Pular para o conteúdo principal

Primeiras impressões Fiat Argo – Já aceleramos as versões 1.3, 1.3 GSR e 1.8 HGT

Fiat Argo HGT Avaliação
A Fiat não vive seus melhores momentos no mercado brasileiro. Perdeu a liderança de vendas que detinha desde 2003 para a Chevrolet no ano passado e, pior que isso, viu seus emplacamentos despencarem cerca de 400 mil unidades nos últimos dois anos. É uma senhora queda. Mas não foi só culpa da crise. 
Fiat Argo HGT
Acomodada na liderança de vendas por 14 anos, a Fiat deixou seus principais produtos envelhecerem diante da concorrência e, após a união com a Chrysler, os esforços da filial brasileira foram voltados para a Jeep, com a fábrica de Goiana (PE) e o consequente lançamento do Renegade e do Compass – que vão muito bem, obrigado.


Fiat Argo HGT Avaliação


Em meio aos Jeep, a chegada da inovadora picape Toro expôs ainda mais a idade do restante da gama Fiat (Idea, Punto, Bravo, Palio Fire, Siena EL, Linea, Palio Weekend…). O Mobi, apesar de moderno, estreou com motor antigo e demorou a embalar nas lojas, além de ser um modelo de mercado restrito por conta do seu porte diminuto. Por essas e outras, o carro que você vê agora é considerado pela Fiat o lançamento mais importante da marca desde o Palio em 1996. É do Argo a missão de construir uma nova Fiat para recuperar as vendas da velha Fiat.
Curioso? Nós também. E para descobrir os segredos o novo Argo percorremos três etapas: visitamos a fábrica de Betim (MG), renovada para a produção do modelo, participamos de um test-drive na Fazenda Capuava e ainda adentramos, com exclusividade, no treinamento da rede Fiat na pista do Vello Città (que você vai conferir numa reportagem à parte em breve!). Assim, o Motor1.com Brasil teve a oportunidade de dirigir quatro versões do hatch antes do lançamento oficial.

O que é?

O Argo é o primeiro fruto da nova plataforma da Fiat, chamada MP1, que tem previsão de dar origem a mais três modelos – o sedã X6S, a picape X6P e o utilitário esportivo X6U (este último ainda sem sinal verde do chefão Sergio Marchionne). A MP1 parte da base do Punto brasileiro, que cá pra nós era o melhor Fiat em termos de dirigibilidade, mas usando apenas 20% dos componentes desta – os outros 80% são inteiramente novos. Não dá para dizer, portanto, que o Argo usa a plataforma do Punto, pois é uma imensa evolução dela.



Fiat Argo HGT Avaliação


Fiat Argo HGT Avaliação

Ainda em termos de estrutura, estamos falando de uma carroceria 7% mais rígida a torção e 8% mais rígida a flexão que a do Punto, e isso com peso 8% menor, graças ao uso de aços de alta e ultra alta resistência em pontos-chave da construção. Segundo o diretor de engenharia Claudio Demaria, o Argo tem a carroceria composta por 25% de aço comum, 55% de aço de alta resistência, 10% de aço de ultra alta resistência (colunas A, B e assoalho dianteiro), além de outros 10% de aço estampado a quente, também para maior rigidez. A Fiat não diz abertamente, mas apuramos que o hatch foi projetado para obter ao mínimo 4 estrelas no teste de impacto do Latin NCAP.
Um dos argumentos do Punto era seu maior porte diante do Palio, ainda que isso não se refletisse em espaço interno muito superior. De lá para cá os compactos cresceram, e o Argo nasce com quase as mesmas medidas do Punto para enfrentar os líderes de venda Chevrolet Onix e Hyundai HB20: o novo Fiat tem exatos 4 metros de comprimento por 1,750 m de largura e 2,521 m de entre-eixos. É maior que os principais rivais em todas as dimensões, exceto pelo entre-eixos de 2,528 m do Onix. Mas a Fiat garante que seu volume interno, de 2.806 litros, supera o do Chevrolet (2.740 litros) e do Hyundai (2.630 litros). Por fim, o porta-malas é de 300 litros, como no HB20, entre os melhores do segmento.



