Pular para o conteúdo principal

Semana após semana, a ROTA vai desmanchando o tráfico em São Paulo

Resultado de imagem para rota

Na semana passada, a ROTA fez uma grande operação contra o tráfico e apreendeu cerca 100 kgs de drogas. Hoje, além de entorpecentes, dinheiro e uma prisão, tirou uma metralhadora das mãos dos terroristas urbanos


PMs de ROTA saindo de forma em direção às suas viaturas


foto: Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar
PMs de ROTA saindo de forma em direção às suas viaturas
A ROTA trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, em três turnos. Hoje, uma equipe matutina composta por trinta e três PMs desta Tropa de Elite realizou uma operação de sucesso que alinhou com eficiência a área de inteligência da Polícia Militar com a conhecida tática operacional das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, apreendendo centenas de porções de cocaína e maconha, uma metralhadora, dinheiro e efetuando uma prisão. 

Peça chave nesta missão foi o Tenente Morato, que está na ROTA há apenas seis meses, e que nos explicou em detalhes como foi o seu dia de trabalho. "Estou na ROTA há pouco tempo, mas conto com a experiência de outros Policiais Militares que já estão aqui há 17 anos", diz Morato.

Diariamente os Policiais de ROTA passam por 3 horas de treinamento dentro do Quartel

foto: Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar
Diariamente os Policiais de ROTA passam por 3 horas de treinamento dentro do Quartel
Diariamente, os PMs de ROTA que fazem parte do turno matutino, se apresentam no Quartel às 7h da manhã e cumprem um programa de 3 horas de treinamento antes de sair para as ruas em patrulhamento, ou para uma missão especifica. Todos Policiais recebem instrução das mais variadas atividades como aulas sobre legislação, exercício físicos, treinamentos para uso de equipamentos, simulações de abordagens, instruções de direção, treinamento das funções específicas de cada ocupante do carro e estudos detalhados de ocorrências anteriores.
"Reunimos as equipes do pelotão, ainda sem o fardamento operacional, e fazemos todo um trabalho de preparação para a missão que nos espera. São estudos técnicos, táticos e físicos que fazem parte do nosso dia a dia e que irão ajudar o bom desempenho do nosso trabalho", revelou Tenente Morato.

Viaturas de ROTA saindo do Quartel, iniciando uma patrulha

foto: Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar
Viaturas de ROTA saindo do Quartel, iniciando uma patrulha
Normalmente a ROTA sai em patrulhas individuais; um grupo de viaturas é alocado para uma área da cidade, mas cada uma, com quatro Policiais cada, atua de forma autônoma. Todas estão em constante contato, e em caso de necessidade se agrupam rapidamente. Mas não foi isso que aconteceu hoje.

Há algum tempo a ROTA passou a fazer frequentes operações cirúrgicas de saturação, usando várias viaturas simultaneamente para efetuar ataques diretos nos centros de distribuição de drogas, controlados por traficantes que operam no atacado. Essas incursões semanais nascem da área de inteligência, que através de várias técnicas de monitoramento e coleta de informações, abastece as equipes operacionais, que efetuam estas operações semanais.

Abordagem de um suspeito. Como todas as ações dos Policiais de ROTA, esta também é exaustivamente ensaiada

foto: Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar
Abordagem de um suspeito. Como todas as ações dos Policiais de ROTA, esta também é exaustivamente ensaiada
"Hoje, por volta das 9h, reunimos os Policiais no pátio do Quartel, todos com as fardas operacionais, com os característicos Braçal de couro e Boina preta da ROTA. Todo nosso material de trabalho, armas e viaturas, prontas, limpas e testadas, preparados para agir em qualquer tipo de operação na cidade de São Paulo. A ação de hoje foi toda pensada e planejada com antecedência, envolvendo a inteligência da Polícia Militar. Quando saímos do Quartel, as equipes já sabiam o destino, quais os alvos desejados e o papel desempenhado por cada um de nós", afirmou o Tenente Morato, que fez parte do Pelotão de oito viaturas e trinta e três homens que participaram, nesta sexta-feira (23), da incursão na comunidade do Nhocuné, zona leste de São Paulo.

