Pular para o conteúdo principal

A creche é o início da formação



Quando foi procurar uma escola para sua filha de 2 anos, Fernanda Costa Passos, de 35, seguiu indicações de amigos, visitou escolas, fez entrevistas e comparou o valor das mensalidades. Para a maioria, a angústia da escolha da creche ou da escola infantil tem a ver com o cuidado com as crianças. Fernanda tinha uma visão peculiar sobre a escola ideal. “Muitos se preocupam muito com a qualidade do ensino fundamental e ignoram quanto a educação infantil é importante para a formação intelectual de seus filhos”, afirma. “Não procurava apenas um lugar onde cuidassem bem de minha filha. Queria uma escola com profissionais competentes e atividades pensadas para cada fase da vida dela.” Hoje, sua filha Luiza tem 6 anos e está no ensino fundamental. Ela e o irmão mais novo, de 4 anos, estudam em escolas diferentes, já que a mãe preferiu manter o caçula na escola de educação infantil, mesmo com a mudança da mais velha. Fernanda é arquiteta e mora na Zona Leste de São Paulo. Ela passa três horas e meia no trânsito para mantê-los nas escolas escolhidas. “É um sacrifício, mas quero para o Felipe a mesma qualidade de educação infantil que a Luiza teve”, diz.
A família de Fernanda é privilegiada. Primeiro, por poder escolher e pagar a escola de educação infantil que elegeu como a melhor. Segundo, pela visão da mãe sobre a qualidade da educação infantil. Ela está em sintonia com o que dizem especialistas e praticam governos em todo o mundo. A educação infantil envolve cuidados com a saúde, o bem-­estar e a segurança, mas também precisa de atividades adequadas para o estímulo de seu desenvolvimento intelectual.
Para a maioria dos pais, avaliar creches e escolas públicas e particulares que atendem crianças de 0 a 5 anos é um desafio. Os critérios de qualidade para essa faixa etária não são claros. Nem há avaliações, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), testes que ajudam os pais a escolher a escola dos filhos mais velhos.
Ter um sistema de avaliação dá subsídios aos pais na hora de escolher as escolas e cobrar delas. Sobretudo, ele é fundamental para o avanço da qualidade da educação do país.  “A avaliação desses serviços pode alertar gestores e pais”, afirma Maria Malta Campos, professora da PUC-SP, presidente da ONG Ação Educativa e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC).
A avaliação da educação infantil é um dos assuntos mais debatidos na educação brasileira. Organizações civis, áreas do Ministério da Educação (MEC) e gestores municipais estão debruçados sobre propostas de como analisar essa etapa do ensino. A avaliação é prevista em lei, bem como outros aspectos da educação infantil, como a matrícula obrigatória a partir dos 4 anos e a obrigatoriedade de diploma de pedagogia para os professores e cuidadores. Essas são conquistas recentes. Desde seu surgimento no Brasil, no final do século XIX, até meados da década de 1990, escolinha infantil era coisa de assistencialismo e existia, primordialmente, para atender a uma necessidade dos adultos (os pais que trabalham). Foi só em 1996 que as creches e pré-escolas passaram a fazer parte do sistema educacional (leia o quadro na página 59). Foi nesse período que surgiram pesquisas sobre o impacto da pré-escola na vida escolar futura das crianças. Descobriu-se que a qualidade dessa etapa de ensino é determinante para o sucesso nos anos seguintes.