Fiat Argo HGT Avaliação


Fiat Argo HGT Avaliação

O design do Argo é obra do centro de estilo brasileiro, chefiado por Peter Fassbender. Sem a mesma personalidade do Punto, um legítimo Giugiaro, o novo hatch recorre a traços conhecidos de outros modelos, como os faróis semelhantes aos do Mobi, a grade dianteira parecida com a do Tipo europeu e as lanternas traseiras à lá Alfa Romeo. O coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,34 não foi a prioridade, mas sim o porte robusto. No conjunto, o Argo ficou bonito e atraente, mostrando potencial para retomar o desejo do consumidor num compacto da Fiat.
Se depender da oferta de versões, não vai faltar Argo para ninguém. A base começa com o modelo Drive 1.0, com motor Firefly de 3 cilindros (77 cv), seguido pelo Drive 1.3 Firefly 4 cilindros (109 cv), que pode ter câmbio manual ou automatizado GSR de 5 marchas. Na parte mais alta da gama, o Argo Precision vem com o motor 1.8 E-torQ (139 cv) em versão manual de 5 marchas ou automática de 6 marchas. E, por último, a versão esportiva HGT 1.8 tem o mesmo motor e também oferece o câmbio manual (com relação final encurtada) e o automático (mesma relação da Precision). Assim, a Fiat acredita ter um carro para enfrentar desde o Onix LT 1.0 até o HB20 Premium 1.6 automático, sem falar de Peugeot 208, Ford Fiesta e o futuro VW Polo.



Fiat Argo HGT Avaliação


Fiat Argo HGT Avaliação

Outra aposta forte do Argo está na cabine. Quatro adultos se acomodam sem problemas nele, mesmo que os de trás tenham cerca de 1,80 m. As portas com ótimo ângulo de abertura e o teto alto ajudam no acesso ao interior. Numa rápida comparação, eu diria ser mais espaçoso que Onix e HB20, mas não tanto quanto um Sandero. Já o desenho do painel é o mais bacana da categoria, com destaque para as saídas de ar laterais “saltadas” e as teclas tipo aviação na parte central, que lembra alguns Audi.
O nível de acabamento e montagem é o melhor já visto num Fiat compacto, no mesmo padrão da Toro. Os plásticos são rígidos, mas de boa qualidade e com texturas agradáveis ao toque, sem rebarbas. Além disso, há um aplique de plástico com pintura fosca (cinza na versão Drive e vermelha na HGT) que decora o interior. O volante é bonito e de boa pegada, com base reta para todas as versões e borboletas nas versões GSR e automática. A manopla de câmbio também é exclusiva, maior e mais ergonômica que a do Punto.
Mas a principal atração do interior fica mesmo por conta da nova central multimídia de 7″ com tela sensível ao toque, disposta no alto do painel como no Mercedes Classe A. Ela é uma evolução do sistema UConnect usado nos Jeep e na Toro, com novo layout e conexão Apple Car Play e Android Auto, além da câmera de ré (opcional). Prática de usar, a central é item de série a partir da versão Drive 1.3, sendo oferecida como opcional para a Drive 1.0.

Como anda?

A posição de dirigir é um pouco mais alta que no 208 e no Fiesta, mas não tão elevada como no Onix. O volante ajusta em altura e profundidade nas versões 1.8 – somente em altura nas demais. Os bancos são confortáveis, com bom apoio lateral e, quando equipados com airbags laterais, trazem regulagem milimétrica do encosto – nos demais o ajuste é por alavanca. A disposição dos comandos lembra muito a da Toro/Renegade/Compass, e não por acaso. O Argo usa a mesma arquitetura eletrônica desses modelos, vindo daí a tela colorida de 7″ no cluster (de série no HGT), o ar-condicionado digital (de uma temperatura), a chave presencial e a partida por botão (versões 1.8), entre outros itens. Ponto negativo da ergonomia fica por conta do puxador da porta volumoso demais, que acaba batendo na perna esquerda do motorista nas curvas.

