Pular para o conteúdo principal

Convulsões e sufocamento até a morte: os efeitos de nova suspeita de ataque químico na Síria

Vídeos mostram pessoas sendo atendidas em Douma
Ao menos 70 pessoas morreram em uma ação com características de ataque químico em Douma, o último bastião rebelde na região síria de Ghouta Oriental, dizem médicos e agentes humanitários.
A organização socorrista Capacetes Brancos tuitou imagens fortes, mostrando diversos corpos dentro de porões e afirmando que o número de vítimas fatais deve aumentar.
Ainda não há verificação independente dos relatos.
Não é a primeira vez que se acusa a Síria de ataque com armas químicas contra sua população, mas o governo diz que essas acusações são uma "invenção" da oposição.
Por sua vez, o Departamento de Estado dos EUA acusa a Rússia - principal apoiadora do governo sírio - de "em última instância ter responsabilidade" pelos supostos ataques.

O que se sabe do aparente ataque até agora?

Diversos grupos - médicos, ativistas e de monitoramento da guerra civil - vieram a público relatar detalhes de um ataque com características de armas químicas.
"Setenta pessoas sufocaram até a morte, e centenas ainda estão sufocando", afirmou Raed al-Saleh, chefe dos Capacetes Brancos. Mais cedo, em um tuíte (posteriormente deletado), o grupo havia dito que mais de 150 pessoas haviam morrido em Douma.
O grupo pró-oposição Ghouta Media Center tuitou que mais de 75 pessoas haviam "sufocado", e um total de mil sírios havia sofrido os efeitos do aparente ataque.
Atribui-se o ataque a uma suposta bomba-barril disparada por um helicóptero e contendo gás sarin, um agente tóxico que afeta o sistema nervoso.
A Union of Medical Relief Organizations, ONG americana que atua em hospitais sírios, disse à BBC que um hospital nos arredores de Damasco havia confirmado 70 mortes no episódio.


Tropas pró-governo em Douma em 7 de abrilDireito de imagemAFP/GETTY IMAGES
Image captionForças pró-governo sírio estão combatendo rebeldes em Douma

Uma porta-voz da organização afirmou que há relatos de pessoas com convulsões e boca espumando, sintomas consistentes com a exposição a gás nervoso ou cloro.
Os bombardeios em Douma continuaram neste domingo, impossibilitando o resgate de vítimas.
Ante as acusações, a agência de notícias estatal síria Sana afirmou que os relatos foram inventados por rebeldes do grupo Jaish al-Islam, que seguem controlando Douma.
"Terroristas do Jaish al-Islam estão em estado de colapso e seus meios de comunicação estão fabricando alegações de ataques químicos, em uma tentativa fracassada de obstruir avanços do Exército sírio", diz a agência.

O governo sírio já havia usado armas químicas?

Em agosto de 2013, foguetes com gás sarin foram disparados em áreas rebeldes de Ghouta Oriental, matando centenas de pessoas.
Uma missão da ONU confirmou o uso do gás, mas não definiu quem era responsável por ele. Potências ocidentais afirmaram que apenas o governo sírio teria capacidade de armamento para tal ataque.
Em abril de 2017, mais de 80 pessoas morreram em um novo ataque de gás sarin no bastião opositor de Khan Sheikoun, e uma investigação conjunta entre a ONU e a Organização Pela Proibição de Armas Químicas (OPAQ) atribuiu a responsabilidade ao governo sírio.


Atendimento a vítima em Khan SheikhounDireito de imagemREUTERS
Image captionEm 2017, ataque químico em Khan Sheikhoun deixou mais de 80 mortos

Ativistas, médicos e os EUA afirmam que tropas sírias também dispararam bombas com o gás tóxico cloro em polos rebeldes no início de 2018.
A missão conjunta ONU-OPAQ está investigando os relatos. Antes, essas organizações já haviam descoberto que o governo sírio havia usado cloro como arma ao menos três vezes durante os sete anos de guerra civil.
Damasco nega repetidamente as acusações e diz que seu arsenal químico já foi destruído.

Pode haver repercussões para o governo sírio?

