Pular para o conteúdo principal

Venezuelanos passam fome e padecem com a inflação, Maduro usa a violência para ficar no poder




As cenas de penúria dos venezuelanos se tornaram corriqueiras nos últimos anos, mas atingiram o ápice na semana passada. A crise de abastecimento deixou as prateleiras dos supermercados totalmente vazias. Nesta segunda-feira (23), até a Coca-Cola anunciou que interrompeu a produção de refrigerantes no país por causa da falta de açúcar no mercado. Nos hospitais, recém-nascidos e doentes crônicos morreram nos corredores por causa da falta de remédios e de equipamentos. Uma epidemia de fome se alastrou no país. Nos últimos dois anos, a crise na Venezuela só piorou. O país sofreu uma implosão rara em países sem guerra: a taxa de mortalidade quadruplicou, a inflação de 180% em 2015 colocou mais de 70% da população na pobreza, uma onda de criminalidade incontrolável obriga as pessoas a ficar trancadas em suas casas.

Enquanto os venezuelanos agonizam, o presidente do país, Nicolás Maduro, faz a única coisa que sabe: discursa. Enfurnado na bolha imaginária que a cleptocracia chavista criou para tentar se manter no poder, Maduro aparece em rede nacional e sobe no palanque ao menos duas vezes por dia. As políticas do chavismo para contornar a crise histórica seriam cômicas, não fossem trágicas. No começo do mês, Maduro criou a semana de trabalho de dois dias para o funcionalismo público, uma medida para controlar o gasto de energia. Na semana passada, decretou “estado de exceção” para proteger “o povo do golpe em curso promovido por forças externas”. Para recuperar a “capacidade produtiva do país”, determinou a ocupação pelos trabalhadores de quaisquer parques industriais parados.

As soluções mágicas de Maduro não terminam por aí. Na última quarta-feira, dia 18, em seu programa de rádio e TV, En contacto com Maduro, o presidente da Venezuela deu valiosas informações sobre como a população poderia enfrentar a crise de desabastecimento crônica: fazendo em casa farinha de feijão para substituir a farinha P.A.N., uma farinha à base de milho que sumiu dos mercados. A farinha P.A.N. é o insumo básico para produzir um pão típico da Venezuela, a arepa. Só há um problema na ideia de Maduro: o feijão é um dos itens básicos que sumiram dos supermercados.

A lista de bravatas de Maduro é infindável. No País Maravilha criado pelo presidente e pelos chavistas, são as forças internacionais que conspiram contra seu governo e instigam a população. A culpa pela hiperinflação que poderá chegar a 720% neste ano não é da distribuição de benesses à custa de impressão ilimitada de dinheiro, mas dos empresários gananciosos. O sumiço dos produtos básicos nada tem a ver com o controle de preços, que se aplica de alimentos e medicamentos vitais a desodorantes, fraldas e papel higiênico. A culpa da escassez é da “guerra econômica” patrocinada pelos Estados Unidos. O chavismo, há 17 anos no poder, nada tem a ver com a pior crise da história do país. “A derrocada da Revolução Bolivariana está ligada ao gigantesco saque do Erário por funcionários, oficiais militares e seus cúmplices bolivarianos”, escreveu o venezuelano Moises Naim, um dos principais analistas políticos internacionais. “Na Venezuela, a cleptocracia disfarçada de ideologia socialista e amor pelos pobres destruiu o Estado.”

A situação deverá piorar nas próximas semanas. A crise da saúde é a pior na história da Venezuela. Centenas morreram nos últimos dias por falta de medicamentos. Dezenas de milhares de pacientes HIV positivos só encontram os antirretrovirais com muito custo. Os pacientes com câncer não têm acesso à quimioterapia. Mesmo a malária – que tinha praticamente desaparecido da Venezuela havia uma geração e pode ser tratada com remédios baratos – retornou com resultados mortais. O aumento da temperatura provocado pelo fenômeno El Niño causou uma grave seca. As empresas públicas de água responderam à redução do nível das reservas com medidas de racionamento. Alguns bairros pobres passam semanas sem água corrente. A criação de reservatórios caseiros e água em baldes fez disparar o número de casos de zika, dengue, chikungunya e malária.


Os apagões são diários: Caracas passa quatro a cinco horas por dia no escuro. Mesmo com as centenas de milhões de dólares supostamente investidos desde 2009 para construir novas usinas de energia movidas a óleo diesel e gás natural. Fora a crise crônica de violência. Bandidos sequestram pessoas diariamente nas grandes cidades, mesmo durante o dia. Enquanto a Guarda Nacional reprime manifestantes, os bandidos atuam livremente. Um estudo feito no ano passado colocou 21 cidades venezuelanas entre as 50 mais violentas do mundo. A capital, Caracas, é a mais violenta, com uma taxa de 119 homicídios para cada 100 mil habitantes.
O nível de alienação de Maduro diante do caos social venezuelano só perde no ranking mundial da sandice para a Coreia do Norte. A diferença é que Kim Jong-un, o líder norte-coreano, é tratado por seu povo como um Deus, alguém intocável, onisciente e onipresente. Maduro não desfruta essa condição. Enquanto Hugo Chávez era vivo, seria impensável que moradores das regiões mais pobres das grandes cidades, os barrios, as favelas venezuelanas, protestassem contra seu governo. Na semana passada, a depauperação da economia venezuelana levou milhares de moradores dos barrios às ruas de Caracas, Guarenas, Maracaibo, Barcelona, as maiores cidades do país. Até há pouco bastiões intransponíveis do chavismo, os barrios foram tomados por pessoas com cartazes dizendo “No hay comida” (Não há comida) e “Tenemos hambre” (Temos fome). Em vários Estados, houve saques e confrontos.
A Venezuela se inflama, e a resposta do chavismo é típica das ditaduras confrontadas com sua incapacidade: violência. Uma marcha realizada pela oposição em Caracas na quinta-feira, dia 19, foi mais uma prova disso. A oposição mobilizara seus apoiadores para se concentrar na Praça da Venezuela, no centro, e de lá partir para a sede do Conselho Nacional Eleitoral (CNE). A repressão da polícia e da Guarda Nacional Bolivariana foi brutal. Os policiais bloquearam os acessos à praça, onde se permitiu apenas a concentração de algumas centenas de chavistas. Em determinados momentos, dezenas de partidários motorizados do governo rodeavam a praça em bloco, em claro sinal de intimidação. A cerca de 1 quilômetro de distância, em um trecho da Avenida Libertador, os opositores foram barrados pela forte presença policial. Houve confrontos. Algumas pessoas ficaram feridas e dezenas foram presas.               
A tensão social crescente indica a iminência de derramamento de sangue. Ao contrário de outras ocasiões, quando os líderes da oposição encerraram o protesto ao menor sinal de confronto, na quinta-feira trataram de seguir adiante, enfrentando bombas de gás lacrimogêneo e disparos de tiros para o alto. “A Venezuela é uma bomba prestes a explodir, e agora todos os ingredientes da bomba estão juntos”, afirma Henrique Capriles, ex-candidato presidencial, principal líder da oposição e incentivador da campanha por um referendo para a revogação do mandato de Maduro. O detonador da bomba está nas mãos de Maduro – e ele não parece nem um pouco interessado em não apertar o botão.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...