Pular para o conteúdo principal

Fique por dentro: Conheça o significados das marcas dos logos das marcas de carros

Logos da Bugatti, Corvette, Chevrolet e Ferrari (Foto: Reprodução/Facebook e evercool, Marcin Wichary e Charles Williams/Flickr)
Você sabe o que significa o cavalo no emblema da Ferrari? E o diamante da Renault? (talvez você nem mesmo soubesse que era um diamante...). As influências para a criação dos logos das mais famosas montadoras são diversas, mas sempre rendem uma boa história. Conheça algumas delas:
Abarth
Logo Abarth (Foto: Julien Haler/Flickr)
O escorpião representa o signo astrológico de seu fundador, Karl Alberto Abarth. O escudo no qual se encontra passa a ideia de paixão e triunfo. Logo abaixo do nome da companhia, estão as cores da bandeira da Itália (verde, branco e vermelho). O vermelho e amarelo que compõe o interior do escudo refletem a paixão, intensidade e energia, sentimentos presentes na pista de corrida.
Acura
Logo Acura (Foto: Reprodução/Facebook)
Embora pareça o A de Acura, o logo, na verdade, é um compasso de espessura, escolhido por representar a precisão extrema. A cor branca denota integridade, pureza e perfeição.
Alfa Romeo
Logo Alfa Romeo (Foto: Franco Dal Molin/Flickr)
A marca de Milão atualizou seu logo no ano passado, mas os elementos principais ainda estão presentes. Do lado esquerdo, a cruz vermelha representa a própria cidade natal da montadora, já que era o símbolo da família real milanesa na época. Já o lado direito do símbolo mostra um homem sendo consumido por um dragão conhecido como Biscione. Este era o emblema da Casa Visconti, que comandou Milão entre os séculos 13 e 15.
O nome da fabricante italiana, fundada em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.
Alpina
Logo Alpina (Foto: Spanish Coches/Flickr)
A montadora fundada em 1965 e baseada em Buchloe, Alemanha, traz em seu logo, do lado esquerdo, um carburador e, do lado direito, um virabrequim. A empresa trabalha modificando alguns modelos da BMW, como o Alpina BMW B7 xDrive.
AMG
Logo AMG (Foto: Alexander Nie/Flickr)
Em alguns modelos, apenas o nome da marca é encontrado. Mas, em outros casos, um logo o acompanha. O nome "Affalterbach" é da cidade em que se encontra a fábrica da companhia, na Alemanha. A homenagem à cidade continua com a representação de uma macieira, árvore frutífera produzida na região. Além disso, ao seu lado, encontra-se uma válvula e uma mola, simbolizando a própria fábrica da AMG. 
Aston Martin
Logo Aston Martin (Foto: Brett Levin/Flickr)
O logo atual possui asas, que sugerem velocidade, e três cores - preto, verde e branco -, que indicam qualidades como elegância, prestígio, originalidade, excelência e cuidado ambiental.
Audi
Logo Audi (Foto: Reprodução/Facebook)
As quatro argolas representam a fusão de quatro empresas: Horch, DKW, Audi e Wanderer. Essas são as quatro montadoras mais antigas da Alemanha, que decidiram se juntar em 1932 para então formar a Audi. Outra curiosidade: a palavra "audi" significa "ouvir" em latim, mesmo significado da palavra "horch" em alemão.
Bentley
Logo Bentley (Foto: Road Over/Flickr)
O círculo com asas da Bentley parece óbvio, mas não é. O mais interessante é que, enquanto o B de Bentley é fixo, o número de penas das asas e as cores usadas variam dependendo do modelo.
BMW
Logo BMW (Foto: Dushan Hanuska/Flickr)
A BMW fazia parte da empresa Rapp Motoren Werke, da qual o seu logo herdou a forma redonda. O azul e branco da marca faz alusão as cores oficiais do estado da Baviera, na Alemanha, onde a empresa fora fundada. Muitas pessoas, equivocadamente, dizem que as cores e a forma do logo são frutos do padrão gerado por uma hélice de avião girando contra um céu azul, já que a BMW produzia aviões.
Brabus
Logo Brabus (Foto: Reprodução/Facebook)
Fundada em 1977, é uma produtora alemã especializada em Mercedes-Benz, Smart e Baymach. Simples, seu logo é apenas a inicial de sua companhia.
Bugatti
Logo Bugatti (Foto: Reprodução/Facebook)
As cores vermelho, branco e preto representam paixão e poder, esplendor e excelência, respectivamente. Os 60 pontos no anel externo do logo, segundo a família Bugatti, representam pérolas, que denotam a excelência e grandiosidade de seus carros. Já o símbolo que parece um 3B, acima do nome da marca, é, na verdade, um EB estilizado, que são as iniciais de Ettore Bugatti, fundador da montadora.
Buick
Logo Buick (Foto: crudmucosa/Flickr)

