Pular para o conteúdo principal

Seu bolso: Mais importante do que ganhar é não perder

Mais importante do que ganhar é não perder
Falamos muito sobre investimentos no Dinheirama. Isso é muito importante, mas há uma coisa ainda mais importante que investir: proteger o seu patrimônio.
É muito provável que você, assim como eu, conheça a história de alguém que colocou um bom dinheiro naquela “super” oportunidade de negócio, cuja promessa era um retorno bem acima da média, e por fim, terminou perdendo boa parte do dinheiro (ou a sua totalidade).
Por isso precisamos dar atenção ao assunto da proteção, pois todo o dinheiro de uma vida pode ser perdido numa única decisão tomada de forma descuidada.

A gestão de riscos

Neste ponto entra um importante conceito chamado gestão de riscos. Em qualquer tipo de investimento que você pretende fazer, é preciso realizar uma boa avaliação dos riscos envolvidos.
Administrar riscos não é fugir deles, mas enumerá-los e considerar os possíveis cenários para então procurar instrumentos que possam diminuir seus impactos, caso venham a se tornar uma realidade.
Você precisa treinar sua mente para pensar mais ou menos assim: “se tudo isso aqui der errado o que vai acontecer com a minha vida e quais os reflexos para a minha família”?
Se você tem, por exemplo, R$ 100 mil reais, e pensa em investir na bolsa de valores, que é um ambiente com maiores riscos de perdas, então você precisa considerar a possibilidade de perder até a totalidade do valor investido.
Claro que isso pode não acontecer, dependendo do seu conhecimento técnico, do seu controle emocional e do tipo de operação que você irá realizar.
Mas se a possibilidade existe, então “se tudo der errado”, quanto desses 100 mil eu posso perder sem impactar a minha vida? Talvez você chegue num valor de R$ 10 mil.
Com isso, você fez o seu gerenciamento de riscos, onde você aceita perder 10 mil, mas caso acerte sua operação, poderá transformá-los em 15 ou 20 mil num curto intervalo de tempo.

Instrumentos de proteção

Existem algumas formas de proteger o seu patrimônio (e também a sua vida) dos riscos iminentes. O mais comum é através dos seguros.
Temos no nosso país uma cultura crescente quanto ao uso dos seguros para proteger os automóveis e os terceiros que poderão ser atingidos num possível acidente de trânsito. Os riscos realmente são elevados quando falamos de automóveis, e é desejável a contratação de um seguro.
Por outro lado, ainda temos muito espaço para melhorias quando o assunto é seguro de vida ou seguro contra doenças graves. Poucos pensam no enorme impacto financeiro da perda de uma pessoa que era o provedor da família.
Somando as perdas emocionais, os custos com inventário e a falta de uma importante fonte de renda da família, a situação pode ficar realmente crítica, colocando todo o patrimônio construído em uma vida numa rota de destruição.
Residências também podem sofrer danos severos, e um bom seguro deve ser considerado, principalmente se você mora numa casa. Há poucas semanas da data de escrita deste texto, houve uma forte tempestade na região de Campinas/SP, que deixou vários imóveis destruídos. Alguns deles representavam o patrimônio de toda uma vida de muito trabalho.
Até mesmo na bolsa de valores, que utilizamos há pouco como exemplo, há instrumentos de proteção conhecidos como derivativos, onde é possível “travar” o preço que você pagou num lote de ações de uma determinada empresa. Em caso de queda no preço, você poderá vendê-las pelo mesmo preço que pagou, evitando prejuízos severos.

O barato pode sair bem caro

Neste ponto da leitura, eu espero já ter conseguido despertar sua atenção para a necessidade de realizar uma boa gestão de riscos, mas há um problema.
Pela nossa experiência, sabemos que muitas pessoas preferem não fazer uso desses instrumentos, por considerar que eles são muito caros.
Cuidado. Caro mesmo vai ser você ter que lidar com situações como a do meu amigo, que comprou um veículo financiado em 60 meses, e depois de um ano, decidiu não renovar o seguro, pois somado ao valor das prestações, causava um aperto no seu orçamento mensal.
Resultado: teve seu carro roubado 4 meses depois, e até hoje está pagando as prestações de um carro que nunca foi recuperado. Histórias assim se repetem todos os dias.

Conclusão

Trabalhe, melhore sua renda, poupe, multiplique seu dinheiro através dos investimentos no mercado financeiro e nos empreendimentos, mas pense sempre em manter suas conquistas protegidas, pois assim como a nossa reputação, levamos anos para construir, mas num único descuido, podemos colocar tudo a perder. Um abraço e até a próxima!
------
Este artigo foi escrito por Giovanni Coutinho.
Empreendedor, colaborador do Dinheirama e praticante da educação financeira como estilo de vida. Trabalhou por 18 anos com tecnologias da informação e comunicação nas áreas de operação, marketing e vendas. Engenheiro pelo INATEL, possui pós-graduações em Administração e Economia Financeira pela Unicamp.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Globo - Desfile das Escola de Samba - Rio de Janeiro - 12/02/2018

fonte: youtube

Confira a fabricação dos motores do Onix e do Prisma na GM de Joinville

Todas as fases produtivas são monitoradas em tempo real e à distância Depois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) pois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) Os trabalhos começam com a usinagem do cabeçote de alumínio, que chega de um fornecedor de Minas Gerais já fundido. Os tempos do  Chevette  e do  Monza , carros de grande sucesso da  General Motors nas décadas de 1980 e 1990, ficaram definitivamente para trás. O processo de fabricação de  automóveis  mudou muito desde então. Fábrica de Joinville, às margens da BR-101, destaca-se pelo ambiente bem iluminado, silencioso e de temperatura agradável A fábrica onde são feitos os motores das linhas Prisma e Onix, em Joinville, chama a atenção pela tecnologia inserida em todas as fases do processo de usinagem do cabeçote e da montagem do motor.  A primeira etapa de usinagem cuidará d...

Fiat Mobi e Chevrolet Onix duelam em requisito segurança em novo teste Latin NCAP,

O  Fiat Mobi  foi mal no teste de segurança do Latin NCAP divulgado nesta terça-feira (01) e conquistou só uma estrela na proteção a adultos. A segurança de crianças ficou com duas estrelas.  Segundo o órgão, o desempenho do modelo na simulação de teste dianteiro foi razoável, mas a estrutura do carro se mostrou "inapropriada para suportar impacto lateral". O Mobi ofereceu proteção "pobre" para o peito do motorista em acidentes laterais e "débil" e "marginal em outras regiões do corpo. Apenas a cabeça e partes das pernas tiveram proteção considerada "boa" nos testes. Para classificar a segurança a adultos, o órgão atribui pontos que podem chegar ao máximo de 34, porém o  Mobi  conquistou apenas 19,20 pontos.  Já a segurança de crianças pode chegar a 49 pontos, mas no caso do compacto foram apenas 26,98 pontos. " O impacto lateral é o grande problema do carro porque há alta penetração do pilar B. Como mostram as imagens, a estrut...

AO VIVO - Ferroviária X Santos - Campeonato Paulista - Narração - 10/02/2018

fonte: youtube