Pular para o conteúdo principal

COMEÇA O CONCLAVE: "Dom Odilo Scherer" aparece na maioria das listas de papáveis dos vaticanistas, junto com o italiano Angelo Scola, arcebispo de Milão



Scherer aparece na maioria das listas de papáveis dos vaticanistas, junto com o italiano Angelo Scola, arcebispo de Milão. Em comum, os dois cardeais têm no currículo o perfil que a burocracia da Santa Sé mais precisa. Ambos administram grandes arquidioceses, São Paulo e Milão. Mas isso pode não ser o bastante.
- Scola e Scherer vão se destacar no primeiro escrutínio, mas não estou convencido de que conseguirão se eleger - avalia Andrea Tornielli, vaticanista do jornal italiano “La Stampa”.
Tornielli só tinha 14 anos quando o polonês Karol Wojtyla foi eleito Papa em 1978. Nenhum vaticanista imaginou na época que ele se tornaria um dos Pontífices mais populares da História da Igreja. Antes da eleição, seu nome não aparecia em nenhuma lista de papáveis.
- Lembro que quando anunciaram o nome dele, eu reagi : W-O-J-T-Y-L-A ? É um africano?
, como vários outros vaticanistas, não exclui a possibilidade de uma grande surpresa novamente. Como o canadense Marc Ouellet.
- Fiquem de olho nos que correm por fora, como Jorge Mario Bergoglio (Argentina), Luis Antonio Tagle (Filipinas) e Francisco Robles Ortega (México). Bergoglio e Tagle fizeram intervenções (nas reuniões preparatórias) que todos gostaram, porque falaram com o coração.
John Allen Jr., o mais conhecido vaticanista americano, diz que este é provavelmente o conclave mais parecido com a eleição de Karol Wojtyla. Naquela ocasião, dois candidatos despontaram na frente: os italianos Giovanni Benelli e Giuseppe Siri. Mas, nas primeiras votações, nenhum deles conseguiu os dois terços necessários para se eleger.
- Então tiveram que buscar outro nome. Escolheram um candidato da Polônia e chocaram o mundo. Da mesma forma, poderemos desta vez ter uma outra surpresa - diz Allen Jr.
Sentados de frente uns para os outros, diante de compridas mesas cobertas por um pano


