Pular para o conteúdo principal

"Michel Temer pode ser melhor que Itamar Franco"?

Simon Schwarzman (Foto: Época/Editora Globo)
O sociólogo e cientista político Simon Schwartzman, pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade do Rio de Janeiro, está parcialmente otimista sobre o governo de Michel Temer. "Não será uma maravilha", diz. "Mas haverá uma perspectiva econômica mais otimista até as eleições de 2018." Para ele, a reforma econômica é tão urgente que mesmo reformas necessárias, como a política, podem ser postergadas. Schwartzman diz que uma equipe minimamente coerente na área econômica pode contribuir para mudar o panorama de incerteza brasileiro. Para ele, o PT tende a resistir às mudanças, mas a oposição tende a arrefecer à medida que secar também a fonte de financiamento público dos movimentos populares ligados ao partido. "O PT precisa se reinventar de alguma maneira se quiser continuar existindo"
ÉPOCA — Quais serão as urgências de Michel Temer na Presidência?
Simon Schwartzman — 
A questão urgente é o equilíbrio econômico, pois o país está numa crise muito séria. Temos de ter pelo menos uma perspectiva de estabilidade. Depois, uma série de reformas têm de ser aprovadas no Congresso. Algumas de curto prazo, outras de longo. Na área social, há uma série de programas que precisam ser avaliados e ajustados para funcionar melhor. O Bolsa Família, o Programa de Financiamento Estudantil e o Pronatec são exemplos de programas em que o governo colocou muito dinheiro e que hoje estão paralisados. Há uma  agenda grande pela frente.
ÉPOCA — Temer chega à Presidência menos por apoio popular ao seu nome e mais por rejeição a Dilma Rousseff. Como ter apoio do Congresso sem dinheiro em caixa e reformas amargas por fazer? 
Schwartzman — 
Uma questão complicada é como conseguir apoio no Congresso, sem fazer concessões que não podem ser feitas. O próprio PMDB, partido de Temer, tem uma atitude parasitária em relação ao governo. Ele vai ter de ser capaz de resistir a isso. Não sei o quanto conseguirá. Enfrentará uma oposição muito grande do PT para sair do governo. É um governo que não tem a legitimidade de uma eleição. Isso causa uma certa debilidade. Por ser um desafio muito grande, talvez Temer se concentre nas questões mais imediatas na área econômica e deixe o resto mais demorado, postergado. A questão da reforma política também é muito importante, mas talvez o governo não tenha condições de lidar com isso. Sistema eleitoral, sistema de voto, sistema partidário, parlamentarismo, tudo tem de ser colocado. Talvez não haja tempo para mexer em tudo isso.
ÉPOCA — Por que a reforma política é prioritária?
Schwartzman — 
O Supremo Tribunal Federal proibiu doações de empresas privadas para as campanhas políticas. Quem vai financiar? Os partidos não têm recursos. Isso implica mexer no sistema eleitoral. Outro problema muito sério é a desmoralização da Câmara dos Deputados, que requer mudanças para fazer os eleitores se sentirem representados. São reformas urgentes, mas complicadas, porque dependem do próprio Congresso para mudar. Não sei se o governo vai enfrentar esse programa, mas deveria.
ÉPOCA — Quais as chances de o governo dar certo?
Schwartzman —
 Dada a profundidade da crise que estamos vivendo, se houver governo minimamente funcionando e com equipe coerente na área econômica, já mudará bastante o panorama. Não deve ser uma maravilha, mas acho que tem chance de dar certo.
ÉPOCA — Temer tem mais chances de sucesso que Itamar Franco, vice-presidente que assumiu após o impeachment de Fernando Collor, em 1992?
Schwartzman — 
Itamar começou muito errático. Não tinha filiação partidária, propriamente. Trocou o Ministro da Fazenda não sei quantas vezes. Só assumiu de verdade com o Plano Real, já no final. O PMDB é o oposto. Temer está na política há muito tempo, profundamente ligado ao partido. Tem noção clara de onde ir. Itamar não tinha essa carga.
ÉPOCA — Collor foi eleito por um partido nanico (PRN), incapaz de protestar contra sua saída e atrapalhar Itamar. Temer, por sua vez, terá a oposição do PT.
Schwartzman —
 Os níveis de rechaço ao governo Dilma chegaram a um ponto muito alto, atingiram o PT e toda a coligação política. Além do mais, vários movimentos populares são financiados com dinheiro público. Devem arrefecer, à medida que esses financiamentos deixarem de existir.
ÉPOCA — Dilma apelou para o discurso do medo, ao dizer que Temer cortaria programas sociais como o Bolsa Família. Qual a chance de isso ocorrer?
Schwartzman —
 Acho que não ocorre. O principal programa social, Bolsa Família, tem impacto grande e é um programa barato. Não vejo ninguém querendo interromper o Bolsa Família. Podem até aperfeiçoá-lo. Acho que programas na área da educação fenecerão porque foram  mal concebidos e têm impacto duvidoso. O Pronatec é um programa gigantesco, muito caro. O Fies estava totalmente fora de controle. O próprio governo Dilma percebeu o erro e estava tentando ajustá-lo. Certos programas não precisam de recursos adicionais, apenas de melhor administração. Áreas de âmbito social precisam ser revistas e fortalecidas.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Globo - Desfile das Escola de Samba - Rio de Janeiro - 12/02/2018

fonte: youtube

Confira a fabricação dos motores do Onix e do Prisma na GM de Joinville

Todas as fases produtivas são monitoradas em tempo real e à distância Depois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) pois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) Os trabalhos começam com a usinagem do cabeçote de alumínio, que chega de um fornecedor de Minas Gerais já fundido. Os tempos do  Chevette  e do  Monza , carros de grande sucesso da  General Motors nas décadas de 1980 e 1990, ficaram definitivamente para trás. O processo de fabricação de  automóveis  mudou muito desde então. Fábrica de Joinville, às margens da BR-101, destaca-se pelo ambiente bem iluminado, silencioso e de temperatura agradável A fábrica onde são feitos os motores das linhas Prisma e Onix, em Joinville, chama a atenção pela tecnologia inserida em todas as fases do processo de usinagem do cabeçote e da montagem do motor.  A primeira etapa de usinagem cuidará d...

Fiat Mobi e Chevrolet Onix duelam em requisito segurança em novo teste Latin NCAP,

O  Fiat Mobi  foi mal no teste de segurança do Latin NCAP divulgado nesta terça-feira (01) e conquistou só uma estrela na proteção a adultos. A segurança de crianças ficou com duas estrelas.  Segundo o órgão, o desempenho do modelo na simulação de teste dianteiro foi razoável, mas a estrutura do carro se mostrou "inapropriada para suportar impacto lateral". O Mobi ofereceu proteção "pobre" para o peito do motorista em acidentes laterais e "débil" e "marginal em outras regiões do corpo. Apenas a cabeça e partes das pernas tiveram proteção considerada "boa" nos testes. Para classificar a segurança a adultos, o órgão atribui pontos que podem chegar ao máximo de 34, porém o  Mobi  conquistou apenas 19,20 pontos.  Já a segurança de crianças pode chegar a 49 pontos, mas no caso do compacto foram apenas 26,98 pontos. " O impacto lateral é o grande problema do carro porque há alta penetração do pilar B. Como mostram as imagens, a estrut...

AO VIVO - Ferroviária X Santos - Campeonato Paulista - Narração - 10/02/2018

fonte: youtube