Pular para o conteúdo principal

Volvo Trucks e as seis superprodução em propaganda, assista os vídeos




Apresentar um novo caminhão ao mercado pode não parecer trabalho muito inovador, mas no que depender da Volvo Trucks, divisão de comerciais pesados do Grupo Volvo, esta atividade deixará de seguir parâmetros da propaganda tradicional – na verdade, para a empresa, já deixou. 



A partir de um novo plano de comunicação global, denominado 2020, a companhia resolveu fazer de uma forma diferente a maneira de lançar seus produtos e, para isso, contratou a agência Forsman & Bodenfors.     




“Em 2010, quando a Volvo nos propôs fazer diferente, nós dissemos ‘não’, a princípio”, conta Olle Victorin, sócio e diretor da agência, que está no Brasil para conhecer a operação local da montadora. “Em um segundo contato, entendemos que a proposta era não fazer uma propaganda tradicional. Eles nos convenceram quando disseram: ‘Nossos caminhões são tão fantásticos que queríamos mostrá-los de uma maneira fantástica também’”, lembra Victorin.




O executivo relata que sua equipe precisou estudar para conhecer o produto e seu cliente, até então desconhecidos pelos profissionais. “A essa altura, percebemos que a Volvo, como uma marca nobre, tinha vários tipos de clientes alvo, além dos vários influenciadores destes públicos. A ideia era então fazer com que a mensagem – um lançamento global - atingisse a todos de uma maneira bastante relevante”, comentou.




Dessa parceria, nasceu uma série de vídeos para veiculação na internet, aproveitando o ápice das redes sociais e da comunicação viral. Você leitor deve ter visto – ou ouvido falar – de alguns deles: a bailarina que atravessa uma corda bamba entre dois caminhões, um hamster que dirigiu um caminhão pesado para mineração, um executivo em cima de um caminhão pendurado em um guindaste ou mesmo o mais recente, de um ator de Hollywood que abriu espacate em cima do espelho retrovisor de dois caminhões em movimento.




“Aproveitamos ainda a presença dos representantes da Forsman & Bodenfors para debater ideias focadas no mercado brasileiro”, revela Daniel Mello, gerente de marketing da Volvo Trucks no Brasil. 




O diretor da agência ressalta que o País teve um papel importante na disseminação dos vídeos da Volvo: “O Brasil é o terceiro país em número de acessos do vídeo estrelado pelo ator Jean-Claude Van Damme, que teve mais de 76 milhões de visualizações em todo o mundo”. 

O resultado com os vídeos mostra um alcance muito positivo para a marca. Pesquisa da agência mostra que após os virais foram gerados mais de 20 mil materiais editoriais em todo o mundo. “Dizer que vendemos caminhões com isso é muito relativo e difícil de mensurar. O que constatamos é que houve um aumento de 46% de pessoas interessadas na marca e outros 50% de crescimento do acesso de pessoas que pesquisaram com mais profundidade as características dos produtos Volvo em seu site”, disse Victorin. “O próprio Van Damme verificou que em sua página no Facebook o número de fãs aumentou de 14 mil para 1 milhão após o vídeo da Volvo.” 

LIVE TEST SERIES

Denominada Live Test Series, a campanha de vídeos da Volvo é uma das mais premiadas da história: recebeu 20 Leões (troféus) e dois Grand Prix na categoria Filme e Cyber no Festival de Cannes de 2014.

Relembrando a trajetória, o primeiro vídeo apareceu ainda em 2012, quando a Volvo marcou o lançamento de sua nova linha FH na Europa, modelo da nova geração da família F. Concebido como um teaser, o vídeo serviu apenas para chamar a atenção, sem mencionar que se tratava de um lançamento. O filme “The Ballerina Stunt” mostra uma equilibrista que atravessa um cabo preso entre dois caminhões em uma rodovia europeia, para demonstrar a precisão da suspensão do novo pesado da Volvo. “Conseguimos, a partir dele, fazer com que a mídia começasse a falar sobre a marca: ‘O que é isso? Um lançamento?, perguntavam os jornais e as TV’s”, lembrou Tobias Nordstrom, diretor de planejamento da agência Forsman & Bodenfors. A partir de então, a Volvo usou de forma mais intensa a mídia digital. O resultado foi o lançamento simultâneo da linha FH em diversos países europeus e pela internet, além de uma ação de interatividade: a montadora leiloou o primeiro caminhão FH da Europa com lances a partir de € 1: “Com 175 mil visitantes, o modelo foi vendido a um valor duas vezes maior que o do mercado. O dinheiro foi doado para uma instituição de caridade que já ajudamos na África”, disse Lars Terling, vice-presidente de marketing da Volvo Trucks. 


Daí em diante a empresa não parou. O pequeno Charlie também entrou na estratégia da Volvo e tornou-se o hamster mais conhecido do mundo por dirigir um caminhão. A mensagem era mostrar o nível de exatidão e leveza do sistema de direção Dynamics Steering do modelo FMX para mineração, que segundo a própria montadora, mesmo em condições extremas, dá para dirigir com um dedo - ou melhor, com um hamster incentivado com uma cenoura, como foi o caso de Charlie.Uma ação mais interativa mostrava as características do FL, modelo médio da Volvo na Europa, com destaque para sua dirigibilidade e agilidade nas manobras em ruas estreitas. Pintado de vermelho, o caminhão foi o alvo dos touros na tradicional corrida realizada em Ciudad Rodrigo, na Espanha. Mais clara e objetiva foi a mensagem sobre a robustez do modelo FMX da nova geração. Para isso, a empresa escolheu seu próprio presidente na Europa, Claes Nilsson (que assumirá a presidência da Volvo América Latina a partir de janeiro próximo), para apresentar o caminhão pendurado em um guindaste a 20 metros de altura, com os dizeres: “Você não precisa se preocupar com nada".“Foi muito importante essa parceria: a agência sempre teve acesso livre à nossa equipe de engenheiros para conhecer o produto e falar de suas qualidades com propriedade. Esse processo de trazer uma nova ideia e um novo conceito de apresentação baseado em um programa global de comunicação fez com que muitos saíssem de sua zona de conforto, tanto na agência quanto na própria Volvo”, disse Terling, lembrando que na época seu presidente Claes Nilsson não pensou duas vezes em ser o protagonista do vídeo, mesmo confessando seu medo de altura. “Ele entendeu que era um instrumento importante para a estratégia e percebeu que esta era eficaz, mesmo que no dia da gravação ventasse muito e fizesse 5° graus em Gotemburgo”, acrescentou.

Outra característica do modelo FMX foi apresentada em um segundo vídeo, que ressaltava a nova altura do chassi, facilitando a operação em algumas operações fora-de-estrada, como em terrenos irregulares. Desta vez, a Volvo enterrou um de seus técnicos deixando apenas a cabeça dele para fora. Dá para imaginar o que acontece:Por fim, a série ganhou maior importância com o vídeo de Jean-Claude Van Damme, que aceitou o desafio de testar a estabilidade do caminhão extrapesado FM, com sua famosa abertura de “espacate” entre dois caminhões em movimento de marcha a ré. O vídeo chama a atenção mais uma vez para a precisão do Volvo Dynamic Steering, sistema de direção assistida eletro-hidráulica. E antes que você pergunte se tudo aconteceu de verdade nos vídeos, Olle Victorin responde: "O pior é que sim. Nem consideramos apelar para a computação gráfica". 



Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...