branco e caimento de veludo vermelho, os cardeais terão diante de si uma cédula retangular onde está escrito, em latim, Eligo in Summum Pontificem - Elejo como Sumo Pontífice. Os nomes dos escolhidos serão escritos à mão.
E a opção, desta vez, não será fácil. O próximo Papa poderá - ou não - mudar os rumos de um Vaticano ingovernável e marcado por escândalos de pedofilia e corrupção. Bento XVI renunciou deixando dúvidas sobre seu legado - se de um revolucionário ou de um homem que quebrou a imagem de que o Papa é infalível. O racha na Igreja Católica, agora, é tal que ninguém se arrisca num palpite sobre quanto tempo o conclave pode durar. Mas uma coisa é certa: a fumaça branca que sairá da chaminé do Vaticano, um ritual histórico que anuncia a escolha de um Papa, não será vista nesta terça-feira, após a única votação prevista para o dia.
- Esperem fumaça negra. A primeira votação em conclave dificilmente tem êxito - avisa o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
Tornielli lembra que, em 2005, apenas dois cardeais tinham experiência em conclaves - contra 47 de agora. Porém, ele mesmo admite que isso pode não ter nenhuma influência na duração das votações. John Allen Jr. arrisca uma previsão mais concreta: para ele, o processo não vai durar mais do que três ou quatro dias. Desde 1831, aliás, um conclave não dura mais de cinco dias.
- Obviamente eles querem um Papa para a Semana Santa. Depois, porque no saturado mundo de mídia em que vivemos hoje, se passar de três dias, nós vamos todos produzir matérias sobre um conclave em crise. E eles (os cardeais) não querem isso - assegurou.
O processo de votação se inicia nesta terça-feira com uma missa na Basílica de São Pedro. Além dos cardeais com direito a voto, estarão presentes, ainda, aqueles com mais de 80 anos e hierarquias mais baixas do clero, além de fiéis e autoridades, como o embaixador brasileiro no Vaticano, Almir de Sá Barbuda. Apesar de dom Odilo ser constantemente citado como favorito, o diplomata lembra de outra aposta - dom João Braz de Aviz, o arcebispo emérito de Brasília.
- Para o “Washington Post” (jornal americano), no grupo dos reformistas moderados ele era o que tinha mais chances. É um homem da Cúria Romana, mas mais crítico - afirmou, esquivando-se de prognósticos, mas sem esconder o entusiasmo com a possibilidade de um Pontífice brasileiro.
Segundo analistas ouvidos pelo GLOBO nas últimas semanas, três fatores devem influenciar na eleição do futuro Papa: idade, capacidade administrativa e mãos limpas. Ou seja, nenhum rastro de conivência com casos de pedofilia, corrupção ou qualquer outra irregularidade na Cúria - o que enterraria qualquer chance de ascensão de gente como o cardeal de Los Angeles, Roger Mahony. Ele desembarcou em Roma trazendo na bagagem suspeitas de ter acobertado 129 casos de pedofilia.
Para o vaticanista Tornielli, a Igreja precisa de um homem que seja capaz de mostrar ao mundo uma face positiva da Igreja, “um mensagem do Evangelho, de alegria e de misericórdia”:
- E que consiga fazer as reformas pedidas por muitos cardeais depois dos tantos escândalos, que a Cúria fique a serviço do Papa e não seja um órgão de governo da Igreja, melhorando também a relação entre o centro (Vaticano) e a periferia (dioceses no mundo).
Cum Clave, em latim, significa fechado à chave - conclave. Nesta terça-feira, às 16h30m (12h30m de Brasília), os 115 cardeais se trancam na Capela Sistina. E deixam do lado de fora 1,2 bilhão de fiéis curiosos. E em suspenso.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/cento-quinze-cardeais-largam-em-corrida-imprevisivel-7810262#ixzz2NIhcTJYA 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Volks vai voltar a produzir o Gol 2016 com exclusividade

A fábrica da Volkswagen de Taubaté vai voltar a ser responsável, com exclusividade, pela produção do Gol. A medida, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, faz parte do acordo proposto pela empresa no fim do mês passado e aprovado pelos trabalhadores, o que levou ao fim da greve que durava 12 dias. A mudança faz parte de um projeto para produção da nova plataforma da unidade de São Bernardo do Campo. Segundo apuração de  O VALE , a unidade do ABC, que hoje é a responsável pela produção do Gol, passará a fabricar um novo modelo. Procurada, a Volks não quis comentar o caso. Para o sindicato, a mudança será benéfica para os trabalhadores de Taubaté. Proposta.  Principal modelo da empresa, o Gol teve a produção transferida para São Bernardo no início de 2014, quando a unidade de Taubaté passou a fabricar o Up!. Desde então, a fábrica de Taubaté é responsável, com exclusividade, pelo Up! e pelo Voyage, e ainda produz poucas unidades do Gol, para auxiliar São Bernardo. Pela propost...

Após aparições de palhaços, o McDonald’s tomou uma medida radical sobre Ronald McDonald

Se você acompanha as notícias do mundo, sabe que, nos Estados Unidos, palhaços assustadores estão chamando a atenção dos moradores em aparições misteriosas e macabras.  A “moda” chegou, inclusive, à São Paulo . Pois o  McDonald’s  está tomando uma iniciativa radical para evitar novos casos de pânico provocados pela coulrofobia — a fobia provocada por palhaços. A notícia é do  Business Insider . Para evitar confusão,  a rede de lanchonetes vai “esconder”, por tempo indeterminado, sua mascote mais famosa : o palhaço  Ronald McDonald . “ O McDonald’s e as nossas franquias estão atentas ao clima provocado pela aparição de palhaços nas comunidades e, em respeito aos moradores, estamos diminuindo as aparições do Ronald McDonald em eventos locais “, explicou um porta-voz do restaurante à publicação. Há muito tempo, o Ronald McDonald (com sua peruca vermelha, macacão amarelo e maquiagem chamativa) é o “rosto” do McDonald’s. Os eventos recentes, n...

