terça-feira, 17 de abril de 2018

CNH eletrônica já está disponível em todo o Brasil: veja como obter

CNH Digital entra em vigor e tem o mesmo valor do documento impresso

Documento eletrônico, disponível através de aplicativo para Android e iOS, passa a ter o mesmo valor do impresso e é de graça para quem já tem a CNH


CNH Digital entra em vigor e tem o mesmo valor do documento impresso

Os motoristas de todo país já podem solicitar e usar a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) ou CNH digital. Primeiro documento a completar o ciclo de transição para o digital, a famosa carteira de motorista tem validade para todo território brasileiro e sua versão digital terá exatamente a mesma validade que a versão impressa para todos os efeitos.

Para ter acesso ao documento, os usuários devem baixar um aplicativo disponível para celulares como o sistema operacional iOS ou Android desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Enquanto realiza o download, o usuário pode aproveitar para fazer um cadastro simultaneamente no Portal de Serviços do Denatram .
Lá, o usuário deve preencher um formulário com seus dados, criar uma senha de acesso e solicitar um código de ativação para a CNH Digital . Se você ainda não tiver um certificado digital, o processo pode exigir uma etapa a mais, presencial, com passagem no Detran onde você emitiu a CNH Física.

A partir daí, é só entrar com o mesmo código e senha no aplicativo para celular. Após o primeiro acesso, o aplicativo vai pedir que você crie uma nova senha com apenas quatro dígitos para usar exclusivamente no aplicativo. Depois, você precisa escanear o QR Code na parte interna do seu documento e completar o cadastro. Pronto, você passa a ter uma documento oficial salvo no seu celular.

E se meu celular for roubado?

Caso o seu celular cadastrado no Detram seja roubado, basta realizar o bloqueio da CNH Digital no Portal de Serviços do Denatram. Lá, também é possível habilitar um novo aparelho para o qual queira transferir o serviço da CNH Digital . Por questões de segurança, a pessoa que estiver em posso de seu antigo celular não terá acesso ao seu documento, pois o aplicativo só mostrar o documento após o usuário digitar a senha de quatro número criada pelo motorista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Entre em nosso Grupo de Notícias WhatsApp

Flagra! Chevrolet Spin renovada é vista disfarçada antes da estreia