Pular para o conteúdo principal

KOMBI 6.0: Em 2 de setembro de 1957 era montada a primeira Kombi brasileira

Resultado de imagem para KOMBI na fabrica

Ela está em todos os lugares. Nas ruas, é muito fácil vê-la. Nas feiras-livres, ainda reina absoluta. E a lista de usos e clientes é imensa. Vai de buffets e food trucks a transporte escolar e funerárias. Quase quatro anos após o fim de linha e exatos 60 anos após ter sua produção nacional iniciada em São Bernardo do Campo, a Kombi continua viva. E conquistando fãs e adeptos.
A saga desse utilitário no Brasil começa em setembro de 1950, com as primeiras unidades importadas da Alemanha pela Brasmotor. Três anos depois, a"perua" passou a ser montada pela Volkswagen em um galpão no bairro paulistano do Ipiranga, em regime CKD -- na sigla em inglês, Completely Knocked Down, ou completamente desmontada --, que era a forma como chegava da matriz, em caixotes de madeira. Mas foi no dia 2 de setembro de 1957 que saiu da linha de montagem da fábrica que ainda estava em fase de construção no km 23,5 da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo, o primeiro exemplar nacional de um dos carros mais emblemáticos da história da indústria automobilística. Com motor de 1.192 centímetros cúbicos de cilindrada, ela desenvolvia parcos 30 cavalos de potência, algo inimaginável nos dias de hoje. Mesmo assim, a capacidade de carga era de 810 quilos, sem contar os 1.040 quilos do próprio veículo.

Os primórdios, no fim da década de 50ACERVO HISTÓRICO VW

Assim, a Kombinationsfahrzeug, palavra que em alemão que significa algo como veículo combinado de uso misto, foi registrada aqui simplesmente como Kombi. E o pioneirismo desse carro foi tão grande que somente dois anos depois começaria a ser fabricado o Fusca brasileiro, na mesma unidade industrial. A Volkswagen, por sinal, considera o dia 18 de novembro de 1959 como a data oficial de inauguração da fábrica do ABC, sua primeira fora da Alemanha, na célebre cerimônia que contou com a presença do presidente Juscelino Kubitscheck desfilando num Fusca conversível preto. Mas, como é de seu DNA, a Velha Senhora já dava duro quando rolava a festa para seu irmão.

Nos 56 anos em que esteve em linha, a Kombi só ganhou adeptos, apesar de a aerodinâmica ser quase a de um tijolo e da fama de incendiar com facilidade, entre outros tantos"defeitos". Hoje, nas ruas das grandes cidades brasileiras, muitos donos de carros modernos e tecnologicamente mais avançados se queixam de estar circulando lado a lado com um utilitário que definem como"sem segurança","bomba ambulante" e em que"o joelho do motorista é o para-choque". Mas nenhum outro utilitário uniu com tanta competência robustez, versatilidade, economia e custo-benefício seja no transporte de nove pessoas, em três fileiras de bancos, ou de cargas (com a remoção dos bancos). Ou também nas versões furgão e picape, destinadas exclusivamente ao trabalho.


E)Foto oficial, com a fábrica ainda em obras. (D)Exportação para a Nigéria, em 1975: além da Kombi, embarcavam Variant, Brasília, SP2 e Fusca

O projeto, do final dos anos 40, só teve um ponto final no Brasil porque a partir de 2014 seria obrigatória a presença de ABS e air bags. Assim, em de dezembro de 2013, encerrou-se a mais longeva história de um modelo da indústria automobilística mundial. Segundo dados da Volkswagen, foram montadas exatas 1.565.050 unidades da Velha Senhora entre setembro de 1957 e dezembro de 2013. O auge da produção ocorreu em 1976, o ano da sua maior reestilização, quando o desenho"Corujinha", com faróis grandes e redondos e para-brisa bipartido, deu lugar à chamada geração Clipper, de para-brisa em peça única. Neste ano, foram produzidas 62.548 Kombis. Em 1993, a Volkswagen celebrou a produção de 1 milhão de unidades do utilitário. A partir da década de 1970, ela também passou a ser exportada, e a lista chegou a 90 países. Os principais mercados dos utilitários montados em São Bernardo foram Argélia, Argentina, Chile, Peru, México, Nigéria, Venezuela e Uruguai. No total, foram exportadas 94.158 unidades da Kombi.