Fiat lança Bravo 2016 e pula o 2015

A Fiat apresentou nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, o Bravo reestilizado. Lançado em 2010, o hatch médio teve mudanças discretas, incluindo nova grade frontal, novos para-choques, spoiler traseiro e lanternas com acabamento escurecido. O interior possui novas opções de revestimento e a inclusão de um descansa-braço central com porta-copos no banco de trás. Além do design, todas as versões passam a sair de fábrica com a central multimídia UConnect Touch, que oferece funções como GPS e Bluetooth. Outro equipamento de série do modelo é a câmera de ré, cujas imagens são exibidas na tela de LCD de cinco polegadas da central. O Bravo - que chega às revendas já como linha 2016 - será oferecido nas versões Essence, Sporting e T-Jet. A novidade da gama é a série especial Blackmotion, equipada com rodas de liga leve aro 17, sensor de estacionamento traseiro, suspensão esportiva, faróis com máscara negra, saias laterais, detalhes em preto brilhante, ponteira dupla cromada, faixas la...

Processo: Publicidade da faculdade Fiap que usa um rosto parecido com o de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

"Procura-se a próxima geração de talentos da tecnologia", lê-se no anúncio dentro do trem na linha verde do metrô. Ao lado da chamada, um rosto conhecido, ainda que desfocado (ou "pixelizado", com pixels aparentes, no jargão da tecnologia). É Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Ou alguém muito parecido tentando se fazer passar por ele. A peça de publicidade causou mal-estar no escritório brasileiro da rede social.  Segundo funcionários da empresa, a equipe jurídica do Facebook já entrou em contato com a matriz, na Califórnia, e estuda como responsabilizar juridicamente a Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista), que fez o anúncio. O Facebook diz que não comentará o caso. A Fiap afirma que "a campanha que traz uma imagem que remete à figura de Mark Zuckerberg foi encerrada. Portanto, a instituição não vai comentar a respeito". Até o começo da semana, a versão brasileira de Zuckerberg ainda estava nos anúncios, olhando para quem...

Vídeo: Homem com camisa do Brasil é espancado por manifestantes “Antifas”

No Rio de Janeiro, neste domingo, um homem com a camisa do Brasil foi espancado por manifestantes “Antifas” — movimento que reúne pessoas da Extrema-Esquerda. O momento da agressão foi gravado. Nas imagens, o rapaz que traja as cores do Brasil tenta recuar, mas rapidamente é cercado pelos militantes extremistas de Esquerda, que o agridem covardemente. Donald Trump e o movimento Antifas O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (31), em seu perfil oficial no Twitter, que pretende classificar o movimento Antifas como uma “organização terrorista”. O mandatário americano acusa o movimento da Extrema-Esquerda de liderar atos violentos durante manifestações que ocorrem, no país após a  morte de George Floyd . “Os Estados Unidos da América designarão a ANTIFA como uma organização terrorista” — escreveu Donald Trump. fonte:  Portal BR7 Adsense

Cemitérios de automóveis: os ferros-velhos mais assustadores do mundo

A seguir reunimos alguns dos mais assustadores registros de ferro-velho pelo mundo Através de décadas, os carros são expostos a todo tipo de intempérie e são invadidos pela vegetação Muitas vezes, a decadência gera imagens bonitas Pronto para esta galeria? CHATILLON, BÉLGICA A pacata aldeia de Chatillon, na Bélgica, é conhecida por um dos mais lindos cemitérios de automóvel do mundo A lenda conta que estes carros pertenciam a militares dos EUA que, durante a II Guerra Mundial, os utilizavam em seus deslocamentos Esta imagem mostra estes carros, que parecem estar em um engarrafamento de fantasmas  Com as décadas, depois do fim da II Guerra, os carros ficaram abandonados e foram invadidos por plantas, acabando integrados à paisagem  O governo belga tem realizado esforços para recolher as carcaças e limpar a paisagem KAUFDORF, SUÍÇA Na Suíça, este ferro-velho foi o resultado do esforço de um único homem em acumular carcaças de c...