Como a companhia existe desde 1903, seu logo já sofreu diversas alterações ao longo dos anos. Em 1930, a marca lançou seu novo símbolo, baseado no brasão da família do fundador, David Dunback Buick.
BYD
  •  
Logo BYD (Foto: Reprodução/Facebook)
Fundada em 2003, a BYD utiliza seu próprio nome no logo. As letras em um círculo são as iniciais de “Build Your Dreams” (“construa seus sonhos”, em tradução livre).
Cadillac
Logo Cadillac (Foto: Reprodução/Facebook)

O emblema da Cadillac faz menção ao brasão do explorador francês Antoine de la Mothe, sieur de Cadillac, fundador da cidade de Detroit, em 1701. Dizem que ele é um dos ancestrais do fundador da Cadillac, Henry Leland.
Changan
  •  
Logo Changan (Foto: Reprodução/Facebook)
O logo atual da montadora chinesa exibe um grande V de vitória e a cor azul remete a sucesso.
Chery
Logo Chery (Foto: Reprodução/Facebook)
Apesar de parecer apenas a letra "A" dentro de um círculo estilizado, o logo da Chery é a sigla CAC, que significa Chery Automobile Corporation (Corporação Automobilística Chery). Além disso, o "A" é desenhado de forma a parecer o caractere japonês 人, que significa "pessoa". As letras "C" são posicionadas de forma cuidadosa para passarem a ideia de um desenvolvimento infinito. 
Chevrolet
Logo Chevrolet (Foto: Charles Williams/Flickr)
Em busca de um logo que chamasse a atenção e ajudasse a marca a alcançar o sucesso, a Chevrolet decidiu por uma gravata-borboleta em formato de cruz. No entanto, não existe nenhuma confirmação sobre a inspiração. Certa vez, o cofundador da marca, William C. Durant, afirmou que se inspirou no design de um papel de parede de um hotel em Paris. Sua filha, por outro lado, afirma que o design foi elaborado pelo pai durante um jantar de família. Uma terceira teoria remete às origens de Louis Chevrolet. Filho de franceses, mas nascido na Suíça, ele pode ter se inspirado na bandeira do seu país de origem.
Chrysler
Logo Chrysler (Foto: sv1ambo/Flickr)
As asas de prata ilustradas no logo criado por Oliver Clark - que era parte do time de engenharia da companhia - representam a velocidade do deus grego Mercúrio.
Citroën
Logo Citroën (Foto: The NRMA/Flickr)
O logo da marca, que parece duas letras "V" de ponta cabeça, representa um par de engrenagens helicoidais, desenvolvidas e patenteadas pelo engenheiro e fundador da Citroën, Andre Citroën.
Corvette
Logo Corvette (Foto: Marcin Wichary/Flickr)
O logo da Corvette remete à história da Chevrolet. A gravata-borboleta é a mesma presente nos carros da Chevrolet. Já a flor-de-lis, como forte símbolo francês, remete à origem da família Chevrolet. A bandeira quadriculada da esquerda do emblema é uma referência às corridas de carros.
Dodge 
Logo Dodge (Foto: Divulgação)
Desde a aquisição da Dodge pela Fiat, a empresa passou por uma pesada reestruturação. Fora as picapes RAM, os demais segmentos da marca incorporaram o nome com duas linhas vermelhas que representam a performance crescente da empresa.
Dongfeng
Logo Dongfeng (Foto: Reprodução/Facebook)
O logo atual da montadora de 1969 representa o movimento de uma roda que está sempre girando, da China para o mundo.
DS Automobile
Logo DS (Foto: Reprodução/Facebook)
A DS Automobile é a divisão de luxo da PSA Peugeot Citroën. O DS significa “Different Spirit” ou “Distinctive Series” (Espírito Diferente e Série Distinta, em tradução livre, respectivamente). Seu emblema é um DS estilizado baseado no logo da Citroën. O nome da marca também faz uma brincadeira com a forma de falar seu nome: DS, em francês, se fala “déesse”, o que significa “deusa”.
FAW
Logo FAW (Foto: Facebook)
O logo da First Automobile Works (FAW) é um “1” alado. As asas do 1 são baseadas em palavras chinesas que significam ‘primeiro’ e ‘automóvel’ e se assemelham à asas de águias.
Ferrari
Logo Ferrari (Foto: evercool/Flickr)

