Pular para o conteúdo principal

Quem é Michel Temer?

 Temer assumiu a presidência do Brasil, mas de onde ele veio?
Michel Temer é o atual presidente do Brasil. Situação essa que deve durar, pelo menos, até que o processo do impeachment seja finalizado com uma votação no senado - o que pode ocorrer em até 180 dias. Apesar de ser nosso novo presidente, e essa ser a primeira vez que Temer tem, de fato, chance de se consolidar como chefe do Executivo brasileiro, o poder está longe de ser uma novidade. Temer já assumiu os mais diversos cargos na política brasileira - incluindo o de presidente, quando ele substituiu não só Dilma, mas também Lula e Fernando Henrique Cardoso.
Temer é paulista, nasceu em Tietê (SP) no ano de 1940. Aos 16 se mudou para São Paulo capital, onde terminou o Ensino Médio e, em 1959, ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, parte da USP. Foi justamente nessa época que ele começou a se meter com política - nessa fase, em escala estudantil. Em 1963 chegou a ser indicado para assumir a presidência do Diretório Central dos Estudantes, mas abriu mão para não bater de frente com o então presidente da União Nacional dos Estudantes (que tinha um posicionamento de esquerda - oposto ao seu): José Serra - seu novo ministro das Relações Exteriores. Temer gosta de política, não de embate. Pelo menos não direto.  Em uma entrevista para a Revista Piauí, em 2010, Temer contou que isso lhe rendeu apoio do político na câmara, anos mais tarde.
Assim que se formou, começou a dar aulas de Direito na PUC. Virou parceiro de Franco Montoro, um de seus colegas de trabalho. "Frutificai e multiplicai-vos", a religião apareceu para unir. Os dois se aproximaram e trabalharam juntos em teses sobre democracia cristã. Acabou que Montoro se tornou governador do Estado de São Paulo - e Temer pegou carona no sucesso do amigo. Ganhou um cargo dele: em 1982 (um ano após se filiar ao PMDB), tornou-se procurador-geral do estado. Dois anos depois, mudou de cargo, virou secretário de Segurança. Voltaria a exercer a mesma função dez anos depois, logo depois do massacre do Carandiru, a convite de Luiz Antônio Fleury Filho.
Depois que Montoro lhe deu um nome, as coisas já ficaram mais fáceis. Em 1986 tentou uma vaga na Câmara dos deputados. Quase não rolou, apesar de não conseguir os votos se elegeu como suplente, e participou da Constituinte de 1988. Foi ganhando força dentro do partido. Em 1995 virou o líder do PMDB na câmara, e, dois anos depois virava o presidente da Casa - contando com o apoio do então chefe do Executivo, Fernando Henrique Cardoso.
Temer não passou desapercebido durante seu mandato. Triplicou a verba de despesas dos parlamentares. Ganhou moral com seus colegas. Ficou ainda mais influente dentro da casa. Começou a se desentender com FHC, e criou um movimento que ficou conhecido como "Reage Câmara", onde parlamentares clamavam por mais independência do Executivo. Coincidência com os tempos atuais, ou não, foi nessa época, que Temer virou presidente pela primeira vez: durante uma viagem do Presidente e seu vice, o PMDBista assumiu o controle do país por quatro dias.Em 1999 voltou a assumir a presidência da Câmara, quando vetou o impeachment de Fernando Henrique. Também assumiu o cargo em 2009 - dessa vez, com o apoio de Lula, também chegando a assumir a presidência quando ele e seu vice saíram do país.


Em 2010, virou vice-presidente de Dilma Rousseff, e os fatos já ficam mais recentes na memória. Primeiro mandato mais quieto. Segundo, mais porrada. Carta em Latim, áudio de 15 minutos no WhatsApp ensaiando discurso de posse, foto sorrindo com o resultado da votação na Câmara sobre o impeachment. Enfim, Presidente da República.
Em meio aos gritos de brasileiros contra a corrupção, Temer, ironicamente, também tem a ficha suja.  Em 2009, foi citado 21 vezes em documentos da Operação Castelo de Areia - seu nome esteve associado a um montante de 345 mil dólares. Só que não deu em nada, o Supremo Tribunal de Justiça anulou a operação e ele nunca foi condenado por isso. Não para por aí. Temer foi condenado no último dia 5 por doar mais do que a lei permite para campanhas políticas. Ainda há espaço para recurso, mas, atualmente, se enquadra na lei dos ficha-suja e não pode concorrer a cargos públicos pelos próximos 8 anos. Há ainda processos no Tribunal Superior Eleitoral, que clamam irregularidades nas doações para a campanha de Dilma. Se comprovadas, a chapa é cassada, e aí nova revirovolta: Temer perde o mandato. O atual presidente da república também já teve o nome citado por delatores na Operação Lava Jato - não só ele, sete dos seus possíveis ministros também aparecem na operação da Polícia Federal.
Não dá para saber o que vem pela frente, mas o passado de Temer já está registrado - e como ele mesmo diz: "Verba volant, scripta manent" (As palavras voam, os escritos permanecem).

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Globo - Desfile das Escola de Samba - Rio de Janeiro - 12/02/2018

fonte: youtube

Confira a fabricação dos motores do Onix e do Prisma na GM de Joinville

Todas as fases produtivas são monitoradas em tempo real e à distância Depois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) pois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) Os trabalhos começam com a usinagem do cabeçote de alumínio, que chega de um fornecedor de Minas Gerais já fundido. Os tempos do  Chevette  e do  Monza , carros de grande sucesso da  General Motors nas décadas de 1980 e 1990, ficaram definitivamente para trás. O processo de fabricação de  automóveis  mudou muito desde então. Fábrica de Joinville, às margens da BR-101, destaca-se pelo ambiente bem iluminado, silencioso e de temperatura agradável A fábrica onde são feitos os motores das linhas Prisma e Onix, em Joinville, chama a atenção pela tecnologia inserida em todas as fases do processo de usinagem do cabeçote e da montagem do motor.  A primeira etapa de usinagem cuidará d...

Fiat Mobi e Chevrolet Onix duelam em requisito segurança em novo teste Latin NCAP,

O  Fiat Mobi  foi mal no teste de segurança do Latin NCAP divulgado nesta terça-feira (01) e conquistou só uma estrela na proteção a adultos. A segurança de crianças ficou com duas estrelas.  Segundo o órgão, o desempenho do modelo na simulação de teste dianteiro foi razoável, mas a estrutura do carro se mostrou "inapropriada para suportar impacto lateral". O Mobi ofereceu proteção "pobre" para o peito do motorista em acidentes laterais e "débil" e "marginal em outras regiões do corpo. Apenas a cabeça e partes das pernas tiveram proteção considerada "boa" nos testes. Para classificar a segurança a adultos, o órgão atribui pontos que podem chegar ao máximo de 34, porém o  Mobi  conquistou apenas 19,20 pontos.  Já a segurança de crianças pode chegar a 49 pontos, mas no caso do compacto foram apenas 26,98 pontos. " O impacto lateral é o grande problema do carro porque há alta penetração do pilar B. Como mostram as imagens, a estrut...

AO VIVO - Ferroviária X Santos - Campeonato Paulista - Narração - 10/02/2018

fonte: youtube