Pular para o conteúdo principal

Acompanhe protestos pelo país pede a renúncia de Temer

Márcio Fernandes/Estadão

Executivo da JBS gravou presidente no dia 7 de março em diálogo sobre Cunha; Fachin negou prisão de Aécio, que se licenciou da presidência do PSDB; Lula e Dilma tinham US$ 150 milhões em conta.

ACOMPANHE AO VIVO

  ATUALIZAR
  • 17h52
    21/05/2017
    Governo cancela jantar no Alvorada por medo de baixa adesão da base.; deve haver uma nova tentativa de reunir a base amanhã, 22. O jantar estava sendo visto como uma “reunião de coordenação”. Até o momento, o presidente tem conseguido conter uma debandada na base aliada. Leia mais sobre as ações do núcleo do governo.  
  • 17h52
    21/05/2017
    A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) manifestou em suas redes sociais apoio a ato convocado em Curitiba pela renúncia do presidente Michel Temer.
  • 17h39
    21/05/2017
    Ato na Avenida Paulista, em São Paulo, tem baixa adesão. Organizadores culpam forte chuva na cidade.
    AP Photo/Andre Penner
  • 17h36
    21/05/2017
    O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) entrou com uma ação para impedir que o Senado anule o afastamento de Aécio. Randolfe teme que, à semelhança do que aconteceu com Renan Calheiros, a Mesa Diretora do Senado descumpra a determinação de afastamento. "Eu considero de uma temeridade quando o Senado admite a possibilidade de não cumprir uma decisão judicial da Suprema Corte", disse o senador. O mandado de segurança será analisado pelo ministro do STF Dias ToffoliLeia mais

  • 17h30
    21/05/2017
    SALVADOR - Na capital baiana, a manifestação que pede a saída do presidente Michel Temer e eleições diretas começou por volta das 13h na Praça do Campo Grande, centro da cidade. Dali, o grupo seguiu em passeata pelo Corredor Vitória com destino ao Farol da Barra, na orla. Centrais sindicais e movimentos populares participam do protesto.

    A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) participou do ato e disse que é grave o momento político do País. Ela afirmou que não é hora de falar em nomes, mas de aprovar uma PEC para garantir que o povo escolha um novo presidente. “Temos projeto de eleições diretas, porque compreendemos que a crise, do jeito que ela se instalou no Brasil, precisa de participação popular, repactuação com o povo brasileiro em torno de um programa mínimo. É preciso que as ruas possam ajudar a definir esse campo”, disse a parlamentar.
  • 17h30
    21/05/2017
    São Paulo - No protesto na Avenida Paulista, o coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos, disse que não há solução legítima para a substituição do presidente Michel Temer que não passe pela participação popular.  "Hoje gritamos Fora Temer. Se colocarem Maia vai ter Fora Maia. Se colocarem Carmen Lúcia, vai ter Fora Carmen Lúcia. Não vamos aceitar nenhuma solução ilegítima que  não passe pelo voto popular", disse. 
    Segundo Boulos, chega a ser engraçado a afirmção de Temer , que se disse alvo uma conspiração. "Logo ele que conspirou o golpe nos corredores do Palácio (da Alvorada)", disse. Boulos ainda convocou os manifestantes para irem a Brasília para um ato contra as reformas.  (Valmar Hupsel Filho)
  • 17h16
    21/05/2017
    RIO - Em uma ironia à feijoada oferecida pelo presidente Michel Temer a aliados políticos no último sábado, logo após pronunciamento realizado em Brasília, manifestantes que protestam em frente ao prédio onde mora o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), na zona sul do Rio, fizeram o mesmo prato distribuíram aos presentes.

    O ato chegou a reunir cerca de 200 manifestantes, mas por volta das 17 horas menos da metade deles continuavam em frente ao edifício, localizado na Avenida Prefeito Mendes de Morais, no bairro de São Conrado.