Francesco Baracca, famoso piloto de avião e herói italiano na Primeira Guerra Mundial que morreu em 1918, tinha o cavalinho no painel de seu avião. Em 1923, Enzo Ferrari conheceu os pais de Baracca. No encontro, Paulina, a mãe do herói de guerra, disse para o engenheiro que colocasse o cavalinho em seus carros, que isso lhe traria boa sorte. Enzo atendeu ao pedido e adicionou o amarelo no fundo como referência à sua terra natal de Modena. No topo, as cores verde, branco e vermelho representam a bandeira italiana e, na parte de baixo, as letras S e F significam Scuderia Ferrari.
Fiat
Logo Fiat (Foto: Martin Abegglen/Flickr)

Depois de passar por uma modificação em 2006, o logo da Fiat teve seu formato circular substituído por algo mais parecido com um escudo. A substituição do azul pelo vermelho foi feita para conectar a ideia de modernidade com a marca.
Ford
Logo Ford (Foto: Reprodução/Facebook)

O selo da Ford não tem nenhuma história confirmada sobre sua origem, apenas o nome, que segue a caligrafia de seu fundador, Henry Ford. No entanto, Jan Valentic, VP de Marketing Global da marca, falou em depoimento uma vez sobre a força do logo: “o formato oval da Ford é um símbolo poderoso, conhecido por todo mundo como um ícone da companhia que coloca o mundo sobre rodas. Nesse próximo século, queremos deixar claro que este é o símbolo que será líder da indústria em três vertentes: ótimos produtos, um negócio forte e um mundo melhor.”
Foton
Logo Foton (Foto: Reprodução/Facebook)
As três linhas diagonais presentes no logo da companhia chinesa formam um diamante, que representa tecnologia, qualidade, alto valor e continuidade. 
GAC Group
Logo GAC (Foto: Divulgação)
GAC significa Guangzhou Automobile Group e seu logo exibe um G estilizado.
Great Wall Motors
Logo Great Wall (Foto: Reprodução/Facebook)
O logo da Great Wall Motors representa as torres de farol da Grande Muralha da China, que em inglês é Great Wall of China.
Gumpert
Logo Gumpert (Foto: Reprodução/Facebook)
O logo da Gumpert exibe um grifo, que, para a empresa, representa o rei das feras e dos pássaros e seu domínio sobre o céu e terra. Isso é direcionado ao Apollo, da Gumpert, e sua velocidade e aceleração aos seus e sua alta performance na terra.
Gurgel
Logo Gurgel (Foto: Divulgação)
O logo da montadora brasileira representa um G estilizado em alusão ao nome Gurgel. João Augusto Conrado do Amaral Gurgel foi o fundador da marca.
Holden
  •  
Logo Holden (Foto: Reprodução/Facebook)
O logo atual da Holden foi inspirado pelo leão de Wembley em estilo egípicio. O escultor australiano, George Raynor Hoff, criou o emblema em 1928. Diz a história que o homem inventou a roda inspirado ao ver um leão rolando uma pedra. Hoff incorporou essa história para criar o logo do “Leão e da pedra”, que, em 1994, tomou a forma que tem hoje.
Honda
Logo Honda (Foto: Intelligent Car Leasing/Flickr)
O logo da Honda é obviamente um grande H e pouco se sabe sobre o seu significado. Especula-se que o logo busca inspirar confiança e durabilidade com suas linhas grossas. Também se diz que a abertura maior na parte de cima do H representa braços abertos em direção ao céu em busca de sonhos, o que reflete o lema oficial da empresa: “O poder dos sonhos”.

