Pular para o conteúdo principal

EUA, ferida exposta da questão racial mostram como o tema continua a dividir o país

PROTESTOS Um jovem negro joga leite no rosto para amenizar os efeitos do gás lacrimogêneo durante manifestações  em Ferguson (Foto: Adrees Latif/Reuters)

Nos últimos 180 dias, Ferguson, uma cidade pobre de 21 mil habitantes (67% negros), na periferia de Saint Louis, Estado do Missouri, no sul dos Estados Unidos, viveu sufocada por um calor intenso e pela angústia sobre o julgamento do policial Darren Wilson. Em agosto, Wilson matara a tiros o jovem negro Michael Brown, de 18 anos. Na semana passada, quando o grande júri do Estado decidiu não indiciar Wilson nem submetê-lo a julgamento, o Missouri pegou fogo. A decisão provocou uma onda de protestos ainda mais violenta que a gerada depois do assassinato de Brown. A família de Brown se disse “profundamente decepcionada” com a decisão e “indignada com as tentativas de desqualificar o jovem”.
A principal reclamação dos manifestantes era contra injustiças e deslizes legais cometidos durante o julgamento. Juristas vieram a público afirmar que não houve erro processual no julgamento, mas que pode ter ocorrido injustiça. Nos Estados Unidos, dificilmente um promotor não consegue indiciar um suspeito e levá-lo a julgamento. No ano passado, em apenas 11 dos 162 mil casos um acusado não foi levado a julgamento. Advogados de defesa costumam dizer que júris aprovam o indiciamento de suspeitos mesmo quando as acusações são frágeis. Nas palavras de Sol Wachtler, um conhecido jurista americano, “um promotor pode persuadir um júri a indiciar um sanduíche de presunto, se quiser”.
>> Protestos em Ferguson e outros casos de revolta contra a polícia americana

É difícil avaliar se Robert McCulloch, o promotor do distrito de St. Louis responsável pelo caso de Brown, quis indiciá-lo. O júri participou de 25 audiências, ouviu 70 horas de depoimentos de testemunhas e avaliou cada prova obtida sobre os 90 segundos entre a abordagem de Wilson a Brown, numa rua de Ferguson, e o momento em que ele disparou seis tiros contra o jovem negro que acusou de tentar atacá-lo. Sua conclusão foi que não havia uma “possível causa” para o indiciamento. O caso de Brown se assemelha a muitos outros em que um policial matou alguém nos Estados Unidos. Em 2013, nas 410 vezes em que ocorreu um caso do gênero, chamado de “homicídio justificável”, em apenas duas vezes houve acusação formal contra o policial.

Esse é um ponto fundamental: para o júri, a questão nunca foi decidir se Wilson, branco, matou a tiros o negro desarmado Brown. A questão era se o incidente constituiu um crime. Ao negar-se a indiciar Wilson, o júri chegou a uma conclusão que é norma nesses casos. “É raríssimo um policial ser indiciado e condenado por um crime nesse tipo de situação”, disse Chuck Drago, consultor e ex-chefe de polícia da Flórida. Um caso similar ocorrido em 1989, julgado pela Suprema Corte, moldou as decisões posteriores. Segundo a Suprema Corte, o uso da força deve ser avaliado “pela visão de um policial no local e no momento”. A maioria dos casos que não terminam em indiciamento criminal envolve suspeitos armados baleados em confronto com a polícia. Mesmo um policial que dispara contra alguém desarmado pode evitar um julgamento se afirmar que corria risco iminente.

Os protestos de Ferguson evocam um dos mais graves distúrbios raciais da história dos Estados Unidos, ocorrido em 1992. Ele foi desencadeado pela decisão da Justiça de inocentar dois policiais de Los Angeles, acusados de espancar o taxista negro Rodney King. Os tumultos tomaram conta das ruas de Los Angeles. Justificável: quando se trata de abordagem policial, negros e brancos têm visões radicalmente opostas. Segundo pesquisas do Instituto Pew Research, 68% dos negros americanos desconfiam da polícia e acham que ela comete abusos. Entre os brancos, esse índice é de 17%.

Outras estatísticas do sistema penal americano explicam essa desconfiança. Os negros são 13% da população total, mas formam 40% da população carcerária; 3% de todos os homens negros estavam presos no fim de 2013, enquanto a taxa entre brancos era de 0,5%. Em 2011, o pai de um de cada 15 negros americanos estava preso. Entre brancos, a proporção era de um para 111. O júri que inocentou Wilson era composto de nove brancos e três negros. “Para os negros americanos, e para boa parte das minorias, casos como esse deixam uma sensação de que o sistema lhes nega justiça”, afirma Noah Feldman, professor de Direito Constitucional em Harvard.

Os levantes em Ferguson evidenciam um cruel paradoxo da Presidência de Barack Obama: o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos não conseguiu aliviar a tensão racial no país. O incidente de Ferguson foi o mais grave das duas últimas décadas. “Uma nação com um presidente afro-americano e uma classe média negra significativa, ainda que em dificuldades, permanece profundamente dividida a respeito do sistema judicial, tal como estava décadas atrás”, escreveu o jornalista Michael Wines no New York Times.

Ao pedir calma aos manifestantes, Obama afirmou: “Temos um grande desafio como nação, encarar a desconfiança entre policiais e as comunidades negras pelo legado da segregação”. Obama também determinou que o Departamento de Justiça americano conduza investigações paralelas que poderão indiciar Wilson, uma atitude que serviu apenas para fustigar os conservadores americanos que concordaram com o veredicto do Missouri.
>> Obama terá dois anos infernais pela frente

Assim como a morte de Emmett Till, um jovem de 14 anos sequestrado e assassinado por dois brancos em 1955, e o caso do taxista King em 1992, o caso da morte de Brown expõe como o racismo e a percepção de racismo constituem uma ferida profunda. Uma ferida que precisará mais do que o primeiro presidente negro da história americana para cicatrizar.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...