    A Polícia Militar acompanha a manifestação com cinco viaturas. A via, que chegou a ficar fechada ao longo de duas quadras por dez minutos, já está liberada. Não há registro de incidentes. (Marcio Dolzan)
    Marcio Dolzan
  • 17h09
    21/05/2017
    São Paulo - Na Av. Paulista, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) defendeu o afastamento do presidente Michel Temer e pediu eleições diretas e a recuperação do processo democrático brasileiro. Ele ainda avaliou que os partidos da base aliada deverão se afastar do atual governo. "É uma questão de tempo", ressaltou Chinaglia. Veja o vídeo de Valmar Hupsel Filho, repórter do Estado.

  • 17h08
    21/05/2017
    A forte chuva que cai em São Paulo na tarde deste domingo frustrou a expectativa dos organizadores do protesto que pede a renúncia do presidente Michel Temer e a realização de eleições diretas. Apesar de dois trios elétricos e dois carros de som terem sido levados para a Avenida Paulista, os manifestantes não enchem uma quadra da via. 

    Por causa da chuva, os organizadores pedem que os oradores façam discursos rápidos, de cerca de três minutos, para que o ato seja abreviado. 

    O presidente nacional do PT, Rui Falcão disse que "o governo Temer acabou envolvido em corrupção" e conclamou a realização de eleições diretas. "Sem legitimidade só lhe resta um caminho que é entregar o povo a decisão de escolher seu próximo presidente", disse. (Valmar Hupsel Filho)
    Marcio Fernandes/Estadão
  • 17h02
    21/05/2017
    São Paulo - Ao discursar na Av. Paulista, o senador Humberto Costa  (PT-PE) disse que o presidente Michel Temer não reúne mais a condição política e ética para continuar na presidência e em breve vai agravar a situação econômica do país.  "Queremos a saída do presidente mas também queremos eleger o próximo presidente e um governo que venha para impedir a tramitação dessas reformas propostas por esse governo", disse. (Valmar Hupsel Filho)
    Foto: Andre Dusek/Estadão
    Andre Dusek/Estadão
  • 16h56
    21/05/2017
    Diante do fracasso do ato convocado para o vão livre do Masp, em São Paulo, os organizadores dizem que a chuva atrapalhou a adesão da população à manifestação. "Temer está certo sobre a chuva”, afirmou Raimundo Bonfim, da Central de Movimentos Populares e Frente Brasil Popular.
    Segundo ele, a expectativa é que, na próxima quarta-feira, 24, a marcha Ocupa Brasília, agendada antes mesmo da revelação da JBS e inicialmente contra as reformas, reúna 50 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. Os manifestantes pedirão a saída do presidente Temer e exigirão eleições diretas.
    A equipe do Instituto Lula chegou a fazer uma avaliação das condições de segurança para que o ex-presidente comparecesse ao ato, mas, por causa da chuva e da pouca quantidade de gente, a presença foi cancelada.
    A partir das 19h30, haverá um jantar no restaurante Figueira Rubaiyat, na capital paulista, em desagravo aos advogados de Lula, Cristiano Zanin Martins, Valeska Teixeira e Fernando Fernandes. Eles esperam a presença de gente importante do meio jurídico. O evento será por adesão, ao valor de R$ 150,00 por pessoa. (Ricardo Galhardo)
    Marcio Fernandes/Estadão
  • 16h42
    21/05/2017
    Primeiro político a discursar no ato na Avenida Paulista, o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu o afastamento do presidente Michel Temer e a realização de eleições diretas. "O próprio Temer disse que se um de seus ministros fossem alvo de inquéritos ele seria afastado. Como ele agora é alvo de inquérito ele deve se afastar para pacificar esse maravilhoso povo brasileiro", disse.  Suplicy também criticou a ação da prefeitura realizada hoje, 21, na Cracolândia, e o fim do programa Braços Abertos. (Valmar Hupsel Filho)
  • 16h42
    21/05/2017
    RIO - Cerca de 200 manifestantes protestam neste momento em frente ao prédio onde mora o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), em São Conrado, na zona sul do Rio. Aos gritos de "Fora Temer" e "Diretas Já", o grupo carrega faixas, cartazes e bandeiras de partidos de esquerda e de movimentos sociais. Duas bandeiras do Brasil também são empunhadas.

