Pular para o conteúdo principal

Meninos falam sobre fome e medo nos dias em que ficaram presos em caverna na Tailândia

Jovens tailandeses que ficaram presos em caverna dão primeira coletiva de imprensa nesta quarta-feira (18) após receberem alta do hospital (Foto: Soe Zeya Tun/Reuters)

Os 12 meninos e o técnico do time “Javalis Selvagens” falaram nesta quarta-feira (18) sobre o medo, a fome e a alegria de encontrar os mergulhadores britânicos durante as duas semanas em que ficaram presos na caverna Tham Luang, na Tailândia. Eles também contaram que tentaram escavar para achar uma saída.

Na primeira aparição pública, o grupo relatou como sobreviveu ao resgate dramático que mobilizou mais de mil pessoas na província de Chiang Rai. Os meninos, que têm entre 11 e 16 anos, e o técnico, de 25 anos, também fizeram uma homenagem ao mergulhador Saman Kunan, que morreu durante os esforços de resgate.


Fome


Diferentemente do que tinha sido divulgado, eles não levaram comida para a cavidade subterrânea. Ekkapol Chantawong, o técnico, contou que depois de dois dias isolados começaram a sentir mudanças no corpo, já que não comiam nada.

“Bebíamos a água que caía das pedras”, disse Pornchai Khamluan, de 15 anos.

Técnico dos 'Javalis Selvagens', Ekapol Chantawong, fala à imprensa nesta quarta-feira (18) após ele e jovens receberam alta do hospital (Foto: Soe Zeya Tun/Reuters)

Técnico dos 'Javalis Selvagens', Ekapol Chantawong, fala à imprensa nesta quarta-feira (18) após ele e jovens receberam alta do hospital (Foto: Soe Zeya Tun/Reuters)

O mais novo do grupo contou que não tinha força física e que tentava não pensar em comida para não sentir mais fome do que já sentia. Segundo os médicos, os garotos perderam em média 2 kg no período em que ficaram presos e recuperaram no hospital uma média de 3 kg cada um.

Jovens que ficaram presos em caverna  fazem saudação o chegar para coletiva de imprensa (Foto: Soe Zeya Tun/Reuters)

Jovens que ficaram presos em caverna fazem saudação o chegar para coletiva de imprensa (Foto: Soe Zeya Tun/Reuters)

Chegada dos mergulhadores: 'milagre'


Sobre a chegada dos dois mergulhadores ingleses, que os encontraram após nove dias de buscas, Adul Sam-on, de 14 anos, o único a falar inglês no grupo e o primeiro a se comunicar com eles, disse que foi "um milagre" terem sido encontrados e que todos ficaram muito felizes.

“Foi um choque. O técnico pediu para mantermos calma”, disse.

Ele contou que usou uma tocha para ir em direção às vozes que escutavam.

Os meninos disseram que perderam a noção do tempo dentro da caverna e que, por isso, perguntaram aos mergulhadores há quanto tempo estavam ali.

Tentaram escavar


O técnico disse que todos concordaram em entrar na caverna em 23 de junho após um treino. Eles estavam curiosos sobre o lugar e esperavam sair logo, porque tinham uma festa de aniversário para ir. Mas a água subiu e acabaram ficando presos. Eles buscaram, então, um lugar seguro para passar a noite.

O treinador afirmou que, no início, eles não estavam tão assustados, porque imaginavam que, ao amanhecer, o nível da água teria baixado, o que não aconteceu.

Um dos meninos relatou que tentaram ficar calmos e "pensar em soluções" para sair da caverna.

“Tentamos cavar, pensando que não podíamos esperar as autoridades”, mas não adiantou, disse o técnico Ekkapol Chantawong.

Um dos meninos contou que o grupo escavou cerca de 3 ou 4 metros na tentativa de encontrar uma saída.

Um deles disse ter ficado "com medo de não voltar para casa".

No hospital

Durante o período de recuperação no hospital, eles viram o jogo final da Copa da Rússia. A maioria dos meninos torceu para a França, que ganhou da Cróacia por 4 a 2. E um deles elogiou o ataque da seleção francesa.

Os meninos e o técnico foram para a coletiva, que aconteceu em uma sala da administração da província, com o uniforme do grupo. O clima da entrevista era descontraído e os meninos se apresentaram sob aplausos.Uma médica que acompanhava o grupo afirmou que os garotos mostraram um "espírito forte" desde o momento em que estavam presos na caverna. 

No início da coletiva, foram mostradas imagens do momento em que eles se despediram dos médicos.

