Postagem em destaque

Conheça a trajetória de Carlos Chosn preso no Japão, o executivo que virou 'titã' da indústria automotiva

A montadora afirmou, em nota, que conduziu uma investigação interna por vários meses e descobriu que  Ghosn "subnotificou seus rendi...

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Usar o celular enquanto carrega é perigoso? Confira cuidados para evitar acidentes

Resultado de imagem para Usar o celular enquanto carrega é perigoso? Confira cuidados para evitar acidentes

Não são poucas as pessoas que utilizam seus celulares enquanto estão carregando sua bateria. Mas mexer em aparelhos eletrônicos enquanto eles estão sendo carregados pode trazer uma série de riscos, principalmente para os seus donos, devido a uma possível explosão ou descarga elétrica, e também para o próprio aparelho, diminuindo sua vida útil.


Por que é perigoso mexer no celular enquanto ele está sendo carregado?
De acordo com o professor de informática do Senac-RS Luiz Henrique Rauber Rodrigues, o superaquecimento do aparelho é o principal problema ao manuseá-lo durante o carregamento da bateria, especialmente em celulares com as opções de carga "rápida" ou "turbo", devido à grande quantidade de energia e volts utilizadas na ação.     
— O celular está esquentando porque está carregando e daí você faz mais uma atividade que vai esquentar o celular. Isso pode causar uma explosão, seguramente. Sem falar que danifica a bateria. O ideal, quando está carregando o celular, é não mexer nele — explica o docente. 
Caso seja necessário o uso do equipamento para a realização de ligações, deve-se desconectar o carregador do celular e retomar a carga da bateria apenas após o fim da chamada. Não há problema em responder rapidamente uma mensagem de texto, por exemplo. Porém, não é indicado o uso constante durante o carregamento. 

A importância do uso de acessórios originais 
Outra recomendação de Rodrigues é utilizar o carregador e cabos originais do aparelho, devido às diferentes configurações de voltagem e amperagem entre os modelos, que podem oscilar em equipamentos de marcar similar. 
— Se eu tenho um aparelho celular e não estou com o meu carregador, é melhor carregar na USB do computador, que vai demorar mais, pois ele envia menos energia, mas é mais seguro — diz o docente. 
O professor destaca também o risco de utilizar itens malconservados, caso de baterias que estejam inchadas, com formato diferente do original, visto que elas carregam muitos componentes químicos que podem vazar e causar danos às pessoas.
Tempestades intensificam riscos
No que se refere aos aparelhos residenciais, em momentos de forte chuva, com incidência de raios e trovões, a ação ideal é o desligamento dos cabos telefônicos. De acordo com o docente, eles representam mais perigo do que os fios da rede elétrica, podendo afetar até mesmo modens desligados. Não é recomendado usar equipamentos eletrônicos ligados à tomada porque eles podem conduzir descargas elétricas durante a tormenta. 

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

COMPARTILHE