Abordagem eficaz


"Eu, o Tenente Diego, Cabo Willian, Cabo dos Anjos e Cabo Donizete estávamos em incursão por becos da comunidade, quando avistamos um indivíduo que, ao nos ver, alterou seu comportamento demonstrando nervosismo. Com isso, praticamente se entregou. Fizemos a abordagem e a pesquisa criminal apontou que já tinha passagem por roubo. Com ele, também encontramos a chave de uma residência, onde, ele acabou confessando, era o local em que escondia drogas. Nas buscas dentro da casa, achamos drogas, uma metralhadora, munição e também a contabilidade do tráfico", revelou o PM.

ROTA operação comunidade Nhocuné - Apreensão de cocaína, maconha, dinheiro, metralhadora, munição e a contabilidade do tráfico. Mais um golpe nos terroristas urbanos

Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar
ROTA operação comunidade Nhocuné - Apreensão de cocaína, maconha, dinheiro, metralhadora, munição e a contabilidade do tráfico. Mais um golpe nos terroristas urbanos

Ao todo, os Policiais acabaram apreendendo 1350 porções de cocaína, 346 de maconha, R$ 940, uma metralhadora 9mm, 22 munições, dois aparelhos de telefone celular e anotações dos traficantes. O suspeito foi encaminhado para o 65º Distrito Policial e vai responder pelo crime tráfico de drogas.

ROTA:Operação comunidade Nhocuné - Drogas e anotações apreendidas

Divulgação/Polícia Militar
ROTA:Operação comunidade Nhocuné - Drogas e anotações apreendidas
"O crime vai se adaptando às nossas ações para evitar a cadeia e o prejuízo, provavelmente vão tentar de alguma maneira esconder as drogas de um jeito diferente. É aí que nossa experiência e treinamento nos ajuda a perceber e analisar pequenos detalhes que nos levam ao sucesso no combate ao crime", disse o Tenente.

A Operação desta sexta-feira já acabou, mas a ROTA segue na região em patrulhamento. "Sempre vai facilitar nosso trabalho as informações dos moradores, tanto no momento da operação, quanto no 181 do disque denúncia, ou 190 do COPOM. O tráfico representa é uma séria ameaça para os cidadãos de bem e eles entendem isso e nos ajudam a fazer nosso trabalho, ligando inclusive no telefone da base (3315-0188)", finaliza o Tenente 
Morato.

ROTA:Operação comunidade Nhocuné - Centenas de doses de cocaína e maconha apreendidos
Divulgação/Polícia Militar

ROTA:Operação comunidade Nhocuné - Centenas de doses de cocaína e maconha apreendidos
O novo Comandante da ROTA, Tenente Coronel PM Mello Araújo, garante que este tipo de operação frequente e ostensiva, com alvos pré-determinados, vai continuar e ser intensificada. A população de bem, que vive acuada por estes verdadeiros terroristas urbanos, agradece.




Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

AO VIVO - Tv Junina - São João de Campina Grande - 24/06/2018

fonte: youtube

Atraso de 4h para show do Capital Inicial, homem é agredido por seguranças por solicitar o reembolso do valor pago

André Panico gravou vídeo após agressão em show neste sábado (10) Reprodução/ André Panico/  Facebook   Após mais de quatro horas de atraso para o início do show do Capital Inicial, neste sábado (10), no Luso Brasileiro, em São José dos Campos, um homem foi agredido, segundo ele, por seguranças após solicitar o reembolso do valor pago para assistir ao espetáculo. Ele postou um vídeo no Facebook falando sobre a agressão. Além da vítima, muitos fãs da banda postaram na página oficial do evento no Facebook muitas reclamações sobre o tempo de espera para o início do show. Segundo as postagens, a banda estava prevista para subir ao palco por volta das 22h, mas só foi se apresentar após quatro horas de espera do público. Um internauta disse que deixou o local  do show às 1h40 da madrugada. "Um show cuja abertura dos portões se deu às 22h e era previsto pra meia noite, e sperar por 4h, em pé, depois de ter levantado às 7h30 e trabalhado o dia inteiro e ir pra casa s...

