Pular para o conteúdo principal

Entrevista com Claude Mary candidata do PV à prefeitura de São José dos Campos, (SP)



Claude Mary será a candidata do Partido Verde (PV) para concorrer à prefeitura de São José dos Campos (SP) nas eleições 2016. A convenção municipal do partido aconteceu nesta quinta-feira (28) na Câmara.
Claude Mary tem 53 anos e é gestora pública. Ao lado do vice, João Carlos Vieira (PTN), ela disputará pela primeira vez uma eleição municipal. Nascida em São José, Claude trabalhou no governo de Emanuel Fernandes e foi secretária de governo de Eduardo Cury, ambos do PSDB. Ela promete usar a experiência na vida pública para administrar o municipio, dando prioridade para a saúde e educação.
Além de Claude Mary, outros cinco candidatos devem disputar a prefeitura da cidade. São eles: Carlinhos Almeida (PT), Shakespeare Carvalho (PRB), Felício Ramuth (PSDB), Luiz Carlos de Oliveira (PEN) e Toninho Ferreira (PSTU).
Entrevista ao portal Meon
O portal Meon vem antecipando e reproduzindo, desde março/2016, trechos das entrevistas produzidas pela Revista Metrópole Magazine com os pré-candidatos às Prefeituras das cidades de São José dos Campos, Taubaté e Jacareí, à partir desta semana o Meon resgata as primeiras da série começando pela edição de nº 10 de dezembro de 2015. Relembre um trecho da entrevista com Claude Mary de Moura (PV).
claude_mary_pv_pedro_ivo_prates
Claude na varanda de seu apartamento no Jardim Esplanada
Pedro Ivo Prates/Meon
Metrópole Magazine esteve (em Dezembro/2015) no apartamento que está provisoriamente servindo de escritório para Claude Mary de Moura, 53 anos (completados em novembro), gestora pública, divorciada, mãe de quatro filhos, nenhum deles ligado à política (um biólogo, uma engenheira, uma designer de moda e um advogado). Fomos recebidos por nossa entrevistada em um ambiente agradável e muito bem decorado. Ao entrarmos, nossa anfitriã imediatamente nos convida para irmos da sala à varanda para contemplar a bela vista da região do bairro Esplanada e, até onde a vista alcança, o banhado e mais ao longe a Serra da Mantiqueira.
Sorridente, vestindo uma camisa verde em alusão ao seu novo partido político, Claude observa que a vista privilegiada e a qualidade de vida na região precisam ser preservadas, lamentando que a lei de zoneamento possa permitir a construção de novos prédios no bairro.
Inteligente, articuladora, agregadora e idealista; a recordista em permanência na Secretaria de Governo do município (foram oito anos nas duas gestões de Eduardo Cury) entende que a experiência política que adquiriu não poderia ficar guardada, mas precisa ser compartilhada com a sociedade em busca da construção de um município mais humano e ambientalmente correto.
Nascida em São José dos Campos, Claude viveu a efervescência cultural da cidade no final da década de 70. Segundo seu próprio relato, conviveu com os alunos do ITA e frequentou os barzinhos, o cinema do CTA, os bailes e os encontros da juventude, onde conheceu Emanuel Fernandes, Juana Blanco , Dário Rais, entre outros, hoje expoentes da política joseense.
Nessa conversa Claude abriu o coração, falou de administração pública, de ideologia política, desenvolvimento econômico, lei de zoneamento, meio ambiente e eleições.
Depois de sua saída do governo, você ficou dois anos afastada da vida pública. Como foi sua volta à cena política de São José dos Campos?
Foram 27 anos de filiação partidária e militância no PSDB e, antes disso, militância na juventude do PMDB. Depois das eleições de 2012, optei por me afastar um pouco da política, então fiquei dois anos apenas acompanhando de longe. Isso para pensar um pouco sobre a minha participação, se eu queria participar, se não queria, e de que maneira eu queria continuar. Fui convidada para montar uma OS (Organização Social), o Instituto Empreendedor do Futuro, que atende jovens talentosos de baixa renda para que possam estudar. Foi um período sabático em matéria de política e administração pública. Recebi vários convites e, com bastante tranquilidade, avaliei que com essa experiência política de muitos anos em administração pública eu não devia parar. Ainda posso dar uma grande contribuição à sociedade, e foi nesse momento que recebi o convite para trabalhar na Câmara Municipal.
Como foi sua experiência na Câmara e sua relação com os vereadores membros do “Centrão”?
Foram muitos aspectos positivos. Conhecer a dinâmica da casa, como as coisas funcionam, a parte administrativa, a comunicação, o envolvimento político com tudo isso. Foi bastante interessante conhecer o outro lado da moeda, porque já conheço bastante do executivo, e conheço bastante da relação entre o executivo e o legislativo. Agora, confesso, eu sou uma pessoa do Executivo. Minha característica é de desenvolver projetos, tocar a administração, articular pessoas.
Quando fui convidada havia uma proposta de independência da câmara e de se criar uma relação nova entre o legislativo e o executivo, e é fundamental que se criem novas condições de relacionamento entre os dois poderes. Modelos anteriores que foram exitosos, como os que o PSDB praticou, estão se esgotando, não servem mais.
Eu imaginei que fôssemos construir alguma coisa nova e, na verdade, passados alguns meses houve uma radicalização e o "centrão" se tornou uma oposição bastante agressiva, e aí politicamente eu entendi que nada de novo aconteceu. Romper com o governo e obstruir as ações do governo é normal, tem consequências positivas e negativas, mas é normal. O fato é que esse posicionamento trava a administração. Essa foi uma das razões que me levaram a tomar a decisão de sair da Câmara.  
claude_mary_de_moura_2016_pedro_ivo
Legenda da foto
Pedro Ivo Prates/Meon
Como foi sua ida para o Partido Verde? E como está a preparação para as Eleições de 2016?
 Eu já tinha uma relação antiga com a militância histórica do Partido Verde, com o ex-presidente estadual do partido, o Marco Mroz, e assim que eu voltei e comecei a trabalhar na Câmara, me convidaram (já haviam me convidado antes). Aceitei com a ideia de resgatar minha origem ideológica em um partido novo, porque quando iniciei na política, minha participação foi puramente ideológica. Eu sentia falta disso no PSDB, porque o partido cresce muito, assume muitos compromissos e acaba perdendo um pouco a sua identidade.
Me filiei ao PV há 3 meses (outubro/2015), é pouquíssimo tempo, mas a gente se dedicou à formação e estruturação da chapa de vereadores. Hoje, temos uma chapa forte, um pessoal bacana, distribuído em todas as regiões da cidade, com representação em vários segmentos sociais.  Agora estamos na segunda etapa, que é fortalecer o partido com novas filiações.
Sou pré-candidata à Prefeita, o PV tem intenção de lançar candidatura própria a exemplo de 2012, mas isso não depende apenas da vontade do partido ou minha exclusivamente. O PV é um partido pequeno, com pouca estrutura, com menos de um minuto de TV, e é praticamente impossível se fazer uma campanha visando o executivo sem uma coligação que fortaleça e amplie o espaço de interlocução. Estamos conversando com vários partidos, algumas conversas bem avançadas, esperamos que até o começo do ano já tenhamos uma definição dos partidos que poderão compor com o PV, e vamos fazer o lançamento oficial dessa candidatura.


Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

Sai a lista anual de bilionários da Forbes 2024; veja os 10 mais ricos do mundo

  1. Bernard Arnault (França) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 233 bilhões (R$ 1,18 trilhão) Pelo segundo ano consecutivo, Arnault é a pessoa mais rica do mundo. Sua fortuna cresceu 10% em 2023 graças a mais um ano de faturamento recorde para seu conglomerado de luxo, o LVMH, dono de Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora. 2. Elon Musk (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 195 bilhões (R$ 987 bilhões) Como o ranking muda constantemente, Musk ganhou e perdeu diversas vezes o título de "mais rico do mundo", à medida que mudou a valorização das suas empresas, a SpaceX, a Tesla e a rede social X (antigo Twitter). 3. Jeff Bezos (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 194 bilhões (R$ 982 bilhões) Bezos ficou mais rico este ano graças ao excelente desempenho da Amazon no mercado de ações. 4. Mark Zuckerberg (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 177 bilhões (R$ 895 bilhões) O presidente da Meta enfrenta altos e baixos. Depois

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40

Imagem do ditador Nicolás Maduro aparece 13 vezes em cédula de votação

O ditador Nicolás Maduro aparece 13 vezes na cédula de votação das eleições venezuelanas marcadas para 28 de julho. A imagem do ditador também aparece bem-posicionada na cédula, ocupa todo o topo e quase toda a coluna esquerda do documento. A cédula é emitida pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão controlado pelo regime do ditador. No canal estatal de televisão, o ditador comentou as críticas que sofreu após divulgação do documento. “ Temos 13 fotos legalmente, como ocorreu em outras eleições, porque temos 13 movimentos políticos, todos muito poderosos, da esquerda, do marxismo-leninismo, do comunismo, do cristianismo, dos movimentos sociais, do ecologismo, que apoiam unitariamente a candidatura ”. Informações: Diario do Poder/ https://diariodopoder.com.br/exteriores/imagem-do-ditador-nicolas-maduro-aparece-13-vezes-em-cedula-de-votacao