MIT) lançou, em 1999, o prêmio Inovadores com Menos de 35 Anos, chancelado por sua publicação, a MIT Technology Review. São contemplados empreendedores e desenvolvedores cujos projetos oferecem propostas de mudar para melhor a realidade das pessoas. A edição brasileira da premiação está em seu segundo ano.
Na lista abaixo, você vai conhecer os dez brasileiros inovadores premiados pelo MIT. Os demais são profissionais que também têm se destacado em diferentes áreas e podem apresentar soluções de impacto para um futuro próximo.

Cláudio Trindade, 33 anos

Cláudio Trindade
Ronaldo Tenório, 30 anos
A partir de uma parceria com a Associação de Surdos de Maceió, Tenório e seus sócios desenvolveram o protótipo do se tornou a Hand Talk, uma plataforma de inclusão social que usa um avatar, o boneco Hugo, para traduzir o idioma oral para a linguagem de libras, de modo acessível a qualquer usuário com deficiência auditiva.

Anielle Guedes, 23 anos



Seu projeto, o Urban3D, procura usar impressoras 3D para construir moradias de baixo custo para a população carente. A meta é que as edificações ? de quatro ou cinco andares ? sejam até 80% mais baratas que um prédio convencional com as mesmas dimensões. Anielle já foi editora da Wikipedia, palestrou no exterior (inclusive na ONU) e agora tem a meta de atender uma população de nada menos que 3 bilhões de pessoas que não dispõem de condições para a construção de moradias de qualidade ao redor do planeta.

Fabio Piva, 32 anos



Criou o Auto-Checkout Descentralizado (SAMS-Tag), sistema que visa a eliminação das filas em lojas físicas por meio de um sistema de pagamento que se vale do smartphone. Ele permite o pagamento da compra (com cartão de crédito, PayPal e outros meios) e até o desbloqueio do dispositivo antifurto da mercadoria. O sistema é semelhante ao usado no serviço Sem Parar, utilizado em automóveis para passar direto em pedágios, por exemplo.

Mateus de Mendonça, 34 anos



Sua empresa, a New Hope Ecotech, é dedicada a serviços de rastreamento e organização do lixo. Um aplicativo para empresas e pessoas físicas ajuda a encontrar coleta seletiva, outro é dedicado ao monitoramento de resultados de cooperativas de reciclagem e, por fim, um software gratuito de gestão online ajuda a gerenciar as cooperativas. Com esses produtos, Mendonça pretende atender tanto às necessidades legais quanto promover benefícios ambientais, de modo que todos os participantes da cadeia de descarte e reaproveitamento de resíduos se beneficiem.

Tales Gomes, 27 anos



Fundador da Plataforma Saúde, uma empresa social que traz soluções para diagnóstico inicial de diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, e que já recebeu quatro prêmios de inovação e de empreendedorismo. O público-alvo de suas criações são os 150 milhões de brasileiros que não têm condições de pagar os custos de um plano de saúde privado. A ideia é que os equipamentos que a empresa desenvolve sejam fáceis de transportar até regiões de difícil acesso, favorecendo principalmente aqueles que não moram próximas a unidades de saúde da rede pública.

Danielle Brants, 31 anos


This Facebook post is no longer available. It may have been removed or the privacy settings of the post may have changed.

Criou o Guten News, sistema que "traduz" as notícias dos jornais para o universo infantil, gerando jogos, missões e atividades a partir dos fatos noticiados. A ideia é criar o hábito de leitura nos pequenos e também incentivá-los a se interessar por outros temas que não apenas os de interesse imediato dos jovens, como política, cidadania e saúde. Danielle foi analista de finanças corporativas na Morgan Stanley e diretora de novos negócios na GE antes de tomar a decisão de se dedicar integralmente à sua empresa.