Hyundai
  •  
Logo Hyundai (Foto: Nacho/Flickr)
Além de ser uma letra "H", a inicial da montadora, representantes da marca afirmam que o logotipo também mostra duas pessoas, o consumidor e a companhia, unidos em um aperto de mão. O objetivo é passar a ideia de respeito e confiança de ambas as partes.
Infiniti
  •  
Logo Infiniti (Foto: gadgetdude/Flickr)

Criada a partir da Nissan, a Infiniti ganhou um logo com duas linhas centrais em um distintivo. Isso representa uma estrada indo em direção ao desconhecido.
JAC
Logo JAC (Foto: Reprodução/Facebook)
Embora não exista uma versão oficial, existem teorias de que o símbolo seria inspirado nos logos da Chrysler e da Mercedes-Benz.

Jaguar
Logo Jaguar (Foto: Matt Buck/Flickr)
Além de dar nome à companhia, o jaguar é o seu animal símbolo. Foi escolhido para representar os valores que a montadora busca atingir: graça, elegância, performance, poder e ambição de seguir sempre em frente.
Lada
Logo Lada (Foto: Sergiy Tkachenko/Flickr)
Séculos atrás, Lada era o nome de um barco a vela muito usado rio Volga, na Europa. Era o meio de transporte favorito dos piratas, que o usavam para roubar navios comerciais. Além disso, "lada", em russo, significa "querida". Ou seja, ao mesmo tempo que a representação de um barco foi escolhida para representar o poder de se adaptar as condições do clima russo, o nome reflete o desejo da montadora de fazer seus produtos serem populares. 
Lamborguini
Logo Lamborghini (Foto: John Seb Barber/Flickr)
Além de ser do signo de touro, o fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, sempre foi apaixonado pelas tradicionais touradas espanholas. Portanto, as paixões pessoais do fundador foram os motivadores do famoso logo da montadora.
Lancia
Logo Lancia (Foto: Reprodução/Facebook)
Talvez o primeiro logo da montadora seja o que mais representa o seu nome. Criado em 1911 por Count Carlo Biscaretti di Ruffia, era composto por uma lança, um escudo e uma bandeira. Em 2007, ganhou uma nova versão pelas mãos de Robilant Associati e perdeu duas de suas principais características: a lança e a bandeira. O escudo continua lá, mas agora se mescla com a forma de um volante. 

Land Rover
Logo Land Rover (Foto: Josh Hallet/Flickr)
O famoso logo verde surgiu em 1989, quando substituiu o emblema em que uma letra “Z” cruzava o nome da montadora. A letra refletia o lema da empresa: “acima e além”. O que sobrou dessa característica foram os detalhes ao lado das palavras “land” e “rover”.