Betina Baino que protestou nua em Porto Alegre, conta o seu sofrimento

Com dificuldades financeiras e em busca de emprego, a mulher que foi flagrada caminhando nua por uma das avenidas mais movimentadas de Porto Alegre na última semana busca um recomeço na vida e no esporte. Betina Baino, 35 anos, está treinando na academia de um amigo e morando em uma pensão na Zona Norte da capital. Uma semana depois do ato de protesto que classificou como "desabafo", a lutadora de MMA diz que não se arrepende da manifestação. Pelo contrário. Ao receber o   G1   nesta quinta-feira (13), falou com tranquilidade sobre sua relação com o corpo e até com a prostituição, que admitiu ter praticado por sobrevivência (veja um trecho da entrevista no vídeo ao lado). “Foi um conjunto de fatores de ordem pessoal. No caminho, fui pensando. Estava tão desamparada. Não tenho onde morar, não tenho dinheiro. Meu corpo foi tudo o que me restou", afirmou. "Escuto elogios pelo meu corpo. Foi bom correr na chuva, ótimo. Eu não sou louca, tive que engolir muita coisa...

Chevrolet Cruze 2015, um novo visual, uma nova identidade

Com apresentação marcada para o Salão de Nova York nesta semana, a versão norte-americana do Chevrolet Cruze ganhou um tapinha no visual e novidades pontuais na lista de equipamentos. Não confundir este Cruze com a nova geração global que deve ser apresentada no Salão de Beijing, na China, nos próximos dias. O visual mudou pouco, a não ser pela nova frente, que ganhou uma grade angulosa com inspiração no Malibu e Impala. As versões LT e LTZ passaram a contar com LED’s diurnos. Por dentro quase nada mudou. Apenas uma atualização no sistema multimídia, que agora emite mensagens de alerta para o motorista. Além disso foram incorporados novos comandos de voz. Porta copos e objetos também foram revistos. Com estas mudanças, a Chevrolet espera dar fôlego ao seu best-seller até a chegada da próxima geração no fim de 2015. fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br/chevrolet-cruze-2015-ganha-visual-atualizado-nos-estados-unidos/

Banco do Brasil vai fechar 402 agências e demitir 18 mil funcionários

O Banco do Brasil (BB) vai anunciar, em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (21) um plano de reestruturação da instituição que reduzirá o número de agências e oferecerá um plano de aposentadoria incentivada para até 18 mil funcionários. Estimativas obtidas pelo  Broadcast,  serviço em tempo real da Agência Estado, apontam uma economia total de, aproximadamente, R$ 2,7 bilhões em 2017 somando a redução da estrutura física, corporativa e de pessoal, no caso de a adesão ao incentivo da aposentadoria antecipada chegue a 10 mil funcionários. Segundo comunicado ao mercado divulgado no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o BB fechará 402 agências em todo o País e transformará outras 379 em postos de atendimento ao longo do próximo ano. A economia anual com o enxugamento da estrutura é estimada pelo BB em R$ 750 milhões, sendo R$ 450 milhões da nova estrutura organizacional e R$ 300 milhões de redução de gastos com transporte de valores, segurança, locação e con...

O Brasil vai explodir, população esta cada vez mais revoltada

AMBIENTE INFLAMÁVEL Na tarde da terça-feira 24, militantes se digladiaram  em frente à ABI, durante  ato em defesa da Petrobras.  Do lado de dentro da associação, Lula conclamou  a militância à luta. Nessa atmosfera conturbada, caminhoneiros paralisaram as principais rodovias do País e sindicalistas vestidos de leões protestaram contra a deterioração  dos salários  Caldeirão social fervilha em meio a brigas de militantes nas ruas, paralisações de rodovias por caminhoneiros, greves de professores e metalúrgicos e uma população cada vez mais revoltada com o aumento do desemprego e do custo de vida. Aonde vamos parar? Eumano Silva No final da tarde da terça-feira 24, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se dirigiu à sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio de Janeiro, para participar de uma manifestação em favor do governo Dilma Rousseff. Organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pela F...