Em resposta ao ataque mais recente, o governo britânico instou que a comunidade internacional responda.
Mas a Rússia, que apoia o governo sírio, afirmou que o ataque químico foi "forjado".
No ano passado, em reação às mortes em Khan Sheikoun, o presidente americano Donald Trump ordenou uma ofensiva de mísseis na Síria. No mês passado, o jornal The Washington Post relatou que Trump discutiu a possibilidade de uma nova ação militar do tipo, mas decidiu não adotá-la.
Dias depois, o secretário de Defesa Jim Mattis advertiu que seria "pouco sábio" por parte da Síria lançar novos ataques químicos.
Em fevereiro, o presidente francês, Emmanuel Macron, ameaçou alvejar a Síria se o governo usasse armas químicas contra civis.

O que está acontecendo em Douma?

Douma é a última cidade de controle rebelde na região de Ghouta Oriental e está sob a mira de tropas sírias, com apoio da Rússia.
Na sexta-feira, foi lançado um intenso ataque aéreo e terrestre, depois do rompimento das negociações entre Moscou e rebeldes. Acredita-se que dezenas de pessoas tenham morrido.


Atendimento em hospital perto de DamascoDireito de imagemEPA/SANA
Image captionAcredita-se que ação em Douma tenha deixado dezenas de mortos

Antes do fracasso das negociações, o grupo rebelde Jaish al-Islam havia tentado obter um acordo que permitisse que seus integrantes permanecessem em Douma atuando como força de segurança.
Com o prosseguimento dos bombardeios, estima-se que o número de mortes tenha aumentado neste domingo.
A imprensa estatal afirma que outros seis civis morreram em um ataque rebelde em Damasco, que deixou também 38 feridos. O Jaish al-Islam negou responsabilidade.
Tropas leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad, recapturaram a quase totalidade de Ghouta Oriental depois de uma dura ofensiva iniciada em fevereiro. O saldo estimado é de mais de 1,6 mil mortes e milhares de feridos.

fonte: BBC

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Globo - Desfile das Escola de Samba - Rio de Janeiro - 12/02/2018

fonte: youtube

Confira a fabricação dos motores do Onix e do Prisma na GM de Joinville

Todas as fases produtivas são monitoradas em tempo real e à distância Depois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) pois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) Os trabalhos começam com a usinagem do cabeçote de alumínio, que chega de um fornecedor de Minas Gerais já fundido. Os tempos do  Chevette  e do  Monza , carros de grande sucesso da  General Motors nas décadas de 1980 e 1990, ficaram definitivamente para trás. O processo de fabricação de  automóveis  mudou muito desde então. Fábrica de Joinville, às margens da BR-101, destaca-se pelo ambiente bem iluminado, silencioso e de temperatura agradável A fábrica onde são feitos os motores das linhas Prisma e Onix, em Joinville, chama a atenção pela tecnologia inserida em todas as fases do processo de usinagem do cabeçote e da montagem do motor.  A primeira etapa de usinagem cuidará d...

Fiat Mobi e Chevrolet Onix duelam em requisito segurança em novo teste Latin NCAP,

O  Fiat Mobi  foi mal no teste de segurança do Latin NCAP divulgado nesta terça-feira (01) e conquistou só uma estrela na proteção a adultos. A segurança de crianças ficou com duas estrelas.  Segundo o órgão, o desempenho do modelo na simulação de teste dianteiro foi razoável, mas a estrutura do carro se mostrou "inapropriada para suportar impacto lateral". O Mobi ofereceu proteção "pobre" para o peito do motorista em acidentes laterais e "débil" e "marginal em outras regiões do corpo. Apenas a cabeça e partes das pernas tiveram proteção considerada "boa" nos testes. Para classificar a segurança a adultos, o órgão atribui pontos que podem chegar ao máximo de 34, porém o  Mobi  conquistou apenas 19,20 pontos.  Já a segurança de crianças pode chegar a 49 pontos, mas no caso do compacto foram apenas 26,98 pontos. " O impacto lateral é o grande problema do carro porque há alta penetração do pilar B. Como mostram as imagens, a estrut...

AO VIVO - Ferroviária X Santos - Campeonato Paulista - Narração - 10/02/2018

fonte: youtube