Lexus
Logo Lexus (Foto: randychiu/Flickr)
O logotipo da Lexus é composto por uma letra "L" colocada dentro de um círculo ovalado. Representantes da Toyota afirmaram na época que esse resultado foi alcançado com a adoção de uma fórmula matemática de alta precisão.
Lincoln
Logo Lincoln (Foto: Reprodução/Facebook)
O logo da montadora é cercado de teorias, apesar de sua simplicidade. Alguns acreditam se tratar de uma bússola, enquanto outros acham que é uma estrela. O que se sabe é que a ideia a ser passada é a ambição da Lincoln em conquistar não só o mercado automotivo norte-americano, mas mundial. O seu nome, inclusive, é uma homenagem ao antigo presidente dos EUA, Abraham Lincoln.
Lotus
Logo Lotus (Foto: Reprodução/Facebook)
O emblema da Lotus apresenta as iniciais de seu fundador, Anthony Colin Bruce Chapman, dentro de um triângulo verde - semelhante a uma palheta de violão, que está inserido em um círculo amarelo. O verde foi escolhido para fazer referência a cor dos carros de corrida britânicos em sua época, enquanto o amarelo representa os dias ensolarados que o fundador esperava para sua montadora.
Luxgen
Logo Luxgen (Foto: Reprodução/Facebook)
O nome da empresa é derivado das palavras "luxury" (luxo) e "genius" (gênio), o que significa a sua dedicação em oferecer veículos luxuosos, inteligentes e de alta tecnologia. O logo segue uma linha mais tradicional, dando destaque à letra inicial do nome da marca.
Mahindra
Logo Mahindra (Foto: Divulgação)
Atrás do "M" mostrado em seu logo, a companhia visa mostrar as três divisões que deseja oferecer aos seus consumidores: produtos, serviços e possibilidades. Além disso, pode representar três missões da marca: não aceitar limites, pensar em alternativas e oferecer mudanças positivas em tudo que fazem. Além disso, "Mahindra" é um nome hindu para "rei" ou "deus".
Maserati
Logo Maserati (Foto: Reprodução/Facebook)
A companhia era comandada por três irmãos, mas foi o quarto que criou o seu logo. O tridente foi baseado na estátua do deus romano Netuno, que pode ser encontrada na Piazza Maggiore, em Bologna. As cores azul e vermelho representam as cores da cidade.

Mazda
Logo Mazda (Foto: David Villarreal Fernández/Flickr)
O logo é um M estilizado que parece asas em pleno voo e simbolizam o “voo ao futuro” da Mazda. Segundo a própria empresa, o emblema também se assemelha à abertura de uma hélice, representando criatividade, vitalidade, flexibilidade e paixão. Como um todo, representa a preparação da montadora para abrir suas asas e crescer no século 21.
Mercedes
Logo Mercedes Benz (Foto: Reprodução/Facebook)
A estrela de três pontas da montadora representa as três áreas para as quais ela fazia meios de transporte: ar, água e terra.

Mini
MINI John Cooper Works Challenge (Foto: Divulgação)
Como mudou de dono diversas vezes, a Mini sofreu muitas alterações em seu logo e só ganhou o que se conhece hoje em 2001. Ele é inspirado por suas versões anteriores - todas com asas - e apresenta o nome da marca no interior de um círculo preto. O par de asas prateadas representa rapidez e liberdade de expressão.

Mitsubishi
Logo Mitsubishi (Foto: Divulgação)
O logo da montadora é a união entre os emblemas da família Yataro Iwasaki e Yamanouchi, do clã Tosa. Iwasaki é o fundador da Mitsubishi e seu emblema representava três folhas de castanheiras empilhadas, enquanto o logo Yamanouchi representava três folhas de carvalho em formato de estrela.
Opel
Logo Opel (Foto: 2Tales/Flickr)
O logo da Opel representa um blitz (raio, em alemão) e faz referência ao caminhão chamado Blitz que ajudou a empresa a sobreviver depois da Segunda Guerra Mundial.

Peugeot
Peugeot 208 GT (Foto: Marcos Camargo / Autoesporte)
O famoso leão da montadora, apareceu em seu logo pela primeira vez em 1847, quando a empresa ainda era especializada na produção de aço e lâminas. O animal representava todas as qualidades de seus produtos: uma lâmina maleável, com corte rápido e dentes fortes.

