Pular para o conteúdo principal

Entrevista com Claude Mary candidata do PV à prefeitura de São José dos Campos, (SP)



Claude Mary será a candidata do Partido Verde (PV) para concorrer à prefeitura de São José dos Campos (SP) nas eleições 2016. A convenção municipal do partido aconteceu nesta quinta-feira (28) na Câmara.
Claude Mary tem 53 anos e é gestora pública. Ao lado do vice, João Carlos Vieira (PTN), ela disputará pela primeira vez uma eleição municipal. Nascida em São José, Claude trabalhou no governo de Emanuel Fernandes e foi secretária de governo de Eduardo Cury, ambos do PSDB. Ela promete usar a experiência na vida pública para administrar o municipio, dando prioridade para a saúde e educação.
Além de Claude Mary, outros cinco candidatos devem disputar a prefeitura da cidade. São eles: Carlinhos Almeida (PT), Shakespeare Carvalho (PRB), Felício Ramuth (PSDB), Luiz Carlos de Oliveira (PEN) e Toninho Ferreira (PSTU).
Entrevista ao portal Meon
O portal Meon vem antecipando e reproduzindo, desde março/2016, trechos das entrevistas produzidas pela Revista Metrópole Magazine com os pré-candidatos às Prefeituras das cidades de São José dos Campos, Taubaté e Jacareí, à partir desta semana o Meon resgata as primeiras da série começando pela edição de nº 10 de dezembro de 2015. Relembre um trecho da entrevista com Claude Mary de Moura (PV).
claude_mary_pv_pedro_ivo_prates
Claude na varanda de seu apartamento no Jardim Esplanada
Pedro Ivo Prates/Meon
Metrópole Magazine esteve (em Dezembro/2015) no apartamento que está provisoriamente servindo de escritório para Claude Mary de Moura, 53 anos (completados em novembro), gestora pública, divorciada, mãe de quatro filhos, nenhum deles ligado à política (um biólogo, uma engenheira, uma designer de moda e um advogado). Fomos recebidos por nossa entrevistada em um ambiente agradável e muito bem decorado. Ao entrarmos, nossa anfitriã imediatamente nos convida para irmos da sala à varanda para contemplar a bela vista da região do bairro Esplanada e, até onde a vista alcança, o banhado e mais ao longe a Serra da Mantiqueira.
Sorridente, vestindo uma camisa verde em alusão ao seu novo partido político, Claude observa que a vista privilegiada e a qualidade de vida na região precisam ser preservadas, lamentando que a lei de zoneamento possa permitir a construção de novos prédios no bairro.
Inteligente, articuladora, agregadora e idealista; a recordista em permanência na Secretaria de Governo do município (foram oito anos nas duas gestões de Eduardo Cury) entende que a experiência política que adquiriu não poderia ficar guardada, mas precisa ser compartilhada com a sociedade em busca da construção de um município mais humano e ambientalmente correto.
Nascida em São José dos Campos, Claude viveu a efervescência cultural da cidade no final da década de 70. Segundo seu próprio relato, conviveu com os alunos do ITA e frequentou os barzinhos, o cinema do CTA, os bailes e os encontros da juventude, onde conheceu Emanuel Fernandes, Juana Blanco , Dário Rais, entre outros, hoje expoentes da política joseense.
Nessa conversa Claude abriu o coração, falou de administração pública, de ideologia política, desenvolvimento econômico, lei de zoneamento, meio ambiente e eleições.
Depois de sua saída do governo, você ficou dois anos afastada da vida pública. Como foi sua volta à cena política de São José dos Campos?
Foram 27 anos de filiação partidária e militância no PSDB e, antes disso, militância na juventude do PMDB. Depois das eleições de 2012, optei por me afastar um pouco da política, então fiquei dois anos apenas acompanhando de longe. Isso para pensar um pouco sobre a minha participação, se eu queria participar, se não queria, e de que maneira eu queria continuar. Fui convidada para montar uma OS (Organização Social), o Instituto Empreendedor do Futuro, que atende jovens talentosos de baixa renda para que possam estudar. Foi um período sabático em matéria de política e administração pública. Recebi vários convites e, com bastante tranquilidade, avaliei que com essa experiência política de muitos anos em administração pública eu não devia parar. Ainda posso dar uma grande contribuição à sociedade, e foi nesse momento que recebi o convite para trabalhar na Câmara Municipal.
Como foi sua experiência na Câmara e sua relação com os vereadores membros do “Centrão”?
Foram muitos aspectos positivos. Conhecer a dinâmica da casa, como as coisas funcionam, a parte administrativa, a comunicação, o envolvimento político com tudo isso. Foi bastante interessante conhecer o outro lado da moeda, porque já conheço bastante do executivo, e conheço bastante da relação entre o executivo e o legislativo. Agora, confesso, eu sou uma pessoa do Executivo. Minha característica é de desenvolver projetos, tocar a administração, articular pessoas.
Quando fui convidada havia uma proposta de independência da câmara e de se criar uma relação nova entre o legislativo e o executivo, e é fundamental que se criem novas condições de relacionamento entre os dois poderes. Modelos anteriores que foram exitosos, como os que o PSDB praticou, estão se esgotando, não servem mais.
Eu imaginei que fôssemos construir alguma coisa nova e, na verdade, passados alguns meses houve uma radicalização e o "centrão" se tornou uma oposição bastante agressiva, e aí politicamente eu entendi que nada de novo aconteceu. Romper com o governo e obstruir as ações do governo é normal, tem consequências positivas e negativas, mas é normal. O fato é que esse posicionamento trava a administração. Essa foi uma das razões que me levaram a tomar a decisão de sair da Câmara.  
claude_mary_de_moura_2016_pedro_ivo
Legenda da foto
Pedro Ivo Prates/Meon
Como foi sua ida para o Partido Verde? E como está a preparação para as Eleições de 2016?
 Eu já tinha uma relação antiga com a militância histórica do Partido Verde, com o ex-presidente estadual do partido, o Marco Mroz, e assim que eu voltei e comecei a trabalhar na Câmara, me convidaram (já haviam me convidado antes). Aceitei com a ideia de resgatar minha origem ideológica em um partido novo, porque quando iniciei na política, minha participação foi puramente ideológica. Eu sentia falta disso no PSDB, porque o partido cresce muito, assume muitos compromissos e acaba perdendo um pouco a sua identidade.
Me filiei ao PV há 3 meses (outubro/2015), é pouquíssimo tempo, mas a gente se dedicou à formação e estruturação da chapa de vereadores. Hoje, temos uma chapa forte, um pessoal bacana, distribuído em todas as regiões da cidade, com representação em vários segmentos sociais.  Agora estamos na segunda etapa, que é fortalecer o partido com novas filiações.
Sou pré-candidata à Prefeita, o PV tem intenção de lançar candidatura própria a exemplo de 2012, mas isso não depende apenas da vontade do partido ou minha exclusivamente. O PV é um partido pequeno, com pouca estrutura, com menos de um minuto de TV, e é praticamente impossível se fazer uma campanha visando o executivo sem uma coligação que fortaleça e amplie o espaço de interlocução. Estamos conversando com vários partidos, algumas conversas bem avançadas, esperamos que até o começo do ano já tenhamos uma definição dos partidos que poderão compor com o PV, e vamos fazer o lançamento oficial dessa candidatura.


Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Globo - Desfile das Escola de Samba - Rio de Janeiro - 12/02/2018

fonte: youtube

Confira a fabricação dos motores do Onix e do Prisma na GM de Joinville

Todas as fases produtivas são monitoradas em tempo real e à distância Depois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) pois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) Os trabalhos começam com a usinagem do cabeçote de alumínio, que chega de um fornecedor de Minas Gerais já fundido. Os tempos do  Chevette  e do  Monza , carros de grande sucesso da  General Motors nas décadas de 1980 e 1990, ficaram definitivamente para trás. O processo de fabricação de  automóveis  mudou muito desde então. Fábrica de Joinville, às margens da BR-101, destaca-se pelo ambiente bem iluminado, silencioso e de temperatura agradável A fábrica onde são feitos os motores das linhas Prisma e Onix, em Joinville, chama a atenção pela tecnologia inserida em todas as fases do processo de usinagem do cabeçote e da montagem do motor.  A primeira etapa de usinagem cuidará d...

Fiat Mobi e Chevrolet Onix duelam em requisito segurança em novo teste Latin NCAP,

O  Fiat Mobi  foi mal no teste de segurança do Latin NCAP divulgado nesta terça-feira (01) e conquistou só uma estrela na proteção a adultos. A segurança de crianças ficou com duas estrelas.  Segundo o órgão, o desempenho do modelo na simulação de teste dianteiro foi razoável, mas a estrutura do carro se mostrou "inapropriada para suportar impacto lateral". O Mobi ofereceu proteção "pobre" para o peito do motorista em acidentes laterais e "débil" e "marginal em outras regiões do corpo. Apenas a cabeça e partes das pernas tiveram proteção considerada "boa" nos testes. Para classificar a segurança a adultos, o órgão atribui pontos que podem chegar ao máximo de 34, porém o  Mobi  conquistou apenas 19,20 pontos.  Já a segurança de crianças pode chegar a 49 pontos, mas no caso do compacto foram apenas 26,98 pontos. " O impacto lateral é o grande problema do carro porque há alta penetração do pilar B. Como mostram as imagens, a estrut...

AO VIVO - Ferroviária X Santos - Campeonato Paulista - Narração - 10/02/2018

fonte: youtube