Fiat Argo HGT Avaliação

E já que falamos em curvas, os fãs da “Velha Fiat” vão gostar do acerto de suspensão do Argo. Mesmo nas versões intermediárias, como a Drive 1.3, o novo hatch não tem nada daquele comportamento molenga do Palio, lembrando bem mais o Punto. Na versão HGT, é bem divertido: com molas e amortecedores mais firmes, além das rodas aro 17″ (opcionais), o Argo é firme e aponta com precisão nas curvas, com pouca rolagem da carroceria e uma direção (elétrica) comunicativa e que ganha peso com consistência em velocidade. Nesta versão top, o Argo mostra “chão” para mais motor, como o 1.3 Firefly turbo que está desenvolvimento (veja mais detalhes), para ser um legítimo sucessor do Punto T-Jet.
Nas versões Drive 1.3 e 1.3 GSR, percebe-se claramente um acerto mais suave voltado ao conforto, com uma inclinação mais sensível da carroceria. Mesmo assim, o carro é bastante obediente e aceitou ser jogado de um lado para o outro nas curvas do Velo Città sem fugir do controle. A direção é um pouco mais rápida que a de Onix e HB20, enquanto as reações dinâmicas são bem previsíveis, deixando o hatch fácil de conduzir. Nas versões com o controle de estabilidade, este mostrou atuação suave e progressiva, sem muita intromissão no caso da versão HGT – que recebe calibração específica do ESP, mais “permissiva”.

Fiat Argo HGT Avaliação

Quanto ao desempenho, o Argo ficou bastante agradável com o motor 1.3, cuja entrega de torque em baixa rotação (14,2 kgfm a 3.500 rpm) deixa as saídas e retomadas espertas, além de ter consumo baixo – 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol, e 12,9 km/l e 14,3 km/l com gasolina, na ordem, pelos dados do Inmetro. O motor firefly de 4 cilindros tem funcionamento suave mesmo em altas rotações, o que tornou a condução interessante mesmo num autódromo. Resta agora o teste das ruas.
Passando ao 1.3 GSR, o câmbio automatizado tem funcionamento semelhante ao usado no Mobi GSR 1.0. É mais suave do que qualquer versão do antigo Dualogic, mas ainda não se livrou totalmente dos soluços nas trocas de marcha. Como no Mobi, as passagens são mais “lisas” quando se acelera progressivamente, sem muita exigência de desempenho. Já as trocas pelas borboletas dão um tempero à condução, mas a transmissão não aceita reduções com o giro elevado.
No Argo HGT, o motor é o mesmo 1.8 E-TorQ da Toro, com o sistema VIS (coletor de admissão variável) e sem o tanquinho de partida. Gera 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque, valores mais que suficientes para dar agilidade ao hatch. Acontece que o Argo não é dos mais leves, acusando 1.243 kg na versão HGT manual. Então o desempenho é bom, mas não surpreende – não chega a fazer jus ao visual invocado do HGT. Arranca com decisão nas retas (a Fiat declara 0 a 100 km/h em 9,2 segundos com câmbio manual), mas demora um pouco a ganhar fôlego nos aclives. O câmbio manual é o conhecido do Palio/Punto, porém com novos cabos e trambulador. Os engates são leves e precisos (lembram os do Bravo), mas ainda um pouco longos se comparado aos de Onix e HB20.

Fiat Argo HGT Avaliação

Por último, o conjunto da Toro (motor 1.8 + câmbio automático Aisin de 6 marchas) é o ideal para quem procura conforto acima de tudo. Ele garante trocas bastante suaves mesmo com o acelerador pressionado até o fim e identifica rapidamente quando é necessário fazer uma ou duas reduções. O desempenho no autódromo foi bom, mas, assim como GSR, não espere fazer reduções radicais pela borboleta porque a transmissão não vai aceitar.

Quanto custa?