Marcelo Cicconet, 32 anos




Seu aplicativo para aprendizado de música serve tanto para músicos já formados como para os interessados em começar a desenvolver as habilidades musicais. Formado em Matemática, Cicconet identificou padrões da ciência nas notações musicais e na construção de acordes (duas ou mais notas combinadas). Com interfaces identificáveis e intuitivas, o invento pode tanto facilitar a exploração de novas formas musicais como o aprendizado de um instrumento.
 Felipe Dib, 27 anos
Dib criou a Você Aprende Agora, plataforma de ensino online de inglês que oferece mais de 700 videoaulas gratuitas de três minutos cada. Os princípios do edutainment (educação com entretenimento) diferenciam essa plataforma das demais, assim como o sistema de gratificações oferecidas aos usuários. Recentemente, a plataforma ganhou uma versão em espanhol, Tú Aprendes Ahora, que já teve mais de 13 milhões de visualizações.

Eduardo L'Hotellier, 29 anos


Ele está à frente da Get Ninjas, plataforma de contratação de serviços que interliga mais de 80 000 profissionais de 100 subcategorias em todo o país. Em 2013, a empresa foi escolhida pela Microsoft como A Melhor Startup Brasileira. Embora reconheça que o boca a boca offline ainda é um forte concorrente na recomendação de serviços, L?Hotellier tem conseguido manter a expansão da empresa, que já recebeu mais de 40 milhões de dólares em investimentos. A Get Ninjas pretende aumentar as oportunidades de trabalho para os profissionais e facilitar a vida dos contratantes, criando uma rede confiável de prestadores de serviços.

Eduardo Bontempo, 31 anos

Com o sócio Eduardo Sassaki, criou a Geekie, empresa dedicada a soluções que melhoram o aprendizado de alunos dos ensinos fundamental, médio e superior.  Seu primeiro produto, o Geekie Teste, é uma avaliação de desempenho, mas depois vieram plataformas de ensino adaptativo (Geekie Lab), e até um evento, o Geekie Games, cujos resultados geraram planos de estudo personalizados a partir do diagnóstico das deficiências encontradas.

Lucas Strasburg, 23 anos

Strasburg desenvolveu o Revo Foot, uma prótese ortopédica de baixo custo dedicada a quem sofreu amputações de membros inferiores. Considerando o alto custo (superior a 1500 euros) das melhores próteses de carbono, o jovem engenheiro desenhou uma opção ergonômica e feita com materiais acessíveis ? até mesmo garrafas PET entram na composição da prótese. Agora ela trabalha para produzir a Revo Foot em larga escala e desenvolve, com sua equipe, o protótipo de uma mão protética, a I-hAND.

David Schlesinger, 35 anos

Pós-Doutor em medicina, Schlensiger fundou a Mendelics, empresa que oferece diagnósticos capazes de identificar doenças genéticas hereditárias com mais de 50% de sucesso ? um número alto na detecção desse tipo de problema. Por manipular uma grande quantidade de dados, a empresa foi uma das primeiras no mundo a fazer parceria com o Google Compute Engine, serviço de coleta e tratamento de dados oferecido pelo gigante das buscas.

Gustavo Caetano, 33 anos



Receber prêmios, como os do site americano Business Insider e da revistaForbes em menos de cinco anos de atividades não é algo comum nem aos empreendedores do Vale do Silício. Mas a SambaTech, empresa fundada por Caetano, conseguiu esse feito, criando uma plataforma para comunicação digital corporativa. Os produtos se diversificaram, e vão de transmissões ao vivo a projetos de educação a distância, além de ferramentas de endomarketing e publicidade. A ideia é oferecer uma plataforma mais adequada às necessidades de cada cliente e, ao mesmo tempo, manter a oferta de serviços de educação.

Mario Adolfi, 28 anos

Desenvolveu o programa HealthBI, sistema de gestão hospitalar que em 2013 foi eleito o melhor software de saúde digital do Brasil pela ONU. Sua empresa, a Kidopi, oferece outros produtos na área da saúde, mas o HealthBI permanece como destaque, e expandiu suas utilidades: inclui até alertas por SMS para avisar de tratamentos, emitidos de acordo com o prontuário de cada paciente registrado no sistema. A proposta é o uso de big data para oferecer recursos acessíveis e de qualidade à saúde pública.