ACESSO Crianças  da educação infantil da escola Amor de Mãe, em Natal. Agora elas podem pegar os brinquedos (Foto: Pablo Pinheiro/ÉPOCA)
A qualidade da educação infantil no Brasil é precária. Pesquisas mostram práticas nocivas às crianças, até mesmo em instituições com boas condições de infraestrutura e profissionais diplomados e bem remunerados. “Adultos que só interagem entre si, que não atendem bebês que choram por longos períodos, que mostram indiferença e desrespeito às crianças e às famílias não são advertidos por gestores e não são orientados a rever essas práticas”, diz Maria Malta, coordenadora de uma dessas pesquisas, feita pela FCC (leia o quadro). Existem hoje 7,5 milhões de crianças matriculadas na educação infantil, a maioria (60%) a cargo das redes municipais. Quase um terço (30%) está em escolas particulares.
Falta qualidade nas creches e pré-escolas (Foto: época)
Nas letrinhas da lei (Foto: Época)Há critérios estabelecidos no Brasil sobre o que se deve praticar na educação infantil. São duas frentes. Na infraestrutura, estão previstos espaços e materiais adequados. A outra frente é o aprendizado. Esses critérios servem como referência para as autoavaliações, a única modalidade de avaliação em prática no país – e de forma pouco sistemática. Nas escolas particulares mais sérias, a autoavaliação é praticada regularmente. Na Projeto Bebê Natureza (Proben), escola de educação infantil considerada modelo de qualidade (e a escolhida pela mãe do começo desta reportagem), as professoras se autoavaliam diariamente e fazem reuniões semanais com as coordenadoras, que frequentemente entram nas classes para assistir às aulas. As coordenadoras orientam que cursos de aperfeiçoamento as professoras precisam frequentar. Num caso recente, a coordenadora do berçário, que oferece massagens terapêuticas a bebês, sentiu falta de maior conhecimento das professoras sobre fisiologia. “Contratamos uma fisioterapeuta para acompanhar e ensinar as pedagogas responsáveis pelas massagens”, afirma.
Se feitas com critério, as autoavaliações podem ser eficazes. Equipes de escolas menos competentes tendem a se autoavaliar mais positivamente. Por isso, a avaliação externa é importante. Ela, a princípio, é isenta. Na Irlanda, foi instituído um sistema misto, que propõe uma autoavaliação acompanhada por um observador externo, para garantir objetividade. Na Inglaterra, um órgão independente do governo faz a análise. Nos Estados Unidos, a avaliação não tem adesão obrigatória das escolas e é feita na maioria dos Estados.
O que não se costuma fazer na educação infantil – e, de acordo com alguns especialistas, não se deve fazer – é avaliar a criança em testes individuais para fins de comparação, promoção ou classificação. Esse parece ser o único consenso até agora na elaboração da avaliação nacional. Ela não aplicará provas individuais aos alunos. “Preparamos um conjunto de indicadores para avaliar o acesso, a infraestrutura, os recursos materiais e o perfil dos profissionais”, diz Sandra Zákia, da Faculdade de Educação da USP, consultora do governo.
Enquanto esperam pela avaliação do MEC, alguns municípios já começaram a elaborar suas próprias avaliações. Em São Paulo, a maior rede do país, com 430 mil crianças, os pais foram incluídos. Eles dão notas a aspectos como infraestrutura e professores. Em Natal, escolas da rede municipal participam de um projeto do Instituto C&A e são avaliadas por uma consultoria externa. É uma das poucas experiências em que a opinião das crianças conta. Elas são ouvidas em rodas de conversa e ganham uma câmera fotográfica, para registrar o dia a dia na escola. “Mudamos nossa prática a partir dos resultados da avaliação”, afirma Ana Karla Gomes de Araujo, coordenadora da escola Amor de Mãe, em Natal. “Antes, deixávamos os brinquedos no alto de prateleiras. Hoje, sabemos da importância de deixá-los ao alcance das crianças.” Os desafios para avaliar e melhorar a qualidade da educação infantil são imensos. Há diferenças econômicas entre os municípios – os responsáveis finais pela execução da avaliação – e há obstáculos gigantescos, como a formação dos professores. Já é hora de encarar essa etapa como gente grande.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agrishow, público pode conferir programas de capacitação para aplicar defensivos agrícolas com segurança

  #Agrishow2022euaqui - Iniciativas, lideradas pelo Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico, oferecerem conteúdos sobre estratégias de aplicações de agroquímicos nas lavouras. Quatro programas de capacitação para agricultores no manejo com defensivos agrícolas ou agroquímicos podem ser conferidos durante a Agrishow 2022, que acontece de segunda-feira (25) a sexta-feira (29) em  Ribeirão Preto  (SP). rograma "Aplique Bem" da Agrishow foca na capacitação de pequenos e médios produtores para o uso correto dos defensivos agrícolas — Foto: Divulgação/Agrishow O público pode acompanhar desde estratégias de aplicações nas lavouras até informações sobre como obter certificações para o uso, como a concedida por meio do programa “Aplicador Legal”, do governo federal. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre formas corretas de defensivos e agroquímicos nas lavouras, o que beneficia o meio ambiente e promove o uso seguro dos produtos para lavouras e para trab...

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Escolas americanas oferecem "clubes do cochilo" aos alunos

Os adolescentes não estão dormindo o suficiente: de acordo com  estudo  publicado no periódicoJournal of Adolescent Health, mais de 70% dos jovens americanos dormem menos de sete horas por noite —  segundo a Fundação Nacional do Sono , nos Estados Unidos, o ideal é que fosse um período entre oito e dez horas. Uma boa noite de  sono  é essencial para ter mais disposição, concentração, memória, bom humor e evitar problemas de saúde. Pensando nisso, algumas escolas americanas decidiram intervir, criando o " clubes do cochilo ".  Trata-se de uma espécie de atividade extracurricular, na qual é necessário ficar em sala de aula sem fazer barulho, conversar, ou usar dispositivos eletrônicos.  Segundo o jornal  The Wall Street Journal , alguns colégios estão, inclusive, tentando deixar os locais mais preparados para o  descanso , investindo em sofás confortáveis e oferecendo chás para os alunos. "É como se fosse uma sala de estudos terapêuti...

