Pular para o conteúdo principal

RJ, o novo desafio da pacificação, traficantes recrutam menores de idade para chefiar o tráfico

MANIFESTAÇÃO Protesto em Copacabana na semana passada. Ao todo, 152 policiais foram assassinados no Rio de Janeiro nos últimos dois anos. O documento obtido por ÉPOCA revela a participação de menores nos assassinatos (Foto: Glaucon Fernandes/Eleven/Ag. O Globo)


A pacificação das favelas cariocas começou em 2008 e avançou para valer no final de 2010, quando a polícia ocupou o Complexo do Alemão, na Zona Norte, a maior fortaleza dos traficantes no Rio de Janeiro. Quatro anos depois, as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) têm resultados para mostrar. Segundo um estudo divulgado na semana passada, elas reduziram em 65,5% os homicídios dolosos nas 50 favelas em que estão instaladas. As mortes em operações policiais caíram 90,7%. As UPPs enfrentam, no entanto, um novo desafio. Os bandidos de início recuaram, agora reagem às ocupações com emboscadas cada vez mais mortíferas. De janeiro a outubro deste ano, 15 policiais militares em serviço foram assassinados, oito deles trabalhando nas UPPs. Em 2013, dos 16 policiais mortos em ação, apenas três eram de UPPs. ÉPOCA teve acesso a documentos de investigações da Polícia Civil sobre como agem as quadrilhas que atacam os policiais. As investigações mostraram um dado novo e preocupante: o tráfico passou a recrutar menores de idade para postos de comando.
>> Criminosos mantinham "hospital do tráfico" em favela do Rio

Jovens sempre foram arregimentados por traficantes, mas exerciam funções secundárias no comércio de drogas – transportavam pequenas quantidades de entorpecentes ou eram encarregados de disparar fogos de artifício como sinal da chegada da polícia. Agora, os meninos do tráfico viraram chefes. Por ser menores, eles recebem punições mais brandas quando estão presos, e logo estão livres para voltar ao “trabalho”.  O adolescente G.A., de 15 anos, é o exemplo mais recente desse novo método dos traficantes. Ele mora com os pais no Complexo do Alemão, parou de estudar no 7º ano do ensino fundamental e dizia trabalhar numa mercearia, com salário de R$ 250 por semana. Em setembro, depois de uma grande operação contra o tráfico na região, o Ministério Público Estadual apontou G.A. como um dos principais gerentes da venda de drogas, encarregado de administrar e proteger da polícia a boca de fumo.
>> José Mariano Beltrame: "Temo um banho de sangue se alguém der marcha a ré"

Segundo os investigadores, G.A. faz parte da quadrilha responsável pelo assassinato, em 11 de setembro, do capitão da PM Uanderson Manoel da Silva, de 34 anos. Responsável pela UPP de Nova Brasília, uma das favelas do Alemão, Uanderson foi o primeiro comandante morto em confronto com o tráfico. Por quatro anos, nenhum policial em Unidades Pacificadoras foi assassinado. Desde 2012, quando ocorreu a primeira morte, 15 já foram vítimas. Sete deles estavam em unidades no Alemão.

G.A., o suspeito de envolvimento na morte de Uanderson, passou um mês internado numa instituição para menores infratores. No fim de outubro, foi colocado em liberdade assistida, com a condição de que prestasse serviços à comunidade durante três meses. A Justiça não informou se ele já começou a cumprir o determinado. G.A. não é o único menor suspeito de envolvimento na morte de PMs. Dez adolescentes, com idade entre 15 e 17 anos, foram identificados pela Polícia Civil. Além de G.A., outros dois ocupam a função de gerentes do tráfico. Seis foram levados para instituições de reeducação e já estão em liberdade. Um está foragido. O crescente envolvimento de menores com crimes mais graves levou o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, a defender em entrevista a ÉPOCA a redução da maioridade penal para esses casos.

