Pular para o conteúdo principal

Políticos se articulam para barrar a Lava Jato e calar Moro




A maior operação contra a corrupção da história do país acelerou o desgaste de um governo já combalido pelo desastre econômico e contribuiu para o avanço do processo que pode resultar na saída definitiva da Presidente da República.
Se antes da abertura do processo de impeachment a Lava Jato era acusada por alguns de ter um indisfarçável viés contra o governo, agora  —  com o afastamento de Dilma Rousseff  —  a operação passou a fazer parte do discurso de salvação da mandatária afastada. De perseguido por juízes e procuradores politicamente motivados, o governo petista passou a vender a imagem de ser a única, ou pelo menos a mais segura, garantia de que as operações irão continuar. O governo Temer  —  é o que dizem  —  é a certeza de um acordão em nome da impunidade.
Há nessa mudança um reconhecimento de que o discurso original do Partido dos Trabalhadores não colou. Quando o impeachment ainda não era uma realidade visível, a estratégia do governismo foi atacar as investigações. Diziam que havia vazamentos seletivos, violações de garantias individuais e um foco excessivo sobre o PT (ainda que o primeiro político formalmente implicado tenha sido um peemedebista  —  Eduardo Cunha  —  e ainda que áudios vazados revelem que a operação ameaça grandes nomes de outros partidos).
Em entrevista após o famoso episódio de sua condução coercitiva, o Lula afirmou que “estamos vivendo um processo onde o que vale é a pirotecnia e o show midiático”. Em coletiva para jornalistas estrangeiros, afirmou que o Juiz Sérgio Moro foi “picado pela mosca azul”, insinuando que o magistrado estaria deslumbrado com seu recente poder. Em outra entrevista, desta vez ao jornalista Glenn Greenwald, o ex-presidente disse que a Lava Jato está influenciando “no custo do PIB, no custo do desemprego, na quantidade de dinheiro que deixou de ser investido neste País”, e não deixou de acrescentar: também está aumentando o “ódio ao PT”.
As críticas foram reproduzidas por petistas e apoiadores do então governo. Colunistas passaram a repetir que o verdadeiro alvo dos procuradores e do temível juiz Sérgio Moro era o governo petista, no que seria, sem sombras de dúvidas, “uma operação judicial com objetivo político-partidário”. Outros denunciavam o “desastre político e econômico” resultante da Operação Mãos Limpas, inspiradora da Lava Jato e, assim como ela, mais uma “cruzada moralista”. Houve até mesmo quem usasse declarações do filho de um político implicado na Mani Pulite para criticar a investigação brasileira: se a Mãos Limpas quebrou a Itália, “a Lava Jato quebra o Brasil”.
Em texto publicado no site oficial do Partido dos Trabalhadores, o presidente da sigla, Rui Falcão, atacou os “desmandos perpetrados em nome da chamada Operação Lava Jato”, dentre os quais se incluiriam
os exageros das delações forçadas, dos vazamentos seletivos de informações, [o] excesso das prisões preventivas, (…) a espetacularização dos julgamentos, (…) restrições ao direito de defesa e ao trabalho dos advogados e  —  por que não?  —  uma atuação judicial arbitrária e absolutista, de todo incompatível com o papel que se espera ver desempenhado por um juiz , na vigência de um Estado de Direito.

2.