Jovens que ficaram presos em caverna prestam homenagem ao mergulhador que morreu na operação de resgate, na primeira aparição do grupo após alta de hospital nesta quarta-feira (18) (Foto: Lillian Suwanrumpha/AFP)

Jovens que ficaram presos em caverna prestam homenagem ao mergulhador que morreu na operação de resgate, na primeira aparição do grupo após alta de hospital nesta quarta-feira (18) (Foto: Lillian Suwanrumpha/AFP)

Sonhos e lições


Os meninos também falaram do aprendizado que tiveram durante a experiência na caverna. Um dos menores afirmou ter “aprendido o valor de muitas coisas e valorizar a si mesmo”. Outro disse que está decidido a “viver cada minuto da vida”.

“Serei mais forte”, sintetizou um deles.

Entre os sonhos, muitos disseram que querem ser jogadores de futebol profissionais. Um deles quer concluir os estudos e outro quer se tornar funcionário da Marinha tailandesa, que atuou no resgate do grupo.

Os meninos ainda pediram desculpas aos pais por terem entrado na caverna.

Jovens tailandeses chegam para dar coletiva de imprensa nesta quarta-feira (18) após receberam alta de hospital (Foto: Soe Zeya Tun/Reuters)

Infográfico mostra como foi o resgate dos meninos presos na caverna na tailândia (Foto: Infografia: Karina Almeida, Juliane Monteiro, Betta Jaworski, Alexandre Mauro/G1)Jovens tailandeses chegam para dar coletiva de imprensa nesta quarta-feira (18) após receberam alta de hospital (Foto: Soe Zeya Tun/Reuters)

Cobertura midiática

O governo organizou uma coletiva de imprensa com o intuito de reduzir a curiosidade do público em torno do grupo. As perguntas passaram por aprovação prévia de um psicólogo contratado para a entrevista. Os questionamentos aprovados foram feitos por um mediador.

O programa chamado "Enviando os Javalis Selvagens para Casa", em referência ao nome do time de futebol dos meninos, foi transmitido pelas principais redes de televisão locais. Após a entrevista, os meninos seguiram para casa, de acordo com a CNN.

Antes da entrevista coletiva, o porta-voz do governo tailândês, Sansern Kaewkamnerd, lembrou que os meninos são protegidos pela Lei de Proteção Infantil da Tailândia. Um artigo dessa lei protege menores de 18 anos de cobertura midiática que possa causar danos emocionais e de reputação.
Os médicos também recomendaram às famílias que mantenham as crianças longe dos jornalistas durante ao menos um mês após o retorno para casa. A recomendação talvez seja difícil de se cumprir diante do interesse suscitado pela história dos garotos, inclusive por parte de Hollywood.







fonte: G1

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

10 carros que ficarão isentos de vez do IPVA com nova lei dos 20 anos

  A isenção do   Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  por tempo de fabricação no Brasil não é padronizado. Cada estado tem sua política que vai de 10 a 30 anos. Com exceção de Pernambuco, que não prevê o benefício, e Minas Gerais, que isenta apenas modelos com placa preta. Mas  uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que passou pelo Senado e vai à Câmara quer padronizar a isenção em 20 anos em todo o país . A  medida  pode beneficiar 6,7 milhões de veículos. Estados que preveem um prazo menor que 20 anos, no entanto, não serão afetados. Ou seja, caso efetivada, a regulamentação caberá apenas para cinco unidades, são elas: Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catariana e Tocantins De qualquer forma, caso a medida seja aprovada e aplicada já no ano que vem (2025), modelos fabricados de 2005 para trás serão isentos em todo o país.  Autoesporte, então, criou uma lista com carros que vão fazer 20 anos ou mais no ano que vem. Acompanhe: Volkswagen Gol G3 Consid

Dia supermercados, rede fecha mais de 300 lojas no Brasil

Ontem, o grupo espanhol de supermercados Dia anunciou o fechamento de 343 supermercados e 3 centros de distribuição no Brasil, encerrando sua presença no país após aproximadamente 23 anos. A Distribuidora Internacional de Alimentos, entidade por trás da marca Dia, explicou que a decisão foi tomada devido aos persistentes resultados negativos de sua subsidiária brasileira. A  empresa  afirmou que os estabelecimentos fechados eram considerados de baixo desempenho. A empresa A Rede de Supermercados Dia é uma cadeia de supermercados de origem espanhola, fundada em 1979 em Madrid, Espanha. A empresa opera principalmente no setor de varejo de alimentos, oferecendo uma variedade de produtos alimentícios e de consumo básico em suas lojas. Continuar lendo: Capialist/https://capitalist.com.br/dia-rede-de-supermercados-fecha-mais-de-300-lojas-no-brasil/

Câmara dos Deputados aprovou PL de 35% de etanol na gasolina, o que muda para o seu carro?