Lorrana Scarpioni, 24 anos


Seu Bliive é uma plataforma de troca de tempo livre. Funciona assim: usuários cadastrados optam por prestar diferentes tipos de serviços e por eles recebem uma moeda de troca, a TimeMoney, que pode ser convertida em serviços prestados por outros usuários. Mais de 110 mil horas de serviços já foram prestadas pelos usuários do site, que vão de massoterapia a aulas de idiomas (até de alguns menos comuns, como o russo). O serviço está presente em mais de 50 países, e sua fundadora acredita que a economia alternativa é essencial para mostrar às pessoas que colaboração pode ser mais valiosa que dinheiro.


Alykhan Karim, 28 anos




Com o objetivo de atuar como fonte de curadoria enológica, Karim criou aSonoma, com uma mistura de conteúdo e e-commerce. A proposta do serviço é descomplicar o mundo do vinho. Ao reconhecer que os neófitos interessados na bebida começam escolhendo pelo preço, a plataforma privilegia a apresentação dos rótulos que apresentam melhor relação custo-benefício.

Matheus Goyas, 25 anos



Goyás estima que quase 1 milhão de jovens já se beneficiaram de sua criação, o AppProva, aplicativo que auxilia estudantes a se preparar para provas como as do Enem e exame de ingresso na OAB. Ele realiza simulados e permite a interação com outros usuários, comparando desempenho e indicando pontos de melhoria. A empresa multiplicou seus serviços, mas o aplicativo ainda é seu principal produto.


https://www.youtube.com/watch?v=wQEsHOqXP9s

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

Sai a lista anual de bilionários da Forbes 2024; veja os 10 mais ricos do mundo

  1. Bernard Arnault (França) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 233 bilhões (R$ 1,18 trilhão) Pelo segundo ano consecutivo, Arnault é a pessoa mais rica do mundo. Sua fortuna cresceu 10% em 2023 graças a mais um ano de faturamento recorde para seu conglomerado de luxo, o LVMH, dono de Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora. 2. Elon Musk (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 195 bilhões (R$ 987 bilhões) Como o ranking muda constantemente, Musk ganhou e perdeu diversas vezes o título de "mais rico do mundo", à medida que mudou a valorização das suas empresas, a SpaceX, a Tesla e a rede social X (antigo Twitter). 3. Jeff Bezos (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 194 bilhões (R$ 982 bilhões) Bezos ficou mais rico este ano graças ao excelente desempenho da Amazon no mercado de ações. 4. Mark Zuckerberg (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 177 bilhões (R$ 895 bilhões) O presidente da Meta enfrenta altos e baixos. Depois

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Imagem do ditador Nicolás Maduro aparece 13 vezes em cédula de votação

O ditador Nicolás Maduro aparece 13 vezes na cédula de votação das eleições venezuelanas marcadas para 28 de julho. A imagem do ditador também aparece bem-posicionada na cédula, ocupa todo o topo e quase toda a coluna esquerda do documento. A cédula é emitida pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão controlado pelo regime do ditador. No canal estatal de televisão, o ditador comentou as críticas que sofreu após divulgação do documento. “ Temos 13 fotos legalmente, como ocorreu em outras eleições, porque temos 13 movimentos políticos, todos muito poderosos, da esquerda, do marxismo-leninismo, do comunismo, do cristianismo, dos movimentos sociais, do ecologismo, que apoiam unitariamente a candidatura ”. Informações: Diario do Poder/ https://diariodopoder.com.br/exteriores/imagem-do-ditador-nicolas-maduro-aparece-13-vezes-em-cedula-de-votacao

Setores citam prejuízo e repudiam judicialização da desoneração

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu monocraticamente pontos da lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. Na avaliação do magistrado, a norma não observou o que dispõe a Constituição quanto ao impacto orçamentário e financeiro. O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu pontos da lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. Na avaliação do magistrado, a norma não observou o que dispõe a Constituição quanto ao impacto orçamentário e financeiro.  O governo está forçando a barra sobre um tema que já foi decidido pelo Congresso. O governo não aceita a decisão do Poder Legislativo. O governo não mostrou disponibilidade no ano passado para debater esse tema. Retirou a urgência nesse ano. Uma semana depois de retirar a urgência, entra no STF. O diálogo sempre vai existir, o governo é que não mostra disposição