(E)Kombi-cadeia da Polícia Civil: versatilidade. (D)Linha de montagem nos anos 60

E boa parte das peruas, talvez a maior parte, continua rodando. No ranking de comerciais leves usados mais negociados em julho de 2017 da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Kombi ocupou o sexto lugar, com 6.513 unidades, atrás apenas de Fiat Strada, VW Saveiro, Chevrolet S10, Toyota Hilux e Chevrolet Montana. E à frente de Ford Ranger, Fiat Fiorino, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier, entre outros."Já cheguei a vender 70 Kombis em um mês. Hoje, mesmo com a concorrência de outras marcas, ainda vendo de oito a 10", diz o comericante Edson Castro. Desde 1976 no ramo, ele é dono da Brasil Kombis e Vans, empresa especializada em utilitários na zona leste de São Paulo."A Kombi ainda é um carro barato, e muitas empresas a procuram para entregas rápidas, que exigem agilidade", diz.
Como nos anos 50 e 60 a perua era vista como um carro de trabalho durante a semana e de lazer nos sábados, domingos e feriados, muita gente traz a Kombi num canto agradável da memória, aquele carro em que a família viajava para o litoral ou para o campo nas férias. Hoje, as mais valorizadas são as da primeira safra, fabricadas até 1975, de preferência na versão luxo, com pintura em duas cores (saia-e-blusa) e muitos cromados. Alvo de cobiça de fãs, colecionadores e exportadores, elas são disputadas em qualquer estado de conservação e, devidamente restauradas e equipadas, podem passar de R$ 100 mil no mercado nacional e do triplo disso no exterior.
Aficionados não faltam. Fundado em setembro de 2013 pelos irmão Hélder e Sergio Sobrêda e mais três amigos, o Kombi Clube do Brasil já reúne 350 associados, tem sede no bairro paulistano de Pinheiros e realiza um encontro mensal todo quarto domingo do mês no estacionamento de uma loja na zona norte de São Paulo."Nosso divertimento é nos encontrar e celebrar a Kombi. Não cobramos mensalidade dos sócios, quem quer se junta a nós pelo prazer", diz Hélder, o atual presidente. Para celebrar o aniversário de 60 anos do início da produção nacional, o clube promoverá neste domingo, 3 de setembro, um grande encontro na garagem Box 54, na cidade paulista de Araçariguama. Uma caravana sairá cedo de São Paulo e promete colorir a Rodovia Castelo Branco.


A linha de montagem pouco antes do final da produção

Também o Sampa Kombi Clube, um dos maiores e mais ativos do País dedicados à Kombi, fará sua festa neste domingo, no São Bernardo Plaza Shopping, na cidade de São Bernardo do Campo, no ABC, berço da Kombi. Centenas de carros são esperados para o encontro. No Paraná, o Kombi Clube de Curitiba quer estabelecer o recorde de maior fila indiana de exemplares do utilitário Volkswagen no País. A meta é formar uma fila de pelo menos um quilômetro de extensão na rodovia BR 116. E em vários outros pontos do país, clubes dedicados à Kombi também darão sua contribuição para a manutenção e a memória desse ícone da indústria.


fonte: Estadão

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Motoristas da Uber anunciam greve nacional; saiba quanto tempo irá durar

  A Uber está no centro de uma paralisação nacional marcada para esta terça-feira, 26 de março, como forma de protesto contra o Projeto de Lei 12/2024. O PL que visa regular a atividade dos motoristas de aplicativos, tem sido debatido entre representantes da categoria, os condutores e o Governo Federal. Motoristas da Uber confirmam PARALISAÇÃO NACIONAL; saiba até quando vai durar. Imagem: FDR Com tramitação em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília, o PL tem gerado controvérsias desde sua proposição. A AMAPE e a FEMBRAPP, entidades representativas dos motoristas por aplicativos como Uber e outros, apoiam a manifestação no estado. Thiago Silva, presidente da AMAPE , confirmou a realização do evento em Recife. O ponto de encontro será em frente ao Classic Hall, na faixa local, com início às 7h da manhã. Os motoristas da Uber participarão de uma carreata até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Na ALEPE, será entregue um pedido simbólico para retirada da urgênc

Valor dos pedidos de recuperação judicial sobe 79,8% em 2023 deve continuar em 2024

  Os pedidos de  recuperação judicial  saltaram em 2023 em 68,7% na comparação com o ano anterior, atingindo 1,4 mil pedidos, de acordo com informação divulgada pela  Serasa Experian . Este foi o quarto maior número de pedidos já registrado desde 2005, quando a Serasa Experian iniciou a série histórica. O maior número de pedidos de recuperação judicial aconteceu em 2016, quando 1,8 mil empresas recorreram à Justiça para se protegerem de seus credores. O número de pedidos atingiu a marca de 1,420 mil em 2017 e de 1,408 mil em 2018. O ano de 2023 foi marcado pelos pedidos de recuperação de grandes empresas como  Americanas ,  Light  e  Oi . “O ano passado foi marcado por um recorde de inadimplência das empresas, influenciando significativamente o panorama da recuperação judicial. Embora os sinais de melhoria tenham começado a surgir, como a queda da inflação e das taxas de juros, a reação no cenário de recuperação judicial mostra-se mais lenta”, comenta o economista da Serasa Experian, L

