Pular para o conteúdo principal

TRABALHO ESCRAVO: Crianças deixam de frequentar escola para trabalhar em minas na Índia












Depois de descer 21 metros em uma escada de bambu em um poço úmido, os mineiros adolescentes se abaixaram diante de um buraco negro de cerca de meio metro de altura e se arrastaram pela lama antes de iniciar seu dia de escavação de carvão. Eles usavam camisetas, calças largas e botas de borracha – sem qualquer tipo de proteção. Eles amarraram panos na cabeça para segurar pequenas lanternas e tampavam suas orelhas com um pano. E assim passaram o dia todo à beira de um possível acidente.

Lei implementada há apenas dois meses determina que todas as crianças com idade entre 6 e 14 anos estejam na escola



NYT
Jovem trabalhador do Nepal, em Khliehriat, Índia

Apenas dois meses antes da implementação completa de uma lei de 2010 que determina que todas as crianças da Índia entre as idades de 6 e 14 estejam na escola, cerca de 28 milhões delas estão trabalhando, de acordo com a Unicef. Trabalhadores infantis podem ser encontrados por toda parte - em lojas, cozinhas, fazendas, fábricas e construções. O Parlamento indiano considerará nos próximos dias mais uma lei para proibir o trabalho infantil, mas até mesmo ativistas disseram que mais leis, embora bem-vindas, não farão muita diferença na hora de resolver um dos problemas mais complicados do país.
"Temos leis muito boas neste país", disse Vandhana Kandhari, especialista em proteção de crianças na Unicef. "É a nossa implementação que é o problema."
Meghalaya, no nordeste da Índia, é um pedaço de terra espremido entre China, Butão, Bangladesh e Mianmar. Seus povos são em grande parte tribais e cristãos, e eles possuem dialetos, alimentos e características que podem parecer tanto chineses quanto indianos.
Suresh Thapa, 17, disse que já trabalhou nas minas perto do barraco de sua família "quando ainda garoto" e que espera que seus quatro irmãos mais jovens sigam seu exemplo. Sua família vive em um barraco de lona pequeno perto das minas. Eles não possuem água potável, esgoto ou calefação.

NYT
Apesar de lei determinar que crianças fiquem nas escolas, 28 milhões trabalham

O Ato das Minas da Índia, de 1952, proíbe qualquer pessoa com menos de 18 anos de trabalhar em minas de carvão, mas Mina Thapa disse que essa lei pode prejudicar sua família. "Nós precisamos das minas. Ninguém vai nos dar dinheiro. Temos de trabalhar e alimentar a nós mesmos."
A presença de crianças em minas de Meghalaya não é segredo. O chefe de Suresh, Kumar Subba, disse que há crianças trabalhando em minas por toda a região. Ele admitiu que as condições de trabalho dentro de sua e outras minas da região são perigosas. Suas minas são propriedade de um deputado Estadual, disse.
Embora o governo indiano tenha leis que proíbam o trabalho infantil e condições de trabalho inseguras, os Estados são os principais encarregados em cumprir essas leis. A polícia do país é altamente politizada, então a repressão nas indústrias sancionadas pelos poderosos politicamente são raras. Policiais rotineiramente recebem propinas de caminhoneiros de carvão, tornando o setor uma fonte de renda para os oficiais.
"O trabalho infantil continua em Meghalaya devido à permissão daqueles em posições de poder e autoridade, como acontece em toda a Índia ", disse Shantha Sinha, presidente da Comissão Nacional de Proteção dos Direitos da Criança.
Em 2010, Impulse, uma organização não-governamental com sede em Shillong, capital de Meghalaya, relatou que havia encontrado 200 crianças - algumas com apenas cinco anos de idade - trabalhando em 10 minas locais. O grupo estima que mais de 70 mil crianças trabalham em cerca de 5.000 minas.
Bindo M. Lanong, vice-ministro-chefe para a mineração e geologia de Meghalaya, negou tais descobertas. "Não há trabalho infantil em Meghalaya", ele disse em uma entrevista por telefone este mês. "Essas alegações são totalmente absurdas. Elas não são baseadas em fatos." Lanong também disse que as minas em Meghalaya seguem as normas de segurança nacionais.
Apesar de oferecer bons salários, os gerentes da mina têm dificuldade em encontrar trabalhadores suficiente nesta área, de acordo com um relatório emitido pelo Instituto de Ciências Sociais Tata. A população tribal local em grande parte evita os postos de trabalho, para que as crianças e outros trabalhadores venham até a região do Nepal e Bangladesh, em redes informais que os defensores têm acusado de tráfico. Muitos acabam sendo vítimas de enganação: Apesar do salário ser bom, operadores de minas cobram prêmios enormes para entregar água potável, alimentos e outros alimentos básicos para os campos de mineração. Como resultado, muitos trabalhadores infantis são incapazes de enviar dinheiro ou ganhar o suficiente para voltarem para suas casas.
Há poucas escolas perto dos campos de mineração e aquelas que estão disponíveis ensinam em dialetos locais - línguas que os filhos de imigrantes geralmente não falam. Portanto, mesmo que quisessem estudar, muitas crianças não podem.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40

Buscando ter ‘maior bumbum do mundo’, mulher revela não conseguir achar poltrona em que caiba; VEJA FOTOS

Natasha Crown, uma modelo sueca famosa por buscar ter o “maior bumbum do mundo”, compartilhou um vídeo recentemente que revela a dificuldade que ela enfrenta para encontrar uma poltrona em que possa se acomodar. Natasha já gastou mais de R$ 700 mil em procedimentos estéticos para aumentar suas nádegas. Sua última medição registrou um bumbum de 2,2 metros. Um dos 2,3 milhões de seguidores dela no Instagram perguntou: “Como você faz para viajar? Como é a experiência nos assentos?”. Outro seguidor criticou: “Nunca vou entender por que você fez isso. Isso é tão ruim.” No entanto, Natasha não pretende parar. Ela continua com os procedimentos de Brazilian lift, nos quais a gordura é retirada de outras partes do corpo e injetada nas nádegas. A modelo também adotou uma dieta que inclui dezenas de pizzas e 12 quilos de Nutella em dois meses, com o objetivo de ganhar peso. A meta de Natasha tem um nome: Mikel Ruffinelli. Essa americana, mais conhecida como Diva, detém o recorde mundial com uma c