Defeitos: Perda de potência nos motores da Hilux e SW4

Alaor: perda de potência e troca de turbina duas vezes (Marcelo Curia) Hilux e SW4 fabricadas de 2006 a 2013 apresentam carbonização no motor. Toyota já emitiu à sua rede dois boletins para tentar sanar o problema A picape Toyota Hilux e sua versão SUV, a SW4, são reconhecidas pelo público pela fama de serem quase indestrutíveis. Mas nem isso impediu que os dois modelos apresentassem um problema de carbonização nos seus motores a diesel produzidos entre 2006 e 2013. E o fato já é bem conhecido pela Toyota, que chegou a distribuir para sua rede de concessionárias dois boletins de serviço. O primeiro, intitulado BS019/09 e emitido em 14 de abril de 2009, para Hilux e SW4, fala sobre a excessiva “emissão de fumaça preta devido ao mau funcionamento da Válvula EGR”, que pode ficar travada. O segundo boletim chama-se BS060/09, de 28 de outubro de 2009, por conta da “cavitação do acento dos injetores”. Segundo esse do­cumento, a falha provoca perda de potência, marcha lenta ir...

Latino pode ser preso a qualquer momento por não pagar pensão

O cantor Latino pode ser preso a qualquer momento. A informação é do jornal Extra deste sábado (20).   A Justiça de Minas Gerais já expediu um mandado de prisão contra o cantor devido ao atraso de pensão feita pela cabeleireira Neusimar Cosendei, mãe de Ana Júlia, de 6 anos.    Na última quinta-feira (18), também  venceu o prazo para o cantor pagar três parcelas atrasadas  da pensão do seu filho Matheus, de 2 anos.     De acordo com o jornal, a Justiça deu autorização para a polícia buscar e prender o cantor até que o mesmo efetue o pagamento estipulado. Latino não é considerado foragido pois o ofício ainda não foi entregue a nenhuma delegacia.   No começo desta semana, Latino retirou sua agenda de shows de seu site oficial para que ele não seja encontrado facilmente. "Até agora, não entrou nada. Mas ninguém conseguiu encontrá-lo. Ele está fugindo", acusou Jaqueline Blandy, mãe do caçula, em entrevista ao jornal...

Mundo rural: Ferimentos em cavalos, como evitar que eles piorem os machucados

Há algum produto, ou tratamento, que impeça as mordidas constantes do meu cavalo em um ferimento na parte da frente da canela traseira dele, devido a um acidente com arame liso? O machucado já até aumentou de tamanho, por isso faço curativos para ele pastar e beber água e, à noite, deixo-o amarrado com cabo curto. Marcos Sextito, por email Ao manter a área da ferida limpa com o animal em bom estado de saúde, a cicatrização deve ocorrer normalmente, pois não houve complicação com contaminantes (bactérias e fungos). Contudo, a coceira, que faz com que o cavalo morda o ferimento, ocorre sobretudo quando há alguma contaminação. É importante ter muito cuidado com tétano, principalmente se o animal nunca foi vacinado. Por isso, a dica é lavar a região do machucado com sabão neutro e passar uma solução de clorexidine, ou algum produto que contenha antibióticos. Enfaixe o local e repita o procedimento uma ou duas vezes ao dia. O uso de corticoide também pode diminuir a coceira, mas tem ...

O Antagonista: A morte de Teori é o fim da Lava Jato?

