Pular para o conteúdo principal

TRABALHO ESCRAVO: Crianças deixam de frequentar escola para trabalhar em minas na Índia












Depois de descer 21 metros em uma escada de bambu em um poço úmido, os mineiros adolescentes se abaixaram diante de um buraco negro de cerca de meio metro de altura e se arrastaram pela lama antes de iniciar seu dia de escavação de carvão. Eles usavam camisetas, calças largas e botas de borracha – sem qualquer tipo de proteção. Eles amarraram panos na cabeça para segurar pequenas lanternas e tampavam suas orelhas com um pano. E assim passaram o dia todo à beira de um possível acidente.

Lei implementada há apenas dois meses determina que todas as crianças com idade entre 6 e 14 anos estejam na escola



NYT
Jovem trabalhador do Nepal, em Khliehriat, Índia

Apenas dois meses antes da implementação completa de uma lei de 2010 que determina que todas as crianças da Índia entre as idades de 6 e 14 estejam na escola, cerca de 28 milhões delas estão trabalhando, de acordo com a Unicef. Trabalhadores infantis podem ser encontrados por toda parte - em lojas, cozinhas, fazendas, fábricas e construções. O Parlamento indiano considerará nos próximos dias mais uma lei para proibir o trabalho infantil, mas até mesmo ativistas disseram que mais leis, embora bem-vindas, não farão muita diferença na hora de resolver um dos problemas mais complicados do país.
"Temos leis muito boas neste país", disse Vandhana Kandhari, especialista em proteção de crianças na Unicef. "É a nossa implementação que é o problema."
Meghalaya, no nordeste da Índia, é um pedaço de terra espremido entre China, Butão, Bangladesh e Mianmar. Seus povos são em grande parte tribais e cristãos, e eles possuem dialetos, alimentos e características que podem parecer tanto chineses quanto indianos.
Suresh Thapa, 17, disse que já trabalhou nas minas perto do barraco de sua família "quando ainda garoto" e que espera que seus quatro irmãos mais jovens sigam seu exemplo. Sua família vive em um barraco de lona pequeno perto das minas. Eles não possuem água potável, esgoto ou calefação.

NYT
Apesar de lei determinar que crianças fiquem nas escolas, 28 milhões trabalham

O Ato das Minas da Índia, de 1952, proíbe qualquer pessoa com menos de 18 anos de trabalhar em minas de carvão, mas Mina Thapa disse que essa lei pode prejudicar sua família. "Nós precisamos das minas. Ninguém vai nos dar dinheiro. Temos de trabalhar e alimentar a nós mesmos."
A presença de crianças em minas de Meghalaya não é segredo. O chefe de Suresh, Kumar Subba, disse que há crianças trabalhando em minas por toda a região. Ele admitiu que as condições de trabalho dentro de sua e outras minas da região são perigosas. Suas minas são propriedade de um deputado Estadual, disse.
Embora o governo indiano tenha leis que proíbam o trabalho infantil e condições de trabalho inseguras, os Estados são os principais encarregados em cumprir essas leis. A polícia do país é altamente politizada, então a repressão nas indústrias sancionadas pelos poderosos politicamente são raras. Policiais rotineiramente recebem propinas de caminhoneiros de carvão, tornando o setor uma fonte de renda para os oficiais.
"O trabalho infantil continua em Meghalaya devido à permissão daqueles em posições de poder e autoridade, como acontece em toda a Índia ", disse Shantha Sinha, presidente da Comissão Nacional de Proteção dos Direitos da Criança.
Em 2010, Impulse, uma organização não-governamental com sede em Shillong, capital de Meghalaya, relatou que havia encontrado 200 crianças - algumas com apenas cinco anos de idade - trabalhando em 10 minas locais. O grupo estima que mais de 70 mil crianças trabalham em cerca de 5.000 minas.
Bindo M. Lanong, vice-ministro-chefe para a mineração e geologia de Meghalaya, negou tais descobertas. "Não há trabalho infantil em Meghalaya", ele disse em uma entrevista por telefone este mês. "Essas alegações são totalmente absurdas. Elas não são baseadas em fatos." Lanong também disse que as minas em Meghalaya seguem as normas de segurança nacionais.
Apesar de oferecer bons salários, os gerentes da mina têm dificuldade em encontrar trabalhadores suficiente nesta área, de acordo com um relatório emitido pelo Instituto de Ciências Sociais Tata. A população tribal local em grande parte evita os postos de trabalho, para que as crianças e outros trabalhadores venham até a região do Nepal e Bangladesh, em redes informais que os defensores têm acusado de tráfico. Muitos acabam sendo vítimas de enganação: Apesar do salário ser bom, operadores de minas cobram prêmios enormes para entregar água potável, alimentos e outros alimentos básicos para os campos de mineração. Como resultado, muitos trabalhadores infantis são incapazes de enviar dinheiro ou ganhar o suficiente para voltarem para suas casas.
Há poucas escolas perto dos campos de mineração e aquelas que estão disponíveis ensinam em dialetos locais - línguas que os filhos de imigrantes geralmente não falam. Portanto, mesmo que quisessem estudar, muitas crianças não podem.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

AO VIVO - Globo News - 26/02/2019

fonte: youtube/ Globo News

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Veja essa história, morre mulher com câncer uma semana após se casar em quarto de hospital

Eliane antes da doença com o noivo Junior — Foto: Arquivo Pessoa Eliane Gasparini fazia tratamento paliativo na Santa Casa de Rio Preto (SP); funcionários prepararam casamento surpresa na unidade, na sexta-feira (22), após descobrirem sonho dela se casar. Morreu nesta sexta-feira (29) a  mulher que estava com câncer e se casou em um quarto da Santa Casa de São José do Rio Preto  (SP). Eliane Gasparini, de 42 anos, fazia tratamento paliativo na unidade de saúde e teve uma cerimônia surpresa na sexta-feira (22). O casamento foi organizado por funcionários do hospital assim que descobriram o sonho da paciente. Em menos de 24 horas eles foram atrás de todos os detalhes. Em entrevista ao  G1 , antes dela morrer, o  marido Luís Carlos Spínola Júnior chegou a dizer que não se via sem ela e que ainda tinha esperanças dela se recuperar. Luís Carlos e Eliane estavam juntos há mais de 10 anos e já tinham o sonho de se casar, mas a doença, descoberta em j...

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

IPVA 2025; veja calendário de pagamento e descontos

  Proprietários que quitarem o débito em cota única terão desconto de 3% Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  anualmente no Brasil. No  Estado de São Paulo, o   calendário de pagamento 2025 e todas as informações sobre o  imposto  foram divulgadas nesta sexta-feira (13). Neste ano, os contribuintes podem  quitar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3% . Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda  parcelar o tributo em até cinco vezes   nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço. Confira abaixo o calendário: Calendário do IPVA 2025 de São Paulo (SP) Final da placa Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1ª parcela ou cota única com 3% de desconto 2ª parcel...

Projeto que cria Escola Cívico-Militar proposto pelo Governo de SP é aprovado na Alesp

  O   Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas , foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta foi enviada para o parlamento paulista no início de março. Aprovado, agora segue para sanção do governador. “Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas. A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias esta...

Dino desdenha e ofende o parlamento!

Informações: Jacaré de Tanga/https://www.youtube.com/watch?v=BOZzLHsJhHw