    O servidor estadual aposentado Vilmar Torres, 66, que se identificou como militante do PSOL, pediu apoio de todos os setores. "A classe média precisa entender que é preciso esquecer qualquer partido político agora. Não é PSDB, não é PMDB, não é PT. Temos que nos unir e pedir eleições diretas, porque isso que está acontecendo está acabando com o Executivo, com o Legislativo, com o Judiciário, e principalmente com o País", afirmou. (Marcio Dolzan)
    FABIO MOTTA/ESTADAO
  • 16h39
    21/05/2017

    Imprensa internacional destaque pressão para que Temer deixe o governo. A agência Associated Press citou a decisão da OAB de abrir um pedido de impeachment contra o presidente e a BBC analisou que Temer apenas "está ganhando tempo" ao pedir para que o STF apure a autenticidade do audio da conversa entre Joesley Batista e o presidente. Na Argentina, o jornal Clarín destacou o risco de rompimento da base aliada do governo. (Gabriela Korman) 
  • 16h29
    21/05/2017
    O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, assegurou que o "governo fascista" do Brasil "está caindo" em função das acusações de corrupção contra o mandatário do país, Michel Temer, a quem chamou de "sicário". Veja mais aqui.
    Reprodução/ Twitter/ VTVCanal8
  • fonte: Estadão

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

'Mula": Novo VW Gol 2018 se finge de Golf para testes de rodagem

Flagra “mula” novo Gol Para os desavisados, era apenas mais um Golf rodando por aí. Mas o atento leitor Homero Lucas, de Taubaté (SP), logo percebeu que havia algo estranho:  “Os eixos tinham menor largura que a carroceria, enquanto os freios eram a tambor na traseira e o escape não aparecia no vão dedicado a ele no para-choque. Acredito que seja uma mula do novo Gol”. Na mosca, Homero! Trata-se mesmo do novíssimo Gol 2018, esperado para o fim de 2017 ou começo do próximo ano. A carroceria do Golf se explica por conta da plataforma que o Gol vai utilizar: a MQB A0, uma versão menor e simplificada da MQB usada pelo Golf. Daí as bitolas mais estreitas, os freios traseiros mais simples e o escape em posição diferente. Como já dissemos anteriormente, o Gol 2018 será a versão brasileira do novo Polo europeu. Vai ganhar em porte, segurança, tecnologia e refinamento. E vai constituir família: já mostramos o primeiro flagra do novo Voyage (acima) e, além de...

Apresentador da Record chama Ludmilla de macaca, assista

Quando se faz um programa ao vivo é necessário ter muito cuidado, especialmente com o que se fala.   Um comunicador da TV Record de Brasília, no entanto, acabou mostrando um lado preconceituoso, quando apresentava o 'Balanço Geral' local. A fala aconteceu durante o quadro 'Hora da Venenosa' e pode acabar com uma retaliação na polícia. O jornalista Marcão estava fazendo uma fofoca da cantora Ludmilla, que no passado já foi vítima de um episódio de racismo,e acabou dizendo que ela era uma "Macaca".  A expressão é bastante ofensiva e racista. Muitos processos já foram feitos por conta disso. A informação foi dada nesta terça-feira, 17, pelo site Natelinha. No entanto, o comentário de Marcão foi feito há mais de uma semana, no dia 9. O vídeo está sendo compartilhado via redes sociais e provocando a maior polêmica. Ao lado do jornalista, está a apresentadora Sabrinna Albert, que parece sem graça com o comentário do colega. Os dois comentavam uma nota divulgad...

