Os anúncios de novidades do Facebook estão lembrando os da Apple: superaguardados. Nesta quinta-feira (7), na sede da empresa, em Menlo Park, Califórnia, Mark Zuckerberg apresentouuma reformulação na rede social, mais especificamente no feed de notícias. O novo visual vem com o objetivo de tornar a página mais limpa e prática, dando mais destaque às imagens e opções de filtros de informações. Um “jornal personalizado”, afirmou o CEO.

Os ícones favoritos (como mensagens, eventos, fotos) continuam na barra lateral esquerda. A diferença é que, com a reformulação, a lista de bate-papo também migrou para esse lado, deixando a lateral direita da tela mais limpa. O link para o seu perfil e os atalhos de privacidade ficam acima de tudo isso, no canto superior esquerdo. Os três ícones principais, de solicitações de contato, mensagens e notificações, mudam para o canto superior direito.
Zuckerberg anunciou que um dos pontos importantes da reformulação é a unificação da experiência no site e em todos os dispositivos móveis. Com isso, vários dos recursos de tablets e smartphones foram levados também para a versão web. A nova versão do site deve ser liberada aos poucos aos usuários. Uma lista de espera foi aberta para quem quiser obtê-la. Segundo o Facebook, em breve estará

Apesar de a rede social anunciar novidades com certa frequência, é a primeira grande reformulação visual desde que a linha do tempo nos perfis foi lançada, em 2011. “O feed de notícas é um dos elementos mais importantes que a gente construiu. Estamos mudando e ele precisa evoluir junto com nossas mudanças”, disse Zuckerberg. “Além disso, as publicações em volta de você merecem ser mostradas com mais recursos do que apenas texto.”
De fato, a nova versão traz um visual mais limpo e agradável que a anterior. Porém, há um detalhe: a forma como os anunciantes serão afetados. Se a ideia é deixar a cara do site mais limpo, anúncios não seriam tão bem vindos. Porém, se as imagens e vídeos estão ganhando mais destaque e virão em dimensões maiores, os anúncios, que usam estes recursos, virão também maiores por consequência. O que os usuários acham de tudo disso?
Comentários