Elon Musk apresenta avanços na tecnologia de robôs da Tesla em novo vídeo do modelo Optimus Gen-2

  Um universo em que você passa a responsabilidade das tarefas domésticas para um robô não parece tão impossível assim -  se você tiver cerca de R$ 100 mil, preço estimado para o robô humanoide da Tesla . Em um vídeo divulgado por  Elon Musk , nesta segunda-feira (15), o robô Optimus dobra uma camiseta. Um universo em que você passa a responsabilidade das tarefas domésticas para um robô não parece tão impossível assim -  se você tiver cerca de R$ 100 mil, preço estimado para o robô humanoide da Tesla . Em um vídeo divulgado por  Elon Musk , nesta segunda-feira (15), o robô Optimus dobra uma camiseta. Conheça o Optimus O Optimus foi o primeiro protótipo de um robô humanoide capaz de andar e carregar objetos da  Tesla . Também conhecido como Tesla Bot, ele foi apresentado em outubro de 2022 em um evento da empresa sobre inteligência artificial. Na época, Musk informou que o projeto Optimus  deverá estar pronto para receber encomendas entre 2025 e 2027. Terra Brasil/ https://www.youtube.c

Advogado faz discurso antissemita e quer expulsão de judeus de instituto; OAB pede investigação

  O advogado Hariberto de Miranda Jordão Filho fez declarações antissemitas durante uma reunião do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na última quarta-feira (20). Instituições ligadas à advocacia, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reagiram às falas. Membro da diretoria do instituto, pediu que todos os judeus presidentes de comissões do IAB fossem demitidos. “Devem ser expulsos, eliminados”, disse Jordão Filho, que reclamava do fato de a Federação Israelita do Rio de Janeiro ter acionado a OAB sobre outras manifestações antissemitas que ele já havia proferido. No discurso no IAB ele também comparou ao holocausto o que acontece na Guerra no Oriente Médio, chamando os israelenses de nazistas. Os judeus foram as principais vítimas do nazismo. Alguns membros do instituto tentaram interromper o discurso de Jordão Filho, mas a presidência da sessão permitiu que o advogado continuasse, dizendo que ele vai “assumir as consequências disso”. O IAB informou, em nota na quinta-feir

Esquerda faz ato com fiasco total e inaugura a “democracia sem povo”

  BRASÍLIA E SÃO PAULO – Grupos de esquerda e apoiadores do presidente  Luiz Inácio Lula da Silva  (PT) foram às ruas de cidades brasileiras e do exterior, neste sábado, 23. Convocados por entidades após o ex-presidente  Jair Bolsonaro (PL)   reunir uma multidão na Avenida Paulista no mês passado , os atos foram marcados pelo esvaziamento. Muita gente achava que iria flopar a manifestação da esquerda, programada para este sábado (23) em diversas capitais do Brasil. Foi bem pior do que isso... Praticamente não foi ninguém. A Folha, caolha, ainda conseguiu encontrar um motivo para tentar justificar o fracasso da manifestação: “Movimentos de esquerda fazem neste sábado (23) uma série de atos dispersos pelo país, convocados em resposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que acabaram esvaziados em meio ao distanciamento do governo Lula (PT) e ao racha na visão de partidos e militantes sobre a pertinência da mobilização.” Esse é o tal do 'jornalismo profissional'. Informações:

Carreira: Raia Drogasil abre 420 vagas de trabalho em MT, Rio e São Paulo; veja como se inscrever

O grupo farmacêutico Raia Drogasil, está com 420 vagas de trabalho disponíveis para os estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Para se candidatar, não é necessário ter experiência prévia para nenhuma das oportunidades. São 100 vagas de farmacêutico no estado do Rio de Janeiro. Os candidatos devem ter mais de 18 anos, ensino superior completo em farmácia, CRF ativo no estado e aptidão para trabalhar com o público. Já nos estados de São Paulo e Mato Grosso, são 110 vagas de atendente de farmácia, com foco na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Também há oportunidades para trabalhar no Centro de Distribuição de Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista, que está contratando 150 funcionários para trabalhar como auxiliar de reposição logística. Tanto para atendente como para reposição logística, é preciso ter ensino médio completo e mais de 18 anos. “Fechamos 2023 com 1.100 farmacêuticos a mais do que em 2022. Queremos resgatar a ideia do profissional de anti