GM oferece Cruze, Tracker, Spin e Cobalt com condições especiais

Chevrolet Spin 2018 A General Motors anuncia nesta semana condições especiais de preço e financiamento para pelo menos 5 modelos no Brasil. Em feirão a ser realizado nos próximos dias sábado e domingo no estacionamento do shopping Center Norte, em São Paulo, a marca ofertará as linhas Cruze (incluindo o Sport6), Tracker, Spin e Cobalt – todos com condições de compra facilitadas. Chevrolet Cruze 2017 Spin e Cobalt, por exemplo, poderão ser adquiridos com taxa zero de juros para financiamento em até 30 vezes. A minivan tem preço inicial sugerido de R$ 58.890, enquanto o sedã é anunciado por R$ 62.990. Os novos Cruze Sedan e Sport6 também são anunciados com taxa zerada, mas a GM não especifica o prazo do financiamento. Os dois custam a partir de R$ 91.890. Por fim, o modelo Tracker também estará em oferta, com preço inicial de R$ 81.990 válido para a versão LT. Fotos: divulgação fonte:  Carplace

Após quase 15 anos, Solange se despede do Aviões do Forró

Após quase 15 anos, a dupla de maior prestígio no meio forrozeiro se separa com muitas histórias para contar. Solange Almeida fez nessa terça-feira, 28, o último show à frente do Aviões do Forró, em Luís Correia, no Piauí.  A cantora seguirá carreira solo, enquanto Xand assume o grupo com novos integrantes. Uma mistura de sensações toma conta de todos os fãs. Uns felizes e outros tristes com a separação. Mas o recomeço faz parte da vida pessoal e profissional de cada um de nós e, assim, acontecerá com Solange e Xand neste ano de 2017.  Os dois foram responsáveis por dar um novo estilo ao gênero, além de colocar o Nordeste em destaque no País. Quem não lembra do volume 3? Entre os sucessos está “O Que Tem que Ser Será” e “Estando com Ela e Pensando em Ti”,  que realmente marca a ascensão de  Xand e Solange. “Que tontos, que loucos somos nós dois. Estando com outro e nos amando”, diz o refrão da música. Além dos sucessos, os vocalistas també...

Dado como morto, homem respira durante preparação para velório

Um homem de 68 anos, que foi dado como morto pelo hospital da Zona Norte em Londrina, no norte do Paraná, voltou a respirar enquanto o corpo era preparado para o velório. De acordo com informações do site 'G1', a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), informou que a morte foi declarada pelo hospital às 16h20, e por volta das 19h a preparadora de cadáver notou que o homem estava respirando. O superintendente da Acesf, Ademir Gervásio, revelou que após a família escolher os locais de velório e sepultamento, a servidora que prepara os cadáveres começou a cortar a barba do homem e foi nesse momento que a funcionária percebeu que o abdômen do homem estava mexendo. Ainda segundo a publicação, o homem foi levado ao hospital Santa Casa de Londrina. Nesta sexta-feira (23), o hospital informou que o ‘paciente da Acesf' está em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva do hospital. Conforme a instituição, o homem está inconsciente, respir...

Ex-ministro Geddel chora em audiência ao saber que continuará preso

O juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, decidiu manter nesta quinta-feira (6) a prisão preventiva do ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso na última segunda (3) em Salvador. Desde esta quarta-feira 5), ele está no presídio da Papuda, em Brasília. A decisão de manter a prisão preventiva foi tomada durante audiência de custódia com a presença do próprio Geddel e do advogado. O ex-ministro chorou ao final da audiência. Com a decisão, não há prazo para a saída de Geddel da prisão, mas o juiz Vallisney Oliveira deverá voltar a analisar o pedido na semana que vem. O magistrado também negou a aplicação de medidas alternativas, como prisão domiciliar, uso de tornozeleira eletrônica e proibição de contato com outros investigados. Um dos aliados mais próximos do presidente Michel Temer e responsável pela articulação política do Palácio do Planalto até o fim do ano passado, Geddel foi preso por suspeita de atrapalhar invest...