A polícia também está atrás dos aliciadores de menores. Edson Silva de Souza, de 27 anos, conhecido como Orelha, foi preso sob suspeita de ter recrutado sete menores para seu bando, dois para o cargo de gerente do tráfico. Em novembro, Edson foi solto graças a um habeas corpus. Um novo mandado de prisão foi expedido, mas ele agora está foragido. O serviço disque-denúncia, que mantém parceria com a Secretaria de Segurança Pública, ofereceu uma recompensa de R$ 20 mil por informações que levem a sua captura.

Em outra estratégia para enfraquecer a pacificação, traficantes se infiltram nos protestos de moradores de favelas para causar tumultos. Os protestos acabam em violentos ataques às sedes das UPPs. No dia 27 de abril passado, uma escuta telefônica autorizada pela Justiça captou a conversa entre um gerente do tráfico e sua comparsa. Ela disse que reunira mais de 50 pessoas para atear fogo na sede da UPP do Alemão. Naquela noite, a base da UPP se salvou. Quatro ônibus foram incendiados, e um posto médico depredado. A polícia identificou um menor de idade entre os mentores da ação criminosa.

A violência crescente contra policiais militares é um tema grave que começa a mobilizar os cariocas. Em protesto organizado pela ONG Rio de Paz, no início do mês, 152 cruzes de madeira foram fincadas nas areias da Praia de Copacabana. Cada uma delas representava um policial morto, durante sua folga ou em serviço, nos últimos dois anos. 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

IPVA 2025; veja calendário de pagamento e descontos

  Proprietários que quitarem o débito em cota única terão desconto de 3% Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  anualmente no Brasil. No  Estado de São Paulo, o   calendário de pagamento 2025 e todas as informações sobre o  imposto  foram divulgadas nesta sexta-feira (13). Neste ano, os contribuintes podem  quitar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3% . Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda  parcelar o tributo em até cinco vezes   nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço. Confira abaixo o calendário: Calendário do IPVA 2025 de São Paulo (SP) Final da placa Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1ª parcela ou cota única com 3% de desconto 2ª parcel...

Projeto que cria Escola Cívico-Militar proposto pelo Governo de SP é aprovado na Alesp

  O   Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas , foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta foi enviada para o parlamento paulista no início de março. Aprovado, agora segue para sanção do governador. “Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas. A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias esta...

Dino desdenha e ofende o parlamento!

Informações: Jacaré de Tanga/https://www.youtube.com/watch?v=BOZzLHsJhHw

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

BPC Loas, com novas regras em 2025, milhares de pessoas podem perder o beneficio

 

Trabalhadores relatam maus-tratos e agressões em obra da fábrica da BYD na Bahia

  Uma mulher franzina equilibra uma tábua de madeira atrás do pescoço para carregar, sem perder tempo, dois baldes pesados. Um grupo de seis trabalhadores é transportado até o canteiro de obras em um carro de passeio, com um deles sendo levado dentro do porta-malas. Em um cooler pequeno, daqueles usados para manter a temperatura de cervejas e refrigerantes, é servida uma sopa para centenas de trabalhadores famintos, após uma longa jornada de trabalho. Agressões físicas, com chutes e pontapés. Alojamentos sujos, aglomerados, mal iluminados e sem divisão entre homens e mulheres. Banheiros imundos, sem limpeza diária das pias e dos vasos sanitários. Operários atuando sem equipamentos de proteção individual, submetidos a rotinas de 12 horas por dia, de domingo a domingo. Todas essas situações, de acordo com denúncias que a  Agência Pública  recebeu, estariam acontecendo dentro do canteiro de obras da empresa chinesa BYD, que está instalando uma fábrica de automóveis elétricos...

Trump Inauguration LIVE Coverage | Donald Trump Delivers Stunning Speech In Washington DC LIVE

  Informações: https://www.youtube.com/watch?v=IP6SSaJGo-c