Até a conclusão desta reportagem, a Fiat ainda não havia definido os preços da linha Argo. Mas deu algumas dicas: “Miramos na tabela do Onix e do HB20”, adiantou uma fonte ligada à marca. Portanto, espere algo em torno dos R$ 47 mil para a versão de entrada Drive 1.0 até pouco mais de R$ 70 mil para a versão HGT automática com todos os opcionais – os preços oficiais saem dia 31 pela manhã – fique ligado!
Fiat Argo HGT Avaliação
Em termos de equipamentos, vale destacar a central multimídia como item de série desde a versão Drive 1.3, numa clara resposta ao Onix com o seu My Link. Desde a versão Drive 1.0 o Argo terá sempre ar-condicionado, direção elétrica, sistema stop/start, fixação Isofix para cadeirinhas infantis, vidros dianteiros e travas elétricas – podendo receber sistema de som, faróis de neblina e retrovisores elétricos como opcionais, entre outros itens.
A partir da versão 1.3 GSR, o hatch traz de série o controle de estabilidade com assistente para partidas em rampa, mas a Fiat ainda não havia informado se o sistema será opcional nos modelos Drive 1.0 e 1.3 manual – o que é estranho, pois o Uno pode receber o ESP como opcional desde o 1.0. Bancos de couro, chave presencial com partida por botão, ar digital, sensores de chuva e iluminação, retrovisor eletrocrômico e airbags laterais só estão disponíveis para as versões 1.8, como opcional.
A se confirmarem os valores estimados, a Fiat volta a ter um hatch para brigar na ponta do mercado brasileiro. O Argo é bonito, suficientemente espaçoso, bom de dirigir e traz construção e acabamento da Toro. Tudo isso com uma gama de versões que abrange quase a totalidade de ofertas dos concorrentes. Uma receita que promete dias melhores para a Fiat daqui em diante.
Fotos: Estúdio Cerri exclusivo para o Motor1.com – proibida a reprodução 

Ficha técnica – Fiat Argo HGT 

MOTORdianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.747 cm3, comando simples, flex
POTÊNCIA/TORQUE132/139 cv a 5.750 rpm; Torque: 18,9/19,3 kgfm a 4.800 rpm;
TRANSMISSÃOcâmbio manual de 5 marchas/automático de 6 marchas, tração dianteira;
SUSPENSÃOindependente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira;
RODAS E PNEUSalumínio aro 16, com pneus 195/55 R16
FREIOSdiscos na dianteira e tambores na traseira, com ABS;
PESO1.243 kg/1.279 kg (versão AT)
DIMENSÕEScomprimento 4.000 mm, largura 1.750 mm, altura 1.507 mm, entreeixos 2.521 mm
PORTA-MALAS300 litros
DESEMPENHO0 a 100 km/h: 9,2 s / Velocidade máxima 193 km/h (versão MT)

fonte: Carplace

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Motoristas da Uber anunciam greve nacional; saiba quanto tempo irá durar

  A Uber está no centro de uma paralisação nacional marcada para esta terça-feira, 26 de março, como forma de protesto contra o Projeto de Lei 12/2024. O PL que visa regular a atividade dos motoristas de aplicativos, tem sido debatido entre representantes da categoria, os condutores e o Governo Federal. Motoristas da Uber confirmam PARALISAÇÃO NACIONAL; saiba até quando vai durar. Imagem: FDR Com tramitação em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília, o PL tem gerado controvérsias desde sua proposição. A AMAPE e a FEMBRAPP, entidades representativas dos motoristas por aplicativos como Uber e outros, apoiam a manifestação no estado. Thiago Silva, presidente da AMAPE , confirmou a realização do evento em Recife. O ponto de encontro será em frente ao Classic Hall, na faixa local, com início às 7h da manhã. Os motoristas da Uber participarão de uma carreata até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Na ALEPE, será entregue um pedido simbólico para retirada da urgênc

Valor dos pedidos de recuperação judicial sobe 79,8% em 2023 deve continuar em 2024

  Os pedidos de  recuperação judicial  saltaram em 2023 em 68,7% na comparação com o ano anterior, atingindo 1,4 mil pedidos, de acordo com informação divulgada pela  Serasa Experian . Este foi o quarto maior número de pedidos já registrado desde 2005, quando a Serasa Experian iniciou a série histórica. O maior número de pedidos de recuperação judicial aconteceu em 2016, quando 1,8 mil empresas recorreram à Justiça para se protegerem de seus credores. O número de pedidos atingiu a marca de 1,420 mil em 2017 e de 1,408 mil em 2018. O ano de 2023 foi marcado pelos pedidos de recuperação de grandes empresas como  Americanas ,  Light  e  Oi . “O ano passado foi marcado por um recorde de inadimplência das empresas, influenciando significativamente o panorama da recuperação judicial. Embora os sinais de melhoria tenham começado a surgir, como a queda da inflação e das taxas de juros, a reação no cenário de recuperação judicial mostra-se mais lenta”, comenta o economista da Serasa Experian, L

Elon Musk apresenta avanços na tecnologia de robôs da Tesla em novo vídeo do modelo Optimus Gen-2