Centrais se preparam para 'invadir' Brasília contra reformas de Temer

Com a proximidade das votações de reformas do governo Temer, as centrais sindicais e movimentos sociais começam a partir desta semana uma série de ações tendo Brasília como alvo principal. Uma mobilização já está confirmada para quarta-feira (17/05), com visitas a gabinetes no Congresso, e uma semana depois as entidades farão marcha e ocupação na capital federal. De acordo com as centrais, haverá "atividades nas bases sindicais e nas ruas para continuar e aprofundar o debate com os trabalhadores e a população sobre os efeitos negativos (das reformas) para toda a sociedade e para o desenvolvimento econômico e social brasileiro. Uma nova greve geral é uma possibilidade. "Sempre está no horizonte", diz o secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre. O primeiro passo, observa, é fazer um "trabalho de convencimento" com deputados e senadores. A Câmara ainda votará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, de "reforma" da Previdência. A comissão esp...

Novo ‘Homem-Aranha’ é a grande estreia da semana

Embora o personagem já tenha sido interpretado por Tobey Maguire e Andrew Garfield, em filmes de 2002 a 2014,  Homem-Aranha – De Volta ao Lar  dá uma boa reciclada na velha história. O herói, aqui, é um adolescente, interpretado pelo ótimo Tom Holland, e quer ingressar no time dos Vingadores, já que virou um protegido de Tony Stark, o Homem de Ferro. Além desta grande estreia, há dois outros bons filmes chegando em circuito bem mais restrito. Flertando com o humor minimalista de Buster Keaton, Jacques Tati e Mr. Bean,  Perdidos em Paris  é uma divertida comédia ambientada na capital francesa. Para os nostálgicos e saudosistas, vale o aviso:  A História Sem Fim , de 1984, não perdeu seu encanto e sua magia, embora os efeitos visuais estejam datados. A volta se dá em cópia restaurada no CineSesc. Confira as estreias desta quinta (6). Para ler a crítica, clique no nome do filme. As Aventuras do Pequeno Colombo  A História sem Fim ...

Os Trapalhões está de volta, coletiva com Renato Aragão, elenco e direção

A nostalgia está no ar. Na moda, retornaram os colares que parecem tatuagens e quem nunca pisou num brechó, que atire a primeira pedra. Na música, artistas relançam cds em vinil. Na TV, revivals são a aposta da momento, enquanto séries que usufram do estilo retrô, como  Stranger Things , se tornam fenômeno de popularidade. Nessa onda, a Rede Globo investe nas voltas de programas clássicos. Depois do sucesso de  Escolinha do Professor Raimundo , chegou a vez de  Os Trapalhões   voltarem para as telinhas . O  AdoroCinema  marcou presença na coletiva de imprensa do programa humorístico, onde Didi ( Renato Aragão ) e Dedé ( Dedé Santana ) se tornam mentores de quatro novos integrantes: Didico ( Lucas Veloso ), Dedeco ( Bruno Gissoni ), Zaca ( Gui Santana ) e Mussa ( Mumuzinho ). Rede Globo de Televisão De um lado, Zacarias, Mussum, Didi e Dedé. Do outro, Didico, Mussa, Zaca e Dedeco. APROVAÇÃO DA 'VELHA GUARDA' Assumir os postos de novos Trap...

Adolescente "come" cabelo; Jovem com doença rara teve massa de cabelo retirada do estômago

Uma adolescente de 16 anos precisou passar por uma cirurgia de emergência depois que seu peso começou a diminuir drasticamente em consequência de uma doença relacionada a transtornos compulsivos. O emagrecimento é uma consequência comum para pessoas que sofrem desse tipo de condição, no entanto, o fato que fez a indiana Aakansha Kumari perder peso não é muito conhecido: a jovem estava comendo, secretamente, o próprio  cabelo  . Durante anos ela não conseguiu controlar esse comportamento: puxava os fios e os engolia. A situação foi se agravando nos meses, quando a aparência da adolescente passou a mudar porque ela já não estava se alimentando direito. De acordo com testemunhas, Aakansha estava ficando muito magra, o que fez seus pais prestarem mais atenção em seus hábitos. Até o momento, os responsáveis pela garota afirmaram que não era possível perceber que ela estava com algo errado. Massa de cabelo Quando ela começou a apresentar sérias dificuldades para ...