  A  Câmara dos Deputados  aprovou um  projeto de lei que busca aumentar a mistura de etanol na gasolina dos 22% atuais para 27% , chamado de "combustíveis do futuro". Dessa forma, a proporção do derivado de cana-de-açúcar na  gasolina  pode alcançar até  35%  do total. A proposta agora segue para análise do Senado. Aumentar a proporção de  etanol  terá consequências tanto para donos de carros com  motores flex  quanto movidos apenas a  gasolina . É o que diz Rogério Gonçalves, diretor de combustíveis da  Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). “O governo propôs um estudo e nomeou representantes que vão avaliar a viabilidade técnica deste aumento [da proporção de etanol]”, disse o especialista. “A medida será aprovada apenas se os testes forem conclusivos”. O corpo técnico formado pelo governo inclui a  Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural (ANP) ,  empresas de pesquisa energética e ministérios . As consequências de mais etanol na gasolina No caso dos donos

Quer trabalhar de qualquer lugar do mundo? Vejas as vagas de home office disponíveis nesta semana

Para você que busca flexibilidade geográfica dentro e fora do país, vejas as oportunidades de trabalho home office disponíveis nesta semana, em empresas nacionais e internacionais com diversos benefícios. Com vagas que permitem atuação remota, a empresa oferece diversos benefícios como seguro de vida, plano de saúde e odontológico, Cartão Caju, parceria Gympass entre outros. Ambev Tech A Ambev Tech é um hub de tecnologia da Ambev, cervejaria global. Suas unidades estão presentes em Blumenau (SC), Maringá (PR), São Paulo (SP), Campinas (SP), Jaguariúna (SP), e Sorocaba (SP), e a empresa conta ainda com um time remoto de vários cantos do Brasil, totalizando mais de 2.000 colaboradores. A empresa oferece diversos benefícios como vale refeição e alimentação, participação nos lucros, plano de saúde, convênio odontológico, entre outros. Inscrições:  Veja as vagas disponíveis na  página de vagas da Ambev Tech. CloudWalk A CloudWalk, empresa brasileira com representantes também nos EUA e Canad

Fiat Titano chega como a picape média mais barata do Brasil!

  Chapada dos Guimarães, MT – A Fiat está expandindo seu portfólio com a Titano, sua primeira picape média, que chega ao mercado nos próximos dias com a missão de colocar algumas dúvidas na cabeça do consumidor. Qual o principal atributo para escolher uma picape: A tradição da marca? Sua capacidade para o trabalho? Ou o preço? A Titano chega oferecendo uma condição interessante para a terceira questão, o preço. São três versões: Endurente por R$ 220 mil, Volcano por R$ 240 mil e Ranch por R$ 260 mil. Trata-se do portfólio com preço sugerido mais em conta do segmento, o que pode atrair neste primeiro momento os interessados numa relação em que o custo de aquisição é o mais importante. A Fiat pretende atender desde os consumidores que precisam de uma caçamba grande e pouca sofisticação numa picape voltada essencialmente para o trabalho com a versão Endurance, dotada de transmissão manual e interior bem simples. Até o empresário que não abre mão do câmbio automático e de recursos como uma

Paraná Pesquisa: Tarcísio tem aprovação de 71,6%, e Lula é reprovado, em Santos

  50,1% dos santistas reprovam presidente petista O primeiro levantamento de 2024 da Paraná Pesquisas sobre as intenções de voto para o cargo de prefeito de Santos trouxe boas notícias para o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que ampliou a aprovação de seu governo de São Paulo, de 61,9% registrados em dezembro de 2023, para 71,6% da avaliação positiva do eleitor santista. Já no caso do presidente Lula (PT), os números divulgados hoje (14) constataram sua piora na avaliação de seu governo, com reprovação saltando de 48,1% para 50,1%, em três meses. Mesmo com diversas denúncias e críticas de oposicionistas à alta letalidade das ações policiais de seu governo, na Baixada Santista, o desempenho da gestão de Tarcísio no combate à criminalidade na região pode ter contribuído com a ampliação da avaliação positiva de sua administração. Após assassinatos de policiais por criminosos, no ano passado, o governador deflagrou as operações Escudo e Verão, que têm sufocado o crime o