  Um universo em que você passa a responsabilidade das tarefas domésticas para um robô não parece tão impossível assim -  se você tiver cerca de R$ 100 mil, preço estimado para o robô humanoide da Tesla . Em um vídeo divulgado por  Elon Musk , nesta segunda-feira (15), o robô Optimus dobra uma camiseta. Um universo em que você passa a responsabilidade das tarefas domésticas para um robô não parece tão impossível assim -  se você tiver cerca de R$ 100 mil, preço estimado para o robô humanoide da Tesla . Em um vídeo divulgado por  Elon Musk , nesta segunda-feira (15), o robô Optimus dobra uma camiseta. Conheça o Optimus O Optimus foi o primeiro protótipo de um robô humanoide capaz de andar e carregar objetos da  Tesla . Também conhecido como Tesla Bot, ele foi apresentado em outubro de 2022 em um evento da empresa sobre inteligência artificial. Na época, Musk informou que o projeto Optimus  deverá estar pronto para receber encomendas entre 2025 e 2027. Terra Brasil/ https://www.youtube.c

Advogado faz discurso antissemita e quer expulsão de judeus de instituto; OAB pede investigação

  O advogado Hariberto de Miranda Jordão Filho fez declarações antissemitas durante uma reunião do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na última quarta-feira (20). Instituições ligadas à advocacia, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reagiram às falas. Membro da diretoria do instituto, pediu que todos os judeus presidentes de comissões do IAB fossem demitidos. “Devem ser expulsos, eliminados”, disse Jordão Filho, que reclamava do fato de a Federação Israelita do Rio de Janeiro ter acionado a OAB sobre outras manifestações antissemitas que ele já havia proferido. No discurso no IAB ele também comparou ao holocausto o que acontece na Guerra no Oriente Médio, chamando os israelenses de nazistas. Os judeus foram as principais vítimas do nazismo. Alguns membros do instituto tentaram interromper o discurso de Jordão Filho, mas a presidência da sessão permitiu que o advogado continuasse, dizendo que ele vai “assumir as consequências disso”. O IAB informou, em nota na quinta-feir

Esquerda faz ato com fiasco total e inaugura a “democracia sem povo”

  BRASÍLIA E SÃO PAULO – Grupos de esquerda e apoiadores do presidente  Luiz Inácio Lula da Silva  (PT) foram às ruas de cidades brasileiras e do exterior, neste sábado, 23. Convocados por entidades após o ex-presidente  Jair Bolsonaro (PL)   reunir uma multidão na Avenida Paulista no mês passado , os atos foram marcados pelo esvaziamento. Muita gente achava que iria flopar a manifestação da esquerda, programada para este sábado (23) em diversas capitais do Brasil. Foi bem pior do que isso... Praticamente não foi ninguém. A Folha, caolha, ainda conseguiu encontrar um motivo para tentar justificar o fracasso da manifestação: “Movimentos de esquerda fazem neste sábado (23) uma série de atos dispersos pelo país, convocados em resposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que acabaram esvaziados em meio ao distanciamento do governo Lula (PT) e ao racha na visão de partidos e militantes sobre a pertinência da mobilização.” Esse é o tal do 'jornalismo profissional'. Informações:

Carreira: Raia Drogasil abre 420 vagas de trabalho em MT, Rio e São Paulo; veja como se inscrever

O grupo farmacêutico Raia Drogasil, está com 420 vagas de trabalho disponíveis para os estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Para se candidatar, não é necessário ter experiência prévia para nenhuma das oportunidades. São 100 vagas de farmacêutico no estado do Rio de Janeiro. Os candidatos devem ter mais de 18 anos, ensino superior completo em farmácia, CRF ativo no estado e aptidão para trabalhar com o público. Já nos estados de São Paulo e Mato Grosso, são 110 vagas de atendente de farmácia, com foco na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Também há oportunidades para trabalhar no Centro de Distribuição de Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista, que está contratando 150 funcionários para trabalhar como auxiliar de reposição logística. Tanto para atendente como para reposição logística, é preciso ter ensino médio completo e mais de 18 anos. “Fechamos 2023 com 1.100 farmacêuticos a mais do que em 2022. Queremos resgatar a ideia do profissional de anti