Pular para o conteúdo principal

Supermercados da Venezuela são cercados; "Estamos com fome! Queremos comida!"

Resultado de imagem para venezuelanos com fome supermercado
CARACAS (Reuters) - Multidões de Venezuelanos se reuniam do lado de fora de alguns supermercados de Caracas neste sábado após o governo do presidente Nicolás Maduro obrigar estabelecimentos a reduzirem seus preços, no tumulto mais recente da crise de escassez de alimentos do país.
Autoridades ordenaram na sexta-feira que supermercados reduzissem os preços a níveis de um mês atrás, uma redução drástica dada a hiperinflação da Venezuela.
Em um dos supermercados, centenas de pessoas incluindo bebês, pensionistas e crianças com deficiências se reuniam em cenas caóticas.
"Estamos com fome! Queremos comida!", gritavam.
"Na minha casa, não comemos três vezes por dia", disse Mileidy Acosta, de 28 anos, com três crianças. "As pessoas estão cansadas. Uma pessoa que ganha um salário mínimo não pode comprar nem molho de tomate."
Maduro elevou o salário mínimo este ano, mas com a taxa de câmbio no mercado negro essa renda representa apenas 2 dólares por mês.
A moeda venezuelana se enfraqueceu 98 por centro ante o dólar norte-americano no último ano.
Além da fome que afeta milhões, escassez de medicamentos levou a mortes desnecessárias. Longas filas nos supermercados e pessoas se alimentando de restos no lixo são cenas comuns.
O governo de Maduro culpa a oposição, os Estados Unidos e empresários pelos problemas e afirma que estão travando uma "guerra econômica" contra seu governo.
Os oposicionistas, por sua vez, apontam como causa da situação atual para controles rígidos do câmbio e dos preços, adotados inicialmente há mais de uma década, e uma política econômica mal planejada.

Caracas Supermercado

Milhares de venezuelanos foram aos supermercados comprar comida mais barata após governo local ter obrigado lojas a baixarem preços. 

CARACAS - "A comida está impagável", reclama Domingo, em uma longa fila em frente a um supermercado de Caracas, na Venezuela, que está entre os estabelecimentos obrigados pelo governo da Venezuela a reduzir os preços em meio à espiral de hiperinflação.
Desde a madrugada de sábado, 6, filas extensas, vigiadas por militares, formaram-se em frente a supermercados de Caracas, após fiscalizações da Superintendência para a Defesa dos Direitos Socioeconômicos (Sundee) em mais de 200 estabelecimentos.
"Sabemos que isto é uma catástrofe, mas o que vou fazer? O salário não dá", lamenta o pedreiro Domingo Mata, 45, pai de três filhos, enquanto aguarda para comprar alimentos a preços até um quinto menores.
CaracasA fiscalização acontece após protestos pela falta de alimentos e de serviços básicos, como o de água e luz, no fim de 2017. 
O chefe da Sundee, Willian Contreras, informou que 214 supermercados de 26 redes foram inspecionados em Caracas, e que cerca de 350 estabelecimentos independentes serão fiscalizados nos próximos dias na capital e em outras cidades. Um controle de preços de alimentos básicos e um forte controle cambial, com o qual o governo monopoliza o acesso a divisas para importar produtos e matérias-primas, vigoram no país.
A fiscalização acontece após protestos pela falta de alimentos e de serviços básicos, como o de água e luz, no fim de 2017. Empresários apontam os controles como causa da crise sócioeconômica, com uma inflação projetada em mais de 2.300% para 2018 pelo FMI, a mais alta do mundo, e o desabastecimento de alimentos e remédios.
CaracasInflação em 2018 está estimada em 2.300% pelo Fundo Monetário Internacional. 
Segundo a organização patronal Fedecámaras, a indústria funciona a 30% de sua capacidade. O presidente Nicolás Maduro e altos funcionários culpam "uma guerra econômica" do empresariado, que busca gerar descontentamento popular.
"As grandes redes estavam remarcando preços sem nenhuma justificativa", declarou Contreras ao jornal Últimas Noticias. Yajaira Pereira, 60, saía de um supermercado com bolsas cheias de biscoitos doces e produtos de limpeza. "É uma boa medida", disse à AFP, embora tenha se queixado da falta de carne, farinha de milho e arroz.
Já Ana García lamentou a fiscalização. "É acabar de destruir tudo. Hoje você leva biscoitos e uma margarina. E amanhã?", questionou. Segundo a presidente do grêmio de comércio e serviços, María Uzcátegui, o resultado da fiscalização será "prateleiras vazias". 
Autoridades reportaram operações semelhantes em mercados de outros três estados, bem como em lojas de roupas e sapatos em Zulia (noroeste). / AFP

Maduro diz que Venezuela vai emitir US$5,9 bi em moeda virtual lastreada em petróleo