Claudio Dantas comenta a articulação política para a substituição de Teori Zavascki e as causas - ainda inexplicáveis - do acidente. fonte: youtube

Restaurante Leite na Pista tem teto arrancado por vendaval que atingiu Tremembé SP

Um restaurante que fica às margens da rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, em  Tremembé , foi destelhado pela força da chuva e dos ventos que atingiram a região, na tarde desta segunda-feira (2). No Vale do Paraíba, os ventos chegaram a 77 km/h. O restaurante atingido é o 'Leite na Pista',   que fica no km 10 da rodovia, no lado sentido Campos do Jordão. Segundo os responsáveis pelo local, o estrago foi grande.   Em cerca de 10 minutos de temporal com ventos fortes, o local ficou destelhado, todo revirado e com vários danos na estrutura. Leia mais: G1 Vanguarda/ Vídeo Cale 360 News

Você está demitido - Globo não renova com Zeca Camargo como parte de plano para reduzir gastos

Na política de cortes de gastos que inclui a necessidade de administrar um elenco cada vez menor, a Rede Globo não renovou nesta quarta, 27, o contrato com o jornalista e apresentador  Zeca Camargo.  Com passagens pelo  Fantástico,   Vídeo Show  e  No Limite,  Zeca era um dos apresentadores do  É de Casa,  exibido nas manhãs de sábados. Em 2019, circularam boatos de que a emissora teria tentado reduzir o salário de Camargo, que por sua vez não teria aceito. Estima-se que o apresentador tinha um salário de 300 000 reais por mês, valor que a Globo não confirma. A emissora deve fazer outros cortes nos próximos dias. O departamento de teledramaturgia, que fica sob responsabilidade de Silvio de Abreu, será o mais afetado. O Globo emitiu o seguinte comunicado: Após 24 anos de uma trajetória conjunta, marcada por uma parceria de muito respeito e sucesso, o apresentador Zeca Camargo se despede da Globo.  Profissional multitalent...

Paulo Betti é acusado de intolerância religiosa após comparar Weverton, do Palmeiras, a goleiro Bruno

  O ator  Paulo Betti  recebeu  várias críticas  nas  redes sociais  quando comparou o goleiro  Weverton , do  Palmeiras , com  Bruno , ex-goleiro do  Flamengo  e condenado pela morte de  Eliza Samudio . Durante uma fala considerada preconceituosa, o ator reclamou da  “falação sobre  Deus ”  no discurso do atleta depois que seu time foi campeão da  Libertadores  no último dia 27. Paulo escreveu no  Twitter  que, ao ver a cena do homem rezando antes do jogo começar, se lembrou de Bruno, que costumava rezar no  Maracanã  e depois “ ia matar a moça e jogar para os cães”. Na sua declaração, o goleiro que foi tricampeão da Libertadores agradeceu a Deus pela sua vitória com o Palmeiras. Na ocasião, ele disse: “ Hoje, diante de tanta adversidade, Deus nos agraciou para que não fique dúvida de quanto ele é bom e nos colocou na história de um gigante.  Não é fácil  vencer duas ...

Organização projeta Agrishow 2022 mais tecnológica em Ribeirão Preto, SP

  O presidente da Agrishow, Francisco Maturro, disse neste sábado (9) que a organização da feira de agronegócios projeta mais tecnologia para a edição de 2022 em  Ribeirão Preto  (SP). O evento, que ocorre entre 25 e 29 de abril, é retomado três anos depois da última edição, em 2019. As feiras previstas para 2020 e 2021  foram canceladas por conta da pandemia do coronavírus. “Nesse período longo de três anos, as indústrias não pararam de desenvolver, porque o agro não parou nesse período. Consequentemente, as novidades estão todas acumuladas, nós teremos uma chuva de novas tecnologias apresentadas na Agrishow”, explicou. Na manhã deste sábado, os organizadores da feira participaram de uma coletiva de imprensa em um hotel de Ribeirão. Presente no evento, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Carlos Marchesan, também aposta que a tecnologia vai se destacar entre os expositores. “Nós vivemos hoje já entrando na cone...