Pontiac
Logo Pontiac (Foto: Matthew Hine/Flickr)
O Chefe Pontiac foi um líder indígena americano dos Ottowa. Ele ficou famoso pelo seu envolvimento na “Rebelião Pontiac” contra os britânicos na década de 1760. O índio serviu de inspiração para o nome e o logo da marca. Hoje, o emblema da Pontiac representa a ponta de uma flecha conhecida como “The Pontiac Dart” (O dardo da Pontiac, em tradução livre).
Porsche
Logo Porsche (Foto: Pierre-Arnaud KOPP/Flickr)
O logo da famosa marca possui as cores da bandeira da Alemanha e o nome da cidade em que sua base está situada (Stuttgart). A figura do cavalo passa a imagem de poder e rapidez. Além disso, são animais criados em Stuttgart.
Qoros
Logo Qoros (Foto: Reprodução/Facebook)
De acordo com a própria montadora, a letra "Q" deu liberdade para que os designers criassem um logo único e ousado, que representasse sua essência. "Somos artesãos dedicados em criar novos produtos de alta qualidade. É onde nossa paixão se encontra", afirma o site oficial.
RAM  
Logo Dodge Ram (Foto: Seth J/Flickr)
Separada da Dodge em 2011, as picapes RAM assumiram a cabeça de um carneiro ("ram", em inglês) em seu logo.
Renault
Logo Renault (Foto: Alain Papin/Flickr)
O diamante apareceu pela primeira vez como logo da montadora em 1925, muitos anos depois de sua fundação, em 1899. O prata, cor escolhida para o emblema, deve passar uma ideia de sofisticação e criatividade.

Rolls Royce
Logo Rolls Royce (Foto: Reprodução/Facebook)
Não existe segredo no logo da Rolls Royce. Os dois "R" presentes na imagem representam as iniciais da marca.

Saab
Logo Saab (Foto: Aistė Kančauskaitė/Flickr)
O grifo - criatura mitológica com cabeça e asas de águia e corpo de leão - vermelho com uma coroa representa a província sueca de Scania, que também é a locação original da montadora de carros e caminhões AB Skania-Vabis. Esta se fundiu à Saab em 1969. O logo começou a ser usado em 1984, quando a GM comprou a marca. Depois que a Saab faliu e foi comprada pela National Electric Vehicle Sweden, a Scania decidiu proibir a marca de usar o logo antigo.
SAIC
Logo SAIC (Foto: Divulgação)
A SAIC Motor Corporation Limited - antiga Shanghai Automotive Industry Corporation - tem como logo um volante com aberturas na lateral, o que o aproxima de uma letra "S".

Smart
  •  
Logo Smart (Foto: Arthur Caranta/Flickr)
Por mais simples que pareça, o logo da Smart é repleto de significados. Contém uma letra “C”, de “compacto” e uma flecha, que remete a um pensamento à frente, à inovação.
Subaru
Logo Subaru (Foto: Reprodução/Facebook)
As seis estrelas presentes no logo representam o aglomerado de estrelas Pleiades, da constelação Taurus. O próprio nome Subaru significa "as seis estrelas Pleiades", em japonês. A estrela maior representa a empresa mãe da Subaru, a Fuji Heavy Industries, e as demais cinco estrelas representam as empresas que se uniram para a criação da Subaru.
Tesla
Logo da Tesla Motors (Foto: cchana/CC/Flickr)
O simbolo da Tesla é, obviamente, um "T" estilizado, mas algumas teorias oferecem nova luz sobre o logotipo de Elon Musk. Algumas pessoas afirmam que o "T" se assemelha a um dos polos de uma bateria elétrica, um pedaço das bobinas de Nikola Tesla (inventor tido como um dos maiores inovadores na área da eletrotécnica, falecido em 1943) ou até o nariz de um gato. Nada é confirmado além do formato de um T de Tesla.

Toyota
Logo Toyota (Foto: Intelligent Car Leasing/Flickr)
Além das formas ovais do logo da Toyota formarem uma letra "T", as duas partes que se encontram dentro do círculo representam o coração do consumidor e do produtos, ambos entrelaçados. O parte oval de fora é o mundo abraçando a marca. Além disso, os espaços em branco do emblema representam as sílabas presentes na palavra “Toyota”, em japonês.
Vauxhall
  •  
Logo Vauxhall (Foto: Reprodução/Facebook)
O grifo presente no logo faz referência ao brasão de Falkes de Breauté, um soldado mercenário que recebeu o feudo de Luton pelos seus serviços ao Rei John, no século 13. A casa construída por ele, Fulk’s Hall, ficou conhecida como Vauxhall. O formato redondo do logo para ficar parecido ao da Opel.

