Pular para o conteúdo principal

Opinião de um ex líder, Chevrolet Vectra diz o que pensa sobre o novo Cruze

Chevrolet Cruze e Vectra (Foto: Marcos Camargo/Autoesporte)

Acredito que muita gente ainda se lembra de mim. Meu nome é Vectra, comecei a ser vendido no Brasil há 20 anos, em segunda geração. Eu era a grande estrela da Chevrolet na época e, modéstia à parte, posso dizer que fazia inveja nos meus adversários. Se meu design permanece atual nos dias de hoje, imagine então como era em 1996, sendo visto ao lado de [desculpem pela sinceridade, colegas] quadradões como Fiat Tempra, Ford Versailles e Volkswagen Santana? Já perdi as contas de quantos elogios recebi pelos retrovisores que "nascem" nos vincos do capô. Eu sei, eles são o máximo!


Fui também o precursor de algumas tecnologias em carros nacionais, como airbags para motorista e passageiro da frente, controle de tração, volante com comandos do sistema de áudio e suspensão traseira multilink. Não à toa, alcancei a liderança de vendas entre os sedãs médios do país.
Várias pessoas ficam impressionadas com o fenômeno Toyota Corolla, atualmente o sexto veículo mais vendido do Brasil. Mas sabia que eu já fiz melhor que isso? De janeiro a abril de 1998, por exemplo, eu só fiquei atrás de Gol, Palio, Corsa e Mille no balanço de emplacamentos.
Para meu azar, a concorrência se aperfeiçoou muito. Corolla Civic ganharam força no mercado, e eu não fiz o mesmo sucesso quando meus criadores me tiraram de cena para lançar um Astra europeu (com algumas alterações estéticas e mecânicas) como terceira geração do Vectra.
Meu nome saiu de linha em 2011, abrindo espaço para a estreia do Cruze. Não gostei do que vi e sinto que os consumidores também ficaram chateados, pois o modelo não chegava perto das minhas qualidades em vários aspectos, como estilo, conforto e mecânica. Tenho que admitir: Corolla e Civic eram melhores e não fiquei espantado com o fato de caras como Sentra, Jetta e Focus Sedan serem equiparados ao meu sucessor.
Mas agora eu vejo que há motivos para me animar. A segunda geração do Cruze conseguiu a minha atenção e é por isso que estou aqui ao lado dela (vestido com as linhas de meu facelift, de 1999) para dizer tudo o que penso sobre este novo produto.
Cruze e Vectra. Novo sedã almeja o sucesso de seu antecessor (Foto: Marcos Camargo/Autoesporte)
Curti demais o design desse carro. Ouvi comentários de que ele é parecido com outros sedãs médios, como o Elantra e até mesmo o Civic de nona geração. Pode até ser, mas não há um ser humano que deixe de admirá-lo por onde passa. Ele me contou! As linhas da dianteira são muito expressivas e os faróis delineados criam um ar invocado; lembram os meus. Gostei também do desenho das rodas de liga leve de 17 polegadas e fiquei com uma certa inveja, pois as minhas são de apenas 14 polegadas — com pouquíssimos ralados; meu dono cuida muito bem de mim.
Acertaram em cheio no desenho da cabine do Cruze. Ela é muito elegante, traz partes acolchoadas, detalhes de couro e muitos recursos modernos. Eu, que me gabava por ter regulagem de altura para o banco do motorista e para a coluna de direção, adoraria contar comcentral multimídia com tela sensível ao toque, sistema de comando de voz, alerta de colisão frontal, park assist, botão de partida do motor, start-stop, carregador de celular por indução e assistente de manutenção de faixa.
Quem dera na minha época também ser dotado de sensores de estacionamento, sistema de concierge, detector de ponto cego nos retrovisores, chave presencial com botão de partida remota, airbags laterais e de cortina, ajustes elétricos para o banco do motorista e mostradores com display digital colorido. Mas nem tudo me agradou no novo Cruze. Assim como eu, ele só tem ar-condicionado digital de uma zona e não oferece freio de mão eletrônico, presente em alguns rivais de segmento.
Fiquei surpreso com o fato dos cintos de segurança não terem ajuste de altura. Poxa, Cruze, eu oferecia isso há 20 anos. Comparei também nossos forros de teto. O meu é de melhor qualidade. Acho que nosso criador poderia ter investido em um pouco mais de tecido nele. No meu tempo, as laterais de porta eram muito bem forradas.
Painel do Chevrolet Vectra GLS 2.2 (Foto: Marcos Camargo/Autoesporte)
Creio que o pacote de equipamentos seria ainda mais atrativo se contasse com saída de ventilação para o espaço traseiro, teto solar, aletas atrás do volante para trocas de marcha sequenciais e repetidores de seta nos retrovisores. Dá uma olhada na lateral da minha carroceria; eu tinha repetidores junto aos frisos de porta.
Na parte mecânica, o Cruze me deixou muito contente, embora não totalmente. Direção elétrica em vez da hidráulica, usada por mim; ok. Mas caramba, por que a Chevrolet utilizou eixo de torção em sua suspensão traseira? Tinha que ser multilink, como a minha! Me contaram que ele é bastante confortável e estável em curvas. De qualquer maneira, as suspensões independentes são melhores.
Motor 1.4 turbo? Espero que os brasileiros já tenham compreendido que a litragem por si só não é determinante para um ótimo desempenho de um carro. Há muita gente que ainda pensa que eu, com meu 2.2 aspirado de 123 cv e 19,4 kgfm, acelero mais que 2.0 mais modernos. Não é verdade, acredite. E também não sou páreo para os novos turbinados de menor cilindrada.
O 1.4 do Cruze rende 153 cv e 24,5 kgfm, belíssimos números. Nos testes dos meus amigos da Autoesporte, ele atingiu 100 km/h em 8,8 segundos, muito melhor que os meus 10,6 segundos.Mandou muito bem o garoto. Uma pena seu capô não ter amortecedores para mantê-lo aberto. Eu era um carro de luxo e fui equipado com isso. Deslize de nosso criador...
O consumo de combustível dele me agradou (chega de ser tachado de beberrão, né?). Com etanol, ele faz 8,2 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada. Eu faço médias semelhantes, mas com gasolina!
Painel do novo Cruze 1.4 Turbo (Foto: Marcos Camargo/Autoesporte)
Em dimensões, eu fiquei para trás. Me assusta observar que as pessoas estão cada vez maiores.Na minha época, meus 4,49 metros de comprimento eram respeitáveis entre os sedãs médios. Hoje, é medida de um sedã compacto como o Cobalt, de 4,48 m. O Cruze tem bons 4,66 m e satisfatórios 2,70 m de entre-eixos. Só posso me gabar do volume de porta-malas. O meu é de 500 litros, contra 440 litros dele. Tinha que ser maior.
De todo modo, sei que nenhum carro é perfeito. Eu mesmo estive muito longe de ser. Por isso, vejo o novo Cruze com enorme orgulho e admiração. Finalmente, nosso criador voltou a acertar a mão no projeto de um sedã médio. Vou ficar na torcida por ele na briga de mercado que ocorrerá com o Corolla e o novo Civic.
Novo Cruze encara C4 Lounge e Jetta (Foto: Marcos Camargo/Autoesporte)
Sem dúvida, o caminho do Cruze será bem mais complicado que o meu; há muito mais concorrência na atualidade. Saudade dos meus dias de glória. Mas agora não tenho planos de retornar como lançamento. Enfim, sinto que há um sucessor à altura para lutar pelo posto de melhor sedã médio à venda no Brasil.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...