CARACAS (Reuters) - O presidente Nicolás Maduro disse na sexta-feira que a Venezuela emitirá 100 milhões de unidades de sua nova moeda virtual lastreada em petróleo nos próximos dias, embora não esteja claro se algum investidor irá desejar comprar a "petro" no momento em que o país-membro da Opep enfrenta uma crise econômica profunda e o governo tem pouca credibilidade.
O socialista Maduro surpreendeu no mês passado quando anunciou o lançamento da criptomoeda, lastreada pelas reservas de petróleo, gás, ouro e diamantes da Venezuela, como forma de contornar as sanções dos EUA que prejudicaram o acesso da Venezuela aos bancos internacionais.
Maduro especificou na sexta-feira que cada unidade da moeda virtual será vinculada à cesta de petróleo da Venezuela, que esta semana teve preço médio de 59,07 dólares por barril, de acordo com o Ministério do Petróleo. Isso implica que o total de criptomoeda emitida valerá pouco mais de 5,9 bilhões de dólares.
Há, porém, muita confusão sobre como o mecanismo funcionará. Os políticos da oposição já criticaram o projeto como uma idéia fantasiosa condenada ao fracasso e inútil em obter comida para os milhões que sofrem com a falta de produtos e a maior inflação do mundo.

Venezuela reúne notícias negativas do regime para provar 'guerra midiática (na Folha de S. Paulo)

A Chancelaria da Venezuela fez um levantamento do que considera notícias negativas sobre o país na imprensa dos EUA e nas principais agências de notícias para provar o que o chavismo chama de guerra midiática.
Assim como atribui a crise financeira e humanitária a uma "guerra econômica" coordenada pelo governo americano, o regime chavista considera que os meios de comunicação fazem uma campanha contra o país caribenho.
Juan Barreto - 5.jan.2018/AFP
Funcionário da Assembleia Nacional da Venezuela hasteia bandeira antes de sessão plenária
Funcionário da Assembleia Nacional da Venezuela hasteia bandeira antes de sessão plenária
O estudo foi revelado na noite de sexta-feira (5) por Nicolás Maduro e reiterado neste sábado (6) pelo ministro da Comunicação, Jorge Rodríguez. Os critérios para definirem quais são negativas, porém, não foram divulgados.
Segundo as autoridades venezuelanas, os meios de comunicação americanos geraram 3.880 notícias negativas em 2017 sobre a Venezuela —a maior parte, 1.860, durante as manifestações opositoras entre abril e julho.
O maior número foi obtido em julho (531). A líder no ranking chavista é a Bloomberg, com 245 notícias negativas, seguidas pelos jornais "Miami Herald", "The Washington Post" e "The Wall Street Journal".
A partir das pesquisas nos jornais, foi feita uma classificação das notas publicadas vindas das agências. A Reuters foi a mais usada, com 60% de informações negativas, seguida pela Associated Press (31%) e a AFP (9%).
Para Maduro, trata-se de uma "propaganda de guerra" à qual chamou de um bombardeio que "faz parte da guerra midiática contra a Venezuela, e especificamente, contra o governo bolivariano".
Ele ordenou que Rodríguez e o chanceler, Jorge Arreaza, convoquem uma entrevista coletiva "para explicar a verdade da Venezuela sobre a ofensiva midiática dirigida por Washington".
"[A entrevista] se realizará para despertar a consciência no mundo, em nosso povo, gerar consciência, da campanha mundial que derrotamos e que estamos enfrentando. Chamo a defender toda a verdade da Venezuela", declarou.
Para ele, o número de notícias negativas diminuiu devido à instalação da Assembleia Constituinte, convocada pelo mandatário e composta integramente por seus aliados, à qual atribui o que chama de chegada da paz ao país.
Rodríguez reiterou a versão do suposto fracasso da "guerra midiática". "Esses meios de comunicação conseguiram que compatriotas tenham sucumbido ao ódio", disse. "Dedicaram-se a provocar uma situação de angústia e desesperança que não teve nenhum sucesso."
PRESSÃO
A imprensa estrangeira é atacada pelo chavismo desde que Hugo Chávez (1954-2013) tomou posse, em 1999, mas foi quando Maduro chegou ao poder, em 2013, que as reações aos jornalistas se intensificaram.
No ano passado, foram proibidos na Venezuela os canais CNN en Español, El Tiempo TV, RCN e Caracol (Colômbia) e Todo Noticias (Argentina). Os quatro últimos tiveram o sinal desligado por informarem sobre os protestos.
Já a CNN saiu do ar depois que publicou reportagem investigativa acusando diplomatas venezuelanos de cobrarem milhares de dólares para conceder ilegalmente passaportes a cidadãos de países do Oriente Médio.
O esquema seria coordenado pelo vice-presidente, Tareck El Aissami, de origem síria. Também foram deportados 30 jornalistas estrangeiros e 464 repórteres nacionais e internacionais foram presos, segundo o Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa.
Em 11 de fevereiro os detidos foram os repórteres brasileiros Leandro Stoliar e Gilzon Souza, da RecordTV, capturados enquanto investigavam denúncias de propina da Odebrecht. Após dois dias de encarceramento, foram expulsos do país.
Milhares de venezuelanos foram aos supermercados comprar comida mais barata após governo local ter obrigado lojas a baixarem preços.  

fonte: Notícias Agrícolas

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...