Volkswagen
  •  
Volkswagen (Foto: Divulgação)
O emblema da Volkswagen não tem nenhum mistério: são suas iniciais, "V" e "W", posicionadas uma em cima da outra.
Volvo
Logo Volvo (Foto: Reprodução/Facebook)
O nome Volvo vem do latim volvere e significa “eu rodo”. O círculo com a seta é o simbolo do deus grego Marte e também representa o antigo símbolo químico para ferro.
Wiesmann
Logo Wiesmann (Foto: Reprodução/Facebook)
Fundada pelos irmãos Martin e Friedhelm Wiesmann, a montadora alemã utilizou uma lagartixa em seu logo em referência à sua filosofia de que seus carros “grudam na pista como lagartixas grudam na parede.”
Wuling
Logo Wuling (Foto: Divulgação)
A companhia chinesa fundada em 2002 tem a inicial de seu nome como logo. A grande diferença é sua composição: cinco diamantes. 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

URGENTE: Morre humorista Batoré em SP

  Nesta segunda-feira, 10, a luta do humorista Batoré contra o câncer chegou ao fim. Ivanildo Gomes Nogueira, o histórico comediante da "A Praça é Nossa" Batoré, infelizmente faleceu. O humorista nasceu em Pernambuco e se mudou para São Paulo ainda criança. Antes de se tornar ator, jogou futebol nas categorias de base em times paulistas. Fez história e marcou época na TV Brasileira. Na web, internautas estão lamentando a morte do artista e desejando conforto aos familiares. fonte: Jornal da Cidade online

Prepare o seu bolso, gasolina sobe no próximo domingo 1º de fevereiro

A tributação sobre os combustíveis será elevada a partir deste domingo (1º), conforme o decreto presidencial publicado no "Diário Oficial da União". Segundo o Fisco, o impacto do aumento será de R$ 0,22 por litro para a gasolina e de R$ 0,15 para o diesel. O governo espera arrecadar R$ 12,18 bilhões com a medida em 2015. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sindipetro), José Alberto Paiva Gouveia, afirma que a expectativa é que as distribuidoras repassem o valor total da cobrança aos postos já a partir de domingo. "Se elas repassarem, vamos elevar os preços integralmente já no domingo, porque senão já não teremos margem para comprar mais combustíveis na segunda-feira", explica o executivo. O Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes) informou que a decisão de repassar ou não o aumento é de cada distribuidora, não havendo posicionamento oficial do...

Homenagem a Chapecoense direto da Colômbia na íntegra, assista

fonte: https://www.youtube.com/watch?v=0cT2w8K6UF4

AO VIVO - TV Senado - Assista à nossa programação - 24/07/2017

fonte: youtube

Novo Cruze x Sentra x Focus Fastback x Corolla, supercomparativo sedãs médios

Se o ano passado foi dos SUVs compactos, 2016 ficará marcado pela estreia de novos sedãs médios no mercado brasileiro. E isso acontece justamente numa época em que o Corolla nada de braçada no mercado, chegando a vender mais que os concorrentes somados. Pois a GM já trouxe o novo Cruze para a briga, e ele chega mais forte do que nunca – literalmente, por conta do motor turbo. Por sua vez, a Nissan deu uma repaginada no Sentra e aproveitou para rechear seu sedã com equipamentos. Em breve vem mais: no fim de julho chega o novo Honda Civic e, um pouco depois, a nova geração do Hyundai Elantra. Mesmo ainda aguardando o Civic, a estreia do Cruze merecia uma recepção de gala. Por isso, nós do CARPLACE  escalamos nada menos que o líder Corolla, o renovado Sentra e a referência em dinâmica Focus Fastback para um encontro com a novidade da Chevrolet. Todos na versão topo de linha, com preços variando entre R$ 96 mil e R$ 107 mil. Qual deles é o sedã médio ...