A mudança no tom do discurso dos petistas sobre a Lava Jato é ilustrada pelo próprio Rui Falcão. Se em janeiro o presidente do PT fazia duras críticas à operação, em abril, às vésperas da sessão da Câmara dos Deputados que decidiria sobre a abertura do processo de impeachment, ele afirmou que “um dos motivos sinistros que se escondem atrás do golpe” seria a “ideia de que as investigações [da Lava Jato] serão barradas”. O Estadão informou que a fala seria parte de uma estratégia combinada com Lula, ele também um antigo crítico da operação.
Outros políticos petistas abraçaram a estratégia. A senadora Regina Souza (PT-PI) afirmou, da tribuna do Senado, que a operação Lava Jato seria parada por um “acordão” em caso de impeachment da presidente Dilma. O mesmo fez Gleisi Hoffman, senadora petista pelo Paraná, ao denunciar um possível acordo entre PSDB e PMDB para barrar as investigações. Ivan Valente, líder do PSOL na Câmara, disse que o impeachment tinha como objetivo “salvar deputados investigados pela Operação Lava Jato”.
Blogs ligados ao governo também passaram a repercutir notícias e opiniões que ecoavam o novo discurso do Planalto. O Diário do Centro do Mundo divulgou imagem de uma conversa de whatsapp do deputado Cabuçu Borges em que ele, num tom eufórico, afirmava que Temer iria “parar a operação”. A imagem era falsa.
Tereza Cruvinel, colunista do portal mais governista do país, o Brasil247, afirmou que “se houver impeachment, [os políticos de oposição] vão providenciar um enterro sem luxo para a Lava Jato”. A pressa no julgamento do impeachment, segundo Cruvinel, aumentou com a delação do senador Delcídio do Amaral, que “alvejou Michel Temer (…) e feriu Aécio Neves, exumando sua relação com a lista de Furnas”. Delcídio também citou Dilma e Lula e suas tentativas de interferir na operação, mas a colunista não fez referência a esse fato.
Os perigos do “acordão” das oposições no pós-impeachment também chegou à imprensa internacional. Celso R. Barros, em texto para o The New York Times, citou o receio do procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força tarefa da Lava Jato, com um acordo de políticos investigados para frear a operação num eventual Governo Temer. Como isso poderia ser feito? Segundo Barros, “pela aprovação de leis que façam futuras iniciativas anti-corrupção mais difíceis, ou pela substituição do comando da Polícia Federal”.

3.

Há temores legítimos com o futuro da Lava Jato e das investigações contra a corrupção no Brasil. Mas é preciso diferenciar temores legítimos de uma “narrativa” de defesa lançada pelo governo afastado. Parte das temidas medidas contra a operação que seriam adotadas no novo governo já está em curso, e tem um pedigree conhecido.
Com o apoio do PT, o deputado Wadih Damous (PT-RJ) apresentou, em fevereiro deste ano,projeto que altera a Lei nº 12.850/2013, que trata das organizações criminosas e disciplina as delações premiadas. Pela proposta de Damous, passa a ser “condição para a homologação judicial da colaboração premiada a circunstância do acusado ou indiciado estar respondendo em liberdade ao processo ou investigação instaurados em seu desfavor”.
Na prática, os juízes se veriam obrigados a manter em liberdade pessoas que têm chances reais de prejudicar as investigações ou, então, a abrir mão da obtenção de provas por meio de colaborações (já que os réus ou investigados presos não poderiam colaborar).
Damous, além de dificultar a realização de acordos de colaboração premiada, quer também reforçar a narrativa de que a Lava Jato está utilizando as prisões preventivas como instrumento para a obtenção de delações. O fato, contudo, é que dos 65 acordos firmados, apenas 14 foram feitos com o réu preso.
Para jornalistas, o projeto de lei do deputado petista pode ser ainda mais grave. Ele inclui o art. 21-A na Lei n° 12.850/13, com o seguinte teor: “Constitui crime divulgar o conteúdo dos depoimentos colhidos no âmbito do acordo de colaboração premiada, pendente ou não de homologação judicial”. A conduta tipificada no projeto de Damous não é o “vazamento” dos depoimentos, mas a divulgação, pelos jornalistas, das informações obtidas. O termo “divulgar” é amplo o suficiente para abarcar atividade jornalística, que não é excepcionada no projeto. O trabalho da imprensa, em casos de corrupção, não só seria mais difícil: seria, também, criminoso.
O incansável Wadih Damous também sugeriu que apresentará projeto de lei conferindo foro privilegiado para ex-presidentes, indo na contramão das críticas que o instituto vem recebendo (especialmente diante da demora do STF no julgamento de políticos). Que outro objetivo teria Damous senão o de proteger Dilma e, especialmente, Lula?
Outro deputado petista, Paulo Teixeira (PT-SP), apresentou projeto de lei para impedir que juízes que atuem na fase de inquérito possam (como atualmente ocorre no Brasil) atuar na fase processual. De acordo com o PL n° 4900/2016, “o juiz que manifestar-se, de qualquer modo, no curso de investigação criminal, inclusive para o fim do disposto no parágrafo 2º, do artigo 282, deste Código, ficará impedido para processar e julgar eventual ação penal instaurada pelos mesmos fatos objeto da investigação”.
A divisão funcional entre juízes que atuam na fase investigatória e juízes que atuam na fase processual existe em outros países, e sua introdução no Brasil tem sido alvo de discussões antigas, e é um debate legítimo  —  e que precisa ser travado. Teixeira, todavia, propôs a mudança (o projeto foi apresentado em 04 de abril de 2016) justamente quando o juiz Sérgio Moro aproximou-se de Lula. Se seu projeto fosse aprovado antes de uma eventual denúncia contra Lula ser proposta e aceita, Moro não poderia julgá-lo (mesmo que Lula não tenha foro especial) por já ter atuado na fase de investigação, autorizando grampos e diligências que o envolviam.
Não é demais lembrar, também, que o ex-ministro da Justiça, Eugênio Aragão, assumiuafirmando que a “permanência de ninguém neste Ministério (…) está garantida”. Referia-se, no caso, ao Diretor-Geral da Polícia Federal, Leandro Daiello. Aragão também disse que se “cheirasse” vazamento  —  mesmo sem comprovação de responsáveis  —  a equipe da PF seria trocada. O ministro só recuou após reação de policiais e delegados.