Gestamp, fábrica de componestes interrompe a produção da Ford e VW na Argentina

   A produção de veículos Ford Focus e Ranger e Volkswagen Amarok e Suran/SpaceFox na Argentina foi interrompida na quinta-feira, 29, informa a publicação local Clarín. A razão é falta de peças estampadas produzidas pela Gestamp, com fábrica instalada em Escobar. Na segunda-feira, 27, a fábrica foi invadida por manifestantes que protestavam contra a demissão de 69 dos 580 funcionários, de acordo com o El Economista, outra publicação local. Desde então a produção parou. De acordo com o Clarín a produção nas fábricas de Fiat, General Motors e PSA Peugeot Citroën na Argentina também está ameaçada de parar por falta de peças, caso a interrupção no fornecimento prossiga. Os trabalhadores querem a reintegração dos demitidos. O sindicato local, Smata, não se pronunciou segundo a imprensa local. Sem acordo  – Terminou mais uma vez sem acordo a reunião de representantes dos governos argentino e brasileiro, incluindo montadoras instaladas nos dois países, realizada em Bu...

Veja diferenças entre armas da PM e as usadas em mega-assalto em SP

Um especialista em armamentos analisou o tipo de munição utilizada por um  grupo  de criminosos que assaltou uma empresa de  valores  e matou três pessoas em Santos, no litoral de São Paulo, na madrugada da última segunda-feira (4). Segundo Ricardo Góes Moreira, o cenário era "de guerrilha", devido às diferenças entre os armamentos utilizados pela polícia e pelos suspeitos  magens de monitoramento da cidade flagraram um dos assaltantes utilizando um fuzil 0.50 durante a fuga . A arma é utilizada em guerras em diferentes partes do mundo. "O fuzil não é feito para um tiro rápido, e sim para perfurar  materiais  a longa distância ou acertar um alvo a mais de mil metros", explica Ricardo  Especialista mostra diferença entre munição usada   pela PM e por bandidos (Foto: Reprodução/Site) O fuzil é capaz de perfurar carros blindados e derrubar aeronaves. O especialista acredita que o armamento foi utilizado para perfurar paredes blindadas...

AO VIVO - Pânico Jovem Pan Rádio com imagem

fonte: youtube

Chevrolet anuncia dia exclusivo para 50.000 convidados Onix no Lollapalooza

Convidados curtirão as apresentações de Liam Gallagher, Whiz Kaliffa e LCD Soundsystem na quinta-feira (22) Com ingressos esgotados para dois dos três dias de shows, o festival Lollapalooza acaba de ganhar mais uma data de apresentações no Brasil. A novidade é uma surpresa que a Chevrolet , parceira do evento desde 2014, anunciou nesta segunda-feira (12) para clientes do Onix. Batizado de OnixDay, a marca promoverá uma pré-estreia exclusiva para 50.000 convidados um dia antes da abertura oficial do festival. A ação acontecerá na quinta-feira, dia 22, com apresentações de Liam Gallagher, Wiz Khaliffa e LCD Soundsystem apenas no Palco Onix. A novidade não alterará a programação já conhecida do evento que seguirá nos dias 23, 24 e 25 deste mês, no Autódromo de Interlagos. A marca destaca que não se trata de um sorteio ou algo do tipo. A partir do próximo dia 14, interessados terão de ficar de olho no lançamento de um hotsite exclusivo, onde precisarão se ...

Notícia sobre o “panelaço” pega no flagrante a parcialidade da Globo

O panelaço começou às 20h30, a notícia estava no ar às 20h31, isto é estava publicado em impresso na mesma hora do pronunciamento, que milagre é esse. Em apenas um minuto conseguiram detectar que o protesto “se repetiram em diversas cidades” Eles são tão acostumados a fazer matéria pra massa de manobra, aquela que aceita tudo, que nem se dão mais o trabalho de disfarçar. A 'esquerdalha' aceita qualquer coisa mesmo... Publicação ocorreu no minuto seguinte a hora marcada para início do panelaço fonte: Jornal da Cidade

BYD Dolphin é eleito o melhor carro influenciada diretamente pela opinião dos proprietários

  O prêmio “Os Eleitos”, promovido pela  revista Quatro Rodas , se destaca no cenário automotivo brasileiro por ser uma premiação influenciada diretamente pela opinião dos proprietários de veículos. Em sua 24ª edição, este evento visa capturar a verdadeira experiência dos consumidores, fornecendo insights valiosos sobre o mercado nacional e suas tendências emergentes. Com um total de 4.800 respostas válidas nesta edição, a pesquisa representa uma amostra significativa das percepções dos usuários sobre os modelos disponíveis no mercado. À medida que novas marcas e abordagens entram no mercado, as expectativas dos consumidores mudam, proporcionando um ambiente dinâmico e desafiador para os fabricantes de automóveis. Como o BYD Dolphin transformou o cenário dos elétricos? O  BYD Dolphin  despontou como o Grande Campeão dos Eleitos deste ano, reunindo o maior índice de satisfação entre os proprietários de veículos no Brasil. Este compacto teve um impacto notável ao desmi...

Previsão do tempo

fonte: IPhone