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Executivo da Chevrolet confirma, Novo Cruze Hatch estréia no Salão de Automóvel

Confirmada a estreia da nova geração do Cruze no Brasil para junho (a apresentação na Argentina já aconteceu), as atenções se voltam agora para o lançamento da versão hatchback. Em entrevista concedida ao site  Auto Blog Argentina , Ignacio Pierrez, executivo da Chevrolet no país vizinho, adiantou que a chegada do modelo ao mercado acontecerá poucos meses depois da carroceria sedã. De acordo com Pierrez, a apresentação pública da novidade será durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Apresentado na edição deste ano do Salão de Detroit, o Cruze Hatch chama atenção nesta segunda geração pela pegada esportiva e jovial do visual. Internamente terá o espaço interno como grande atrativo, mantendo os 2,70 metros de entre-eixos do sedã e tendo capacidade para acomodar 524 litros (padrão norte-americano). O modelo também herdará do sedã a lista de equipamentos bem recheada, que deve incluir MyLink II, sistema de estacionamento automático, Start/Stop e o...

Confusão em baile funk termina com nove mortos em Paraisópolis

Um baile funk em Paraisópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo, terminou ao menos com nove pessoas mortas, após um tumulto na madrugada deste domingo (1º), com a chegada de policiais militares que perseguiam suspeitos na região. Entre as vítimas, uma mulher e oitos homens - dois deles de 16 anos. A polícia diz que não houve disparo de arma de fogo pelos policiais.  De acordo com a corporação, policiais do 16º Batalhão Metropolitano que faziam patrulhamento na Operação Pancadão no bairro reagiram após dois homens em uma moto efetuarem disparos de arma de fogo.  Houve perseguição e os agentes, que também estavam de moto, seguiram os homens até o baile funk que acontecia na comunidade e reunia, por volta das 4h, cerca de 5.000 pessoas. A PM afirma que os criminosos continuaram atirando enquanto fugiam.  Ainda de acordo com a PM, frequentadores do baile funk atiraram objetos, como pedras e garrafas nos policiais, que solicitaram reforço à Força T...

Quanto é o salário de engenheiros, técnicos, mecânicos e outros funcionários da F1, confira

Quando se fala em salários da Fórmula 1, você logo pensa nas cifras milionárias recebidas pelos pilotos. Caras como Hamilton, Vettel e Alonso chegam a ganhar mais de 15 milhões de euros por temporada, mas pouco se sabia sobre os salários pagos aos funcionários mais mundanos da categoria, como mecânicos e engenheiros de pista. Ao menos até agora. Cada equipe de Fórmula 1 emprega, em média, 90 pessoas, divididos em funções técnicas e administrativas. Da secretária aos motoristas de caminhão, passando por mecânicos, gerentes de marketing e engenheiros de pista, os salários são pagos de acordo com o nível de responsabilidade da função, como em qualquer empresa “comum”. O  site esportivo Marca , da Espanha, conseguiu reunir o  salário anual  médio das equipes intermediárias da Fórmula 1 como Lotus e Force India. Segundo a lista dos espanhóis, os salários das funções administrativas são: Gerentes de Contas Publicitárias — 70.000 euros Assistente de Conta — 50.000 euros...

Cansou do Facebook? 50 outras redes sociais que estão bombando

  "Ninguém mais vai àquele lugar. É muito lotado.” A frase célebre, dita pelo jogador de beisebol Yogi Berra sobre um restaurante badalado de Saint Louis, nos Estados Unidos, sintetiza um comportamento típico do ser humano. Gostamos de estar na moda e de frequentar ambientes descolados. Quando todos descobrem a novidade, o prazer de estar lá perde a graça e sentimos que precisamos descobrir novos lugares. Chegar antes da multidão é muito mais divertido do que fazer parte dela. A regra de Yogi Berra vale também para o mundo virtual. Nos anos que se seguiram à fundação do Facebook em Harvard, em 2004, não havia lugar mais legal na internet. Todos queriam descobrir o que fazia a cabeça dos universitários americanos. Hoje, é difícil pensar num site mais banal. Os jovens de Harvard foram seguidos por crianças e adolescentes de todas as partes do mundo, que volta e meia esbarram em seus pais e avós na mesma rede. Ter um cadastro no Facebook não diz absolutamente nada sobre a pe...