4.

Chegamos, então, ao áudio vazado de conversa entre Renan Calheiros e Sérgio Machado. Jornais noticiam  —  com manchetes destacadas  —  que Renan mencionou, na conversa, o interesse de alterar a lei que regulamenta as delações premiadas. Colocada dessa forma, e no contexto do noticiário atual (após vazamento de áudio de Romero Jucá), a manchete procura contribuir para a narrativa de que o PMDB  —  e só ele  —  quer frear a Lava Jato.
Como já escrevi, essa narrativa não convence. Se Celso R. Barros estava certo em afirmar que os perigos à operação Lava Jato viriam de propostas legislativas e mudanças no comando e nas equipes da PF, estava errado em supor que seriam os peemedebistas os primeiros a tentar pôr em prática essa estratégia. Não foram. Na corrida para parar a Lava Jato, o PT saiu na frente. O fato de ter tropeçado e, temporariamente, ficado de fora da corrida, não significa que não estava no páreo.
Até o momento, no entanto, a Lava Jato tem resistido, provando que Sérgio Moro estava certo quando afirmou a importância da opinião pública para a continuidade da operação.
Com efeito, uma mudança de governo colocaria, de uma forma ou de outro, novos desafios à Lava Jato. Mas esses desafios também seriam colocados pela manutenção do governo anterior. Não era e nem nunca foi crível que a Lava Jato, avançando cada vez mais no núcleo político do país, encontrasse facilidades para sua continuidade  —  seja sob um governo petista, seja sob um governo liderado por Temer.
No presciente artigo “Considerações sobre a operação Mani Puliti”, o Juiz Moro escreveu que “é ingenuidade pensar que processos criminais eficazes contra figuras poderosas, como autoridades governamentais ou empresários, possam ser conduzidos normalmente, sem reações”.
Essa reações já começaram no governo petista, e irão continuar no governo do PMDB. A garantia de continuidade da Lava Jato, no entanto, não depende de quem esteja no governo. Depende sim, como também já afirmava Moro, de “um Judiciário independente, tanto de pressões externas como internas [e da] opinião pública (…) essencial para o êxito da ação judicial”. Fiquemos atentos, então.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40

Buscando ter ‘maior bumbum do mundo’, mulher revela não conseguir achar poltrona em que caiba; VEJA FOTOS

Natasha Crown, uma modelo sueca famosa por buscar ter o “maior bumbum do mundo”, compartilhou um vídeo recentemente que revela a dificuldade que ela enfrenta para encontrar uma poltrona em que possa se acomodar. Natasha já gastou mais de R$ 700 mil em procedimentos estéticos para aumentar suas nádegas. Sua última medição registrou um bumbum de 2,2 metros. Um dos 2,3 milhões de seguidores dela no Instagram perguntou: “Como você faz para viajar? Como é a experiência nos assentos?”. Outro seguidor criticou: “Nunca vou entender por que você fez isso. Isso é tão ruim.” No entanto, Natasha não pretende parar. Ela continua com os procedimentos de Brazilian lift, nos quais a gordura é retirada de outras partes do corpo e injetada nas nádegas. A modelo também adotou uma dieta que inclui dezenas de pizzas e 12 quilos de Nutella em dois meses, com o objetivo de ganhar peso. A meta de Natasha tem um nome: Mikel Ruffinelli. Essa americana, mais conhecida como Diva, detém o recorde mundial com uma c